O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA - VECTRA B

60 mensagens
Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA - VECTRA B

por marcel.baptista » 05 Fev 2014, 09:45

Bom dia a todos os amigos do novo antigo (rsrsrsrs) Clube do Vectra.

Depois de tanto tempo longe (anos mesmo...) de participar do antigo Vectra Clube, entrei lá outro dia e até postei essa mensagem em outro tópico, porém o site está atolado de spams e descobrindo esse novo local, aqui estou !!!

Depois de ter desistido de consertar o ar-condicionado eletrônico do Vecão (alguns aqui da antiga devem saber da minha história, desde 2010 !!!!), pelo calor que está fazendo aqui em Santos, fui literalmente obrigado pela minha esposa a tentar arrumar essa josta.

Pois bem, levei num cara aqui em Santos que no local sempre tem carro arrumando, uma biboquinha, mas que tem movimento, então deve ser alguma coisa que funciona. Deixei o carro logo de manhã, e não disse nada, só falei que o ar parou de funcionar. Na hora do almoço dei uma passada lá e ele me disse que tinha uma carga de gás ainda (pasmem !!!), mas era pouca, e que o compressor estava funcionando normalmente ligando por fora do sistema, então deveria ser algum problema elétrico (o que eu sempre ouvi em outros locais como MÓDULO !!).

Então, cobrou 400 pilas pra tentar achar o porque da Centralina não enviar o sinal pro compressor funcionar, e eu comprei a parada.

No fim do dia, me ligou dizendo que estava pronto ????? Como ??? Três não conseguiram e esse consegue ???? Milagre ???

Que nada !!!! Me falou que o módulo estava com os contatos todos corroídos, por isso não funcionava, e ele então fez uma "gambiarra" usando o botão ECO ao contrário, ou seja, pra ligar o compressor ao invés de desligar !!!!

Perguntei da "gambiarra" e ele disse "que nada, é só uma ligação pro compressor funcionar, o módulo e tudo o mais está todo originalzinho, nada mexido". Falei na compra de outro módulo que funcionasse e ele respondeu que não valia a pena (no Mercado Livre tem por R$ 350,00 paus).

Agora, o ar só funciona de maneira agradável se você liga o botão ECO e o recirculador de ar, colocando o módulo na posição LO.

E toda vez que ligo o compressor, a luz da injeção eletrônica acende!!!

Mas.....agora pelo menos não passo calor.......até trocar de carro....

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ricardo Crispim » 05 Fev 2014, 10:34

Marcel, bom que não vai passar calor, afinal esse verão promete..
Mas assim que puder, compra o módulo e pede para ele mesmo desfazer a gambiarra, pois não sabemos no que vai implicar esse improviso...

Forte abraço!!!!!!

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 05 Fev 2014, 10:40

E aí Ricardo, beleza ???

É verdade, estou pensando mais pra frente de fazer isso mesmo, porque eu estava procurando no outro fórum (Vectra Clube) um post que até eu havia participado, e que descreviam uma solução para o problema que era exatamente essa, puxar uma fiação pra usar o botão do ECO invertido, ligando o compressor.

O negócio agora é que como é verdadeiramente uma gambiarra, ao ligar o compressor a ECU não reconhece muito bem como algo "autêntico", e a luz da injeção eletrônica fica acesa, pois acontece uma diminuição da potência em função do compressor estar ligado sem passar pelo controle do módulo e da ECU, porém nada que comprometa o funcionamento do carro.

Abç.

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

PARA MEU COLEGA IVES

por marcel.baptista » 06 Fev 2014, 09:41

Bom dia Ives, quanto tempo!!!!

Lembra-se de mim ?? Em 2010 estava reclamando dos problemas no ar-condicionado do Vectra, e na época, trocamos posts sobre o que poderia ser feito:

"realmente o q parece é a saida A05 q vai para os pinos 40/41 da ECU nao está mandando sinal 12V.....esse sinal é a solicitação de ar-condicionado, dai a ECU aumenta a rotação e liga a saida 25 da ECU, q liga esse relé da polia do compressor......

o q poderia fazer, pra pelo menos nao passar calor por enqto.... tentar identificar esse pino A05 (eu nunca vi como é a marcação desses conectores do ar digital), retirar o cabo do pino A05 e levar para o pino q dê 12V qdo a luz do botão ECO tá ligada (identifica facinho em auto-eletrica ou tendo multimetro).....assim, ao ligar o ECO (q normalmente desliga o compressor) o teu carro ligaria o compressor, da mesma forma q faz com o botao de ar dos ar-condicionado manual.... ai tu elimina o gerenciamento do compressor pelo modulo digital.... isso poderia ser temporario, ate tu achar alguem q te diga com confiança q arruma essa saída do modulo....

se alguem tem o modulo digital e sabe onde fica o pino fisicamente que vai para a central ECU do carro, favor compartilhar pra ajudar no conserto....."


Pois é, depois desse tempo todo sem ar funcionando, eis que fiz novamente uma tentativa e no lugar que levei o carro o camarada fez exatamente o que vc. descreveu acima. Agora uso o botão ECO pra ligar o compressor, e o ar está gelando novamente.

O único senão é que toda vez que aperto o ECO e o compressor aciona, a luz da injeção eletrônica acende, mas nada que afete o andamento do carro.

Abç.
Marcel.

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 06 Fev 2014, 10:06

Pois é Ricardo, acabei achando o post no outro clube que mencionava esse "truque" pra fazer o compressor funcionar sem passar pelo módulo.

Quem ficava trocando ideias comigo a respeito era o Ives, nosso colega que agora está aqui também, e inclusive até criei um post em referência a ele, para ele dar uma olhada:

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=45&t=3253

O que foi feito no meu caso é que o cara da oficina que levei puxou o fio do módulo que mandava 12v para a ECU acionar o compressor e jogou no botão ECO.

Segundo ele me disse, não compensaria comprar um outro módulo.

Abç. a todos.
Marcel.

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ricardo Crispim » 06 Fev 2014, 13:13

Marcel meu camarada, fundi os tópicos para que não ter dois falando o mesmo assunto, já avisei ao Ives por MP e logo ele dá o alô dele..

Forte abraço!!!

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por José Leal » 06 Fev 2014, 14:02

Claro que compensa trocar o módulo! Aliás, esse módulo que é falado, nada mais é que o painel onde mostra a temperatura, velocidade do ventilador e direcionamento.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... painel-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2004-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tra-97-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... a-2002-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tra-98-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... igital-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tra-97-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vectra-_JM

Tem tb novo, mas custa a pequena fortuna de R$4.680,29 na Calibra SP.

Quando comprei o meu Vectra, os servomotores de direcionamento do ar para os pés não estavam funcionando. Achei que era problema neles e deixei de lado, mas sempre os tracinhos (--) aparecendo. Depois de uns 2 anos com o carro, simplesmente todos os servomotores entraram em pane. Achei que eram os servomotores e que teria que morrer uma grana neles. Mas resolvi trocar o comando e resolvi o problema. Inclusive os servomotores para os pés voltaram a funcionar perfeitamente e nunca mais apareceu os tracinhos. Comprei o comando de um usuário do Vectra Clube e paguei na época R$150,00. Uma das melhores coisas que fiz no sistema de AC do meu carro.

Então, veja se vc consegue comprar um comando usadinho em boas condições. Melhor que andar com gambiarra e a luz da IE acesa.

Ah... boas compras!
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 06 Fev 2014, 16:26

Ricardo, muito obrigado pela ajuda nos posts !!!!

Grande José Leal, quanto tempo hein ???

Então, também já tinha visto esses módulos no ML, porém fica difícil saber qual deles estaria em ótimo funcionamento.

Até mandei uma pergunta para um deles que eu achei que pode estar funcionando bem, no RS, por R$ 250,00.

Mas por enquanto, vou deixando do jeito que está, e como não utilizo muito o carro, talvez no inverno eu leve no mesmo cara pra desfazer a ligação e trocar o módulo.

Abraços a todos.
Marcel.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ives » 06 Fev 2014, 18:07

Na verdade ele nao fez do jeito q comentei no passado...o q ele fez foi usar o botao Eco p ligar diretamente o compressor....se ele mandasse o sinal no pino 40/41 ai ia funcionar certo....pois eh esse pino quem diz pra ECU q o ar condicionado esta sendo requisitado, ela aumenta rotacao e liga a saida q acopla o compressor.....ele ligou direto o compressor, entao a ECU "nao sabe" q o compressor esta sendo requisitDo e esta ligado, por isso deve estar sentindo q a rotacao nao esta de acordo com o q deveria.....


Tente rever c ele pra identificar os cabos q vao pra esses pi os 40 e 41 da ECU e alimentar ali, e nao direto na polia do compressor... quem sabe agora vai :)
Imagem

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 07 Fev 2014, 08:52

Olá Ives, beleza ??

Pois é, hoje de manhã fui colocar água no reservatório do limpador de para-brisa e notei que ele mexeu na caixa de relés que fica na frente da bateria, deve ter puxado alguma coisa por ali. Deixou os relés todos soltos dentro da caixa, e tive que dar uma isolada num fio marrom que sai de lá pro compressor porque ele deixou um pedaço desse fio desencapado, dever ter sido pra passar o multiteste.

Na verdade, o correto é eu fazer o que o Leal mencionou, comprar um módulo usado que esteja funcionando direitinho e desfazer essa gambiarra.

Abçs.
Marcel.

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por José Leal » 07 Fev 2014, 09:43

Então tá aí onde ele mexeu. O sinal que vem da IE para acionar o compressor é negativo, entrando no pino 86 (ou seria 85?) do relé. Provavelmente o botão ECO tá fazendo a vez da central de IE.

Se for isso, tá fácil desfazer a gambiarra.
Imagem
Imagem
Imagem

Ricardo Crispim
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1833
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:58
Nome Completo: Ricardo Crispim da Silva
Cidade: Campo Grande
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2008/2008

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ricardo Crispim » 07 Fev 2014, 10:45

José Leal escreveu:Então tá aí onde ele mexeu. O sinal que vem da IE para acionar o compressor é negativo, entrando no pino 86 (ou seria 85?) do relé. Provavelmente o botão ECO tá fazendo a vez da central de IE.

Se for isso, tá fácil desfazer a gambiarra.


Matou a pau, tomara que seja essa a gambiarra que ele fez, fica bem mais fácil de resolver..

Forte abraço!!!!!!!!!

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 07 Fev 2014, 14:33

Bom, se é isso que ele fez eu não sei, mas que mexeu ali, mexeu.

Eu não falei nada do problema que vinha acontecendo, simplesmente mencionei que o ar parou de gelar, e ele começou a mexer, e disse que tinha que verificar porque a central não mandava o sinal pro compressor acionar, e aí deu o jeito dele.....

Bem...pelo menos ele deu um jeito, e o ar funcionou....já é um começo....

Falando nisso, achei o esquema elétrico da central e do módulo (pelo menos parece que é):

Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ives » 09 Fev 2014, 11:25

Eh esse esquema mesmo.....note q do pino A05 do modulo climatizador sai sinal para o 40 e 41 da ECU....qdo recebe sinal ali, a ECU entende q foi ligado o ar, aumenta rotacao e manda si al de terra no pino 25, q entao liga a polia magnetica....no caso ele mandou terra direto, e a ECU nao ta compensando rotacao...mas realmente vale a pena ir atras do modulo, pois o ar/compressor funcionam....ai desfaz a ligacao e pode usar o ar novamente com todos os controles originais
Imagem

josue correia
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 10 Fev 2014, 04:40
Nome Completo: josue correia da silva junior
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por josue correia » 10 Fev 2014, 05:30

O MEU LEVEI NO AUTO ELETRICO PARA VER O BOTÃO Q FAZ O AR CIRCULAR DENRO DO CARRO ATRAS DO BOTÃO LA NA TOMADINHA O ELETRICISTA TESTOU E ESTA EM CURTO....MAS O AR GELA NORMAL''LEMBRANDO Q O MEU E DIGITAL...AS VEZES O NUMERO DA VELOCIDADE SOME E O AR PARA AI EU DESLIGO E LIGO ELE APARECE E O AR VOLTA....O Q PODE SER ALGUEM JA PASSOU POR ISSO?
Imagem

Avatar do usuário
marcel.baptista
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Fev 2014, 09:13
Nome Completo: Marcel do Valle Baptista
Cidade: Santos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por marcel.baptista » 10 Fev 2014, 09:41

Amigão, como vc. já deve ter lido nesse post, e pela minha experiência própria, quando começa assim, pode crer que é o módulo de comando.

Esse módulo tem circuitos internos, e os mesmos tem trilhas que com o tempo podem oxidar e ficar corroídas, assim como os contatos, que foi o meu caso, e os comandos começam a falhar. No caso do meu carro, o módulo não manda o sinal pro compressor acionar, por isso o mecânico fez o botão ECO funcionar ao contrário, ou seja, ao invés de funcionar para desligar o compressor, agora ele liga.

josue correia
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 10 Fev 2014, 04:40
Nome Completo: josue correia da silva junior
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por josue correia » 10 Fev 2014, 10:35

HUM ENTENDI SABE ME INFORMAR ONDE FICA ESSE MODULO?
Imagem

José Leal
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 446
Registrado em: 06 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: José Leal Fernandes Simão
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por José Leal » 10 Fev 2014, 14:17

Só a velocidade do ventilador ou o da temp. tb? Se forem os dois, provavelmente deve ser algum mal contato no conector do módulo do AC ou do fusível.

Se for somente o da velocidade, quando der o problema, veja se vc consegue visualizar os caracteres no display (use uma lanterna, se possível). Se sim, pode ser a lâmpada que ilumina o display com mal contato ou querendo queimar. Se não, nem imagino o que possa ser.
Imagem
Imagem
Imagem

josue correia
GL Member
GL Member
Mensagens: 139
Registrado em: 10 Fev 2014, 04:40
Nome Completo: josue correia da silva junior
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1998

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por josue correia » 11 Fev 2014, 05:36

logo qdo peguei levei na oficina de a/c para ver se havia vazamentos e n havia vazamentos coloquei gas ele gela beleza...
ontem sai com carro e liguei o a/c pensebi q ele n estava gelando...quando liga o a/c da para escutar q o compressor dele funciona normalmente,só n gela logo em seguida o numero da velocidade se apaga mas da pra ver ele bem apagado n sei se tem alguma coisa a ver...uma coisa que percebi tbm é que quando mudo a temperatura ele n altera só no quando chega no hi...to sem saber por aqui onde moro n tem oficina assim de confiança alguem aqui do forum mexe com a/c?
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: PROBLEMA NO AR CONDICIONADO QUE SE ARRASTAVA....

por Ives » 11 Fev 2014, 20:08

Ele apaga tudo mesmo, ou aparecem dois tracinhos? Q lembro q qdo tem problema com a pressao do sistema, ali apareceriam dois tracinhos....a galera q tem ar digital pode orientar melhor como seria isso....
Imagem

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 241 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 05:46