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Vectra BMolykote FC no cambio Duvida de como colocar - Vectra B

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Julinho Viol
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Julinho Viol » 01 Ago 2014, 14:59

Alcir Andreoni escreveu:
rgapski escreveu:Alcir,

Seu procedimento não esta errado!
Da pra completar pelo bujão de nível também.
Alias, nos meus outros carros a manutenção desse óleo sempre foi feita assim também...

É que eu quero colocar o molykote, mas não tenho como levantar o carro.
Ter, até tenho, mas não é seguro entrar embaixo dele usando apenas o macaco original...

Abs!

Assim, sabe aquele seu amigo que tem um elevador na oficina dele? :52:


Já vi gente dura na queda(pra não dizer turrona), mas vc se superou :38: :38: :38:
Pra que ir numa oficina, elevador e não sei mais o que, se no conforto da casa dele pode fazer o trabalho por cima do cambio

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Alcir Andreoni
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 01 Ago 2014, 15:34

Julinho Viol escreveu:Já vi gente dura na queda(pra não dizer turrona), mas vc se superou :38: :38: :38:
Pra que ir numa oficina, elevador e não sei mais o que, se no conforto da casa dele pode fazer o trabalho por cima do cambio

É mais ou menos assim!

Carro com 13 anos de uso, plástico de peças que nunca foram mexidas, calor do motor, uma forçadinha e a simples colocação de um aditivo de câmbio vai virar manutenção inesperada.

Pode ser que no conforto de casa e soltando só um parafuso ele consiga colocar o aditivo, mas aí fica a pergunta:

E se quebrar alguma coisa?

Não é o caso de ser turrão, mas já vi acontecer várias dessas, inclusive comigo, um aperto errado no prisioneiro do coletor do VCD 01 e lá se foram três de uma vez...
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Julinho Viol
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Julinho Viol » 01 Ago 2014, 15:44

Desisto, kkkkkkkkkkk

rgapski
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 01 Ago 2014, 16:03

Alcir Andreoni escreveu:É mais ou menos assim!

Carro com 13 anos de uso, plástico de peças que nunca foram mexidas, calor do motor, uma forçadinha e a simples colocação de um aditivo de câmbio vai virar manutenção inesperada.

Pode ser que no conforto de casa e soltando só um parafuso ele consiga colocar o aditivo, mas aí fica a pergunta:

E se quebrar alguma coisa?

Não é o caso de ser turrão, mas já vi acontecer várias dessas, inclusive comigo, um aperto errado no prisioneiro do coletor do VCD 01 e lá se foram três de uma vez...


Nesse ponto tenho que dar o braço à torcer pro Alcir.
Carro antigo + ferramente= dor de cabeça inesperada...

Por isso estou avaliando bem por onde vou colocar o aditivo.
Soltar o interruptor de ré, apesar de estar mais acessível, pode não ser uma boa ideia, afinal, tem parte plastica e retentor que já podem estar ressecados...

O parafuso do bujão e o respiro superior são opções viáveis do ponto de vista de quebras inesperadas, já que ambas as peças são metálicas e em um alojamento do mesmo material.

O parafuso do bujão seria uma boa opção se eu tivesse como entrar debaixo do carro, mas talvez não seja possível fazer esse final de semana.

A manutenção principal que tenho a fazer é trocar as buchas e borrachas da alavanca, o que vai me obrigar a realizar o alinhamento do liame do trambulador.
Para esse procedimento, a retirada da bateria será obrigatório, e por consequência vai facilitar meu acesso ao acesso respiro superior.

A dúvida que não quer calar: para colocar o aditivo ali, eu retiro apenas a tampa de borracha ou o parafuso todo?
Acho que é o parafuso todo, não?

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 01 Ago 2014, 16:05

rgapski escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:É mais ou menos assim!

Carro com 13 anos de uso, plástico de peças que nunca foram mexidas, calor do motor, uma forçadinha e a simples colocação de um aditivo de câmbio vai virar manutenção inesperada.

Pode ser que no conforto de casa e soltando só um parafuso ele consiga colocar o aditivo, mas aí fica a pergunta:

E se quebrar alguma coisa?

Não é o caso de ser turrão, mas já vi acontecer várias dessas, inclusive comigo, um aperto errado no prisioneiro do coletor do VCD 01 e lá se foram três de uma vez...


Nesse ponto tenho que dar o braço à torcer pro Alcir.
Carro antigo + ferramente= dor de cabeça inesperada...

Por isso estou avaliando bem por onde vou colocar o aditivo.
Soltar o interruptor de ré, apesar de estar mais acessível, pode não ser uma boa ideia, afinal, tem parte plastica e retentor que já podem estar ressecados...

O parafuso do bujão e o respiro superior são opções viáveis do ponto de vista de quebras inesperadas, já que ambas as peças são metálicas e em um alojamento do mesmo material.

O parafuso do bujão seria uma boa opção se eu tivesse como entrar debaixo do carro, mas talvez não seja possível fazer esse final de semana.

A manutenção principal que tenho a fazer é trocar as buchas e borrachas da alavanca, o que vai me obrigar a realizar o alinhamento do liame do trambulador.
Para esse procedimento, a retirada da bateria será obrigatório, e por consequência vai facilitar meu acesso ao acesso respiro superior.

A dúvida que não quer calar: para colocar o aditivo ali, eu retiro apenas a tampa de borracha ou o parafuso todo?
Acho que é o parafuso todo, não?

Abs!

Pelo que o Julinho falou tem de tirar o parafuso. :88:
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Julinho Viol » 01 Ago 2014, 16:10

sim, o parafuso todo....pode tirar sem medo, não tem segredo nenhum, vai na fé, não é tão dificil assim o acesso

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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 01 Ago 2014, 16:12

Valeu galera!

Já tenho diversão pro final de semana! :6:

Nem vou fazer tutorial sobre essa manutenção, pois já tem aqui no clube! :102:

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 04 Ago 2014, 15:10

Buchas da alavanca de cambio trocadas com sucesso! :88:

Pessoal, antes de trocar, se preparem psicologicamente, pois é chato demais desmontar todo o sistema da alavanca...
Eu tenho certa intimidade com o carro e ferramentas, e mesmo assim, sofri um bocado!
Levei pouco mais de 4h para retirar o varão e a alavanca completa, trocar as buchas, remontar e alinhar.

Tem que tirar tudo fora para trocar as buchas. As que vão na lateral entram com muita pressão, impossibilitando a troca no carro.
Talvez até dê pra fazer, mas os riscos de danificar algo são grandes...

No meu carro era tudo original ainda e estavam com bastante folga, deixando a alavanca "bamba", dificultando demais os engates.

Cuidado nessa manutenção!
Os plásticos, devido à idade do carro, ficam bem frágeis e o risco de quebrar algo é grande, portanto, carinho e paciência são fundamentais.

Depois de montadas, lubrifiquei tudo com vaselina sólida e fiz o alinhamento do varão com o trambulador.
O resultado é: cambio justinho com engates perfeitos.

Não coloquei o molykote ainda, pois o cambio ficou tão macio que vou deixar isso pra outra hora.

Pra quem tiver com dificuldades no engate da 1ª e 2ª, principalmente, recomendo verificar as buchas!
Assim que colocar o molykote, dou um parecer aqui!

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 04 Ago 2014, 15:16

Fez tudo e não tirou fotos?

Tem membro que vai pedir mais detalhes... :38:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 04 Ago 2014, 15:25

Alcir Andreoni escreveu:Fez tudo e não tirou fotos?

Tem membro que vai pedir mais detalhes... :38:


Alcir,

Já temos esse tutorial aqui no fórum...
Até por isso que não me preocupei em fazer.

Pra fazer os how-to precisa ter alguém junto com mta paciência pra meu acompanhar no serviço.
E até hoje não encontrei ninguém interessado.

Só pra vc ter idéia, eu fiz alguns retoques de pintura, remoções de riscos superficiais e uma renovação de lustro no meu carro nesse sábado.
Levei só 7h para fazer o trabalho... Queria ver alguém me acompanhar esse tempo todo pra registrar...

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 05 Set 2014, 10:04

Update 1.

Após um mês de troca das buchas, tive um problema: A lubrificação do anel de borracha.

Eu havia lubrificado com vaselina sólida, porém, com o tempo, a vaselina sólida se liquefez e não estava mais fazendo seu papel.
Retirei a alavanca novamente e lubrifiquei com graxa branca, que é mais resistente às altas temperaturas, já que dentro do carro, no sol, pode-se chegar fácil aos 50ºC.

Por enquanto, ficou levinha de novo! Vamos ver se permanece... rs

Update 2.

Coloquei o molykote FC.
Não esperava muitas diferenças, afinal, meu cambio estava com os engates perfeitos e sem barulhos anormais.
Eu ia usar o molykote como aquele tipo de coisa que a gente coloca só pra reforçar a lubrificação, ou seja, um benefício que eu achava que não ia ver e nem sentir, a não ser com muito tempo de uso.
Sou muito cético com relação à esses tipos de produto. Portanto, efeito placebo pra mim, não rola.

Depois do molykote e 150km rodados (suficiente pra espalhar o produto pelo cambio), notei o seguinte:

1) Com o carro frio, os engates ficaram mais fáceis;
2) A ré entra muito mais fácil;
3) Ficou fácil engatar a primeira com o carro andando.

A primeira coisa que notei, foi a facilidade de engates com a caixa fria.
Sempre notei certa "aspereza" nos engates com a caixa fria.
Depois do molikote, com o carro frio, os engates ficaram bem parecidos como quando a caixa esta aquecida.

Considerando a construção da caixa de cambio F18, é "normal" que a primeira, ao rodar, sempre entre com uma dificuldade um pouco maior e dá aquela enroscadinha característica.
O molykote praticamente "matou" isso. As marchas estão entrando com mais suavidade, principalmente a primeira.
Quem nunca foi passar por um obstaculo e teve que "insistir" pro carro aceitar a primeira rodando? rs

A parte que me deixou mais impressionado com o produto foi a marcha ré. A minha sempre deu uma arranhada se eu não parasse o carro e esperasse um segundo.
Agora, ela entra como se fosse a primeira.
Ta certo que não vou abusar da boa vontade do cambio forçando a entrada da ré, mas o fato dela entrar mais na boa, me deixou bem contente.

Ta aí mais um produto que recomendo.

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 05 Set 2014, 10:08

Mas uma pergunta ainda está sem resposta!

Como você colocou o Molykote? :47:
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por rgapski » 05 Set 2014, 10:24

Alcir Andreoni escreveu:Mas uma pergunta ainda está sem resposta!

Como você colocou o Molykote? :47:


Alcir,

Aproveitei a km de inspeção do óleo do cambio e coloquei pelo bujão mesmo.
Mas tive trabalho pra colocar.

O produto vem em uma espécie de sachê, e fica praticamente impossível de coloca-lo pelo bujão sem auxilio de alguma coisa.

Resolvi retirando o conteúdo do sachê com auxílio de uma seringa e injetando o produto no cambio através do parafuso do bujão.

Não recomendo ninguém tentar fazer isso em casa. Com elevador já deu um "trabalho"... rs

Abs!
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 05 Set 2014, 12:02

rgapski escreveu:Alcir,

Aproveitei a km de inspeção do óleo do cambio e coloquei pelo bujão mesmo.
Mas tive trabalho pra colocar.

O produto vem em uma espécie de sachê, e fica praticamente impossível de coloca-lo pelo bujão sem auxilio de alguma coisa.

Resolvi retirando o conteúdo do sachê com auxílio de uma seringa e injetando o produto no cambio através do parafuso do bujão.

Não recomendo ninguém tentar fazer isso em casa. Com elevador já deu um "trabalho"... rs

Abs!

Imaginei isso mesmo. :88:
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Julinho Viol » 05 Set 2014, 12:19

por cima não precisa de elevador :6:

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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Alcir Andreoni » 05 Set 2014, 12:24

De novo, Julinho? :38: :38: :38:
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Re: Molykote FC no cambio... Duvida de como colocar.

por Julinho Viol » 05 Set 2014, 12:26

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