O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BHomocinética

66 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 14 Mar 2024, 13:43

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje O vectra tem suspensao independente na traseira, e nas BMW antigas existe o famoso problema de RTAB, vou explicar melhor com as imagens abaixo

Imagem
Imagem

O braço de suspensao (lower control arm) faz alinhamento de camber, é onde vai alguma dessas buchas menores

Essa bucha maior que vai dentro daquele "copo" (rear trailing arm) faz o alinhamento do "toe", a minha olhei e estao as 2 rachadas
Imagem


é comum esse problema nas bmw pois a bucha rasga e sai de posicao, eles ate vendem uns centralizadores de plastico pra corrigir isso
Imagem


o vectra por ser traçao dianteira nao deve sofrer tanto desgaste, mas é uma bucha importante pra verificar, o problema e trocar as danadas ja q devem estar grudalas ali q é uma blza hahah


Trocar??? eu até pensei igual ao você até resolver trocar, tirar elas é super fácil ali no carro mesmo, eu que fiquei sem ajuda tive que bater um pouco mais com uma chave de fendas grande e a parte de aluminio corta fácil, bati mais que o normal porque não tinha um para segurar o braço, mas se tivesse, sairia com muita facilidade. Bem, colocar outra ali é outra história, é preciso uma ferramenta especial e eu fiz esta ferramenta tanto para tirar como para colocar, e o próprio braço tem uma marca para montar o alinhamento certo destas buchas, que sendo estes modelos fabricados aqui fica alinhado o centro e as ponas dos lados maiores na orizontal.

O video que fiz tirando ela e eu dando porrada dá a impressão que estou destruindo o carro, mas na verdade se tivesse um para segurar o braço ela sairia com 3 a 4 parteladas. Por outro lado depois troquei a do lado esquerdo porque a que eu comprei estragou na colocação e ali usei a ferramenta simples para tirar a qual acho que nem usaria mais porque batendo nela sai mais fácil e assim fiz os dois videos. Alias tenho videos trocando todas as buchas de trás e suspenção traseira, só nçao troquei do agregado dianteiro ainda e estou sem vontade de trocar kakkaka
DÁ PRA VER NO BRAÇO QUE TEM UMA MARCAÇÃO PARA ALINHAR A BUCHA.

TIRANDO COM MARTELO
https://www.youtube.com/watch?v=7oJJ8T36WVI

TIRANDO COM A FERRAMENTA:
https://www.youtube.com/watch?v=eMvsoKBtomI

USAR GRAXA OU VASILINA PARA COLOCAR, DETERGENTE É FURADA.

DETALHE: Esta bucha nacional não é envolvida toda com borraça, a parte de cima e em baixo é oca, ali tem somente uma
membrana.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 14 Mar 2024, 13:49

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje o vectra por ser traçao dianteira nao deve sofrer tanto desgaste, mas é uma bucha importante pra verificar, o problema e trocar as danadas ja q devem estar grudalas ali q é uma blza

falo por mim sempre que troco o arrumo alguma coisa na suspenção realizo um check up da geometria em geral , coloco ele na rampa e com a geometria 3d confiro tudo , meu carro nunca foi trocadas essas buchas então tem algo de 25 anos e cuando troque os pivo da frenta ja faz 2 anos foi corregido em meio grau a geometria traseira , depois disso foi conferido mais duas vez por outros motivos e a geometria traseira não foi alterada continua igual , so que meu carro roda em estrada e rua de asfalto ele nunca roda em ruas de terra ou de pedra ruim .
50% da kilometragem que fiz nele foi estrada e no dia a dia 50\50 cidade \ br
por isso acho que no vectra não incomodam muito , as buchas rachadas por fora não quer decir que ela esta estourada , ela esta estourada cuando solta o miolo dela da capa .
a maioria das buchas do vectra são de torçao e seguem a mesma regra .
as buchas da bmw são diferentes pode ver na foto , as rodas na aceleração elas puxam sempre para atras e o braço puxa pra fora pode ver que as buchas do vectra elas tem a borda de borracha do lado de fora para evitar que elas mexam por isso duram mais do que as da bmw é como um encosto de borracha .
mais o que vc fala esta certo por isso a manutenção preventiva é muito importante .


Estoura sim Chirola, as minhas estavam as duas estouradas, veja ai a resposta que passei para o topico anterior, as minha estavam rachadas por fora, estava pior que esta foto ai e ao passar em cabeças de ponte parecia que não tinha amortecedor e a pancada era forte, ao mexer nas minhas, as duas estavam estouradas eu tirei o meio e mostro claro que estava ha tempo arrebentadas. No final do video 01, no minuto 17:00 eu mostro o miolo dela, dois lados que é oco tem borracha e os dois lados fixos estourados

DETALHE: Esta bucha nacional não é envolvida toda com borraça, a parte de cima e em baixo é oca, ali tem somente uma
membrana.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 15 Mar 2024, 09:05

Chirola, o exemplo da bmw e só pra ilustrar, sim o design das buchas é diferente e tbm como mencionei o vectra por ser tração dianteira não sofre o mesmo desgaste neste ponto ainda mais se rodar so no liso em rodovia, mas sao buchas importantes verificar fazem uma diferenca se estiverem ferradas

o vectra b tem uma boa construcao pelo projeto da opel alemao, e la fora usava motores v6 alem dos 4cil, o chassis pra suportar essa cavalaria e da pra ver a diferença... o vectra c nacional com eixo rigido... so no brasil sil sil



Boa Almeidao, ja disse antes teus videos valem ouro heheh

nao tinha vistos estes apenas o das buchas menores, entao vc ja passou por essa saga sabe como é essa "bucha" ai hahah... perfeito marcacao ali di copo e posicao da bucha pra nao ficar muito fora ate levar pra alinhar

vou ter q arumar uma ferramenta assim tbm... na verdade queria fazer tudo de uma vez... o problema e ter tempo e dinheiro kkkk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 15 Mar 2024, 12:33

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Chirola, o exemplo da bmw e só pra ilustrar, sim o design das buchas é diferente e tbm como mencionei o vectra por ser tração dianteira não sofre o mesmo desgaste neste ponto ainda mais se rodar so no liso em rodovia, mas sao buchas importantes verificar fazem uma diferenca se estiverem ferradas

o vectra b tem uma boa construcao pelo projeto da opel alemao, e la fora usava motores v6 alem dos 4cil, o chassis pra suportar essa cavalaria e da pra ver a diferença... o vectra c nacional com eixo rigido... so no brasil sil sil



Boa Almeidao, ja disse antes teus videos valem ouro heheh

nao tinha vistos estes apenas o das buchas menores, entao vc ja passou por essa saga sabe como é essa "bucha" ai hahah... perfeito marcacao ali di copo e posicao da bucha pra nao ficar muito fora ate levar pra alinhar

vou ter q arumar uma ferramenta assim tbm... na verdade queria fazer tudo de uma vez... o problema e ter tempo e dinheiro kkkk


Tudo de uma vez é complicado porque não só o tempo que gasta mas a posição ruim de trabalhar, e olha que eu usei uma rampa, mas acho que dá sem problemas trocar estas duas e as outras outro dia isto porque estas não serão mexidas mais, enquanto as outras para trocar uma tem que afrouxar o lado oposto para não estragar. Sim, troquei aquele quadro inteiro e joguei o meu fora, mas estas 4 deste quadro não irão estragar acho que nunca, pode até ressecar a borracha mas as minhas estavam boas.
Todas elas eu fiz ferramentas e passei as medidas para quem quiser fazer e qualquer torneiro olhando as medidas farão com maetria, e esta para tirar estas 2 buchas eu fiz para testes usando um tubo de ferro, mas não a usarei mais, prefiro tirar no martelo que sai muito fácil e nem precisa tirar o miolo dela como eu tirei.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Homocinética

por jm_vectrab » 25 Mar 2024, 16:59

Atualizando aqui sobre o ajuste do diferencial

No fim acabei removendo a tampa do carter mesmo, como tinha uma sobra do oleo 75w85 comprei mais 1l e resolvi trocar do zero, oleo 100% novo

o ajuste pensei que dava pra ver pelo eixo movimentanto (cima-baixo) igual mostra o video mas por ali da pra se enganar... isso pq a folga pode estar nas planetarias e o meu tinha um pouco

nao contei as voltas mas fiz o padrao, apertei o maximo q deu e voltei 3 dentes, aqui a foto de onde estava (seta) e de quantos voltei pra terem uma ideia

esse ajuste ficou perfeito pra uma folga minima ali na coroa do diferencial lateralmente, é bem pouco mesmo a folga so da pra sentir com a mao e se apertar um pouco mais (tipo 1 dente a mais) essa folga ja some

recomendo mesmo remover o carter pra ter certeza

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Homocinética

por Almeidão » 26 Mar 2024, 07:51

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Atualizando aqui sobre o ajuste do diferencial

No fim acabei removendo a tampa do carter mesmo, como tinha uma sobra do oleo 75w85 comprei mais 1l e resolvi trocar do zero, oleo 100% novo

o ajuste pensei que dava pra ver pelo eixo movimentanto (cima-baixo) igual mostra o video mas por ali da pra se enganar... isso pq a folga pode estar nas planetarias e o meu tinha um pouco

nao contei as voltas mas fiz o padrao, apertei o maximo q deu e voltei 3 dentes, aqui a foto de onde estava (seta) e de quantos voltei pra terem uma ideia

esse ajuste ficou perfeito pra uma folga minima ali na coroa do diferencial lateralmente, é bem pouco mesmo a folga so da pra sentir com a mao e se apertar um pouco mais (tipo 1 dente a mais) essa folga ja some

recomendo mesmo remover o carter pra ter certeza

Imagem


É mais ou menos o que eu sugeri que fica 5 dentes folgados por segurança e com uma marge boa e fora de risco, eu tinha deixado 3 dentes e depois 5 etc. Acho que vou voltar para 4 e o motivo deixarei lá embaixo sendo que no video que eu fiz eu comentei pra deixar 5 e também não seria uma má ideia principalmente que uns usam ali qualquer óleo e não o original que é bem mais fino fino e muito mais caro.
o Certo que contar as voltas só vai dar errado pelo motivo de que não sabemos se já foi mexido e digamos que alguem errou e com certeza com uma volta menos ele não dará tranco, mas estaria em posição de estragar pinhão e coroa, por outro lado se tiver apertado demais pode estragar os rolamentos e esta contage poderá fazer um carro entrar em uma oficina com um problema e sair com o mesmo problema que entrou. Olhar este orifício e ajustar também não é uma boa ideia, afinal o ajuste é nos rolamentos e não no diferencial que é um trabalho totalmente diferente.
Sim, abrir embaixo e ajustar é a melhor opção, não somente pelo ajuste, mas para tirar o óleo e as fagulhas que tem misturadas nele e assim voltar com óleo novo ou filtrado e livre de impuresa física e a segunda opção concordo contigo e apertar até o final e voltar 4 dentes ded acordo com a foto sua.

Quatro dentes por considerar a mira no furo do parafuso afinal a chapinha é móvel, neste caso o seu ai estaria voltado 3,5 dentes.

Muito obrigado pelas informações e assim confirmando o que eu poderia ter de dúvida sobre este trabalho que fiz sem tirar a tampa.
Imagem

66 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 441 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 08:09