Thiago Brandão escreveu:Quando o Vectra foi lançado, óleo sintético quase não existia e os poucos disponíveis custavam fortuna... é óbvio que nenhuma montadora da época iria prejudicar a imagem do carro vinculando a manutenção dele ao uso de óleos caríssimos.
Hoje a realidade é outra.
E te digo mais, nossa gasolina tem enxofre... se vc soubesse o que enxofre faz com óleo mineral depois de um tempinho... Óleo mineral também é muito mais instável em alta temperatura do que o sintético. A viscosidade oscila muito.
Concordo que em 97 o óleo sintético era caríssimo.
E concordo tb que a realidade de hj é diferente. Mas o motor continuou o mesmo desde 97 (a não ser que o dono tenha trocado o motor). Neste caso, não tem lógica trocar o óleo mineral por sintético.
Sobre a gasolina com enxofre, hj a porcentagem é baixíssima. Além do mais, eu prefiro trocar mais vezes o óleo do que manter um por mais tempo. A GM recomenda a troca de óleo a cada 3 meses ou 4000KM quando em uso severo.
No Classic, a troca de óleo recomendada pela GM é de 6 meses ou 5000KM em uso severo. O óleo recomendado é o 5W30 sintético. Mas aí estamos falando de um motor 1.0, que é mais exigido para fazer o carro deslocar-se e que já está praticamente no limite da preparação.