O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BAceleração aumenta muito ao ligar

73 mensagens
Ricardo Fischer
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Dez 2016, 17:07
Nome Completo: Ricardo Fischer
Cidade: pomerode
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Ricardo Fischer » 07 Dez 2016, 18:59

Tenho Vectra 2.2 8 válvulas? Na partida quente ou fria toda hora aumenta pra 2000 giros ,nao gosto disse to usando óleo 20w50, Mobil ando com o carro a cada 4 dias quando ligo frio bate tucho depois logo para ... posso usar um 15w40? Motor ta Luizinho so problema quando ligo? Q posso fazer? Óleo? Ajuda a ñ bater os tucho na ligada.

Avatar do usuário
iGuiz-
GL Member
GL Member
Mensagens: 82
Registrado em: 03 Set 2015, 10:56
Nome Completo: Guilherme de Souza Santos
Cidade: Maringá
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Aceleração aumenta muito ao ligar

por iGuiz- » 09 Dez 2016, 00:24

Sim, na teoria um óleo mais fino recarrega mais rápido os tuchos, gosto muito do 15w40, estou usando um 10w40( Não recomendo pelo manual), mais sinto o carro mais solto e mais econômico, só vê se não vai consumir óleo, aí tem que voltar pro 20w50 ou fazer o motor, e 2000 giros ao ligar e normal nos vectra b

Enviado de meu C2004 usando Tapatalk
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 09 Dez 2016, 07:42, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção da citação

IgorJB
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Set 2017, 23:20
Nome Completo: Igor Baldin
Cidade: Aguai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por IgorJB » 10 Nov 2017, 08:00

Pessoal estou com o mesmo problema , eu tenho um Vectra 2.2 16v e mesmo com o motor quente quando dou partida ele acelera muito, chega a 2000 ou ate um pouquinho mais e volta. E também algumas vezes quando acelero sinto um vazio e depois ele retoma o carro fica fraco, não sei o que pode ser. Pois eu ja troquei o sensor de borboleta, regulador de pressão e nada... Alguém tem ideia do que possa ser ou teve problema parecido e resolveu.

Obrigado a todos abraços

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Tiagomos1 » 10 Nov 2017, 09:11

Sobre ele acelerar até 2mil rpm. É normal do vectra b. Agora esse vazio na aceleração pode ser muita coisa. Mas vamos pelo mais simples.

Primeiro teste é o do regulador de pressão de combustível. O diafragma que tem dentro dele, com o tempo estraga.
Para testar vc precisa tirar a mangueira de vácuo que chega nele e com uma seringa fazer o teste. Puxa o êmbolo da seringa, se n tiver pressão e assim q vc solta o êmbolo n volta...tá ruim. Se sair gasolina por ali...tá ruim msm.

Depois ttrocar o filtro de combustível e checar a bomba de combustível. Pode estar ruim. Tem tb o canister q costuma estragar e atrapalhar no desempenho

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

IgorJB
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 04 Set 2017, 23:20
Nome Completo: Igor Baldin
Cidade: Aguai
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por IgorJB » 10 Nov 2017, 13:54

Ola amigo, então eu já fiz a troca do regulador de pressão, filtro de combustível , e sensor da posição da borboleta e nada.....

Vou checar a bomba de combustível também, o que seria o canister ?

Obrigado

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Tiagomos1 » 10 Nov 2017, 14:29

Seria essa válvula do vídeo. No vectra fica na região próxima ao alternador ou no filtro (depende se foi colocado de volta no ligar ou deixaram solta perto do alternador).
Serve para liberar os gases do tanque para o motor. No vídeo explica o funcionamento dela.

https://youtu.be/-W8jQ9BPylw

No caso, ela faz o carro beber e funcionar afogando em alguns casos. Por isso q citei ela. O seu carro pode estar fraco por isso tb

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Almeidão » 10 Nov 2017, 14:33

O canister não sei, mas o catalizador sim caso ele tiver quebrado e se movendo dentro da descarga, neste caso taparia a saída dos gases e o carro ficaria sem ação.
Verifica filtro e bomba, aliás filtro deve ser trocado a cada 10 mil km e com muito cuidado para não colocar invertido.
Bomba, não somente ela, mas o alojamento onde ela fica, verificar se não tem acumulo de sujeira no pré filtro, verificar as mangueiras e conexões da bomba se não tem entrada de ar. Se tiver mais de 60 mil rodado e nunca trocou a bomba, troque de uma vez, se não sanar o problema, pelo menos você não arruma outro.

Bem, pode ser outro problema, mas infelizmente precisamos começar na alimentação onde a falha é mais grave. Já vi casos de Sensor de rotação estragando e ter este sintoma também, aliás uma boa limpeza na TBI ajuda muito com a lenta. Sensor de temperatura da água e sonda lambda também faz isto de alterar na aceleração
Imagem

Lucas castro Costa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Nov 2016, 13:40
Nome Completo: Lucas castro
Cidade: Montividi goias
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1998

MEU VECTRA ACELERA MUITO AO DA PARTIDA

por Lucas castro Costa » 19 Nov 2017, 14:15

OLA GALERA... SOU NOVO AQUI, MAIS JA A MUITO TEMPO QUE FIZ A CONTA, SO NAO ME MANIFESTEI, TENHO UM VECTRA CD 2001 2.2 16V E ELE SOBE MUITO A ACELERAÇÃO AO DAR PARTIDA, CERCA DE 3000 GIROS E DEPOIS VOLTA AO NOMAL, OQ PODE SER ISSO?
OU ISSO E NORMAL

JoseEVieira
GL Member
GL Member
Mensagens: 122
Registrado em: 29 Out 2014, 19:52
Nome Completo: José Etelvino Vieira
Cidade: Dois vizinhos
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

MEU VECTRA ACELERA MUITO AO DA PARTIDA

por JoseEVieira » 02 Dez 2017, 12:33

VErifique as mangueiras de vacuo e as do respiro do motor, junto com a valvula egr, e o sensor de marcha lenta. Qualquer um desses problemas deixam o carro acelerado ao dar partida ou oscilando rotação.

Avatar do usuário
lucvon
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 26 Fev 2016, 11:22
Nome Completo: Luciano Muhlen
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006
Idade: 43

Aceleração aumenta muito ao ligar

por lucvon » 24 Mar 2019, 05:27

Tenho um vectra Elite 2.4 16v e sempre quando dou partida no motor frio o giro fica em cerca de 1300 rpm, fica nessa rotação por cerca de 1 minuto ou menos e volta a marha lenta de cerca de 850-900 rpm. Sempre achei estranho esse procedimento da GM, achava que talves precisava de uma reprogramação do modulo da injeção para atualizar essa "desnecessária" aleceração na minha opinião. Depois que li no forum que outros vectras tambem tem esse mesmo procedimento então acho que pode ser normal. Eu particularmente nao gosto disso e se pudesse modificaria isso, mas se a engenharia da GM chegou a essa conclusão quem sou eu. Fato também é que no meu caso ele só faz isso na fase fria, se eu der partida novamente depois de aquecido, o motor nao fica acelerado mas fica na marcha lenta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Almeidão » 25 Mar 2019, 07:38

Este sistema evita uma possível lubrificação mal feita com uma possível marcha lenta muito lenta em locais mais frio ou no inverno mais pesado. É normal sim desde que ele volte assim que esquenta e o sensor que faz esta ação acontecer é o sensor de temperatura da água da central e o mesmo cuida das ventoinhas e algo mais.
Imagem

Henriquequest
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Jun 2016, 15:25
Nome Completo: Luiz henrique Gonçalves
Cidade: Iacri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Aceleração aumenta muito ao ligar

por Henriquequest » 22 Nov 2019, 23:34

Não sei se é normal, mas é meio chato!! o meu faz a mesma coisa....

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3386
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Aceleração aumenta muito ao ligar

por chirola » 23 Nov 2019, 12:41

normal, iso nao vai perjudicar o motor na sua durabilidade nao fica preocupado, e mais no meu carro 16v ele acelera ate uns 1300\1400 depois ele fica a uns 1000 y a medida que o motor vai esquentando a lenta vai baixando ate seus 800 normais por um lado e bom no inverno que aqui e meio rigoroso com temperaturas de 5\8 graus ajuda o carro demora para esquentar e acredito que se nao fose ese sistema nem ficaria ligado e teria que ficar acelerando ate esquentar um pouco no brasil tropical nao faz tanta falta so que o vectra montado no brasil era vendido para outros paises aonde se faz nesesario abraço

73 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 159 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 07:00