O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema com Temperatura do Motor .

por Almeidão » 17 Nov 2015, 08:07

jeferson.lopes escreveu:Boa tarde senhores.
Tenho um mistério a ser desvendado, nesses dias fui mexer no ar condicionado do meu vectra 97 , notei que a alta da ventoinha não estava armando, fiz um uma direta no pressostato de alta e armou a alta na hora, troquei o pressostato e coloquei 740gr mais ou menos de gás.
Aí que tá o mistério que não entendi , liguei o ar e funcionou muito bem, pressão de baixa 200 e a ventoinha alta armando nos 270 aproximadamente, foi assim armando a alta duas vezes depois não armou mais só quando o carro chegava a temperatura de 93graus. Percebi tbm que acelerando aumentava a pressão do ar pra 300psi e não armava alta mas a medida que a pressão caia e chegava a 260-270 a alta armava de novo. O que pode ser?


Problema no pressostato amigo, quando arma no 93 ela armou pelo cebolão ou sensor. Tive problemas quando estragou o pressostato original do carro, comprei 3 e nenhum menos que 100 reais e todos eram loucos, hora armava e não desarmava mais ao ponto de derreter local onde está o relê e as ventoinhas não funcionarem mais. O seu ainda está legal porque você colocou menos gás, 740. Se coloca o correto que é 900, você teria o mesmo que eu tive e o problema maior é que você não acha esta peça original. Tive que mudar o sistema e eliminar este pressostato o qual só me deu prejuízo.
Imagem

jeferson.lopes
Member
Member
Mensagens: 10
Registrado em: 08 Set 2015, 22:43
Nome Completo: jeferson lopes silva
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por jeferson.lopes » 17 Nov 2015, 22:07

Boa noite Almeidão, você falando do derretimento percebi que o meu tbm estava um pouco derretido no relê, mas creio que já peguei o carro assim , ou seja problema antigo pois agora que tô mexendo no ar. Qual a dica você me daria pra muda o meu sistema tbm se no caso eu não acha o pressostato original.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiago Menezes » 18 Nov 2015, 08:57

Tópicos fundidos por tratarem do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Douglas Gutierre
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Jan 2016, 19:39
Nome Completo: Douglas Gutierre Dos Santos
Cidade: Ananindeua
Estado: Pará
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Douglas Gutierre » 02 Jan 2016, 19:50

Boa noite amigos,preciso de uma ajuda dos srs;

Problema de aquecimento apos andar uns 150 km temperatura normal abaixo de 85º,quando diminuo a velocidade a temperatura sobe muito quase chegando ao vermelho.
O que acham que pode ser esse problem meu vetra é um 2006 motor 2.4 elite 16val.
Desde ja agradeço a ajuda de todos.

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Davidsouzmr » 02 Jan 2016, 23:34

Douglas Gutierre escreveu:Boa noite amigos,preciso de uma ajuda dos srs;

Problema de aquecimento apos andar uns 150 km temperatura normal abaixo de 85º,quando diminuo a velocidade a temperatura sobe muito quase chegando ao vermelho.
O que acham que pode ser esse problem meu vetra é um 2006 motor 2.4 elite 16val.
Desde ja agradeço a ajuda de todos.


Com essa característica... acredito que seu carro não esteja armando a SEGUNDA velocidade da ventoinha!! Da uma verificada nisso. Faz aquele velho teste de desligar o sensor de temperatura com o carro ligado e vê se a ventoinha arma a segunda velocidade!! Depois volta pra dizer como ficou!

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por JoãodoValle » 03 Jan 2016, 10:22

Douglas Gutierre escreveu:Boa noite amigos,preciso de uma ajuda dos srs;

Problema de aquecimento apos andar uns 150 km temperatura normal abaixo de 85º,quando diminuo a velocidade a temperatura sobe muito quase chegando ao vermelho.
O que acham que pode ser esse problem meu vetra é um 2006 motor 2.4 elite 16val.
Desde ja agradeço a ajuda de todos.

Eu verificaria bomba dagua e radiador.



Enviado a bordo do meu Vectra!!!

EliasSafadinho
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 03 Jan 2016, 11:52
Nome Completo: eliezer moreira da silva
Cidade: RIO DAS OSTRAS
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por EliasSafadinho » 03 Jan 2016, 12:52

O meu vectra tem o mesmo problema. Ando na baixa rotação e a temperatura fica entre os 88.90 e se pegar rodovia com alto giro e velocidade alta a temperatura chega quase 100graus. Radiador novo,sensores novos, VT nova. Isso da nos nervos

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 03 Jan 2016, 14:14

EliasSafadinho escreveu:O meu vectra tem o mesmo problema. Ando na baixa rotação e a temperatura fica entre os 88.90 e se pegar rodovia com alto giro e velocidade alta a temperatura chega quase 100graus. Radiador novo,sensores novos, VT nova. Isso da nos nervos


Radiador novo. Será que é o correto do Vectra? Termostática nova. Será que é a com 82º? Eu acho que o problema pode ser termostática com grau alto caso o radiador seja de palheta. Se for tubo, pode ser ele o problema

No caso do Douglas se a temperatura é 85 e sobre ao parar o carro, o problema é elétrico e o primeiro passo a checar é o sensor de temperatura. Veja logo amigo, não custa caro trocar esta peça e se for ela o problema, pode ficar caro para acertar depois.
Imagem

Avatar do usuário
v1n1c1u5
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Nov 2015, 15:32
Nome Completo: vinicius aguiar
Cidade: campina da lagoa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema arrefecimento esquisito vectraB

por v1n1c1u5 » 01 Fev 2016, 11:43

Olá pessoal estou em dúvida esses dias fui em uma cidade vizinha com meu vectra e la percebi a temperatura em 90 graus, ele acionava a ventoinha em 90 graus e já abaixava em uns 82 graus, e so ligava a de dentro do capu a de fora so quando ligava o Ac, agora liga so a de fora em uns 95 graus e para mais ou menos em 90, e não ligou mais a de dentro não passei dos 95 graus ainda será q liga a de dentro do após isso? E quando eu desligo o carro e ta quente daí a de dentro do capu funciona mas não muito rápida , isso ta no normal ou não?

Enviado de meu SM-G531BT usando Tapatalk

Avatar do usuário
flavio.filipini
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 216
Registrado em: 26 Jun 2014, 16:44
Nome Completo: Flavio Filipini
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema arrefecimento esquisito vectraB

por flavio.filipini » 01 Fev 2016, 11:56

Olá amigo, não está normal não.

Você tem que verificar duas coisas.
1º se o cebolão ou o sensor de temperatura da aguá está boa.
2º verificar o rele do 2º estágio do eletroventilador.

Abs,
VCD 2.0 16v 97/98 - Topfull Garagem do GreenHell
VGLS 2.2 8v 99/99 - Único dono Garagem do Pé de Pano
Imagem

Avatar do usuário
v1n1c1u5
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Nov 2015, 15:32
Nome Completo: vinicius aguiar
Cidade: campina da lagoa
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema arrefecimento esquisito vectraB

por v1n1c1u5 » 01 Fev 2016, 11:59

Ok vou testar valeu

Enviado de meu SM-G531BT usando Tapatalk

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiago Menezes » 01 Fev 2016, 13:19

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

cgr1355
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Fev 2016, 08:02
Nome Completo: CICERO GONÇALVES RAMALHO
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por cgr1355 » 11 Fev 2016, 09:25

Meu vectra: cd 2.2 16v ano 2002, com ar condicionado ligado em dias quente, a temperatura chega acima do meio quase no vermelho, desligo o ar a temperatura baixa p/meio, o que pode ser? só para ajudar já foi feito cabeçote por problema de superaquecimento.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 11 Fev 2016, 09:38

cgr1355 escreveu:Meu vectra: cd 2.2 16v ano 2002, com ar condicionado ligado em dias quente, a temperatura chega acima do meio quase no vermelho, desligo o ar a temperatura baixa p/meio, o que pode ser? só para ajudar já foi feito cabeçote por problema de superaquecimento.


Amigo, em qualquer circunstancia de queima de junta, o carro não pode ser religado até descobrir o problema que levou ele a esta temperatura alta, ou seja foi feito o serviço e ele continua na mesma, se não queimou ainda, ela poderá queimar outra vez.

Bem, com certeza ele não está armando o segundo estágio que é comandado pelo sensor de temperatura da água ou está armando e não faz efeito por ter problemas no radiador que pode ser sujeira ou até mesmo a termostática errada, o seu carro usa uma com 82º, e para mim a MTE é a melhor neste quesito.
Imagem

amanda.ximenes
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jan 2016, 14:01
Nome Completo: jose ritiele miguel ximenes
Cidade: fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por amanda.ximenes » 13 Fev 2016, 14:52

ola amigo meu vectra ta parecido so que a agua ta circulando o ventilador ta normal tem aditivo cabecote novo mas ele passa do 90 e 95 mas n passa disso e nem desce fica no mesmo canto e o ventilador fica disparado todo tempo oque sera o defeito

Samir Dotto
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 13 Fev 2016, 23:23
Nome Completo: Samir Dotto
Cidade: Tucunduva
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Temperatura ideal funcionamento do motor 8v 2.2

por Samir Dotto » 13 Fev 2016, 23:59

Gente olá sou novo aqui no forum , mas a dúvida é o seguite vi vários tópicos sobre temperatura, meu carro super aqueceu a alguns dias atras, tirei a válvula termostática problema resolvido em partes, ele anda qse sempre nos 90 graus, vai a 92 no máximo , mas oque me intriga é que mesmo na faixa ele vai nessa temperatura com o AC ligado, pra ser sincero nunca tive problemas de aquecimento com esse carro então agora não tenho certeza q qto ele andava antes, a minha dúvida é , isso é normal ele andar na média dos 90 graus??? cabe salientar que se o dia n estiver tão quente ele baixa um pouco digamos na médias dos 85, mas o máximo é esses 92.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8383
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Temperatura ideal funcionamento do motor 8v 2.2

por Almeidão » 14 Fev 2016, 13:39

Esta temperatura pode ser considerada normal dentro da cidade, porem não é uma temperatura fixa, ou seja ele chega em 92 e baixa para 85 e assim vai ser o dia inteiro dentro de uma cidade, já fixada em 90 a 92 eu já considero um normal de risco, mas ainda não é nada desesperador.

Primeiro de tudo, eu preciso saber em rodovias sem o ar ligado onde ela fica, digo em linha reta porque subindo ela sobe, descendo ela desce. Se tiver ele sem o ar ligado em no máximo 82 graus no painel, com certeza o problema dele é o cebolão que para o seu carro dever ser MTE 760 ou MTE 763, o que voce achar melhor colocar. Acho que o 763 mais fácil de achar, mas se ela ficar ali perto dos 90 na estrada livre, então o problema passa ser o radiador e se for ele só há uma solução, trocar. Esta peça não tem conserto por mais que muitos falam.

Se tiver tudo certo, voce vai usar uma termostática MTE 211-82 e eu indico 3 litros de Havoline Long Life como aditivo, embora existam outros bons, mas muito cuidado porque existem realmente outros bons, em compensação existem muitos outros muito ruim.

Faça o teste em rodovias que direi se voce deve trocar o cebolão ou o radiador.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Temperatura ideal funcionamento do motor 8v 2.2

por Jeferson.eng » 14 Fev 2016, 13:59

Eu acho essa temperatura um pouco acima do normal. Quando tive o meu 2.2 8v nunca encostou no 90°, o máximo era digamos 89°. Não parece nada desesperador, mas talvez pode ser que você tenha algum problema no radiador.
Imagem

Avatar do usuário
sapo_joe
GL Member
GL Member
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jun 2014, 14:47
Nome Completo: Victor
Cidade: Minas Gerais
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Temperatura ideal funcionamento do motor 8v 2.2

por sapo_joe » 15 Fev 2016, 12:06

Olá... Possuo Vectra a 3 anos, e antes dele tive um Kadett (mesma mecânica 2.0MPFI, funcionamento semelhante à 2.2) e a temperatura normal é sempre na faixa dos 90 graus, variando um pouco pra cima ou pra baixo, máximo 95, em dias muito quentes, e subidas de serra, e no mínimo um pouco antes da faixa azul do termômetro. Com aditivo na proporção correta, a fervura da água ocorre entre 104 e 106 graus, o que dá ainda uma boa margem de segurança.

Não é recomendável rodar sem a válvula termostática, porque, ao contrário do que muitos dizem, o carro funcionar frio é prejudicial tanto quanto funcionar superaquecido, porque o óleo não atinge a viscosidade ideal, ocasionando maior desgaste do motor, e consumo de combustível.

Se seu carro ferveu e a retirada da válvula evitou que o caso se repetisse, é provável que a válvula que você tinha estava travada, o correto, portanto é comprar uma nova, e instalar no seu carro. É interessante trocar todo o líquido do radiador em intervalos regulares (eu faço no meu de dois em dois anos, usando o aditivo de loga duração), e NUNCA deixar de usar o aditivo, porque ele evita corrosão do radiador, do bloco, cabeçote, lubrifica a bomba e evita ressecamento das mangueiras.
---------------------------------------------------------------------------------
Vectra GLS 2.0 96/97, Prata Rodin.
viewtopic.php?f=70&t=12856
Opala Comodoro SL/E 4.1 91, Vermelho Ciprus.
(fotos em breve)

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiago Menezes » 16 Fev 2016, 10:52

Tópico fundido por tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 404 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 04:21