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Vectra BRetifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

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doug levinovi
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 23 Fev 2014, 18:23

EvsonSabino escreveu:
doug levinovi escreveu:Galera, valeu as dicas.

Vamos fazer o seguinte, eu vou rodar 1000km com esse óleo mineral 20w50. Na próxima semana do carnaval vou rodar aproximadamente 700Km, quando eu voltar já está próximo da substituição, aí eu vou fazer dois vídeos na primeira partida a frio da semana, um com óleo mineral e um outro com o óleo sintético e também vou falar das minhas percepções....


Gostei da ideia!


Fiz um vídeo logo quando peguei, meu celular filma HD, mas tomei um um susto, pois no video parecia um caminhão diesel kkkkk, hoje vi uma avaliação do Cruze Sport6, é absolutamente normal na filmagem parecer Diesel....vejam se eu to falando besteira
https://www.youtube.com/watch?v=OnIVLc1 ... ata_player
O funcionamento do motor é a partir do minuto 08:20 do vídeo...
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Adriano cruz
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 26 Fev 2014, 19:53

EvsonSabino escreveu:Parabéns pela Nave! e esse consumo de 1,0l/h ? invejavel hein! olha, sobre a polemica do óleo, o ideal é usar o mais fino possivel entre os recomendados pelo manual, pois seu carro tem menos folgas por conta de todas as peças moveis terem menor folga com as peças fixas, então um óleo mais fino lubrifica melhor porque sua menor viscosidade ajuda a passagem pelos espaços menores, no motor 2.2 16v o óleo mais fino que é recomendado é o 15w40.
o 15w se dá pela viscosidade do óleo a frio, então quanto menor esse numero, melhor pois a sua viscosidade a frio vai ser menor, então quanto menor a viscosidade a frio, mais rápido o óleo sobe para as partes superiores e mais rapido ele lubrifica as peças moveis, assim evitando o desgaste na partida a frio, certa vez eu vi numa garrafa de óleo, acho que foi um castrol, dizendo que 75% do desgaste do motor é ocasionada durante o período do motor frio, então nada mais justo que utilizar um óleo mais fino para a partida a frio, o ideal mesmo seria o 0w40, pois esse tem a menor viscosidade a frio, que ainda sim, é muito maior a viscosidade de quando ele é quente, mas minimiza muito o desgaste das peças durante a partida a frio.
enquanto ao "40" ai você não pode bobear não, se diz 40 ou 50 use 40 ou 50, pois o 30 é muito mais fino e a bomba de óleo não foi projetada para transportar um óleo tao fino, ai ela não vai conseguir bombear o óleo para as partes superiores com a mesma eficiência e como o motor foi projetado para o óleo 40, o óleo 30 vai acabar sendo queimado na câmara de combustão também.

no mais, é só aproveitar a nava por longos e bons anos!


Não concordo, porque se fosse assim meu Challenge já tinha fundido motor faz tempo. Eu uso CASTROL MAGNATEC 5W30 SN 100% SINTÉTICO e em funcionamento se tu tirar a tampa de abastecimento de óleo é capaz de cuspir óleo na cara da pessoa. O óleo sobe sim e a bomba de óleo foi sim projetada pra funcionar também com óleo 5w30. Veja o manual mais atualizado de 2005 do 2.2 16v que lá a Chevrolet "também" recomenda o 5w30. Resumindo, segundo a Chevrolet pode ser utilizado óleo 5w30, mas gosto é gosto. Eu uso o 5w30 porque percebi que o motor fica mais silencioso, parece que os tuchos ficam melhor carregados e também pego muito rodovia andando em 3000 RPM +- e até agora nunca tive problema nenhum. Completo +- 50~100 ml de óleo 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por EvsonSabino » 26 Fev 2014, 21:51

Eu acabei baixando este manual do 2005, realmente la recomenda o uso do óleo 5w30, mas o que eu falei ainda sim não muda muita coisa não, se você colocar um óleo muito fino em um carro que não foi projetado para este óleo, vai ocorrer problemas de lubrificação sim.
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 27 Fev 2014, 03:52

Entendi e realmente é verdade, mas ainda bem que esse motor foi projetado para funcionar também com 5w30. Não sei se é só impressão minha mas depois que eu comecei a usar esse óleo eu notei que o motor está trabalhando um pouquinho mais frio segundo o marcador de temperatura do painel, não sei se na prática é verdade porque já ouvi dizer que o marcador não marca corretamente, só sei que o ponteiro nunca mais chegou em 90 graus(e isso faz mais de um ano).

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por José Leal » 27 Fev 2014, 15:57

doug levinovi escreveu:Leal,

Porque vc acha mesmo que não vale a pena? porque 15w50?

Desculpe-me a demora em responder...

Quando retifiquei o motor do meu carro, inventei de colocar o Shell Helix 15W40 semissintético. O motor começou a bater tucho. Voltei para o 15W50 mineral e ficou 100%.

Sugiro colocar o 15W50 pois ele tem viscosidade menor na fase fria, o que faz carregar os tuchos mais rápido, comparado com o 20W. Já o 50 é que ele mantém a viscosidade ideal para as folgas desse motor. Além do mais, a GM recomenda para esse motor óleo mineral. Colocar óleo semissintético ou sintético é desperdício.
[OFF]Já no caso do Classic, a GM recomenda óleo sintético 5W30. Se eu colocar óleo de características diferentes, corro o risco de ter problemas de lubrificação, pois as folgas e canais que levam o lubrificante certamente são menores no motor VHCE, comparados com o motor do Vectra.
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 28 Fev 2014, 20:37

José Leal escreveu:
doug levinovi escreveu:Leal,

Porque vc acha mesmo que não vale a pena? porque 15w50?

Desculpe-me a demora em responder...

Quando retifiquei o motor do meu carro, inventei de colocar o Shell Helix 15W40 semissintético. O motor começou a bater tucho. Voltei para o 15W50 mineral e ficou 100%.

Sugiro colocar o 15W50 pois ele tem viscosidade menor na fase fria, o que faz carregar os tuchos mais rápido, comparado com o 20W. Já o 50 é que ele mantém a viscosidade ideal para as folgas desse motor. Além do mais, a GM recomenda para esse motor óleo mineral. Colocar óleo semissintético ou sintético é desperdício.
[OFF]Já no caso do Classic, a GM recomenda óleo sintético 5W30. Se eu colocar óleo de características diferentes, corro o risco de ter problemas de lubrificação, pois as folgas e canais que levam o lubrificante certamente são menores no motor VHCE, comparados com o motor do Vectra.


Valeu pela dica experiência, vou testar e posto o resultado....
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 28 Fev 2014, 22:36

Dá uma olhada nessa tabela, talvez te ajude a escolher :

http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... O_2011.pdf

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 15 Mar 2014, 13:10

Adriano cruz escreveu:Dá uma olhada nessa tabela, talvez te ajude a escolher :

http://www.castrol.com/liveassets/bp_in ... O_2011.pdf


Opa, valeu!
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 15 Mar 2014, 13:14

Opa chegou lá....
Escolhi o óleo Mobil 10W40 semissintético, vou posta minha experiência em duas semanas e vou colocar os vídeos do funcionamento do motor....

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Abraços
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 23 Mar 2014, 09:42

Eu tô usando agora COSAN 5W30 SN SINTÉTICO DEXOS 1.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 06 Abr 2014, 20:20

Galera,

Fiz a troca do óleo e pouca notei diferença, sendo sincero eu acho que o motor ficou até mais xoxo, motor mais barulhento e tal...
Vou continuar usando o semi-sintético, mas na próxima troca vou para o 15W40, é mais barato e já que não há diferenças significativas...
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 06 Abr 2014, 20:29

Beleza, vai testando outras viscosidades dentro do projeto do motor pra ver qual melhor te atende.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Tales Camargo » 19 Abr 2014, 13:49

acaba que esse seu tópico tá sendo de enormeutilidade pública! essa discussão toda pode ajudar muita gente, com oeu por exemplo
Vectra CD 2.2 16v+T.Solar+B.Couro+ArCond+DirHid+VE+Cont.Tração+Comp.Bordo+ABS+AirB

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Sylar » 22 Abr 2014, 09:46

Salve amigos

Tenho um Vectra que esta com o mesmo problema, tem que fazer o motor todo, espero ansiosamente para saber se ficou bom, para tomar a decisão de fazer o motor, ou abandonar a missão.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 23 Abr 2014, 18:40

Galera, tenho uma notícia ruim, nos últimos dias notei um barulho de motor grilando...
O mecânico fez toda e revisão e disse que a única possibilidade depois de tudo verificado, é que o pessoal da retifica deve ter tirado demais no cabeçote, semana que vem vamos abrir de novo medir a compressão e colocar duas juntas ou uma sob medida
To puto....mas não vai sair um centavo do meu bolso....
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por Adriano cruz » 25 Abr 2014, 19:26

Acho que 2 juntas já vão resolver. Vou aguardar o desfecho dessa saga. Boa sorte.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 27 Abr 2014, 13:02

Adriano cruz escreveu:Acho que 2 juntas já vão resolver. Vou aguardar o desfecho dessa saga. Boa sorte.

Obrigado, ainda vai demorar, assim que trocar as juntas eu volto aqui...
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por G001290 » 08 Mar 2015, 13:07

Amigo não sei se vc já fez o motor. Quanto ao óleo para aplicação pesada isso não existe. Quanto a usar óleo sintético para o motor rodar mais solto isso também não existe. Quanto ao uso pesado ele não exige um outro tipo de óleo e sim uma troca mais frequente. Por exemplo se vc roda mais em estradas pode trocar o óleo com uma kilometragem mais alta do que se vc rodar mais em cidade (leia seu manual). Quanto ao motor rodar mais livre isso está ligado à viscosidade do óleo e não a sua base se é sintética ou mineral. O meu carro 2.4 16V utiliza um óleo 5W30 e eu uso mineral, se eu colocar um 5W30 sintético, ambos têm a mesma viscosidade e assim ambos oferecerão a mesma resistência ao giro.

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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por doug levinovi » 08 Mar 2015, 19:12

G001290 escreveu:Amigo não sei se vc já fez o motor. Quanto ao óleo para aplicação pesada isso não existe. Quanto a usar óleo sintético para o motor rodar mais solto isso também não existe. Quanto ao uso pesado ele não exige um outro tipo de óleo e sim uma troca mais frequente. Por exemplo se vc roda mais em estradas pode trocar o óleo com uma kilometragem mais alta do que se vc rodar mais em cidade (leia seu manual). Quanto ao motor rodar mais livre isso está ligado à viscosidade do óleo e não a sua base se é sintética ou mineral. O meu carro 2.4 16V utiliza um óleo 5W30 e eu uso mineral, se eu colocar um 5W30 sintético, ambos têm a mesma viscosidade e assim ambos oferecerão a mesma resistência ao giro.


Obrigado amigo,

Estou usando 15w40.
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Re: Retifica de Motor Vectra 2.2 16V - 99

por G001290 » 08 Mar 2015, 19:32

Doug,

O uso do carro em condições extremas não vai mudar o tipo de óleo que ele usa e sim a frequência com a qual o mesmo é trocado. O Vectra 2.4 usa um óleo mineral (semi-sintético, obs.: não existe óleo semi-sintético, ou ele é mineral ou sintético) 5W30 API SL (ou superior, SM ou SN). Quanto ao óleo sintético deixar o motor girar mais livre, isso não é verdade. A facilidade ou dificuldade do giro do motor quanto ao óleo, não está ligado a sua base sintética ou mineral e sim a sua viscosidade (em palavras grosseiras se ele é mais grosso ou mais fino). Um óleo mineral 5W30 vai oferecer a mesma resistência ao giro se comprado a um 5W30 sintético. Outra coisa o óleo não tem que ser sintético ou mineral, ele tem que atender à classificação API e a viscosidade. Por exemplo um óleo 5W30 API SM mineral é o mesmo óleo que um 5W30 API SM sintético.

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