O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBarulho ao mexer no volante - Vectra B

60 mensagens
Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Barulho ao mexer no volante - Vectra B

por AdrianoS » 24 Jul 2014, 02:37

Olá pessoal,

gostaría de consultar a todos os proprietários do Vectra B daqui do clube que passam ou já passaram pelo mesmo problema que eu.
Seguinte, tenho um Vectra 2000, estou com o carro há 10 anos, e percebi que em o tempo todo ao longo desse período ele sempre teve um barulho que não aumenta e também não diminui, ao mexer no volante, é como se fosse uma espécie de "toc toc", como se tivésse algo com folga, e ao longo desse mesmo tempo, já tentei resolver isso trocando várias peças da suspensão, direção, tais como axiais da direção de ambos os lados, terminais de direção, junção da coluna de direção, pivôs de ambos os lados, amortecedores, batentes, todas as buchas da suspensão, bieletas, buchas da barra estabilizadora, porém sem sucesso. A caixa de direção hidráulica não tem vazamentos, bomba de direção ok, nível do óleo hidráulico ok.
Já cansei de levar para efetuar manutenções buscando pela causa desse barulho, mas todas sem sucesso. Não sei se estou correndo algum risco no quesito segurança (já são dez anos com o veículo e nunca aconteceu nada), e o "toc toc" não é tão alto, mas mesmo assim incomoda, pois me deixa com a pulga atrás da orelha.

Alguém por aqui passa pela mesma situação?

Adriano.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho ao mexer no volante

por Last_Warrior » 24 Jul 2014, 05:14

Teria que investigar se é uma folga na própria articulação da coluna de direção ou se é na caixa de direção.

Risco de segurança em si não tem, se for uma folga muito pequena, se for folga na caixa de direção talvez tenha um pouco de dificuldade pra fazer o alinhamento tipo vc alinha certinho na máquina mas o carro sempre fica puxando.

Mas fora isso não oferece maiores riscos, a menos que a folga comece a aumentar muito.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por JoãodoValle » 24 Jul 2014, 11:40

Verifique o braço articulável (ali em cima dos pedais), o meu tinha uma folga ali, e fazia toc ao virar tanto em movimento quanto parado

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 24 Jul 2014, 21:35

Então Last_Warrior, por mais estranho que pareça, apesar do barulho, a direção não apresenta folga, alinhamento sempre consegui fazer de primeira sem ter que refazer por não ter ficado bom, quando estou na estrada não posso mover 1 milímetro na direção senão ele sai fora da trajetória, rs.
A última manutenção/tentativa, foi a troca da junção (junta elástica) no pé da coluna de direção eliminou uma muito pequena folga que eu nunca percebi, mas que havia segundo o mecânico, mas o "toc" continua ali, e o mecânico fala que é normal, mas uma coisa é a percepção do carro para quem só dirigiu apenas uma vez após uma manutenção e outra coisa é a percepção de quem o guia todos os dias por quase 10 anos, não é mesmo?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 24 Jul 2014, 21:44

JoãodoValle,

esse braço articulável seria a junta universal onde se encontram as cruzetas da coluna de direção? É que recentemente troquei a junção/junta elástica da coluna de direção que fica abaixo da junta universal, que segundo o último mecânico era o único local que apresentava folga na coluna de direção, mas o toc continua ali, e não consigo identificar de onde vem o barulho, se da coluna ou se da caixa de direção...e é algo que como aparentemente está na direção, então fico com um pé atrás com relação a segurança, sabe.
Não queria ter de abrir a caixa de direção, pois esta não apresenta nenhum vazamento e apesar do barulho não sinto nenhuma folga na direção, e não sei se você pensa assim, mas na minha opinião uma vez depois de aberta nunca mais fica bom como era quando original, não?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por JoãodoValle » 25 Jul 2014, 11:28

Entao, é esse nome complicadinho ai mesmo, aqui chamamos de braço articulável.

Cara entendo seu lado, segurança não se brinca, mas pelo que acompanho o forum ainda não vi uma resolução para esse problema a não ser o que citaram ou que vc ja fez, o que me leva a crer que o que tenham ja feito para corrigir o problema não tenha cido bem feito ou não foi feito completamente.

Caixa de direção hidráulica quando possui folga é quase imperceptível questão de ruídos, é mesmo a folga em si, como vc ja disse que nao tem, e mesmo que fosse, caixa hidráulica tem ajuste, seria o caso de um simples ajuste para melhorar.

Por último que tbm ja ocorreu cmg verifique se há folga no volante da direcao, remova e recoloque, se possuir airbag siga as recomendações da galera de desativar o airbag e desligar o cabo da bateria procure folgas tanto lateral como altura (puxando e apertando a direcao)

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Barulho ao mexer no volante

por rgapski » 25 Jul 2014, 12:23

Adriano,

Já trocou o coxim da caixa de direção?
Quando esse coxim folga, a caixa dá umas batidinhas lá no pé do motorista, um TOC TOC ao virar rápido de um lado para o outro...

O código é 90495816 (lado direito/passageiro) e 90495815 (lado esquerdo/motorista).

Essa peça custa barato, mas sua durabilidade não é das maiores...
Quando peguei meu carro (06/2012) eu troquei, mas me parece que já estão com um pouco de folga, do lado de fora, ao virar a direção, ouço um toc toc bem baixinho, mas nada que faça ruido dentro do carro quando em movimento.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 25 Jul 2014, 13:20

Rgapski,

Então, conferi essas buchas/coxims, mas estão bem firmes, não apresentam folga, para de se cargo pedi para que alguém movesse rápido o volante de um lado para o outro enquanto conferia se a caixa apresentava algum movimento, porém está tudo bem firme. Rapaz, acho que terei que abrir a caixa de direção. :(

Valeu pela dica!

Abraço
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 25 Jul 2014, 13:28

JoaodoValle,

Então, acho que antes de mexer na caixa de direção, farei isso mesmo, vamos ver no que dá, rs. ;)

Abraço
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
jose isaias santos
Member
Member
Mensagens: 42
Registrado em: 25 Abr 2013, 22:33
Nome Completo: Jose isaias dos Santos
Cidade: varginha
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por jose isaias santos » 26 Jul 2014, 09:42

OlA bom dia!

Eu estou na captura deste problema, e acredito que seja o ROLAMENTO SUPERIOR DA COLUNA DE DIRECAO, é a ultima coisa a substituir, se nao é comprar outra coluna de direcao.

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 28 Jul 2014, 22:44

jose isaias santos

assim que conseguir efetuar a troca, poste para nós o resultado, por favor!

Abraço.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Bob_Isponja
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Jul 2014, 14:14
Nome Completo: Hélis Deangeles Humeno
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Barulho ao mexer no volante

por Bob_Isponja » 30 Jul 2014, 11:06

Tive um problema semelhante no meu, no início achei que era problema na suspensão, a suspensão foi verificada e então o mecânico falou que era problema na caixa de direção, levamos aqui em uma loja especializada em direção etc e só era um problema de um reparo que tinha que ser trocado e não haveria necessidade de trocar a caixa de direção.
O barulho acabou e ficou 100%.
Não sei se é o seu caso, mas fica a dica.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho ao mexer no volante

por Alcir Andreoni » 30 Jul 2014, 11:19

Eu tive um problema parecido com um Astra CD, porém era somente falta de lubrificação na junta universal.

Em 5 min. o mecânico resolveu.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 30 Jul 2014, 22:01

Bob_Isponja

sabe dizer se o reparo trocado foi a junção da coluna de direção ou se trata de algum reparo "dentro" da caixa de direção?
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
Bob_Isponja
GL Member
GL Member
Mensagens: 60
Registrado em: 14 Jul 2014, 14:14
Nome Completo: Hélis Deangeles Humeno
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Barulho ao mexer no volante

por Bob_Isponja » 31 Jul 2014, 06:41

AdrianoS escreveu:Bob_Isponja

sabe dizer se o reparo trocado foi a junção da coluna de direção ou se trata de algum reparo "dentro" da caixa de direção?

Meu parceiro, vou confirmar aqui e posto aqui para vc com mais detalhes.
Abraço

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Barulho ao mexer no volante

por Alcir Andreoni » 31 Jul 2014, 07:20

Enquanto o Bob_Isponja não responde, eu te digo que ele trocou o reparo interno da caixa. :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
MarlonSilva
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Ago 2014, 15:52
Nome Completo: Marlon Gilberto de Souza Silva
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Barulho ao mexer no volante

por MarlonSilva » 06 Ago 2014, 11:24

Galera, sou novo no grupo mas possuo o Vecão Millenium 00/00 e tinha o mesmo problema de folga na coluna de direção. (Aquela folguinha tipo " toc toc") durante muito tempo tentei achar uma solução mecânica para o problema e sem sucesso. Cada mecânico arranja uma solução mais mirabolante que a outra e o problema sempre persiste... haja dinheiro para pagar mão de obra de mecânico!!!!!! Porém consegui uma solução simples e que estou muio satisfeito. Primeiramente, identifiquei que a folga vem da barra que existe na coluna acima dos pedais. Uma espécie de eixo com duas cruzetas. Este eixo ele tem dois seguimentos que se encaixam (um dentro do outro). Este eixo, pelo que fiquei sabendo é um sistema de destruição, nos casos de colisão frontal que evita a projeção do eixo da coluna de direção ao motorista.
Voltando a solução, após identificar esta folga, usei cola Super Bonder para colar!!!! Isso mesmo Cola Super Bonder.
Limpei o encaixe dos dois eixos com estopa e sapequei cola super bonder, deixando umas 2 horas para garantir a secagem.

Resultado: acabou folga insuportável e barulhinho toc toc.
Espero que ajude a outros que tenham o mesmo problema.
Depois mando fotos para mostrar o bendito encaixe.

Grande abraço a todos

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Barulho ao mexer no volante

por JoãodoValle » 06 Ago 2014, 15:47

MarlonSilva escreveu:Galera, sou novo no grupo mas possuo o Vecão Millenium 00/00 e tinha o mesmo problema de folga na coluna de direção. (Aquela folguinha tipo " toc toc") durante muito tempo tentei achar uma solução mecânica para o problema e sem sucesso. Cada mecânico arranja uma solução mais mirabolante que a outra e o problema sempre persiste... haja dinheiro para pagar mão de obra de mecânico!!!!!! Porém consegui uma solução simples e que estou muio satisfeito. Primeiramente, identifiquei que a folga vem da barra que existe na coluna acima dos pedais. Uma espécie de eixo com duas cruzetas. Este eixo ele tem dois seguimentos que se encaixam (um dentro do outro). Este eixo, pelo que fiquei sabendo é um sistema de destruição, nos casos de colisão frontal que evita a projeção do eixo da coluna de direção ao motorista.
Voltando a solução, após identificar esta folga, usei cola Super Bonder para colar!!!! Isso mesmo Cola Super Bonder.
Limpei o encaixe dos dois eixos com estopa e sapequei cola super bonder, deixando umas 2 horas para garantir a secagem.

Resultado: acabou folga insuportável e barulhinho toc toc.
Espero que ajude a outros que tenham o mesmo problema.
Depois mando fotos para mostrar o bendito encaixe.

Grande abraço a todos

Tenho interesse nessas fotos e detalhes, o meu ainda persiste um pouco.

Abraço

Avatar do usuário
AdrianoS
GL Member
GL Member
Mensagens: 140
Registrado em: 20 Jul 2014, 00:28
Nome Completo: Adriano Sacamoto
Cidade: Engenheiro Beltrão
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Barulho ao mexer no volante

por AdrianoS » 07 Ago 2014, 01:55

JoãodoValle escreveu:
MarlonSilva escreveu:Galera, sou novo no grupo mas possuo o Vecão Millenium 00/00 e tinha o mesmo problema de folga na coluna de direção. (Aquela folguinha tipo " toc toc") durante muito tempo tentei achar uma solução mecânica para o problema e sem sucesso. Cada mecânico arranja uma solução mais mirabolante que a outra e o problema sempre persiste... haja dinheiro para pagar mão de obra de mecânico!!!!!! Porém consegui uma solução simples e que estou muio satisfeito. Primeiramente, identifiquei que a folga vem da barra que existe na coluna acima dos pedais. Uma espécie de eixo com duas cruzetas. Este eixo ele tem dois seguimentos que se encaixam (um dentro do outro). Este eixo, pelo que fiquei sabendo é um sistema de destruição, nos casos de colisão frontal que evita a projeção do eixo da coluna de direção ao motorista.
Voltando a solução, após identificar esta folga, usei cola Super Bonder para colar!!!! Isso mesmo Cola Super Bonder.
Limpei o encaixe dos dois eixos com estopa e sapequei cola super bonder, deixando umas 2 horas para garantir a secagem.

Resultado: acabou folga insuportável e barulhinho toc toc.
Espero que ajude a outros que tenham o mesmo problema.
Depois mando fotos para mostrar o bendito encaixe.

Grande abraço a todos

Tenho interesse nessas fotos e detalhes, o meu ainda persiste um pouco.

Abraço



Também tenho interesse nessas fotos, rs!

Valeu.
Vectra GLS 2.2 M.P.F.I 2000/2001 Cinza Pontal

Avatar do usuário
MarlonSilva
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 04 Ago 2014, 15:52
Nome Completo: Marlon Gilberto de Souza Silva
Cidade: Contagem
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Barulho ao mexer no volante

por MarlonSilva » 07 Ago 2014, 13:30

AdrianoS escreveu:
JoãodoValle escreveu:
MarlonSilva escreveu:Galera, sou novo no grupo mas possuo o Vecão Millenium 00/00 e tinha o mesmo problema de folga na coluna de direção. (Aquela folguinha tipo " toc toc") durante muito tempo tentei achar uma solução mecânica para o problema e sem sucesso. Cada mecânico arranja uma solução mais mirabolante que a outra e o problema sempre persiste... haja dinheiro para pagar mão de obra de mecânico!!!!!! Porém consegui uma solução simples e que estou muio satisfeito. Primeiramente, identifiquei que a folga vem da barra que existe na coluna acima dos pedais. Uma espécie de eixo com duas cruzetas. Este eixo ele tem dois seguimentos que se encaixam (um dentro do outro). Este eixo, pelo que fiquei sabendo é um sistema de destruição, nos casos de colisão frontal que evita a projeção do eixo da coluna de direção ao motorista.
Voltando a solução, após identificar esta folga, usei cola Super Bonder para colar!!!! Isso mesmo Cola Super Bonder.
Limpei o encaixe dos dois eixos com estopa e sapequei cola super bonder, deixando umas 2 horas para garantir a secagem.

Resultado: acabou folga insuportável e barulhinho toc toc.
Espero que ajude a outros que tenham o mesmo problema.
Depois mando fotos para mostrar o bendito encaixe.

Grande abraço a todos

Tenho interesse nessas fotos e detalhes, o meu ainda persiste um pouco.

Abraço



Também tenho interesse nessas fotos, rs!

Valeu.




Ok! Vou tirar as fotos neste fds e publicar novamente com maiores detalhes.

60 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 483 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 11:15