O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BQual Oleo utiliza? Vectra B

290 mensagens
enzotulio38
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 14 Set 2022, 20:05
Nome Completo: Enzo Túlio Ferreira Carvalho
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 22

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por enzotulio38 » 14 Set 2022, 20:13

Adquiri um Vectra 2.2MPFI GL 2001, 269000km rodados, não sei qual óleo estava nele antes, qual óleo é o mais recomendado? Motor não está batendo.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 15 Set 2022, 00:23

enzotulio38 escreveu:Fuente del Mensaje Adquiri um Vectra 2.2MPFI GL 2001, 269000km rodados, não sei qual óleo estava nele antes, qual óleo é o mais recomendado? Motor não está batendo.

Olha no meu carro eu coloco óleo semi 15w40 esta com uns 170 e poucos mil km , se o motor não esta fumando ele aceita bem ,

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4071
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Set 2022, 07:34

Creio que para os motores deste ano o recomendado ainda era óleo mineral. Se realmente for, 15w40, 20w40 e 20w50 eram as recomendações costumeiras no manual.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 06 Out 2022, 15:28

Pessoal, tenho um dúvida a qual eu não consegui a resposta com clareza suficiente para confiar. Aliás achei todas as respostas possiveis, porem aquela maldita e importante resposta com a clareza necessária eu não encontrei.

VISCOSIDADE DO OLEO:
15W40 e 20w50
1 - sei que 15 seria a viscosidade do oleo quando frio, logo 15 flui menos por ser mais grosso que 40.
2 - 40 seria a viscosidade dele quente, logo percebo que ele fui mais rápido porque a viscosidade dele é maios, ou seja ficou mais fino
3 - Sem muitos comentários o 20 neste caso quando frio é mais grosso que o 15, no caso de um 20w50.

A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 07 Out 2022, 02:20

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?

Não o 15w ele é mais fino do que o 20w cuando esta frio, o que facilita a partida a frio , 40 quer décor que cuando quente tem a mesma viscosidade .
Viscosidade é o quanto o óleo pode grudar ou agarrar (não sei cual seria a palavra certa) o óleo pode ser bem liquido e aderir nas peças com igual força criando uma película de óleo do que um mais espesso , se o óleo for muito viscoso ele demora mais em encher as galerias (nenguem consegue falar cual seria a diferença em tempo mais não pode ser muita )
O oleonfrio ele e mais groso do que quente mais a película de óleo que cria gruda menos do que a que cria cuando esta quente , é meio doido e ate parece contraditório mais é asim que funciona .
Por ISO recomenda óleo com mais viscosidade para motores muito rodados a película de óleo groda mais nas paredes e peças ,já os de menos viscosidade a película é mais fina e lava com mais facilidade ,óleo muito viscoso corre mais lento e um dos problemas e a carbonização por ficar grudado mais tempo em partes quentes e acabar queimando griudado nas peças

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 07 Out 2022, 07:27

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje A pergunta é: Quer dizer então que quando quente o 15W40 é mais grosso que o 20W50?

Não o 15w ele é mais fino do que o 20w cuando esta frio, o que facilita a partida a frio , 40 quer décor que cuando quente tem a mesma viscosidade .
Viscosidade é o quanto o óleo pode grudar ou agarrar (não sei cual seria a palavra certa) o óleo pode ser bem liquido e aderir nas peças com igual força criando uma película de óleo do que um mais espesso , se o óleo for muito viscoso ele demora mais em encher as galerias (nenguem consegue falar cual seria a diferença em tempo mais não pode ser muita )
O oleonfrio ele e mais groso do que quente mais a película de óleo que cria gruda menos do que a que cria cuando esta quente , é meio doido e ate parece contraditório mais é asim que funciona .
Por ISO recomenda óleo com mais viscosidade para motores muito rodados a película de óleo groda mais nas paredes e peças ,já os de menos viscosidade a película é mais fina e lava com mais facilidade ,óleo muito viscoso corre mais lento e um dos problemas e a carbonização por ficar grudado mais tempo em partes quentes e acabar queimando griudado nas peças


ok, Chirola, esta foi a melhor explicação, na verdade entendo que viscosidade é liquido grosso, exemplo mel. Mesmo sabendo que o 15w40 é mais fino que o 20w50, então pensei que quando ele frio 20 seria grosso e quente 50 seria fino, logo pensei que 40 quente seria mais grosso que 50. Tudo isto só fazia confusão na minha cabeça.

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 07 Out 2022, 13:08

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje na verdade entendo que viscosidade é liquido grosso

sim e confuso mesmo , na verdade viscocidade e a resistencia ao fluxo que tem, mais viscoso seria mais resistencia no caso grudaria mais , os oleos modernos eles são maisliquidos mais mantem a viscocidade de um oleo mais grosso , ao contrario do que a logica indica o oleo frio é mais grosso so que gruda menos do que cuando esta quente o oleo é mail liquido so que ele gruda mais nas peças.
os carros modernos e mais doido ainda o oleo ja não é so para lubrificar o mesmo oleo do motor mantem ele lubrificado e ainda tem função hidraulica mantendo preção nos tuchos ou aumentando e liberando preção nas polias dos comandos variavels sem perder suas propiedades .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 01 Dez 2022, 11:02

Olhando algumas coisas aqui neste tópico e percebi um alerta a tomar cuidado com Militec Falso, na verdade devemos tomar cuidado com tudo, porque hoje falsificam até ovo. Tem várias informações na internet sobre óleo de motor falsificado e sinseramente não sei como poderemos identificar o certo e em informações a tomar cuidado caso o preço seja muito baixo, mas tem uns que vendem falsificados com peço alto mesmo.
Uma ajuda ai seria para quem troca óleo, cortar a embalagem ao meio, afinal muitos destes óleos falsos usam a embalagem original, por isto os catadores de lixo não deixa um litro vazio pra tras. Sinceramente não sei o que fazem com os litros de Coca Cola, mas não fica um ali no latão de lixo e nem mesmo algo relacionado a óleo.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 22 Dez 2022, 17:02

Qual o óleo usar? Boa pergunta esta e eu tive uma surpresa aqui e quero retratar algumas coisas e começarei pelo óleo. Eu sempre disse que o óleo já vem com os aditivos que seria uma perca de tempo aditivar com outro produto e confesso que estava errado, recente mexi no cabeçote e troquei os tuchos novos e original GM, tuchos, escoras e balancins, o comando não é novo mais coloquei um letra H perfeito. Sinceramente não sei se fiz algo errado porem os tuchos demoraram uma eternidade para carregar, olhando os velhos eles tinham uma cinta de verniz, com certeza ali ajudava a vedar, mas como eu limpei esta cinta não quis voltar com os velhos.
VAMOS PARA O RESULTADO DE TUDO ISTO.
1 - Óleo Havoline mineral 20W50, funciona redondinho por mais ou menos 400 Km sem ruido nenhum, dai começa a martelar perde a viscosidade real.
2 - Tirei meio litro e coloquei um prolong, produto bem grosso da Bardahl, não mudou nada, mesmo martelinho já de imediato.
3 - comprei um condicionador de metais Motorkote e para fazer bem feito comprei 4 Havoline novos, joguei fora o Havoline e prolong, abri o carte limpei e coloquei Havoline novo e o Motorkote. 350 a 400 km e veio o bendito martelinho. Li que o condicionador de metais precisa minimo 1000 Km, ok andei 1.300 km e continuava o martelinho cada vez mais forte.
4 - Fui em uma auto peças aqui e vi o Petrona 15W50 semi sintético, tirei todo o Havoline com Motorkote e coloquei o Semi sintético 15W 50, não esperou nem esquentar e já estava batendo o martelinho mesmo frio

Um amigo que estava lá perto disse, use um Bardahl B12 e vai acabar com este ruido, eu disse que já tinha usado o Prolong e não resolveu. Ai ele disse que o prolong serve para a parte debaixo quando muito ruim e o B12 é diferente. Sem muita esperança comprei um B12 andei 10 Km até chegar em casa, tirei meio litro do semi sintético ainda quente, bem ralo por sinal, parecia água e coloquei o B12.

Nunca eu vi um resultado tão rápido, não demorou 3 minutos para silenciar o motor e segue depois de andar uns 1000 km. Ainda quero usar o Castrol 20W50 com um B12 na proxima troca, li que ele mantem a viscosidade maior que os outros e será 20W e não 15W quando frio.

Não conseguirei apagar o que comentei ai pra trás, mas o B12 fará parte não só deste, mas do próximo carro também e o que vi os condicionadores de metais fazendo em video não fez no meu carro e ólha que eu nunca confiei nos videos da Bardahl também.

Fiz video sobre o assunto e logo aparecerá por ai no youtube.
Imagem

Oswaldoo
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jan 2024, 19:03
Nome Completo: Oswaldo carvalho pires
Cidade: Ribeirão das Neves
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Oswaldoo » 05 Jan 2024, 19:09

Preciso de uma ajuda pessoal comprei o Vectra tem um mês e fiz a troca de óleo hj o ex dono usava o Castrol 15w40 e tive que trocar as presas pq iria viajar o único que conseguir foi o 20w50 Ipiranga oque devo fazer manter o 20w50 ou voltar a usar o que o ex dono usava
Vectra gls 97|98

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 06 Jan 2024, 12:24

Oswaldoo escreveu:Fuente del Mensaje Preciso de uma ajuda pessoal comprei o Vectra tem um mês e fiz a troca de óleo hj o ex dono usava o Castrol 15w40 e tive que trocar as presas pq iria viajar o único que conseguir foi o 20w50 Ipiranga oque devo fazer manter o 20w50 ou voltar a usar o que o ex dono usava
Vectra gls 97|98


O Vectra pode usar o 15W40 ou o 20W50, dai saber qual marca é melhor para ele, só Jesus poderá lhe responder. Eu uso hoje no meu o Petrona semi sintético 15W50 e coloco meio litro de bardhal B12, a composição fica assim, 3,8 litros de Petrona e 500 ML Bardhal B12.
Para você voltar mo 15W40 Castrol, a dica e colocar semi sintético que é muito melhor que o mineral. O B12 eu me arrependo de não ter usado desde quando comprei este motor.
Imagem

gbschenkel
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Jan 2024, 00:10
Nome Completo: Gustavo Brondani Schenkel
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2001/2001
Idade: 40

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por gbschenkel » 29 Jan 2024, 11:08

Olá, aparentemente meu carro está com Ipiranga F1 Master Performance 15W40 SL (SemiSintético) e estou pensando em mudar para o Havoline Full Synthetic SAE 5W-40 API SP (Sintético) ou Ipiranga F1 Master Sintético 5W40 SP (Sintético). Talvez usar em conjunto com o um frasco de Bardhal B12 Plus, apesar deu só notar um barulho ao ligar o compressor do ar condicionado, que não consegui identificar se é do compressor ou do motor ao aumentar a lenta. O motivo é a mudança para um óleo de qualidade maior (SP). Minha frase inicial indica "aparentemente" pois tenho meia garrafa do 15W40 na porta do carro e adquiri o carro do meu pai em 08/01/24.

Dito isso, tem algum contra de usar uma temperatura menor do frio, sendo que o manual indica 20W40 ou 20W50 mas o manual é de 2001.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 31 Jan 2024, 11:33

gbschenkel escreveu:Fuente del Mensaje Olá, aparentemente meu carro está com Ipiranga F1 Master Performance 15W40 SL (SemiSintético) e estou pensando em mudar para o Havoline Full Synthetic SAE 5W-40 API SP (Sintético) ou Ipiranga F1 Master Sintético 5W40 SP (Sintético). Talvez usar em conjunto com o um frasco de Bardhal B12 Plus, apesar deu só notar um barulho ao ligar o compressor do ar condicionado, que não consegui identificar se é do compressor ou do motor ao aumentar a lenta. O motivo é a mudança para um óleo de qualidade maior (SP). Minha frase inicial indica "aparentemente" pois tenho meia garrafa do 15W40 na porta do carro e adquiri o carro do meu pai em 08/01/24.

Dito isso, tem algum contra de usar uma temperatura menor do frio, sendo que o manual indica 20W40 ou 20W50 mas o manual é de 2001.


É difícil saber, mas tempos atrás eu resolvi usar o 5W30 sintético e achei que estava abafando e estava indo bem até viajar, deixar ele parado e voltar 15 dias depois com os tuchos todos vazios levando uns 40 minutos ou mais para encher. Busquei saber algo na GM e eles informarom naquela época que a GM não indica o sintético para os carros dela e é fácill de entender porque eles querem vender o produdo deles. Eu acho que talvez um 10W40 usando um B12 junto pode dar um reforço, mas eu prefiro usar o que pra mim deu muito certo e comecei tarde demais, mas deu certo é o 15W50 Semi sintético da Petrona mais um Bardalh B12, coloco 3,8 litros do Petrona e meio litros de bardahl e o meu motor é um do Astra 2004, 2.0 gasolina e no manual é um 15W40 ou 20W50.

Eu não acredito que o óleo seria um problema no seu carro, mas colocar sem medir pressão antes da troca e depois da troca eu acho arriscado demais. Então a dica seria: Meça a pressão do óleo hoje com ele frio e quente e meça depois com o que você vai usar, se der ruim tira fora e se conforma com o prejuizo que poderá ser bem menor do que usar ele com a pressão inadequada.

Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações, porque uso o 15W50 semi sintético e com ele frio visualmente e mexendo com ele em um recipiente eu sinto ele claramente mais viscoso que quando quente. Estas informações de viscosidade que quando quente seria mais viscoso, ainda não me convence
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 31 Jan 2024, 15:36

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,

oleo sempre é motivo de debate kakaka , a viscosidade dele na verdade e comoele gruda nas peças , meio dificil de entender mais o oleo cria uma pelicula fina nas peças nçao por ele ser mais espesso ele vai grudar melhor nas peças , pode ser mais fino e manter melhor a pelicula de oleo nas peças , oleo fino ou grosso iso vai depender do que almeidão fala , vai depender do estado do motor e da bomba de oleo e das folgas (seja motor novo ou não ) mais so controlando a preção do oleo pra saber.
eu utilizo no meu carro 15w40e com mais de 190mil km o carro não fuma não baixa oleo e roda redondo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 01 Fev 2024, 09:06

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Um detálhe, não sei que diabo de medida eles fazem com as informações,

oleo sempre é motivo de debate kakaka , a viscosidade dele na verdade e comoele gruda nas peças , meio dificil de entender mais o oleo cria uma pelicula fina nas peças nçao por ele ser mais espesso ele vai grudar melhor nas peças , pode ser mais fino e manter melhor a pelicula de oleo nas peças , oleo fino ou grosso iso vai depender do que almeidão fala , vai depender do estado do motor e da bomba de oleo e das folgas (seja motor novo ou não ) mais so controlando a preção do oleo pra saber.
eu utilizo no meu carro 15w40e com mais de 190mil km o carro não fuma não baixa oleo e roda redondo


É Chirola, sobre o óleo esta sua foi a melhor explicação que tive, parece simples, mas não é, tudo que vejo sobre s viscosidade eu vejo o mel como exemplo que é diferente da água por ser mais "viscoso". Então entendo que mais viscoso seria mais grosso e percebo claramente que quandoo óleo ele esquenta ele fica bem mais fino.
Ótima sua definição O PODER DE GRUDAR NAS PEÇAS, seria não perder esta fórmula de se manter escorregadíu como é quando ele é esfregado nas mãos. Eu não tinha pensado nisto.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por chirola » 01 Fev 2024, 14:10

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Ótima sua definição O PODER DE GRUDAR NAS PEÇAS, seria não perder esta fórmula de se manter escorregadíu como é quando ele é esfregado nas mãos. Eu não tinha pensado nisto.

é iso mesmo eu demore tempos para entender como funcionaba e para que aplica cada oleo , a gente testa na mão mais a mão absorbe um pouco e éso umas gotas no carro o oleo fica circulando a preçao o tempo todo , tem que colocar o que diz no manual , o motro tem folgas especificas que vedam com uma certa viscocidade se for fino de mais não vai prencher as folgas e vai cair a preção de oleo se for grosso de mais ele vai acumular em algumas partes do motor e pode acabar carbonizando e entupindo as galerias de oleo .
é bem complexo tem que ter um equilibrio entre viscocidade e grossor do oleo para funcionar bem , e mais nos carros novos com turbo ou com correia banhada a oleo , se colocar oleo errado pode matar um turbo ou uma correia em menos de 30 mil kilometros .
o test que vc fez controlndo a preção do oleo é o melhor asim vc sabe que o oleo que esta utilzando é correto para o seu motor .

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 31 Mar 2024, 07:59

Pessoal, nao li o topico todo pois bastante mensagens aqui mas resumindo... meu motor 2.2 8v com 177mil kms originais, estava usando 15w40 quando comprei e depois passei para 10w40 100% sintetico da Castrol mas notei um consumo excessivo... algo entre 800-900ml (quase 1l) a cada 1200-1500kms -vale notar q não dou muito descanso sempre com algumas esticadas e rpm la em cima hehe- mas enfim...

Na ultima troca coloquei 20w50 mineral da lubrax e notei q o consumo praticamente cessou, deve estar queimando algo de 300ml a cada 2000km agora oq deve ser normal pois la no mercado americano os Isuzo que usam esse motor c22ne são famosos por queimar oleo em excesso

Vou manter a viscosidade 50 mas queria pelo menos um semi -sintetico, encontrei apenas oleos para moto e o unico para carros foi o Motul 4100 15W50 com certificacao europeia... mas bem salgado o preço por aqui... vcs sabem de algum outro oleo 15w50 semi-sintetico ?

aproveitando, os Isuzo recomendam velas de grau 6 no manual, e a tabela NGK aqui grau 5 p os motores a gasolina, acho q nao teria muita diferença mas alguem ja testou grau 6 mais frias no vectra b?

abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 31 Mar 2024, 11:45

jm_vectrab escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, nao li o topico todo pois bastante mensagens aqui mas resumindo... meu motor 2.2 8v com 177mil kms originais, estava usando 15w40 quando comprei e depois passei para 10w40 100% sintetico da Castrol mas notei um consumo excessivo... algo entre 800-900ml (quase 1l) a cada 1200-1500kms -vale notar q não dou muito descanso sempre com algumas esticadas e rpm la em cima hehe- mas enfim...

Na ultima troca coloquei 20w50 mineral da lubrax e notei q o consumo praticamente cessou, deve estar queimando algo de 300ml a cada 2000km agora oq deve ser normal pois la no mercado americano os Isuzo que usam esse motor c22ne são famosos por queimar oleo em excesso

Vou manter a viscosidade 50 mas queria pelo menos um semi -sintetico, encontrei apenas oleos para moto e o unico para carros foi o Motul 4100 15W50 com certificacao europeia... mas bem salgado o preço por aqui... vcs sabem de algum outro oleo 15w50 semi-sintetico ?

aproveitando, os Isuzo recomendam velas de grau 6 no manual, e a tabela NGK aqui grau 5 p os motores a gasolina, acho q nao teria muita diferença mas alguem ja testou grau 6 mais frias no vectra b?

abraços


300 ML a cada 2000 km ainda é muito com o 20W50, porque eu considero e nem sei se é o normal 200 a 400 ML a cada 5.000 km. Com certeza já está passando óleo pelos retentores de válvulas afinal um cabeçote de Vectra 8V roda bem uns 60 a 70 mil km e depois começam estes problemas e sempre comento que deve ser feito a cada 80 mil.
Sobre o òleo, tem vários 15W40 semi sintético e eu estou usando um da Petrona 15W50 semi sintético e nem informações na internet estou achando mais sobre ele e sempre uso 3,8 litros e meio litro de bardahl B12. Se eu não achar ele na próxima troca, vou usar um Castrol GTX 15W40 semi sintético e meio litro de B12.

Meu carro anda 1000 km por mês e quando baixa meio litros de óleo nos 5000 km que eu faço a troca usando um 15W50, já sei que o cabeçote precisa ser aberto e dá uma geral.

Velas eu só uso Bosch supert 4 WR78

MINHA DEDUÇÃO SOBRE UM CARRO QUE QUEIMA UM LITRO DE ÓLEO A CADA 1000 KM OU PRÓXIMO DISTO.
Este carro não vai trocar óleo nunca, tem que dar um jeito de trocar o filtro e nada mais, porque ele vai está sempre com o óleo novo, afinal quando ele rodou 5000 KM ele já colocou 5 litros de óleo e o Vectra usa somente 4 e normalmente se troca com 5 mil mesmo.

Nada de álibi meu amigo, infelizmente seu carro como todos que já rodarom 80 mil km vai baixar óleo se não fizer o cabeçote e isto pra mim é perfeitamente normal e inaceitável em qualquer motor perfeito.
Imagem

Avatar do usuário
jm_vectrab
Member
Member
Mensagens: 29
Registrado em: 26 Ago 2022, 10:12
Nome Completo: JM
Cidade: Florianopolis
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por jm_vectrab » 01 Abr 2024, 08:26

Vlw vou ver se encontro esse petronas 15w50, os w40 vao ser semi-sintetico ou 100% sintetico, ja o w50 dificil encontrar 90% é mineral

Talvez mais facil manter o mineral mesmo e adicionar esse Bardhal q todo mundo fala bem... particularmente nao gosto desses aditivos pois o oleo ja vem formulado com seu pacote de aditivos, na certificacao alguns ja ate constam esse condicionador de metais na composicao, ai adicionar e alterar as propriedades do fabricante... fico com o pe atras quando vou no site e esta todo quebrado nao mostram nem a composicao do produto...

sobre meu motor dei um passe no cabecote e troquei os retentores de valv quando comprei o carro, tbm me passei aqui, foram 13.800km com o 10w40 100% sintetico, 1 ano certinho e adicionei 3l nesse periodo, entao consumiu 1l a cada 4600km em media, com o 20w50 deu 3.300km e olhei aqui agora esta no mesmo nivel, mas tbm nao ando forçando muito ele ultimamente... vou seguir monitorando

acho q o problema pode ser meu sistema pcv, o meu vaza ali nas mangueiras da valvula (bem em cima do seg injetor) e naquela q volta para o filtro de ar tbm e jorra oleo na tbi, vou colocar umas abracadeiras e trocar a tampa de valv pq estava toda carbonizada aquela parte interna (limpei e colei de volta mas ja esta soltando...)

pode ser a parte de baixo tbm ja q nunca foi mexido esta toda original, aneis cansados, mas acho dificil pois a compressao e performance dele é boa nada a desejar ali muito pelo contrario... penso ser esse sistema pcv e meu uso alem do comum heheh vou tentar isso primeiro

mas enfim discordo sobre o consumo, creio q qualquer motor se usado em alta carga (leia giro la em cima por muito tempo) vai queimar oleo, nao ha aneis que segurem, claro ha variacoes e tolerancias, mas tem fabricante ai q ate coloca no manual q é normal o consumo de 1l a cada 1500 ou 3000km dependendo do uso, pra cliente nao encher o saco

e veja por ex em trackdays, perg se o pessoal nao fica de olho ou sempre com 1litrinho ali pra completar heheh, uso extremo consome mesmo nao tem jeito

PS: sobre as velas é meio confuso pois cada fabricante tem sua propria categoria de temperatura, aqui a tabela, a sua Bosch deve ser grau 7 pelo codigo inicial (nao sei ao certo) entao ficaria a com a grau 6 da NGK, q é a padrao mais fria usada nos Isuzo
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Qual Oleo utiliza? Vectra B

por Almeidão » 01 Abr 2024, 14:02

1 - De imediato, lhe digo, Use o semi sintético, o petrona 15W50 é semi sintético, mas pode usar o 15W40 Castrol e o Bardahl b12.
2 - Este é o Petrona: https://www.pneudrive.com.br/oleo-15w50 ... 1l-7133-19
3 Podes acreditar eu também erradamente acreditava que o óleo vinha com estes aditivos todos e até comentei sobre isto no passado, e hoje me arrependo de não ter usado o Bardahl B12 desde que comprei este motor. O Bardhal B12 é um aditivo, o óleo dizem que vem aditivado e nem sempre podemos acreditar neste pessoal e tenho que acreditar no Bardahl já é o objetivo unico deste B12
4 - Fabricante não é burro, eles tem um produto que todos compram e podem dizer que baixar tantos litros de óleo é normal, assim você não pode reclamar e procure saber que nem todos os carros da mesma marca vai baixar a mesma quantidade. Vai eu aqui dizer que o granito que eu vendo se derramar oleo ele irá manchar e isto é normal. Ninguem irá comprar kakakkaka.
5 - Não acredito na parte debaixo estando ruim sem um ruído de marreta kakkaka, o meu tem 200 mil KM e não baixa óleo, tem uma batidinha em um lado que parece tucho ou alojamento de tucho ou até mesmo pino de pistão, mas ao acelerar some tudo e não baixa óleo.
6 - sim o sistema PCV faz consumir bastante óleo porque é sugado pelo motor em forma de suspiro, meu carro não tem isto, preciso até melhorar algo ali, mas hoje é zero entrada do supiro pelo motor e a perca de óleo ali fora é quase zero.
7 - Sobre as velas, já testei de tudo, achei a irídium muito pior que a super 4 WR78, aliás vou viajar dia 5 e quero comprar um jogo deste no México que deve ser mais barato que aqui.
8 - Eu era um super fã do mineral 20W50 porque não existe sintético nesta medida e achava o semi sintético talvez algo sem necessidade, ERRO MEU, no inico do ano de 2023 testei a presão do óleo do meu carro e estava depois de quente máximo 1,2 bar, comecei a usar o semi sintético com o B12 e em dezembro já pensando em trocar a bomba de óleo resolvi medir outra vez, e deu depois de quente 2,4 bar. Se eu não tivesse feito a medida eu não iria acreditar. Algo limpou ali dentro e gostei muito da surpresa. Lembrando que cada caso é um caso, mas eu coloquei um óleo Bardhal PROLONGA, ai sim ouvi o barulho do motor virar uma locomotiva, isto sim é loucura e tive que abrir o carte para tirar aquela graxa no fundo, BARDAHL B 12 não fáz isto.

Resumo geral, use o semi sinténtico sempre e que seja 15W50 ou 15W40 até que apareça um sintético com esta medida se é que isto possa aparecer um dia, aliás na próxima troca talvez eu use o castrol 15W40 semi sintético com o bardahl B12, isto porque não sei se este Petrona continuará, mas com certeza o Castrol sim.
Imagem

290 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 844 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 15:20