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Vectra BProblemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

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Macway
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 17 Mar 2017, 22:18

Almeidao
E amigos do grupo
MEU DEUS!!
o que faço agora??
Só hoje consegui mexer no carro...
E pasmem...
JÁ ESTÁ SEM A VÁLVULA TERMOSTATICA!!!!!!!!
Seria esse o problema???
A falta dessa peça prejudicaria a troca de calor com o radiador????
Afinal... Fica tudo em uma só temperatura né? ????
O proprio Almeidao comentou aqui no grupo que essa entrada e mistura de água fria retida no radiador era importante!!!
Então? PORQUE O CARRO DEMORA MUUUUUUITO PRA LEVAR O SISTEMA DE 95 GRAUS ATÉ OS 90 ?????
a ponto de aquecer tanto o rele do segundo Estágio e DERRETER O MESMO?????,,
Por favor me ajudem!!!!!
E quanto ao DERRETIMENTO DO RELE...
FUI comprar dois 0101 conforme orientaçao do Almeidao e descobri que estes 0101 são de 40 AMPERES! !!!
E o que derreteu , por sinal original da GM... É de 30 AMPERES!!!!!!
Seria esse o motivo deste não aguentar a corrente e derreter?????.
Aguardo respostas dos amigos que puderem me ajudar!!! Inclusive o Almeidao !!!!!!
Obrigado mais uma vez!!!!

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Ju_Bueno
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Mar 2017, 08:48

Rodrigo, a falta da válvula termostática não provoca superaquecimento. Ela na verdade, ajuda o líquido a aquecer mais rápido até chegar a temperatura ideal de trabalho pro motor. A partir daí, com ela totalmente aberta, ela não atrapalha o fluxo do líquido. Assim, com o motor já quente, não tem diferença entre estar com ou sem a válvula.

Eu acho agora que o problema pode ser na troca de calor - radiador ou algum outro problema com a falta de boa circulação do líquido. Vamos ver o que o Almeidão diz...
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 18 Mar 2017, 10:56

Eu já disse depois da informação que ele passou que a temperatura não sobe de 84 nas rodovias, então o problema do carro dele é o cebolão errado e eu já escrevi para ele ver isto e comprar o correto. Já se a informação que temperatura nas rodovias sejam diferente do que ele informou, ou seja maior que 84, ai mudará tudo. Estou achando muita indecisão em partir para acertar o problema.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por sandro borba » 20 Mar 2017, 18:41

estou com problemas no meu tbm, acho q nao esta acionando o primeiro estagio da ventoinha, pois esta armando somente entre 97 ou 98 graus e antes armava de 90 para 92 por ai, acho que é algum problema eletrico, pra que serve aquela caixa com rele ao lado da bateria , pois acionei o rele e liga a ventoinha, mas se retirar um dos fuziveis o rele nao aciona a ventoinha https://youtu.be/d1C6JsWzbN8

sandro borba
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por sandro borba » 20 Mar 2017, 18:56

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Macway » 21 Mar 2017, 07:18

Srs
..bom dia..
Problema resolvido...
Tomei uma FACADA!!!!

RADIADOR COM METADE DE SUA CARCAÇA PODRE E ENTUPIDO!!!!
O reparador não acreditou que eu estivesse rodando assim.. E que ainda não existisse vazamentos... Na opinião dele já era pra ter estourado!!!
Morri em 500,00 REAIS!!!!!
Pois não conseguiram a peça usada.. Só nova!!
Bem .. Foi melhor assim...
Agora acabou meu tormento...
Estou rodando com o ar ligado gelando muito, pois ele aproveitou e lavou o condensador que estava muito sujo também.... O que também dificultava a passagem do ar para o radiador...
Agora o carango ficou zero!! Pelo menos essa parte...rrsss .....
Agradeço muito a ajuda, atenção e esclarecimentos prestados ao Almeidao e amigos do grupo...
Muito obrigado!!!
Mas infelizmente alegria de pobre dura pouco..
Nessa confusao toda e rodando até o talo no GNV... Acabei deixando dar pane seca na gasolina... Apos perceber esse fato, fui no GNV direto a um posto e coloquei combustível...
Mas agora o carro que era perfeito na gasosa não consegue pegar neste combustível e quando consegue.. Embola muito e rateia até morrer... Impossibilitando de rodar.. Aí estou tendo que continuar no GNV pra não ficar a pé..
Alguém teria alguma sugestão do que pode ter ido pro saco dessa vez????
Estou preocupado pois se o GNV der ruim fico a pé. ...
Aguardo mais uma vez a ajuda dos amigos do grupo!!
Abs!!

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Ju_Bueno » 21 Mar 2017, 11:14

Rapaz, bom saber que encontrou o problema e a solução!

Com a nova situação, acho que a primeira coisa a verificar é a bomba de gasolina.
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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por Almeidão » 21 Mar 2017, 12:21

Um detalhe se o radiador estava entupido, entçao ee nçao estava 84º na rodovia como coce informou, deveria está em 90 ou mais. Bem, sorte a sua de nçao ter encontrado um radiador usado, ia dar no mesmo continuaria ruim. Esta peça nçao tem como armazenar depois de usada, ela vai criando zinabre e tapando sozinha, principalmnte nos demanches que nçao tem o minimo de cuidado. É novo?, Quer manger ele novo pra sempre? compre 3 litros de aditivo Havoline Long Life, vidro branco com tampa laranja, tire a gua ou um pouco dela e coloque estes 3 litros dentro do radiador.

Sobre o segundo problema, voce deve olhar a bomba se juntou muita sujeira, fitro etc, mas deixarei aqui para outro pessoal lhe ajudar, esta parte mecanica onde tem GNV eu procuro não opinar estando de longe. Posso até pedir para você vê se ao fechar o GNV ele está realmente se fechando. Se misturar o dois, não funciona
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por Almeidão » 21 Mar 2017, 12:28



Amigo, antes de mais nada, para ir atras de problemas na ventoina, você precisa primeiro ter certeza que o sistema esteja limpo que a termostática não esteja estragada. Para isto, precisamos da temperatura minima dele em estradas sem ar ligado, nada de subidas ou descidas é em baixada. Se ela for 82º com velocidades acima de 60 ai sim o problema pode ser ventoinha porque aparece somente nas ruas, e pelas informações não está parecendo ser, você diz que armava antes em um tal grau, agora arma mais tarde, isto leva a crer que seja problemas no radiador ou na termostática. Se for termostática é sorte porque é barata.

Cebolão dificilmente estraga abrindo mais tarde, eu desconheço, normalmente ele estraga ligando mais cedo e seguirá por um bom tempo assim até parar 100% de funcionar.

Olhando o video, o carro está parado, se andando for 82ª em rodovia, basta trocar o cebolão dele e colocar um dos dois que indicamos sempre aqui que o problema será resolvido.

As vezes quero testar um sistema que tenho para indicar alta temperatura se as ventoinhas falharem, desligo tudo para elas não funcionarem e bem antes desta minima sua ele aciona o sistema e eu corro para colocar elas par funcionar e com certeza gelado, porque acho alta demais, estou falando da minima do seu carro um pouco acima dos 90.
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por sandro borba » 21 Mar 2017, 19:16

blz almeidao

o sistema foi todo limpo faz uns 3 anos, foi trocado a bomba da agua, termostatica, foi feito um lado do radiador, pois tinha queimado a junta do cabeçote ai ja fiz tudo, temperatura em torno dos 85 graus na br a 60km/h
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 22 Mar 2017, 06:18, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

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por Forlim » 21 Mar 2017, 20:58

Macway escreveu:Fuente del Mensaje
Nessa confusao toda e rodando até o talo no GNV... Acabei deixando dar pane seca na gasolina... Apos perceber esse fato, fui no GNV direto a um posto e coloquei combustível...
Mas agora o carro que era perfeito na gasosa não consegue pegar neste combustível e quando consegue.. Embola muito e rateia até morrer... Impossibilitando de rodar...

é provavel que foi pro saco a bomba de combustível, já que ela trabalhou a seco.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 22 Mar 2017, 06:20, em um total de 1 vez.
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por Almeidão » 22 Mar 2017, 13:50

sandro borba escreveu:Fuente del Mensaje blz almeidao

o sistema foi todo limpo faz uns 3 anos, foi trocado a bomba da agua, termostatica, foi feito um lado do radiador, pois tinha queimado a junta do cabeçote ai ja fiz tudo, temperatura em torno dos 85 graus na br a 60km/h


Pra mim 85 é considrada alta em rodovias sem ar ligado, pode ser em 60, 90 100 por hora se for baixada nao pode passar e 82, isto quer dizer que o radiador está obstruído ou algo está obstruindo a agua, este algo pode ser a termostática. Só para teres uma ideia, limpar o radiador, não quer dizer que você irá desobstruir ele, você irá tirar a agua suja e colocar uma limpa porque o radiador do Vectra não tem como desobstruir.

Bem, mesmo assim, a temperatura dele está muito longe de ser a que você informa quando está na rodovia, então ai está bem claro que o carro tem problemas com o sensor de acionamento das ventoinhas que pode ser o cebolão para carros mais antigos. O cebolão ideal para o seu carro é o MTE 763 ou MTE 760. A gtermostática correta é a MTE-211-82, o seu carro aceita somente o refil se a saida da agua for original ou desta marca informada. Eu não arriscaria usar outra peça que não sejam estas.

Sds
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por sandro borba » 23 Mar 2017, 05:13

valeu almeidao, assim que eu resolver posto o resultado aki
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 23 Mar 2017, 06:27, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

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Problemas com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra B

por JONATAN DT » 23 Mar 2017, 14:08

boa tarde, estou com um problema no meu Vectra 2.0 mpfi 8v 97, toda vez que aciona o segundo estagio da ventoinha, a ventoinha do radiador para de funcionar, ficando só a do condensador. isso acontece com o ar ligado.
um eletricista condenou a resistencia que tem na ventoinha do condensador, porem ja fiz o teste com outra ventoinha e continuo com o mesmo defeito.
alguem sabe me dizer o que acontece?

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por Ju_Bueno » 23 Mar 2017, 20:35

Chegou a ler o tópico todo Jonatan? Tem vários relatos iguais ao seu (não sei se estão nesse tópico ou nos outros que tratam de arrefecimento). Se eu não estiver confundindo as informações, o problema pode estar nos relés que ficam próximos à bateria.
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por Forlim » 23 Mar 2017, 22:22

Verifique primeiro os relês e fusíveis na caixa que tem a frente da bateria, se estiverem ok peça para passar o Scanner, provavelmente tem problema na leitura de temperatura do sensor que envia as informações para a ECU, o sensor é aquele de 2 polos que fica bem próximo da válvula termostática. Atente-se que tem 2 sensores, o de 1 polo envia leitura para o painel, e o de 2 polos envia para ECU, ou seja, 1 polo para cada estágio da ventoinha.
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por JONATAN DT » 24 Mar 2017, 07:43

Forlim escreveu:Fuente del Mensaje Verifique primeiro os relês e fusíveis na caixa que tem a frente da bateria, se estiverem ok peça para passar o Scanner, provavelmente tem problema na leitura de temperatura do sensor que envia as informações para a ECU, o sensor é aquele de 2 polos que fica bem próximo da válvula termostática. Atente-se que tem 2 sensores, o de 1 polo envia leitura para o painel, e o de 2 polos envia para ECU, ou seja, 1 polo para cada estágio da ventoinha.


ok Forlim vou verificar esse sensor, parece que ele ja é bem velho e os reles tbm, desde ja obrigado.
Editado pela última vez por JONATAN DT em 24 Mar 2017, 07:48, em um total de 1 vez.

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por JONATAN DT » 24 Mar 2017, 07:45

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Chegou a ler o tópico todo Jonatan? Tem vários relatos iguais ao seu (não sei se estão nesse tópico ou nos outros que tratam de arrefecimento). Se eu não estiver confundindo as informações, o problema pode estar nos relés que ficam próximos à bateria.

o meu jovem, nao cheguei a ler todo, vou tirar um tempinho e vou ler, obrigado.

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por Almeidão » 24 Mar 2017, 08:55

O problema ai é relê, esta rsistencia estão no Vectra B como enfeite, elas nem ligada nas vntoinhas são. Ou seja entra em um lado mas não sai do outro, é um peso a menos que não tenho por ter cortado isto a muito tempo. Ou é relê, um dos 3 que estão na frente da bateria do lado esquerdo ou é o cebolão, lembrando que ali temos dois com 4 terminais e o do meio com 5 terminais, se inverter um já pode dar este problema.

Bem, se tiver gambiarra na resistencia, ai sim poderá ser ela, nunca se sabe o que fazem nestes fios e pior ainda os donos aceitarem fazer.
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por Forlim » 24 Mar 2017, 19:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje O problema ai é relê, esta rsistencia estão no Vectra B como enfeite, elas nem ligada nas vntoinhas são. Ou seja entra em um lado mas não sai do outro, é um peso a menos que não tenho por ter cortado isto a muito tempo. Ou é relê, um dos 3 que estão na frente da bateria do lado esquerdo ou é o cebolão, lembrando que ali temos dois com 4 terminais e o do meio com 5 terminais, se inverter um já pode dar este problema.

Bem, se tiver gambiarra na resistencia, ai sim poderá ser ela, nunca se sabe o que fazem nestes fios e pior ainda os donos aceitarem fazer.

desculpe mas onde fica esse cebolão Almeidão?
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