marcusbatera1 escreveu:Boa tarde fórum, um mecanico falou que meu motor está com baixa compressão / descompressão nao me lembro agora o termo que ele usou pelo seguinte, estar sujando muito o tbi de óleo e saindo uma fumaça pelo suspiro gostaria de saber se condiz essa informação, e se for realmente, qual serviço eu preciso fazer pra resolver este problema, quais peças trocar e no que mecher e no que gastar coerentemente!!!
.png)
Primeiramente a Taxa de Compressão do Cilindro do Motor 2.2 16V para cada cilindro é de:
Mínimo: 180 Psi
Máximo: 233 PsiNo Caso do Vectra GSi (150cv Modelo A) e do Vectra CD (141/138cv Modelo B) as taxas são:
Mínimo: 174 Psi
Máximo: 224 PsiO Seu mnotor tem de estar dentro desta margem, medidas em cada um dos 4 cilindros.
O Aparelho usado é como este da Imagem (Exemplo):

Seu nome:
compressímetro. Este nada mais é que um manômetro normal que possui em sua base uma válvula de esfera para retenção da pressão de pico do cilindro e um botão de liberação desta pressão, uma mangueira e um engate de conexão para ser ligado à rosca da vela de ignição.
Procedimento de Uso do Equipamento- Coloque o motor para funcionar em marcha-lenta até atingir a temperatura normal de funcionamento, e então desligue-o;
- Remova as velas de ignição e desligue a alimentação da bobina de ignição e os bicos injetores para evitar acidentes;
- Instale o adaptador do compressímetro na rosca da vela do cilindro 1;
- Abra completamente a borboleta de aceleração e vire o motor de partida por 5 segundos;
- Anote o valor registrado da pressão para este cilindro;
- Repita os três procedimentos anteriores para todos os cilindros;
- Em cada cilindro, derrame o equivalente a uma colher de chá de óleo de motor pelo buraco da vela e depois dê a partida por 2 ou 3 segundos;
- Repita o procedimento de leitura da pressão em todos os cilindros, anotando os resultados.
Em um motor saudável a diferença entre os cilindros de maior e de menor compressão não deve ser superior a 10%.Há ainda um outro teste: o de vazamento de cilindro. Mas por hora, acredito que o teste acima jávai lhe dar um bom resumo da saúde do seu motor.
Porém, sem realizar este teste se torna ABSURDO dizer a Taxa de Compressão dos seus cilindros está incorreta. Tem de ter equipamento e tem de fazer o teste de modo correto. Achômetro é o fim!
Então, antes de lhe passar quaisquer tipo de reparos a serem efetuados, FAÇA A MEDIÇÃO DE TODOS OS CILINDROS e volte a nos passar os dados de medição de cada cilindro. Assim, posso te passar maiores instruções.
Quanto a mangueira do respiro de óleo da tampa de válvulas, existe um filtro, chamado, Filtro Corta-Fogo.
Trata-se de uma espécie de Mola, como na Foto abaixo:

Vc retira a mangueira que sai da tampa de válvula e vai na conectada na TBI e instala, conforme abaixo:

Esta peça NÃO VEM ORIGINALMENTE no Vectra. Eu comprei em loja de Auto-Peças. Paguei R$4,50.
Sua função é condensar o vapor de óleo que sobe junto com os gases da combustão, evitando que cheguem em excesso a TBI.
É aqui que também ficam retidas impurezas maiores, como borras de óleo e outros detritos. Quando se acumulam em demasia, entopem o respiro. Isto vai fazer com que a pressão acumulada dentro do motor (fora das câmaras de combustão) force algum outro ponto. O que costuma ocorrer são vazamentos pela junta da tampa de válvulas.
Este óleo além de sujar a TBI, trava a borboleta, causa problemas de marcha-lenta e é queimado junto com a mistura Ar + Combustível!
Porém lave BEM a mangueira internamente (com CAR80) antes de instalar o Filtro.
Caso não conheça, este é o CAR80:

Eu uso esta peça no meu VCD 2.0 16V e NUNCA MAIS tive problemas com TBI suja de Óleo.
De 3 em 3 meses, retiro a mangueira, retiro o filtro, lavo ele e a mangueira internamente com CAR80, volto a instalar e pronto. Problema resolvido.
Qualquer outra dúvida, estou a disposição.
Valeu!