O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BOpinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE / alumínio - Vectra B

279 mensagens
djmts
GL Member
GL Member
Mensagens: 94
Registrado em: 27 Ago 2014, 19:27
Nome Completo: Matheus Tusikas Schutz
Cidade: Iracemápolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por djmts » 11 Abr 2015, 01:12

Como estou re-fazendo o motor do meu Vectroso (sim, o filho da mãe do mexânico) da garantia onde compramos o carro, ferrou com meu cabeçote e com isso terei de fazer a retífica do meu motor parcial (pois meu mecânico de confiança) falou que está começando a soprar...

Como irei comprar um cabeçote já retificado e infelizmente preenchido (não achei nenhum que não fosse preenchido já retificado), é recomendável trocar a tampa também?.

Achei um cabeçote já retificado e completo por R$ 1550,00. O preço está bom?.
A retífica me cobrou 8K para retificar o motor parcial + cabeçote. (Me assustei e pensei em abandonar o meu Vectroso... maaaas com mta procura achei a solução...)

Consegui achar um motor parcial NOVO, 0KM na caixa lacrada ORIGINAL GM por R$ 3740,00 + os R$ 1550,00 do cabeçote retificado (não achei novo), aliás, até achei um novo 0km na Nova Chevrolet, mas de acordo com o cepChev aqui, é o do 8V: https://loja.chevroletnova.com.br/Produ ... _Cabecote_[Sem_Valvulas_e_Tuchos]_(Para_Coletor_Aluminio)_[2.0_Gas/FleX]_&_[2.4_Gasolina] (o meu é 16V) .
Como no site da nova diz que serve também para o 2.4, creio eu que seja 16V tb, né? (ou existe algum Vectra 2.4 8V?).

Será que esse cabeçote aí da Nova servirá no meu 16V?. Se sim, o preço está muito bom, né?. (Sim, eu sei que ele não é completo... mas aí eu usaria as válvulas e tuchos do meu atual cabeçote)...

Já que estou com a bomba na mão, quero fazer tudo conforme o carro precise!. Ou seja, praticamente nada paralelo, só coisas originais...

Então como estou vendo o motor parcial e o cabeçote, o certo era trocar a também, né?.

Alguém aqui conseguiu comprar ela ORIGINAL nessa casa dos 890-1000 Reais esse mês?. Onde compraram?.
Na NovaChevrolet tem, mas está R$ 1254,23... https://loja.chevroletnova.com.br/Produ ... _Valvulas_[2.0/2.2/2.4]_16V_[Com_a_Junta] meio facada né?.

Tenho 9K no total para "ressucitar" meu Vectroso CD 97 16V 2.0 automático e com teto solar...

Aceito comentários da galera aqui com a ajuda para possível compras de peças!!!.
Obrigado!!!.

Avatar do usuário
rcostacaldeira
Member
Member
Mensagens: 41
Registrado em: 25 Mar 2014, 16:21
Nome Completo: Rafael Costa
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por rcostacaldeira » 14 Abr 2015, 11:03

Já troquei 2 tampas... ambas AJE por FALTA de peças originais aqui no RJ, na época...
Sabe o que descobri de muito interessante? Meu carro vazou MUITO oleo pela junta quando um mecânico fez a troca do oleo + filtro e meteu quase 5L de oleo pra dentro...
Sabe como quase estancou o vazamento? Só ando com a vareta exatamente no MEIO. Baixa um pouquinho em completo 100 a 200ml... Parou de pingar oleo no chão da garagem...
Acredito sim que a compressão é alta e paças paralelas não foram copiadas para aguentar essa taca.. e acredito sim que se tratar o carro como um hipertenso, diminuindo um pouco o volume, vazamentos param, no caso de se usar peças não genuínas...

Mas para isso acontecer, a checagem do nível de óleo é quase que de dois em dois dias
Por favor, me corrijam se eu estiver errado!

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por Alcir Andreoni » 14 Abr 2015, 11:06

Com peças genuínas ou não, não se deve colocar óleo acima da capacidade! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por Thiago Menezes » 14 Abr 2015, 12:17

Alcir Andreoni escreveu:Com peças genuínas ou não, não se deve colocar óleo acima da capacidade! :88:


x2!
Não tem jeito, essa tampa tem que ser genuína!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

paulomiranda2
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 14 Ago 2014, 22:44
Nome Completo: PAULO MIRANDA TEIXEIRA JUNIOR
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por paulomiranda2 » 21 Abr 2015, 17:04

Senhores, eu tenho um astra gsi , fiz o meu motor , pois estava vazando oleo demais e vi que era um desgaste na parte de cima do cilindro.

Fiz tudo certinho e resolvi colocar a tal tampa de aluminio , nao adiantou , vazou foi mais , pois ele ja veio empenada.
Ate retifiquei aquela parte aonde os aneis oring , e rebaixei 1 mm , porem ela nao da aperto na parte do mancal do comando , ela nao encosta ali . E a tampa de oleo tambem nao veda .

Voltei a tampa de plastico original e colei bem direitinho , como o motor nao ta passando pressao pra baixo mais entao nao vazou.

toechsler
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jan 2015, 20:30
Nome Completo: Thiago Simão Oechsler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por toechsler » 21 Abr 2015, 18:21

Pessoal, boa noite.

Estou com problemas quanto ao vazamento de oleo na TBI, já desmontei a valvula PCV que fica ali abaixo da TBI, que possui o conector 2 vias, onde passa agúa por ele e conecta em uma tomada de água no lado esquerdo ( correia dentada) e vai até a valvula de pré aquecimento da TBI.

Enfim estava tudo entupido, resolvi o entupimento do conector de 2 vias, porém o conector(valvula PCV) que é rosqueado no coletor está totalmente entupido.

Estou com problemas para encontrar esta válvula tanto original como paralela, nas lojas aqui de Blumenau Santa Catarina, os vendedores desconhecem e na autorizada ainda não procurei.

Alguém sabe onde posso encontrar esta válvula? Se ele tem outro nome ou uma similar?

Valeu!

Avatar do usuário
Walber Rocha
GL Member
GL Member
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Nov 2013, 11:13
Nome Completo: Walber Rocha Ferreira Borges
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Walber Rocha » 15 Jun 2015, 11:09

Galera, minha tampa original não tem nenhum ponto de empeno e tá 100%. Semana passada vi um Vectra 2.0 16v de um cliente na oficina do meu tio e o cara tava com a tampa original e falou que o problema não é tampa e nem empeno e sim a junta original. Essas marcas Sabó, Taranto, Ajusa... são dinheiro jogado fora. A junta original GM é mais espessa que essas vagabundinhas e entra na fenda da tampa de válvulas justinha não precisando passar cola. Apertou os parafusos na ordem certa e com o torque certo fica zerado!!!
O único problema é que esse cara fez o serviço há uns 3 anos e hoje em dia essa junta é mais difícil de achar que nota de 1 real. Queria saber se algum amigo no fórum tem uma junta original pra vender.
Um homem sem sonho é como um carro sem motor, só anda se empurrado!

ImagemImagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 13:01

A tampa empena sim amigo, ali a temperatura é muito grande e com tempo pode levar a tampa a empenar! O que tem que fazer em caso de vazamento é já comprar a junta original e já verificar a tampa em um lugar plano para não jogar dinheiro fora, porque depois de montada não tem como aproveitar.

Já tivemos membros aqui que usaram a junta original mais não verificaram o estado da tampa e elas estavam empenadas.

Não tenho dificuldades em achar essa tampa aqui no interior do Rio, inclusive a que eu troquei no meu ex-elite em casa foi comprada em auto peças (genuína GM). Na CSS tem com certeza.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Walber Rocha
GL Member
GL Member
Mensagens: 113
Registrado em: 22 Nov 2013, 11:13
Nome Completo: Walber Rocha Ferreira Borges
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por Walber Rocha » 15 Jun 2015, 13:10

Então Thiago, a tampa aqui em BSB tem mas é cerca de 1.300 Dilmas na autorizada e pasme: vem com a junta Sabó e não original GM. :23:
Um homem sem sonho é como um carro sem motor, só anda se empurrado!

ImagemImagem
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por Thiago Menezes » 15 Jun 2015, 13:36

Então tem alguma coisa errada aí :47:

Se a tampa é original na CSS tem que vim com a junta original genuína!
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Samuel2301Miguel
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2015, 23:59
Nome Completo: Samuel Fernandes Miguel
Cidade: Araxa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Samuel2301Miguel » 29 Jun 2015, 20:56

Boa noite Pessoal!
Estive literalmente analisando os tópicos destes fóruns.
Comprei meu primeiro Vectra CD 2.2 16v 2001 a alguns dias.
Sai de um voyage 1.6 TREND ano 2011. Tive vários outros carros.
Porém, o Vectra vem de um sonho muito antigo. Meu pai teve um CD tambem ano 98. Pra mim, não existia carro mais confortável, inteligente, potente e que atendesse bem.
No entanto, nunca tive a oportunidade de encontrar um exemplar que fosse do meu agrado.
Afinal, INFELIZMENTE estamos cheios de BOMBAS AMBULANTES perambulando por ai! Detesto ter que dizer isto, mas fico com coração partido quando vejo belos exemplares nas mãos de pessoas sem a mínima condição de manter estas belíssimas máquinas.
Pois bem, assim como dizem: Quem vê cara não vê coração. Pois só agora, estou podendo conhecer mais de perto detalhes importantes sobre a motorização destes belos carros.
Notei que o meu, está com vazamento na tampa de Válvulas onde está escorrendo óleo para a parte lateral ( oposta a das polias ) , pouco para parte dianteira e traseira. Estando o motor recém lavado ao comprar, não notei de imediato.
Pois bem, pedi a junta ORIGINAL no ponto Chevrolet aqui da minha cidade, vai chegar amanhã por volta das nove da manhã.
Foi muito importante saber deve-se aguardar o motor esfriar para então, efetuar a retirada da tampa de válvulas evitando trincas na mesma.

Enfim, no mais o carro me parece estar muito bom! Meu mecanico avaliou e em linhas gerais o motor não apresenta quaisquer anormalidades fora a junta!
Fico meio com pé atras por se tratar de um motor com 238.000KM onde o mesmo, sofreu retifica com 114.000 ( vide historico de manutenções), porem acredito estar td correto.
Uma pequena duvida, consigo fazer uma revisão geral em uma concessionária autorizada Chevrolet para que eu possa então ter mais detalhes sobre a saude do motor e componentes eletronicos?
No mais isto pessoal! Amanha farei a troca da junta e posto aqui os demais detalhes!

Abraço companheiros amantes destas verdadeiras obras de arte! ! ! :)

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Arquiteto » 29 Jun 2015, 22:51

blz samuel ...

acho temerário ir atras de css para verificar a saúde da sua maquina

pois infelizmente nossos vectras não despertam mais interesses das redes autorizadas

pra vc ter um ideia nem a linha C NE , não aparece mais nos sites nos planos de revisão


estando tudo funcionando dentro da normalidade não ha razão para se preocupar

se ainda assim quiser um diagnostico dos sistemas eletrônicos do vectra

procure por um oficina que tenha scanner com mais recursos e faça a leitura

e teste dos principais sistemas ... ABS, air bag , injeção , cruise control etc ...

ate com um scanner básico opcom vc acessa estas informações ...

muito útil pra nos proprietários de vectras

:88:

Samuel2301Miguel
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Jun 2015, 23:59
Nome Completo: Samuel Fernandes Miguel
Cidade: Araxa
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Samuel2301Miguel » 30 Jun 2015, 13:16

Obrigado Arquiteto pelas dicas! Vou proceder desta forma!
Sempre atento ao sinais do veículo e vou procurar um bom mecânico com Scanner para uma avaliação mais criteriosa dos componentes eletrônicos.
Efetuei hj também a troca da junta da TAMPA de Válvulas. Original GM! Aqui na minha cidade, onde td costuma ser mais caro saiu por R$ 212,00. Efetuei a limpeza do bloco do motor onde havia pouco escorrido! Limpeza por completo da tampa de válvulas e alojamento das velas. Agora vou acompanhar! Até o momento 100% selada a tampa!

Abraço arquiteto e companheiros ! ! !

Avatar do usuário
marcelo.cesar
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Ago 2015, 14:06
Nome Completo: Marcelo Augusto Cesar
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por marcelo.cesar » 11 Ago 2015, 14:11

Estou com esse problema em meu carro, vaza muito oleo, já troquei varias juntas, e recentemente comprei a da AJE, e acabei descobrindo que o problema não é a tampa e sim a pressão interna, está cospindo oleo para a TBI.

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Mantenedor » 11 Ago 2015, 14:37

Será que o respiro do motor está obstruído ? Alguém explica melhor ...

Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

VAGNER SOUZA PAULA
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Out 2015, 08:13
Nome Completo: vagner de souza paula
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por VAGNER SOUZA PAULA » 07 Out 2015, 08:26

Fala galera bom dia, eu comprei um vectra 2.2 16 v automatico ha 2 semanas, ele ta vazando oleo na tampa de valvula, levei no mecanico e ele disse que esse é problema do carro(da montadora) e que eu terei que trocar nao só a junta como tambem a tampa por uma de aluminio
Essa informaçao esta correta, alguem pode me ajudar

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Feliz Aniversário

Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE - Vectra B

por rgapski » 07 Out 2015, 08:41

Nao procede.
O inves de trocar peça, troque de mecânico.

A primeira coisa a ser vista eh se a tampa é original. Se for, verifique se esta empenada.

Se a tampa for.original e nao estiver empenada, troque a junta por uma original e aplique cola somente nos locais indicados e aperte com auxilio de um torquimetro nos valores definidos pela fábrica.

Na sessão how-to tem um manual sobre como deve ser feito.
O meu vectra era 16v e nunca vazou oleo pela tampa.
Não é problema do carro, seu mecânico nao entende do assunto.
E a propósito, essa tampa de aluminio é feia que dói e tem cara de gambiarra das bravas. E além de feia, não veda bem.

Abs.

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por Thiago Menezes » 07 Out 2015, 08:43

VAGNER SOUZA PAULA escreveu:Fala galera bom dia, eu comprei um vectra 2.2 16 v automatico ha 2 semanas, ele ta vazando oleo na tampa de valvula, levei no mecanico e ele disse que esse é problema do carro(da montadora) e que eu terei que trocar nao só a junta como tambem a tampa por uma de aluminio
Essa informaçao esta correta, alguem pode me ajudar


Vagner,

Na verdade o que tem que fazer é verificar primeiro se a tampa está empenada, caso esteja você vai precisar de outra tampa Original e não a de alumínio e que inclusive já foi ''reprovada'' pelo pessoal que a utilizou.

Agora se a tampa não estiver empenada é só fazer a troca da junta da tampa do comando, ressaltando aqui que ela deve ser original também.

Segue abaixo o tópico com o tutorial para troca:

viewtopic.php?f=49&t=3793
Editado pela última vez por Thiago Menezes em 07 Out 2015, 10:48, em um total de 1 vez.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
EMERSON BARRETO
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 434
Registrado em: 25 Mai 2015, 09:06
Nome Completo: Emerson Barreto da Mota
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por EMERSON BARRETO » 07 Out 2015, 10:36

Boa Thiago!!!!!
:88:
ImagemImagem
_______________________________________________________________________________

Emerson - Vectra CD 2.0 16V 1997 Mec. Completo
Minha garagem - viewtopic.php?f=70&t=10926

dudusaraiva
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 19 Set 2015, 12:27
Nome Completo: Eduardo Saraiva da Silva
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Opinião - Tampa de válvulas motor 16V marca AJE

por dudusaraiva » 25 Out 2015, 11:31

Boa tarde pessoal, qual tampa de valvula paralela, voces indicam para usar, estou mechendo em umas coisas no meu vectra e nao vou conseguir comprar uma original, sera que aquela AJE seria boa.

279 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 174 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 07:19