por rgapski »
10 Abr 2015, 15:13
Tampa original empenar, só se for mal instalada.
A minha era original e durou mais de 13 anos, sem um vazamento ou empeno e olha que ela foi retirada umas 4~5 vezes nesse período.
A do VCD do meu cunhado tbm é original, tem mais de 10 anos e não tem vazamento.
Conheço mais pelo menos umas 10 pessoas que tem (ou tiveram) vectra e outros também carros da GM que nunca se depararam com vazamento.
O que não pode é comprar tudo original e levar num mecânico porcaria que vai instalar do jeito que ele acha que ta certo...
Essa é uma peça critica no que tange à sequencia de aperto e principalmente torque aplicado.
Eu tava aqui lembrando de coisas engraçadas que já ouvi sobre vazamento no motor do vectra.
Sempre que eu levava meu carro pra fazer alguma coisa, alguém entrava nesse assunto, e acabei lembrando de umas bem engraçadas.:
Concessionária chevrolet quando mandei trocar óleo:
- "Ahh seu dotô, esse carro vaza óleo com gosto. É normal e todos vaza. O seu ta assim pq vc lavou o motor, né?"
(Ai... Ai... Ai... Nem respondi.)
Mecânico "renomado" quando mandei trocar uma coifa do braço de direção que havia partido:
- "Vectra vaza óleo, viu?!. Esse motor tem muita compressão. Como o seu não vaza, é bom abrir o motor urgente pq deve estar precisando de retifica".
(Ahã. Senta lá Claudia... Retífica seu c#!)
Mecânico de oficina bosch quando mandei trocar a capa da correia dentada que havia empenado:
- "Aposto que você ta usando óleo 25w60! Esse motor tem muita folga interna. Só assim pra não vazar, ne?"
(Respondi que tava usando óleo de cozinha.)
O mecânico onde "levo" meus carros também tinha esse pensamento...
Esse cara é gente boa e eu costumo alugar ferramentas dele quando não as possuo.
As vezes deixo o carro lá pra fazer algo que não tenho tempo de mexer. O cara tem boa vontade, mas é ignorante como quase todos os mecânicos.
Olha o papo dele quando cheguei com a tampa e junta nova pra montar:
- "Xiii... Vai montar com tudo novo e vai vazar de novo! Todo vectra vaza. Devolve lá e compra uma paralela que é mais barato."
(disse quando eu cheguei na oficina).
- "Não ta vazando agora... Mas daqui a pouco vai vazar. Não adianta ficar com frescura de colinha só aqui, aperta assim, aperta assado."
(quando estava indo embora).
- "Você deu sorte, porque todo vectra vaza..."
- "O teu é o único que vi que não vaza óleo. Deve ser óleo baixo ou você ta usando oleo mais grosso e não quer contar".
(5 meses depois pra pedir pra ele trocar o filtro de combustível).
- "Dá pra dar uma palavrinha rápida? Tenho um cliente com um vectra cheio de problemas que não consigo eliminar".
Isso sempre acontece quando tem um vectra lá e ele não da conta.
Pessoal, não tem muita saída pra "inovar" no que tange a manutenção do carro.
Respeitar os padrões da fábrica e manter a qualidade do material do projeto é o que faz o carro viver bem e por muito tempo sem incomodação.
Por mais tentador que seja usar uma peça mais barata e com material diverso do projeto, pense umas 10x antes se vale a pena uma dor de cabeça futura.
Abs.