O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBaixa Eficiência dos Freios - Vectra B

83 mensagens
Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Osvandre » 01 Set 2014, 13:19

Alcir Andreoni escreveu:Posso dar um palpite?

Mesmo não podendo aqui vai! :38:

As pastilhas, quanto mais duras menor será a eficiência, portanto elas até podem durar mais, mas vão segurar menos o carro.

Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.



Fiz a sangria conforme dito, continuou igual, comprei as pastilhas novas marca nakata, foi a unica que achei, vou instalar essa semana.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 01 Set 2014, 15:15

WACD97 escreveu:
Almeidão escreveu:Sobre o Servo-freio é fácil de checar, basta desligar o carro e em seguida pisar no freio se ele tiver reserva de ar no hidrovacquo está ok, caso contrário não está e devemos lembrar que mesmo ele sendo novo mas se não fizer um bom serviço de vedação ele pode apresentar falhas.

Quando desligo o carro, ouve-se um chiado e em seguida o pedal sobe(mesmo estando o pé sobre o pedal) e endurece. Será o servo ou a válvula de retensão de vácuo acoplada ao servo? Andando o freio comporta-se normal.


Amigo, esta válvula é muito difícil de estragar, então acho ser o servo. Um exemplo de Servo freio estragando ou com um furo pequeno, desce uma ladeira média engrenado em quinta e pise no freio devagar e não solte, logo pise para ele parar. Se ficar duro, pode trocar o servo freio que é ele o problema. O meu ficou assim de uma hora pra outra e como sou muito sensível a problemas, logo vi que era ele e troquei nesta sexta feira que passou. Hoje guardo o carro e pela manhã ainda tem a mesma resrva de vacquo de duas a quase 3 pisadas que logo fica depois de desligar lo.

Paguei 450,00 em um Bosch e a mão de obra Zero porque eu mesmo fiz.

Bem, o meu estava na hora, era original e o meu carro é 97.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 01 Set 2014, 15:20

Osvandre escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Posso dar um palpite?

Mesmo não podendo aqui vai! :38:

As pastilhas, quanto mais duras menor será a eficiência, portanto elas até podem durar mais, mas vão segurar menos o carro.

Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.



Fiz a sangria conforme dito, continuou igual, comprei as pastilhas novas marca nakata, foi a unica que achei, vou instalar essa semana.


A Sangria voce tem certerza que foi bem feita? Tem gente que tem pena de pisar no freio na hora de sangrar e ai fica uma merda. O negócio é butinar ele com força mesmo.

Faça o teste que vomentei sobre o servo freio, talvez seja ele o problema.

Ao colocar pastilhas nova, voce ficará quase sem freio por uns bons Kilometros, uma dia é compre uma lixa 180, coloque eum uma superficie plana e passe pastilha nela para lixar um pouco e assim o freio funcionar quase logo depois da troca.
Outra dica é, sai com o carro e quanto estiver 80 por hora em um local seguro sem ninguem, pisa no freio com o esquerdo e manter acelerando com o direito, fazer isto umas 5 vezes que ele logo assenta a pastilha no disco.
Imagem

Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Osvandre » 01 Set 2014, 15:28

Vou fazer a troca delas essa semana, quanto ao servofreio ele ta normal nos testes.
Postarei resultados abraço e obrigado pela força.

Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Osvandre » 23 Set 2014, 16:04

E galera desculpa a demora, hoje que tive tempo de trocar as pastilhas, como dito antes coloquei da marca nakata, ñ deu tempo de sangrar novamente, farei isso amanha, mas já de antemão percebe-se uma bruta diferença na frenagem, dei uma volta o freio tava esquisito, igual o amigo falou antes por conta da pastilha ser nova, mas depois de umas freadas meio bruscas o trem começou a funcionar, ta muito melhor. Detalhe a pastilha que estava nele tinha muita lona pra gastar ainda, mas as lonas eram arrebitadas e vai saber deus que marca era, povo sem noção faz isso com um item tão importante.

Obrigado pelas dicas de todos.

Avatar do usuário
PatrickN
GL Member
GL Member
Mensagens: 51
Registrado em: 01 Dez 2015, 11:05
Nome Completo: Patrick do Nascimento
Cidade: Macieira
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Sistema de Freio - Vectra B

por PatrickN » 25 Jan 2016, 09:00

Bom dia galera. Seguinte, meu reservatório de oleo do freio do vecão furou. Como sei que sistema ele é? Vi que no servo freio tem a etiqueta sistema Delphi. Meu carro não tem ABS, pois é o GLS 97. Estou procurando pra comprar mas pelo que vi são dois tipos de reservatório: um deles diz que é ATE e o outro não diz nada (rsrs) e os preços também possuem alterações: enquanto o sistema ATE está na faixa de R$ 39,00 até R$ 79,00 o outro parte de R$ 180,00 até R$ 250,00.

Alguém poderia me dar uma luz de como identificar o sistema dos freios? Ficarei agradecido pois o reservatório furou e secou rsrs. Obrigado desde já!
"Uma meta sem um plano, é apenas um desejo"

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Sistema de Freio - Vectra B

por Almeidão » 25 Jan 2016, 13:25

PatrickN escreveu:Bom dia galera. Seguinte, meu reservatório de oleo do freio do vecão furou. Como sei que sistema ele é? Vi que no servo freio tem a etiqueta sistema Delphi. Meu carro não tem ABS, pois é o GLS 97. Estou procurando pra comprar mas pelo que vi são dois tipos de reservatório: um deles diz que é ATE e o outro não diz nada (rsrs) e os preços também possuem alterações: enquanto o sistema ATE está na faixa de R$ 39,00 até R$ 79,00 o outro parte de R$ 180,00 até R$ 250,00.

Alguém poderia me dar uma luz de como identificar o sistema dos freios? Ficarei agradecido pois o reservatório furou e secou rsrs. Obrigado desde já!


Amigo, está escrito no cilindro mestre dele, normalmente é ATE, olha direitinho ai que é um A grandão, nem parece ser A. Estranho o ATE custar barato e os outros mais caro. Todos os freios usados no Brasil e quase mundo todo usa o sistema ATE que realmente é o melhor sistema de freio inventado até hoje. Um exemplo, Freios Bosch, usa sistema ATE. Antigamente conhecido como sistema TEVES

Bem, acredito que o seu é o sistema ATE

Sds
Imagem

Avatar do usuário
PatrickN
GL Member
GL Member
Mensagens: 51
Registrado em: 01 Dez 2015, 11:05
Nome Completo: Patrick do Nascimento
Cidade: Macieira
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Sistema de Freio - Vectra B

por PatrickN » 25 Jan 2016, 13:53

Almeidão escreveu:
PatrickN escreveu:Bom dia galera. Seguinte, meu reservatório de oleo do freio do vecão furou. Como sei que sistema ele é? Vi que no servo freio tem a etiqueta sistema Delphi. Meu carro não tem ABS, pois é o GLS 97. Estou procurando pra comprar mas pelo que vi são dois tipos de reservatório: um deles diz que é ATE e o outro não diz nada (rsrs) e os preços também possuem alterações: enquanto o sistema ATE está na faixa de R$ 39,00 até R$ 79,00 o outro parte de R$ 180,00 até R$ 250,00.

Alguém poderia me dar uma luz de como identificar o sistema dos freios? Ficarei agradecido pois o reservatório furou e secou rsrs. Obrigado desde já!


Amigo, está escrito no cilindro mestre dele, normalmente é ATE, olha direitinho ai que é um A grandão, nem parece ser A. Estranho o ATE custar barato e os outros mais caro. Todos os freios usados no Brasil e quase mundo todo usa o sistema ATE que realmente é o melhor sistema de freio inventado até hoje. Um exemplo, Freios Bosch, usa sistema ATE. Antigamente conhecido como sistema TEVES

Bem, acredito que o seu é o sistema ATE

Sds


Obrigado Almeidão. Pesquisei pelo chassi no CEP (pois é, eu não sabia que dava pra fazer isso rsrs) e deu que meu sistema é Delphi, porém Delphi e ATE usam o mesmo reservatório, já o Bosch a tampa e o reservatório são diferentes. Vou comprar pelo que está no catálogo. E realmente, está mais caro o outro sistema, não imagino o porque, além de ser dificil de achar peças. Já o sistema ATE achei por esse preço somente o reservatório, já que a tampa está boa. Novamente, obrigado pela dica! Abraço!
"Uma meta sem um plano, é apenas um desejo"

Avatar do usuário
Edcezar
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 2021
Registrado em: 16 Abr 2013, 14:18
Nome Completo: Eduardo Cezar Santos
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Edcezar » 25 Jan 2016, 15:31

Tópico fundido ao já existente

:88:
Vectra Gt 2010 viewtopic.php?t=853 Foldway e cc adaptados, f23, Mid, sprintbooster, couro novo, quase um gt-x kkkkk
Corsa Maxx 2012 viewtopic.php?f=71&t=13682 Começando a brincadeira...

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por claudiocasilva » 26 Jan 2016, 14:40

Senhores meu hidrovacuo ta zuado, e fácil a troca e possível fazer em casa? Alguém pode me explicar?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 26 Jan 2016, 14:58

claudiocasilva escreveu:Senhores meu hidrovacuo ta zuado, e fácil a troca e possível fazer em casa? Alguém pode me explicar?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk


Amigo isto depende muita de sua habilidade mecânica e disponibilidade de ferramentas. Eu acho fácil, outros nem tanto.

O maiores problemas em trocar esta peça são:
1 - Regular antes a haste igual a que tem no seu para não dar diferença grande no pedal. Não podem esquecer isto, caso contrário só desmontando tudo para acertar,
2 - Ter em mãos um anel de vedação para vedar o cilindro mestre no novo sevo, ele original tem parede quadrada, mas pode ser um oring comum desde que seja do tamanho e a medida é a parte que encosta no servo freio, parte de trás do cilindro mestre.
3 - Ao colocar no lugar, passar bastante vaselina na borracha de vedação que entra na parede de fogo e encaixar ela antes de apertar o servo, caso contrário, só desmontando outra vez para recolocar e deixar sem ela o calor é insuportável ali.

Agora, para chegar ai, é preciso tirar a bateria e o alojamento onde a bateria fica e soltar os dois parafusos do cavalete onde fica os relês, não e´para tirar esta peça fora, só afastar um pouco.

Serviço bem feito, gasta umas duas horas, no máximo 3, se esquecer os passos 1,2 e 3, ai dobra o trabalho.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por claudiocasilva » 26 Jan 2016, 15:17

Blz Almeidao não vou arriscar com freio não pode brincar não e verdade, meu mecânico cobrou 540 pra trocar o Hidrovacuo com as mangueiras o q acha foi caro?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por leoborgesl » 26 Jan 2016, 15:46

Notei isso no meu fds passado, onde precisei de uma freiada de emergência, o carro não travou as rodas, mas tb demorou um pouco a parar, e a velocidade não estava alta.

O meu tem freio a disco nas 4 rodas mas não tem ABS (inclusive ainda não entendi o pq, já que saiu com air bag) as pastilhas estão boas e foi feito sangria logo que comprei, há uns 2 meses atrás.

Não gostei da eficiência!
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Carlos AB
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Jan 2016, 11:39
Nome Completo: Carlos Alberto
Cidade: São Miguel do Oeste
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Carlos AB » 31 Jan 2016, 21:18

Boa noite gurizada... Tenho Vectra CD 2.0 16V 97, e esta acontecendo o seguinte:
Quando faço um trajeto longo digamos uns 5 km sem pisar no freio e a temperatura do motor 90 ºC, quando piso no freio o pedalo vai la em baixo e o freio não responde, ai tenho que pisar varias vezes bem rápido para ele começar a freiar, ai ando um pouco mais e o problema continua. Já quando estou na cidade onde acelara, freia, para, acelara de novo freia de novo, o sistema funciona perfeito. Porem estou com muita cautela quando saio com o carro. Já troquei o valvula de distribuição dos freios e nada. Alguém pode me dar uma luz??? Abraço...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 01 Fev 2016, 09:14

claudiocasilva escreveu:Blz Almeidao não vou arriscar com freio não pode brincar não e verdade, meu mecânico cobrou 540 pra trocar o Hidrovacuo com as mangueiras o q acha foi caro?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk


Pelo trabalho, a mão de obrar no máximo R$ 250,00
Imagem

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por claudiocasilva » 01 Fev 2016, 09:14

Tendi, valeu amigao

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 01 Fev 2016, 09:20

Carlos AB escreveu:Boa noite gurizada... Tenho Vectra CD 2.0 16V 97, e esta acontecendo o seguinte:
Quando faço um trajeto longo digamos uns 5 km sem pisar no freio e a temperatura do motor 90 ºC, quando piso no freio o pedalo vai la em baixo e o freio não responde, ai tenho que pisar varias vezes bem rápido para ele começar a freiar, ai ando um pouco mais e o problema continua. Já quando estou na cidade onde acelara, freia, para, acelara de novo freia de novo, o sistema funciona perfeito. Porem estou com muita cautela quando saio com o carro. Já troquei o valvula de distribuição dos freios e nada. Alguém pode me dar uma luz??? Abraço...


Não lhe darei uma luz, mas lhe darei uma forma de voce ter o freio.
Se seu carro for disco nas 4 rodas, troque os reparos das 4 pinças urgente e consequentemente, troque o óleo. No mínimo ele está agarrando e assim esquentando muito, faça o teste colocando a mão na roda ao parar o carro, de jeito nenhum coloque a mão no disco. Pode colocar em rodas diferente e ver se todas estão com a mesma temperatura e se é suportável manter a mão nela. Se não aguentar segurar a mão aberta em cima de uma, 100% problema.

Se for freio disco só na frente, basta trocar o reparo somente da frente e trocar todo o óleo depois, o seu carro usa o Dot 4.

Sds
Imagem

Marcelo Gambá
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Abr 2016, 21:25
Nome Completo: Marcelo Messias de Carvalho
Cidade: Turvolândia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Marcelo Gambá » 18 Abr 2016, 21:32

Boa noite a todos, o meu vectra endureceu o pedal e a hora que piso no freio escuto um chiado, acho que é o servofreio vi um remanufaturado no mercado livre mas to com um pouco de medo de comprar, alguém pode me ajudar?

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Davidsouzmr » 19 Abr 2016, 17:56

Putz quer dizer que pedal duro é sintoma de Servo Freio ruim? O meu pedal de freio tem o mesmo peso, tanto ligado quanto desligado e possui um curso bem curto... ! Porem não ouço barulho de vazamento proximo ao servo freio! Sera que ele ta ruim também?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Baixa Eficiência dos Freios - Vectra B

por Almeidão » 20 Abr 2016, 01:16

Amigo, primeiro de tudo, como João do Valle disse, freio do Vectra é o Bicho, e nunca vi nada igual mesmo não sendo ABS.

O que ele é ruim no seu? Ele é duro?. Se for isto o problema é o servofreio ou a válvula que tem na ponta da mangueira que entra no servofreio. Ou ainda tem uns que tem uma válvula no meio da mangueira, se ali tiver entrada de ar, vai ficar ruim também ou até mesmo o servo estragado.

Unico teste a fazer se é um destes defeitos. Desligue o carro e espere uns 3 minutos e mise no freio, ele deve ficar macio pelo menos em 3 pisadas. O meu, posso desligar ele em um dia que no outro ainda tem o ar no vácquo,

Bem, se tiver duro no teste, o defeito é um destes acima e de longe não terei como informar qual deles seria a peça estragada ou ele todo. Normalmente é o servo freio que estraga.
Imagem

83 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 254 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 00:36