Paty1521 escreveu:Pessoal, meu Vectra CD 2002 anda acontecendo algo estranho....Ja e a terceira vez que ocorre... Mas num intervalo de meses....
Ontem estava andando com ele e de repente o ponteiro de temperatura foi subindo ate chegar no ultimo ponto antes do vermelho...continuei andando e ele foi baixando para o meio novamente ( em menos de 30 segundos) e la ficou ate que depois de um tempo subiu de novo e parei o carro...Ao parar abri o capo e a agua nao estava fervendo, o motor nao estava fumaceando, a ventoinha estava ligada normal, sem vazamentos. Nada de anormal.
Com o carro desligando girei a chave no contato e percebi que o ponteiro da temperatura ficava subindo e descendo, subindo e descendo.... e os ponteiros de rpm e velocidade nao estavam encostados totalmente no 0. Estavam pouca coisa acima do zero porem tremeram um pouquinho ao girar a chave e parou logo em seguida.
Me comentaram que isso nao e normal com o carro desligado.. que o ponteiro nao poderia ficar subindo e descendo...
5 minutos depois liguei o carro de novo e a temperatura voltou ao meio e la ficou.... nao subiu mais...
Hoje usei o carro e tambem nao subiu.. ficou no meio...
A saber:
Fiz uma revisão completa do sistema de arrefecimento pois estava vazando agua.
Troquei mangueiras, conectores, liquido de arrefecimento,compartimento com sensor e tampa, sensor de temperatura da injeção e do painel.... e na epoca tinha feito tambem revisao do painel que estava Ok..., valvula de ar quente, limpeza do radiador( quando troquei o liquido de arrefecimento)
O que nao troquei: bomba dagua e valvula termostatica pois 3 mecanicos afirmaram estarem otimas.
Atualmente o sistema nao esta vazando nem um pingo de agua e me afirmaram que o sistema esta funcionando redondo... ja fizeram todos os testes...
A pergunta é: Porque entao ocorreram essas subidas de temperatura?? Desconfio do painel.. ou a termostatica sera que esta travando as vezes errada??? Mas ai o painel mesmo desligado ficaria oscilando??
Porque o problema é pontual.. em 6 meses ocoreu so 3 vezes... de resto a tempertaura fica normal igual hoje...
rgapski escreveu:Paty,
Tive um problema que, de certa forma, é parecido com o seu.
Meu carro, da noite para o dia, começou a dar umas falhadas quando frio, e o registro da temperatura estava estranho, subindo dos 90º até os 92~93º com certa facilidade.
Fui lá no motor e retirei os conectores dos sensores de temperatura.
São dois, sendo que um tem um plug mais "complexo" (sinal para ECU) e o outro, mais simples, vai para o painel.
Vi que eles estavam muito sujos e com sinais de oxidação.
Limpei os sensores e seus conectores com car80 e uma escova de aço.
Por fim, fiz uma limpeza mais fina com WD-40 e escova de aço.
Antes de montar, apliquei um pouco de graxa de silicone para proteger.
O resultado foi ótimo. O carro parou de falhar e o ponteiro fica sempre oscilando entre os 85/90º, como deve ser.
Aproveita a mão de obra e já e faz o mesmo procedimento no conector que vai para a bobina, que também gosta de oxidar com o tempo.
Abs!
Paty1521 escreveu:
Rafa, são exatamente esses sensores que coloquei zero... alias o que vai la na frente perto da bobina se nao me engano... ( acho que é o da injecao? ) ele sentiu certa dificuldade para conectar a que parecia que o fio acho que era verde... estava com mal contato.. tipo parece que nao esta 100%. Sera que pode ser isso??? Lembro que ele usou alicate para apertar mas ficou meio molinho o conector..... Sera que se esse conector da injecao estiver ruim ele altera a tempertaura la???
Paty1521 escreveu:Eu acho e que a tomada nao estava encaixando bem.. algo assim... quem mexe nisso e eletricista ne?
rgapski escreveu:Paty1521 escreveu:Eu acho e que a tomada nao estava encaixando bem.. algo assim... quem mexe nisso e eletricista ne?
Não é algo complexo de mexer, mas se for procurar um profissional pra isso, o mais indicado é o eletricista.
O seu sensor de painel é original ou Mte-thompson?
Uma vez coloquei um MTE num kadett e ele ficou doidinho (a marcação do painel), porém a temperatura do motor era bem estável e nunca passava dos 90º.
Para tirar a sua dúvida, um mecânico equipado com termômetro laser consegue verificar a aferição do sensor de painel.
Abs!
Paty1521 escreveu:
Acho que o meu e MTE... nao achei o original na hora
Ai ai ai ai ai espero ser marcação mesmo.. porque nao aguento mais arrefecimento.. agora que sanou todo vazamento e esta redondinho rs... ng merece
rgapski escreveu:Paty1521 escreveu:
Rafa, são exatamente esses sensores que coloquei zero... alias o que vai la na frente perto da bobina se nao me engano... ( acho que é o da injecao? ) ele sentiu certa dificuldade para conectar a que parecia que o fio acho que era verde... estava com mal contato.. tipo parece que nao esta 100%. Sera que pode ser isso??? Lembro que ele usou alicate para apertar mas ficou meio molinho o conector..... Sera que se esse conector da injecao estiver ruim ele altera a tempertaura la???
Paty,
A oxidação, no meu caso, estava mais nos conectores do que nos sensores.
Quando fui retirar os plugs, eles estavam, literalmente, colados!
Depois de limpos e lubrificados, entram e saem facilmente.
O sensor da injeção é o mais chato de limpar, pois os plugs são bem finos e ficam enterrados na tomada.
Já o do painel é mais fácil, pois fica bem exposto. O meu não fica solto, e sim bem justinho ali. Seu problema pode estar justamente ai.
Abs!
Alcir Andreoni escreveu:Rafael,
Quando você pergunta sensor de painel você está perguntado sobre o sensor de temperatura, certo?
Paty1521 escreveu:Hummm... onde tava com encaixa ruim e o circulo da primeira foto.. essa e a da ECU ne?
Obrigada pela explicação do painel.. ja tava desesperada hahahahha
Paty1521 escreveu:Humm.... vou trocar os dois sensores por original entao!!! e de quebra a termostatica... agora uma duvida..
O painel desligado deveria mostrar os botoes de rpm e velocidade cravados no zero? Porque no meu painel ele fica centimetros acima com ele desligado
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