O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BPara os entendidos em Ar Condicionado - Vectra B

128 mensagens
Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 03 Dez 2014, 22:41

Vou levar o meu amanha para assistência do ar , tomará Deus que não seja sério...

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 04 Dez 2014, 05:20

Almeidão escreveu:São 23:30, acabei de montar o carro já com o compressor e o filtro secador novo. Amanhã será a hora do gás.

Eu preferi colocar o compressor do Vectra mesmo, do ano do meu carro. Também concordo que adaptações sem um conhecimento da causa pode ser perigoso, eu sou um adaptador nato, mas onde eu conheço e sinceramente de ar eu sou bem leigo, aliás escrevi várias MPs para o Ives e ele foi dando as cordenadas as quais eu agradeço.

Cá pra nós, o servicinho enjoado que é trocar este compressor e filtro, comecei 6 horas e acabei agora. Este é o preço que pago por ser enjoado com meu carro kakakka.



Vc verificou se dentro do compressor veio óleo , ou ele veio totalmente seco ??? Eu comprei um comp. de Hyundai outro dia, e veio lotado de óleo com tampões .
Veio um manual em inglês que mandava retirar o excesso de óleo colocado para transporte . Dizia que ante de colocar carga de gás , deveria girar com a mão 10 vzs a polia , e deixar td o excesso de óleo sair , ai sim conectar as mangueiras de gás .

Bom essa orientação veio escrito para Hyundai , no caso do Vectra eu não sei , estou tb querendo saber , em alguma lugar eu li as quantidade de ml´s de óleo PG 100 no sistema , mas bobeei e não anotei .

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Alez » 04 Dez 2014, 07:16

Senhores, aproveito o tópico do Luiz para perguntar: Se ficar um bom tempo sem usar o ar é comum ao voltar a usar ele não resfriar legal e depois de alguns dias ele resfriar bem ou está dando problema?

Já fiz troca de carga do gás e óleo e troquei o sensor da garra do parachoque.

Alez
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1960
Registrado em: 08 Abr 2013, 07:45
Nome Completo: Alessandro Andrade Silva
Cidade: Ceilandia Sul
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Alez » 04 Dez 2014, 07:24

Outra coisa, o ar quente não está funcionando.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Alcir Andreoni » 04 Dez 2014, 08:44

Alez escreveu:Outra coisa, o ar quente não está funcionando.

Acredito que sua válvula de ar quente pifou! :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 04 Dez 2014, 09:18

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:São 23:30, acabei de montar o carro já com o compressor e o filtro secador novo. Amanhã será a hora do gás.

Eu preferi colocar o compressor do Vectra mesmo, do ano do meu carro. Também concordo que adaptações sem um conhecimento da causa pode ser perigoso, eu sou um adaptador nato, mas onde eu conheço e sinceramente de ar eu sou bem leigo, aliás escrevi várias MPs para o Ives e ele foi dando as cordenadas as quais eu agradeço.

Cá pra nós, o servicinho enjoado que é trocar este compressor e filtro, comecei 6 horas e acabei agora. Este é o preço que pago por ser enjoado com meu carro kakakka.



Vc verificou se dentro do compressor veio óleo , ou ele veio totalmente seco ??? Eu comprei um comp. de Hyundai outro dia, e veio lotado de óleo com tampões .
Veio um manual em inglês que mandava retirar o excesso de óleo colocado para transporte . Dizia que ante de colocar carga de gás , deveria girar com a mão 10 vzs a polia , e deixar td o excesso de óleo sair , ai sim conectar as mangueiras de gás .

Bom essa orientação veio escrito para Hyundai , no caso do Vectra eu não sei , estou tb querendo saber , em alguma lugar eu li as quantidade de ml´s de óleo PG 100 no sistema , mas bobeei e não anotei .


Faltei nesta aula kakkaka.

Bem, não adianta reclamar, preciso tirar o que tem lá e colocar óleo.

Posso usar Roice ND8?

outro que tenho Deiton lubrificantes - Óleo para compressor comp-150
´
Posso usar um destes?
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 04 Dez 2014, 09:57

Teoricamente poderia usar o Roice ND8 , sem problemas , ele é sintético e é garantido para gás 134 .

Só não sei a viscosidade dele ! o PAG 100 é o indicado para meu compressor , e deve ser também para o seu .

Mas essa nomenclatura de PAG 100 / 150 etc , não é a mesma de um óleo de motor , pq vc imagina se fosse viscosidade 100 a mesmo de motor ou caixa , seria uma graxa , rs .

Agora esse Deiton , deve ser óleo para carter de compressor estacionário de ar comprimido ( eu acho ) , melhor confirmar , ou esperar alguém que domine mais do assunto .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 04 Dez 2014, 10:11

Luiz Antunes escreveu:Teoricamente poderia usar o Roice ND8 , sem problemas , ele é sintético e é garantido para gás 134 .

Só não sei a viscosidade dele ! o PAG 100 é o indicado para meu compressor , e deve ser também para o seu .

Mas essa nomenclatura de PAG 100 / 150 etc , não é a mesma de um óleo de motor , pq vc imagina se fosse viscosidade 100 a mesmo de motor ou caixa , seria uma graxa , rs .

Agora esse Deiton , deve ser óleo para carter de compressor estacionário de ar comprimido ( eu acho ) , melhor confirmar , ou esperar alguém que domine mais do assunto .


Acho que vou neste ND8, tem um amigo aqui que usa somente este óleo nos compressores que ele mexe.

Obrigado
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 04 Dez 2014, 13:39

Almeidão Enviei MS para você..
Editado pela última vez por Mantenedor em 04 Dez 2014, 13:44, em um total de 1 vez.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 04 Dez 2014, 13:39

[quote="Almeidão"][quote="Luiz Antunes"][quote="Almeidão"]São 23:30, acabei de montar o carro já com o compressor e o filtro secador novo. Amanhã será a hora do gás.
Almeidão como vai , enviei uma MS para você. Abraço
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 09 Dez 2014, 13:14

A busca frenética pelo defeito no ar condicionado permanece. Coloquei compressor novo, filtro novo e 200ML óleo no compressor. Foi colocado uma carga de gás, o compressor liga normalmente, refrigera perfeito por um tempo e depois começa a desligar, sempre em marcha fraca, em alta rotação não desliga. No trânsito pesado funciona por uns 10 a 15 minutos e depois desliga. Se eu estou em alta rotação e paro o carro, segundos depois o compressor desliga e só volta a ligar quando o carro esfriar por completo ou colocar ele na estrada e acelerar fundo também volta a religar.

Aqui hoje, 36º e eu ainda sem saber como acertar este problema.

1 - Eliminei a chance de ser o pressostato de alta, o que tem 2 fios, isto porque tenho um reserva e ao colocar lo ficou igual.

2 - Será o pressostado de 4 pinos?

3 - será um relê esquentando? Bem, neste caso não teria fundamento, porque ao acelerar em uma rodovia o ar volta a funcionar.


Existe outra hipótese?, Seria pouco gás? Então para que ele funcionaria na alta e ao mesmo tempo por uns 15 minutos quando frio?

Busco respostas, aceito até as não corretas, afinal mesmo não acertando o problema, mas as vezes nos confortam.

Um abraço
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 09 Dez 2014, 14:12

Peguei um problema semana passada em um Ford Ka Xr , igual ao seu , o cara trocou tb , filtro , compressor , válvula expansão , evaporador , carga gás duas vzs .

Troquei o único pressostato ( 2 fios ) e ficou bom de vez , nunca mais desligou em baixa .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 09 Dez 2014, 14:31

Luiz Antunes escreveu:Peguei um problema semana passada em um Ford Ka Xr , igual ao seu , o cara trocou tb , filtro , compressor , válvula expansão , evaporador , carga gás duas vzs .

Troquei o único pressostato ( 2 fios ) e ficou bom de vez , nunca mais desligou em baixa .


Eu acho que irei trocar este pressostato também, amanhã irei em um outro cara aqui que tem este pressostato, aliás na ultima vez comprei com ele. De qualquer maneira eu desconheço este problema ou melhor nunca vi relato sobre isto, sei que o pressostato com problema o compressor não liga e isto aconteceu comigo, nunca pensei que ele pudesse ficar fraco e não manter ligado, mas é aquela velha história, nunca há somnete um diagnóstico para cada peça, então penso que pode ser ele mesmo.

Quando eu comento no presostato 4 fios, na verdade ele tem 4, mas o Vectra usa somente 2 dele, os outros dois seria para outro carro porque aqui não liga nada nele.
Imagem

perides
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Set 2014, 22:37
Nome Completo: perides walfran de barros junior
Cidade: maceio
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GL 2.2 Milenium
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por perides » 09 Dez 2014, 17:03

Oi. Alguem me diz aí se o compressor joga óleo pra fora por essa válvula torre.? Quando tirei o meu saiu bastante óleo por onde vão as conexões.
E o óleo estava preto..meu compressor foi condenado por isso.

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 09 Dez 2014, 17:30

Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Peguei um problema semana passada em um Ford Ka Xr , igual ao seu , o cara trocou tb , filtro , compressor , válvula expansão , evaporador , carga gás duas vzs .

Troquei o único pressostato ( 2 fios ) e ficou bom de vez , nunca mais desligou em baixa .


Eu acho que irei trocar este pressostato também, amanhã irei em um outro cara aqui que tem este pressostato, aliás na ultima vez comprei com ele. De qualquer maneira eu desconheço este problema ou melhor nunca vi relato sobre isto, sei que o pressostato com problema o compressor não liga e isto aconteceu comigo, nunca pensei que ele pudesse ficar fraco e não manter ligado, mas é aquela velha história, nunca há somnete um diagnóstico para cada peça, então penso que pode ser ele mesmo.

Quando eu comento no presostato 4 fios, na verdade ele tem 4, mas o Vectra usa somente 2 dele, os outros dois seria para outro carro porque aqui não liga nada nele.


Também troquei essa válvula no grito , tem carro que ela tem rosca externa , então se tirar não perde o gás , por baixo na tubulação tem um válvula igual a de pneu , mas se válvula tiver roca interna ( macho ) , perde td o gás .
O do Vectra nunca observei , o do Ka é externa não perdeu gás .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 09 Dez 2014, 17:31

Luiz Antunes escreveu:
Almeidão escreveu:
Luiz Antunes escreveu:Peguei um problema semana passada em um Ford Ka Xr , igual ao seu , o cara trocou tb , filtro , compressor , válvula expansão , evaporador , carga gás duas vzs .

Troquei o único pressostato ( 2 fios ) e ficou bom de vez , nunca mais desligou em baixa .


Eu acho que irei trocar este pressostato também, amanhã irei em um outro cara aqui que tem este pressostato, aliás na ultima vez comprei com ele. De qualquer maneira eu desconheço este problema ou melhor nunca vi relato sobre isto, sei que o pressostato com problema o compressor não liga e isto aconteceu comigo, nunca pensei que ele pudesse ficar fraco e não manter ligado, mas é aquela velha história, nunca há somnete um diagnóstico para cada peça, então penso que pode ser ele mesmo.

Quando eu comento no presostato 4 fios, na verdade ele tem 4, mas o Vectra usa somente 2 dele, os outros dois seria para outro carro porque aqui não liga nada nele.


Também troquei essa válvula no grito , tem carro que ela tem rosca externa , então se tirar não perde o gás , por baixo na tubulação tem um válvula igual a de pneu , mas se válvula tiver roca interna ( macho ) , perde td o gás .
O do Vectra nunca observei , o do Ka é externa não perdeu gás .


Do Vectra não perde o gás, já troqui uma vez.
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Luiz Antunes » 09 Dez 2014, 17:37

perides escreveu:Oi. Alguem me diz aí se o compressor joga óleo pra fora por essa válvula torre.? Quando tirei o meu saiu bastante óleo por onde vão as conexões.
E o óleo estava preto..meu compressor foi condenado por isso.


Olha , pela torre deve ser difícil vazar óleo , a menos que os vedadores estarem estragados , mas é difícil .

Pelas conexões pode perder óleo , tb tem que ver os vedadores .

Agora óleo preto , pode ser que os anéis da cabeça dos pistões do compressor estejam gastos , eles são pretos e de um material parecido com Teflon , estragam e se misturam com o óleo e deixam umas borras e pigmentos pretos .

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 10 Dez 2014, 07:34

Meu caso estáq bem complicado, bem complicado mesmo. Ontem fiz um outro teste, deixei ele ligado até desarmar o compressor, assim que desarmou tirei a tomada do pressostato e fiz um jump e ele não liga. Parece ser alguma resistencia que esquenta, se afasta e ao esfriar volta a funcionar.
Não testei ainda com jump direto, farei hoje. Jump direto será jumpear antes de ligar e esperar para ver se desliga, se desligar com ele jumpeado direto, já vou eliminar a possibilidade de ser o pressostato e partir para o relê do ar condicionado.

Aceito sujestão. Nunca peguei um tem tão difícil, vagão já peguei, mas agora é um trem mesmo.
Imagem

Avatar do usuário
Mantenedor
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 1123
Registrado em: 16 Set 2014, 20:34
Nome Completo: Moisés M. Nascimento
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Mantenedor » 10 Dez 2014, 11:45

Almeidão , será que existe a possibilidade de se fazer a leitura da corrente elétrica ( amperagem ).
Quando o compressor entra e durante o funcionamento?
Procedimento igual ao fazer a leitura de um motor eletrico , monofásico ou trifásico.

Pelo que percebi , o compressor para de funcionar por que o sistema elétrico corta o sinal elétrico . E volta a funcionar um tempo depois é isto mesmo?

Desculpe , se falo besteira , mas um aparelho conectado
( multímetro ) no relé ou antes dele que controla a entrada do sinal para o compressor ajudaria ?

Mantenedor\VectraCd\2.0\16VT\ 215Cv.
Mantenedor/VCD/2.0/16VT.
Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Para os entendidos em Ar Condicionado

por Almeidão » 10 Dez 2014, 12:46

Amigo, já não sei onde procurar. Ainda não resolvi abrir nada, mas não demora e farei isto.

Descrevo melhor para que os entendidos possa tere uma idéia.

1 - jampear a tomada do pressostato ele desliga igual, ou seja funciona por pouco tempo na lenta - Pode ser o pressostato ou falta de gás? Acho que se fosse pressostato ele ligaria jampeando - Estou certo ou errado?
2 - botão do ar momento nenhum apaga.
3 - não é relê, acabei de colocar um novo hoje e com menos de 100 metros ele já desligou.
4 - sempre na alta ele funciona perfeito, ou seja na velocidade acima de 35 km hora já funciona e não desliga.

5 - Não sei nada sobre a válvula de expansão. Para quem sabe. Poderia ser ela?
6 - Existe algum módulo para ligar este ar, ele é comum, não é digital.

Eu já estou querendo colocar outra carga de gás, será que é o gás o problema? como já disse. Para que então o pressotato ligado direto iria desligar?

Obrigado.
Imagem

128 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 346 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 07:47