Thiago Brandão escreveu:Primeira coisa é saber o quanto precisa abrir os cilindros durante a retífica.
Compre os pistões sobre-medida (0.25, 0.50 ou 0.75)
Meça cada um dos pistões com paquímetro e designe cada um deles para cada cilindro. Mande para a retífica com as medidas de cada pistão. Sempre há variação de um para o outro (na casa dos centésimos de mm) então vc precisa que as folgas sejam exatas para cada pistão. Atente para a limpeza química de bloco e cabeçote e o brunimento nos cilindros.
Troque pistões, anéis, bronzinas (de bielas e de mancal), tampões de água, todas as juntas, parafusos de cabeçotes...
Cabeçote precisará de uma leeeeve retífica só para limpar a face.
Se possível troque a bomba de óleo (e se mais possível ainda por uma do 2.4 16v).
Correias e tensionadores novos.
Parafusos apertados com torquímetro e aperto angular quando cabível.
Se quiser, use pistões do 2.0 16v. Aumentam ligeiramente a taxa de compressão, te dando um pêlo a mais de torque e economia sem doer no bolso.
Junta do cabeçote recomendo a dos motores flex, é de aço.
Esse normalmente é o momento de aproveitar a mão de obra para trocar embreagem, calços e mangueiras...
Atualize o pessoal aqui com informações, preços e fotos da MO... e seja feliz de motor novo!![]()
Abraço!
Arquiteto escreveu:Doug,
acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...
isto e caso não opte em comprar um parcial zero ...
eu compraria se fosse ficar com o carro um bom tempo ainda ...
doug levinovi escreveu:Arquiteto escreveu:Doug,
acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...
Então, eu consultei um motor parcial novo (parte de baixo) na Carrera aqui em São Paulo, estava 8 mil.....![]()
Vou dá mais uma consultada em distribuidores.....
A parte de cima eu tbm vou fazer.....
Alcir Andreoni escreveu:doug levinovi escreveu:Arquiteto escreveu:Doug,
lembro deste comentario
mas não do autor ...
Então, eu consultei um motor parcial novo (parte de baixo) na Carrera aqui em São Paulo, estava 8 mil.....![]()
Vou dá mais uma consultada em distribuidores.....
A parte de cima eu tbm vou fazer.....
Dá uma sondada na Accioly: 2020-6800...
Arquiteto escreveu:vi alguns no ML, logico que so serve de refencia de preço ... na faixa de 3,5 mil
doug levinovi escreveu:Fiquei interessado no óleo sintético, vale pena mesmo? Qual usar ? O mecânico disse que se passar usar este óleo vai ter que usar sempre....
Thiago Brandão escreveu:doug levinovi escreveu:Fiquei interessado no óleo sintético, vale pena mesmo? Qual usar ? O mecânico disse que se passar usar este óleo vai ter que usar sempre....
Vc nunca ficará escravo de nenhum óleo, fique tranquilo quanto a isso. Mas eu recomendaria óleo sintético sempre. Hoje vc acha um bom óleo por 25 pila o litro... vale a pena!
Se fizer as trocas com filtro sempre a cada 5 mil km, tens motor pra muuuuito tempo...
Arquiteto escreveu:vi alguns no ML, logico que so serve de refencia de preço ... na faixa de 3,5 mil
doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Eu sempre usei Acdelco 20w50...
Detalhe rodo muito pouco com carro, mais fim de semana....
José Leal escreveu:Pessoal, o manual é claro com relação ao óleo: 10W40, 15W40, 20W40 ou 20W50. TODOS minerais. Tanto faz se é 8V ou 16V. A troca deve ser feita a cada 3 meses ou 4000KM.
Óleo semissintético ou sintético é desperdício.
Thiago Brandão escreveu:doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Qualquer fabricante de óleo 100% sintético vai te atender bem... Shell, Mobil, Pentosin, Motul, Castrol...
E o Vectra não deveria usar 20w50, se bem me lembro, ele varia de 5w40 a 15w50... o 20w50 é pra motor que já está nas últimas.
Abs!
doug levinovi escreveu:Thiago Brandão escreveu:doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Qualquer fabricante de óleo 100% sintético vai te atender bem... Shell, Mobil, Pentosin, Motul, Castrol...
E o Vectra não deveria usar 20w50, se bem me lembro, ele varia de 5w40 a 15w50... o 20w50 é pra motor que já está nas últimas.
Abs!
Valeu, eu sempre usei 20w50 conforme manual...
Abs,
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 143 visitantes