O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BBaixa Eficiência dos Freios - Vectra B

83 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Alcir Andreoni » 05 Ago 2014, 10:11

nilsondaceh escreveu:
rgapski escreveu:
nilsondaceh escreveu:Qual o ponto que devo atacar agora?


Cilindro mestre e hidrovácuo.

Abs!

Mas devo já realizar a troca ou há como fazer testes? Tento primeiro o cilindro ou o vidrovácuo?
Um abraço.

Não dá para fazer o hidrovácuo sem conferir o cilindro mestre. O contrário pode até dar... :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por nilsondaceh » 05 Ago 2014, 10:19

Amigo, estou confuso. Sou completamente leigo em sistemas de freio. O que eu devo fazer, já que a troca das válvulas e fluido não funcionou? Troco o cilindro mestre ou já parto direto pra trocar o servo freio? Não tem como reparar essas peças? Notei também que do meio pra frente o pedal fica duro.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por rgapski » 05 Ago 2014, 10:47

nilsondaceh escreveu:Amigo, estou confuso. Sou completamente leigo em sistemas de freio. O que eu devo fazer, já que a troca das válvulas e fluido não funcionou? Troco o cilindro mestre ou já parto direto pra trocar o servo freio? Não tem como reparar essas peças? Notei também que do meio pra frente o pedal fica duro.


Seu carro baixa óleo de freio?
Já verificou se em alguma roda há vazamento?
Se já verificou, ótimo. Agora é partir pro teste do sistema de acionamento.

Primeira coisa a fazer é testar antes de desmontar.

1) Com o carro desligado, bombe o freio até o pedal ficar duro.
2) Pise no freio e dê partida. O pedal deve ceder. Se não ceder, já achou o problema.
3) Verifique com o motor ligado se faz barulho de sopro no servofreio (hidrovacuo), se não fizer, esta bom.
4) Deixe o carro ligado por uns 10s sem pressionar o freio e desligue.
5) Deixe o carro uns 2 minutos desligados.
6) Depois desse tempo, pressione o freio com o carro desligado. Se o pedal estiver mole, o servo esta bom.

Feito este teste, precisa tirar o cilindro mestre fora e verificar se dentro do hidrovacúolo tem fluido de freio.
Se tiver, o cilindro mestre esta ruim e comprometeu o hidrovácuo. Ai tem que trocar os dois.

Como seu freio apresenta comportamento diferente depois de certo curso, eu acredito que seu problema esteja no cilindro mestre.

Mesmo que o problema seja só no cilindro mestre, nada de trocar reparo. Compre uma peça nova.
Se seu orçamento permitir, troque o cilindro mestre e hidrovacuo, ai fica com tudo novinho.
Com freio não se brinca.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por nilsondaceh » 05 Ago 2014, 12:50

Com certeza não se brinca amigo, e é isso que tá me preocupando mais. Contudo o orçamento não tá ajudando, pois vou pegar o carro na oficina hoje, que está mexendo na direção e vai me custar umas 800 pratas. Vou fazer esses testes e mais tardar amanhã posto aqui o resultado. O carro não baixa fluido e nenhuma roda tem vazamento, foi a primeira coisa que verifiquei também.

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por nilsondaceh » 06 Ago 2014, 08:31

Amigos, peguei ontem meu carro na oficina, que estava fazendo uma manutenção na caixa de direção. Notei que o freio estava ainda pior que antes, com o pedal duro e com a sensação de elasticidade. Ao chegar em casa fiz o teste e percebi que acionando o pedal de freio com o carro desligado e ligando o carro, o pedal não abaixava quase nada. Daí fui fazer o teste com o carro ligado e percebi que havia um barulho de chiado próximo ao hidrovácuo. Encontrei então uma rachadura na mangueira que vai do hidrovácuo para o coletor de admissão. Resolvi enrolar uma fita isolante na mangueira pra testar e ver se mudava algo. De primeira coisa, notei que o pedal de freio baixou bem mais ao ligar o carro, e a rotação do motor que em lenta estava em 1200, baixou pra 900 que é o normal. Ao sair com o carro da garagem, notei o pedal de freio baixo, porém ao acelerar o carro e frear na esquina de casa, percebi o carro freando infinitamente melhor que antes, jamais desde que adquiri o carro, o sistema de freio funcionou tão bem. Fiz alguns testes no bairro mesmo, com a frenagem de emergência e tudo e o freio está muito melhor. Agora o carro para efetivamente e o endurecimento do pedal diminuiu muito. Hoje no intervalo do almoço vou à rua comprar a mangueira pra substituir a que está rachada e na "gambiarra" com fita isolante. Pesquisando, vi que há ali também uma válvula que permite a saída livre de ar do hidrovácuo, mas não pode permitir a entrada de ar nele. Gostaria de saber qual a nomenclatura correta da peça para que eu possa também comprar e como faço para trocar essa válvula. Talvez haja ainda algo mais a mexer nos freios, mas o carro teve uma melhora absurda com o simples ato de tampar a rachadura da mangueira. Agradeço desde já pela ajuda de todos.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 06 Ago 2014, 08:53

Desculpa ai, mas até onde eu tinha respondido foi falta de informação sua. Voce em momento algum disse que o freio estava duro, só informou que era ruim e se voce informasse isto, qualquer um destes que contestou para ti iria dizer que o problema era o hidrovácuo e não é necessariamente trocar para acertar, porque esta mangueira estragada é parte do hidrovaácuo.

Sobre esta vávula no meio dela, é um vacquo que vai diretamente para um deposito de ar que fica no lado do carona, para isto é preciso tirar esta parte preta em cima para chegar lá.

NÃO SE ESQUEÇA, ESTE MECANICO SEU NÃO É RUIM, ELE QUER E TE MATAR. Este problema é tão simples, que é IMPOSSIVEL qualquer mecanico mais ou menos não ver.
Imagem

Avatar do usuário
nilsondaceh
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 20 Out 2013, 20:58
Nome Completo: Sebastião Nilson de Freitas
Cidade: Lagoa Santa
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por nilsondaceh » 06 Ago 2014, 09:01

Sim Almeidão, eu acabei deixando falha no relato do problema e sei que isso atrapalha muito o diagnóstico. Pois é camarada, estou já procurando um outro mecânico, pois na verdade os amigos aqui do fórum estão achando no meu carro as falhas que ele deveria estar achando. Sobre esse depósito de ar, é uma mangueirinha fina que sai do meio da mangueira e vai em direção ao banco do carona né? Além da mangueira, devo comprar mais alguma peça?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 07 Ago 2014, 20:05

nilsondaceh escreveu:Sim Almeidão, eu acabei deixando falha no relato do problema e sei que isso atrapalha muito o diagnóstico. Pois é camarada, estou já procurando um outro mecânico, pois na verdade os amigos aqui do fórum estão achando no meu carro as falhas que ele deveria estar achando. Sobre esse depósito de ar, é uma mangueirinha fina que sai do meio da mangueira e vai em direção ao banco do carona né? Além da mangueira, devo comprar mais alguma peça?


Sim, é esta mangueira mesmo, mas voce precisa tirar esta peça para ver se falta algo ou talvez nem precisa, ao ligar esta mangueira o circulador do ar vai fechar assim que voce apertar ele. Para saber se está funcionando, ligue o carro e logo desligue e com a chave ligada aperte o circulador, se estiver funcionando voce ouvirá a portinhoa abrir e fechar por umas 3 vezes porque tem este deposito para isto mesmo e serve como reserva para que no momento que voce acelere e esta peça estiver acionada, não fique fechando e abrindo com a mudança de pressão que faz ao acelerar.

Lembro que este teste deve ser feito em qualquer posição do ar, menos com ele apontado para o para-brisa que assim a portinhola não funciona nunca.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 25 Ago 2014, 17:07

Chegou minha vez de comprar um Servo freio. O meu é Bosch e lógico vou comprar um Bosch para o Vectra 97 em diante. Alguem já comprou outra marca? Tipo Universal? Só estou em dúvida sobre Bosch e Original, sendo que o meu é Bosch e óbvio original terá que vir Bosch.

O meu começou apresentar falhas e se eu frear usando um espaço longo ao dar o aperto final fica duro, ainda não estragou 100%, mas uns 20% da eficiencia dele foi embora e basta parar o carro e pisar no freio que já não tem mais reserva.

Bosch R$ 270,00 avista.
Original R$ 410,00 avista.

Bem, tenho a economia da mão de obra, pelo menos isto kakakkaka

Sds
Imagem

Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Osvandre » 27 Ago 2014, 13:16

Meu freio ta um novela, Vectra 97Gl, pastilhas/lonas em boas condições, servofreio novo, pistonete novo...
Me animei todo com a possibilidade de trocar o fluido e zerar o freio, corri comprei fluido, fiz a troca, melhorou consideravelmente, mas nada comparado aos freios de outros vectras que já andei, será que pastilhas de baixa qualidade pode afetar a tal ponto? as mangueiras de vácuo troquei outro dia achando que podia ser, mas tb continua igual ruim.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Thiago Menezes » 27 Ago 2014, 13:43

Osvandre escreveu:Meu freio ta um novela, Vectra 97Gl, pastilhas/lonas em boas condições, servofreio novo, pistonete novo...
Me animei todo com a possibilidade de trocar o fluido e zerar o freio, corri comprei fluido, fiz a troca, melhorou consideravelmente, mas nada comparado aos freios de outros vectras que já andei, será que pastilhas de baixa qualidade pode afetar a tal ponto? as mangueiras de vácuo troquei outro dia achando que podia ser, mas tb continua igual ruim.


Você fez a sangria corretamente? :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Osvandre
Member
Member
Mensagens: 23
Registrado em: 27 Mai 2014, 14:05
Nome Completo: Osvandre Molinari
Cidade: Barra do Garças
Estado: Mato Grosso
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Osvandre » 27 Ago 2014, 13:47

Thiago Menezes escreveu:
Osvandre escreveu:Meu freio ta um novela, Vectra 97Gl, pastilhas/lonas em boas condições, servofreio novo, pistonete novo...
Me animei todo com a possibilidade de trocar o fluido e zerar o freio, corri comprei fluido, fiz a troca, melhorou consideravelmente, mas nada comparado aos freios de outros vectras que já andei, será que pastilhas de baixa qualidade pode afetar a tal ponto? as mangueiras de vácuo troquei outro dia achando que podia ser, mas tb continua igual ruim.


Você fez a sangria corretamente? :47:


Creio que sim, existe algum "macetinhu" pra fazer?<
Faço sempre com outra pessoa, carro ligado, três/ quatro bombadas no freio segura, e em cada roda libera o parafuso um pouco pra expulsar o ar, repetindo umas 5 vezes esse procedimento por roda.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Thiago Menezes » 27 Ago 2014, 13:51

Osvandre escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Osvandre escreveu:Meu freio ta um novela, Vectra 97Gl, pastilhas/lonas em boas condições, servofreio novo, pistonete novo...
Me animei todo com a possibilidade de trocar o fluido e zerar o freio, corri comprei fluido, fiz a troca, melhorou consideravelmente, mas nada comparado aos freios de outros vectras que já andei, será que pastilhas de baixa qualidade pode afetar a tal ponto? as mangueiras de vácuo troquei outro dia achando que podia ser, mas tb continua igual ruim.


Você fez a sangria corretamente? :47:


Creio que sim, existe algum "macetinhu" pra fazer?<
Faço sempre com outra pessoa, carro ligado, três/ quatro bombadas no freio segura, e em cada roda libera o parafuso um pouco pra expulsar o ar, repetindo umas 5 vezes esse procedimento por roda.


Perguntei porque as vezes a pessoa apenas troca o fluído ou completa e não faz a sangria, daí o freio não trabalha totalmente correto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Alcir Andreoni » 27 Ago 2014, 13:58

Posso dar um palpite?

Mesmo não podendo aqui vai! :38:

As pastilhas, quanto mais duras menor será a eficiência, portanto elas até podem durar mais, mas vão segurar menos o carro.

Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Thiago Menezes » 27 Ago 2014, 14:13

Alcir Andreoni escreveu:
Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.


:102: uma pergunta....

Porque?
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Alcir Andreoni » 27 Ago 2014, 14:15

Thiago Menezes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.


:102: uma pergunta....

Porque?

Fácil!

Você está esvaziando o sistema e retirando todas as impurezas empurrando para a roda mais distante. Se você fizer ao contrário, a sujeira fica circulando no sistema!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Thiago Menezes » 27 Ago 2014, 14:20

Alcir Andreoni escreveu:
Thiago Menezes escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Sangria se faz começando da roda mais distante do reservatório do fluído de freio e terminando na roda mais próxima.


:102: uma pergunta....

Porque?

Fácil!

Você está esvaziando o sistema e retirando todas as impurezas empurrando para a roda mais distante. Se você fizer ao contrário, a sujeira fica circulando no sistema!


Hum........ :7:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 27 Ago 2014, 14:44

Tem o problema do Servo-freio também, o meu por exemplo não furou de vez, ele está bom, só que quando exigido ele endurece e com certeza vai furar de uma hora para outrae por isto vou trocar esta semana. As pisadas de leve no freio funciona bem, mas aquela alongada tipo pisa segurando um pouco e logo afunda o pé para travar, aí que ele fica duro e ruim.

Sobre o Servo-freio é fácil de checar, basta desligar o carro e em seguida pisar no freio se ele tiver reserva de ar no hidrovacquo está ok, caso contrário não está e devemos lembrar que mesmo ele sendo novo mas se não fizer um bom serviço de vedação ele pode apresentar falhas.

Sobre pastilhas duras, super óbvio que o freio fica ruim com elas,
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por Almeidão » 30 Ago 2014, 10:59

Só para retificar, eu comprei um Servo Freio Bosch e paguei R$ 450,00 porque o anterior fornecido e bem mais barato não era do meu carro.
Imagem

WACD97
GL Member
GL Member
Mensagens: 109
Registrado em: 08 Jul 2013, 17:36
Nome Completo: WILSON DE ALMEIDA
Cidade: RIO DE JANEIRO
Estado: Rio de Janeiro
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2009/2010
Idade: 67

Re: Baixa Eficiência dos Freios

por WACD97 » 01 Set 2014, 13:14

Almeidão escreveu:Sobre o Servo-freio é fácil de checar, basta desligar o carro e em seguida pisar no freio se ele tiver reserva de ar no hidrovacquo está ok, caso contrário não está e devemos lembrar que mesmo ele sendo novo mas se não fizer um bom serviço de vedação ele pode apresentar falhas.

Quando desligo o carro, ouve-se um chiado e em seguida o pedal sobe(mesmo estando o pé sobre o pedal) e endurece. Será o servo ou a válvula de retensão de vácuo acoplada ao servo? Andando o freio comporta-se normal.

83 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 356 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 09:48