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Vectra BRetifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

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doug levinovi
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Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 28 Jan 2014, 22:07

Galera,

Vou ter que fazer o motor do meu Vectra, está com 147.000km o danado, não fumava, não batia, nem um barulho. O único sinal foi que desde 01/01/14 para cá começou a demorar muito pra pegar, rodava pesado demais. Um dia após uma revisão, troquei cabos, velas, óleo e tudo mais, e parece que foi o ponto de partida para acabar de arrebentar tudo. No outro dia não pegava por nada, levei ao mecânico e constatamos a compressão muito baixa no primeiro cilindro, abrimos o coração dele segunda feira e ele me mostrou como estava marcado.

Já sei que vou ter que levar o material postado pelo Arquiteto na casa antigo para balanceamento da arvore, não quero motor vibrando depois de gastar mais 3mil...

Preciso de opiniões e dicas, o mecânico é muito confiável, ja estou com ele a 2 anos...

Abs,
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Thiago Brandão » 29 Jan 2014, 01:13

Primeira coisa é saber o quanto precisa abrir os cilindros durante a retífica.
Compre os pistões sobre-medida (0.25, 0.50 ou 0.75)
Meça cada um dos pistões com paquímetro e designe cada um deles para cada cilindro. Mande para a retífica com as medidas de cada pistão. Sempre há variação de um para o outro (na casa dos centésimos de mm) então vc precisa que as folgas sejam exatas para cada pistão. Atente para a limpeza química de bloco e cabeçote e o brunimento nos cilindros.
Troque pistões, anéis, bronzinas (de bielas e de mancal), tampões de água, todas as juntas, parafusos de cabeçotes...
Cabeçote precisará de uma leeeeve retífica só para limpar a face.
Se possível troque a bomba de óleo (e se mais possível ainda por uma do 2.4 16v).
Correias e tensionadores novos.
Parafusos apertados com torquímetro e aperto angular quando cabível.
Se quiser, use pistões do 2.0 16v. Aumentam ligeiramente a taxa de compressão, te dando um pêlo a mais de torque e economia sem doer no bolso.
Junta do cabeçote recomendo a dos motores flex, é de aço.
Esse normalmente é o momento de aproveitar a mão de obra para trocar embreagem, calços e mangueiras...

Atualize o pessoal aqui com informações, preços e fotos da MO... e seja feliz de motor novo! :6:

Abraço!

doug levinovi
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 09:10

Thiago Brandão escreveu:Primeira coisa é saber o quanto precisa abrir os cilindros durante a retífica.
Compre os pistões sobre-medida (0.25, 0.50 ou 0.75)
Meça cada um dos pistões com paquímetro e designe cada um deles para cada cilindro. Mande para a retífica com as medidas de cada pistão. Sempre há variação de um para o outro (na casa dos centésimos de mm) então vc precisa que as folgas sejam exatas para cada pistão. Atente para a limpeza química de bloco e cabeçote e o brunimento nos cilindros.
Troque pistões, anéis, bronzinas (de bielas e de mancal), tampões de água, todas as juntas, parafusos de cabeçotes...
Cabeçote precisará de uma leeeeve retífica só para limpar a face.
Se possível troque a bomba de óleo (e se mais possível ainda por uma do 2.4 16v).
Correias e tensionadores novos.
Parafusos apertados com torquímetro e aperto angular quando cabível.
Se quiser, use pistões do 2.0 16v. Aumentam ligeiramente a taxa de compressão, te dando um pêlo a mais de torque e economia sem doer no bolso.
Junta do cabeçote recomendo a dos motores flex, é de aço.
Esse normalmente é o momento de aproveitar a mão de obra para trocar embreagem, calços e mangueiras...

Atualize o pessoal aqui com informações, preços e fotos da MO... e seja feliz de motor novo! :6:

Abraço!


Opa, quanta dica boa vou analisar todas as possibilidades, estava na minha rota trocar as peças:
Pistões, anéis, bronzinas, bomba de óleo, bomba de água, todas as juntas, correias...
Agora pergunto, é necessário trocar mesmo tensionador e polias, eles tem 20mil km?
Quanto custa uma embreagem, é recomendado trocar...
Apesar de querer deixar zero, to meio sem dinheiro, entao tenho que trocar o essencial e recomendável...

Abs
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Arquiteto » 29 Jan 2014, 10:41

Doug,

acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...

isto e caso não opte em comprar um parcial zero ...
eu compraria se fosse ficar com o carro um bom tempo ainda ...

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por rgapski » 29 Jan 2014, 11:02

Acompanho o Arquiteto...

Motor parcial novo, dependendo do valor, pode ser muito mais negócio, pois já vem com tudo novo, como retentores, etc.

Para um motor retificado ficar bem feito, o mecânico tem que ser detalhista, o que é difícil de encontrar hoje em dia...

Ao montar, troque todo o "periférico", como tensores, correia, mangueiras, etc...

Não se esqueça de que o cabeçote deve passar por uma avaliação bem rigorosa, como medida das sedes de válvulas, comandos, etc, e arrumar o que estiver fora de medida.
Aproveite também para dar um bom banho químico e trocar tuchos e retentores, pois são coisas que custam "barato", mas costumam dar dor de cabeça e a mão-de-obra custa mais que a peça.

Procure usar sempre peças originais.

E como você estará com um motor novinho em folha, não economize no óleo.
Passe a utilizar um sintético que seu motor ficará como novo por muito mais tempo.

Abs!
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 12:51

Arquiteto escreveu:Doug,

acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...

isto e caso não opte em comprar um parcial zero ...
eu compraria se fosse ficar com o carro um bom tempo ainda ...


Então, eu consultei um motor parcial novo (parte de baixo) na Carrera aqui em São Paulo, estava 8 mil..... :38:
Vou dá mais uma consultada em distribuidores.....

A parte de cima eu tbm vou fazer.....
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Alcir Andreoni » 29 Jan 2014, 12:57

doug levinovi escreveu:
Arquiteto escreveu:Doug,

acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...

isto e caso não opte em comprar um parcial zero ...
eu compraria se fosse ficar com o carro um bom tempo ainda ...


Então, eu consultei um motor parcial novo (parte de baixo) na Carrera aqui em São Paulo, estava 8 mil..... :38:
Vou dá mais uma consultada em distribuidores.....

A parte de cima eu tbm vou fazer.....

Dá uma sondada na Accioly: 2020-6800...
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 21:04

Alcir Andreoni escreveu:
doug levinovi escreveu:
Arquiteto escreveu:Doug,

acho que vale uma consulta ao pessoal de preparação sobre onde mandar a parte movel do motor para fazer balanceamento dinâmico em um lugar especializado ... e ai em são paulo mesmo
lembro deste comentario
mas não do autor ...

isto e caso não opte em comprar um parcial zero ...
eu compraria se fosse ficar com o carro um bom tempo ainda ...


Então, eu consultei um motor parcial novo (parte de baixo) na Carrera aqui em São Paulo, estava 8 mil..... :38:
Vou dá mais uma consultada em distribuidores.....

A parte de cima eu tbm vou fazer.....

Dá uma sondada na Accioly: 2020-6800...


Liguei na distribuidora Cheve e lá não tem, vou tentar ligar na Accioly, é osso conseguir ser atendido....

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Arquiteto » 29 Jan 2014, 21:10

vi alguns no ML, logico que so serve de refencia de preço ... na faixa de 3,5 mil

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 21:19

Arquiteto escreveu:vi alguns no ML, logico que so serve de refencia de preço ... na faixa de 3,5 mil


Se for zero até compensa, vou pesquisa até sexta, se não achar vai pra retifica, ja peguei a lista de peças com mecânico...
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 21:39

Fiquei interessado no óleo sintético, vale pena mesmo? Qual usar ? O mecânico disse que se passar usar este óleo vai ter que usar sempre....
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Thiago Brandão » 29 Jan 2014, 22:05

doug levinovi escreveu:Fiquei interessado no óleo sintético, vale pena mesmo? Qual usar ? O mecânico disse que se passar usar este óleo vai ter que usar sempre....


Vc nunca ficará escravo de nenhum óleo, fique tranquilo quanto a isso. Mas eu recomendaria óleo sintético sempre. Hoje vc acha um bom óleo por 25 pila o litro... vale a pena!

Se fizer as trocas com filtro sempre a cada 5 mil km, tens motor pra muuuuito tempo...

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 22:31

Thiago Brandão escreveu:
doug levinovi escreveu:Fiquei interessado no óleo sintético, vale pena mesmo? Qual usar ? O mecânico disse que se passar usar este óleo vai ter que usar sempre....


Vc nunca ficará escravo de nenhum óleo, fique tranquilo quanto a isso. Mas eu recomendaria óleo sintético sempre. Hoje vc acha um bom óleo por 25 pila o litro... vale a pena!

Se fizer as trocas com filtro sempre a cada 5 mil km, tens motor pra muuuuito tempo...


Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 29 Jan 2014, 22:47

Arquiteto escreveu:vi alguns no ML, logico que so serve de refencia de preço ... na faixa de 3,5 mil


Pode me passar o link, não achei...

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Thiago Brandão » 30 Jan 2014, 00:03

doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Eu sempre usei Acdelco 20w50...
Detalhe rodo muito pouco com carro, mais fim de semana....


Qualquer fabricante de óleo 100% sintético vai te atender bem... Shell, Mobil, Pentosin, Motul, Castrol...

E o Vectra não deveria usar 20w50, se bem me lembro, ele varia de 5w40 a 15w50... o 20w50 é pra motor que já está nas últimas.

Abs!

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por José Leal » 30 Jan 2014, 10:24

Pessoal, o manual é claro com relação ao óleo: 10W40, 15W40, 20W40 ou 20W50. TODOS minerais. Tanto faz se é 8V ou 16V. A troca deve ser feita a cada 3 meses ou 4000KM.

Óleo semissintético ou sintético é desperdício.
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Thiago Brandão » 30 Jan 2014, 12:09

José Leal escreveu:Pessoal, o manual é claro com relação ao óleo: 10W40, 15W40, 20W40 ou 20W50. TODOS minerais. Tanto faz se é 8V ou 16V. A troca deve ser feita a cada 3 meses ou 4000KM.

Óleo semissintético ou sintético é desperdício.


Quando o Vectra foi lançado, óleo sintético quase não existia e os poucos disponíveis custavam fortuna... é óbvio que nenhuma montadora da época iria prejudicar a imagem do carro vinculando a manutenção dele ao uso de óleos caríssimos.

Hoje a realidade é outra.

E te digo mais, nossa gasolina tem enxofre... se vc soubesse o que enxofre faz com óleo mineral depois de um tempinho... Óleo mineral também é muito mais instável em alta temperatura do que o sintético. A viscosidade oscila muito.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 30 Jan 2014, 12:38

Thiago Brandão escreveu:
doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Eu sempre usei Acdelco 20w50...
Detalhe rodo muito pouco com carro, mais fim de semana....


Qualquer fabricante de óleo 100% sintético vai te atender bem... Shell, Mobil, Pentosin, Motul, Castrol...

E o Vectra não deveria usar 20w50, se bem me lembro, ele varia de 5w40 a 15w50... o 20w50 é pra motor que já está nas últimas.

Abs!


Valeu, eu sempre usei 20w50 conforme manual...

Abs,
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Alcir Andreoni » 30 Jan 2014, 12:50

doug levinovi escreveu:
Thiago Brandão escreveu:
doug levinovi escreveu:Valeu, mas qual usar ? Qual marca ?
Eu sempre usei Acdelco 20w50...
Detalhe rodo muito pouco com carro, mais fim de semana....


Qualquer fabricante de óleo 100% sintético vai te atender bem... Shell, Mobil, Pentosin, Motul, Castrol...

E o Vectra não deveria usar 20w50, se bem me lembro, ele varia de 5w40 a 15w50... o 20w50 é pra motor que já está nas últimas.

Abs!


Valeu, eu sempre usei 20w50 conforme manual...

Abs,

E não fez nada de errado!

Os motores mais antigos tinham uma folga um pouco maior que os modernos, portanto num motor de 2002 a folga entre as partes móveis do motor é maior que nos motores de 2009.

Uso recomendado de óleo 20W50 nos antigos e 5W30 nos novos.

Se vai fazer motor pode começar a usar óleo semi-sintético sem problemas.
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 30 Jan 2014, 22:37

Galera,

Vcs que tem o vectra C mais novo, qual é o oleo indicado no manual pra uso severo do veiculo? É o meu o caso, rodo pouco e poucas distancia....
Eu acho que oleo sintetico o motor vai rodar mais leve depois da retifica...
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