Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Se estiver ligando por volta dos 88° e desligando em torno dos 82° é normal.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Precisa saber qual a temperatura marcando no painel, faça este teste, desligue o ar condicionado e dá uma volta com o carro em uma rodovia livre e diga onde fica o ponteiro, se ficar em 85 já é um probleminha. Muito importante saber que todas as vezes que queima uma junta de cabeçote, algo aconteceu de errado ou vinha acontcendo, não é só trocar a junta, é saber do mecanico o motivo que ela queimou. Se trocar a junta e não sanar o problema, com certeza ela queimará outra vez.
Motivos que faz uma junta queimar.
1 - Ventoinha não armar quando for exigida. Pode ser uma simples queima de fusível ou um sensor danificado ou até mesmo queima do motor da ventoinha
2 - Valvula termostática velha demais e parar de abrir ou uma de valor incorreto, exemplo usar uma de carro a alcool que tem a temperatura muito alta
4 - Radiador danificado, tapado por zinabre por não ter usado um aditivo correto.
4 - furar uma mangueira e perder agua
Por isto devemos está de olho na temperatura de painel, não é ficar olhando ali direto porque certamente irão se acidentar, quando digo isto é saber como era a temperatura ontem e porque mudou hoje. Temperatura de um carro no painel é sempre a mesma, seja velho ou seja novo, se mudar tem algo errado e precisa ser corrigido e como é um item que trabalha no limite, não tem perdão, se tiver mais alta que o normal, com certeza uma hora a junta queima.
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
"Eu acho que do seu carro é o MTE-4051, se o problema for na ventoinha, ele irá solucionar." -Onde consigo confirmar se este é o correto/funcional pro meu modelo? (Olhei no manual e não localizei).
"se for problema no radiador ou termostática ai será outra história." - Qual seria essa historia? #Medo rsrs
Não consegui localizar apenas a abraçadeira para a mangueira. Existe algum lugar especifico que eu consiga esse carinha?
sheepziiin escreveu:Fuente del Mensaje Ju_Bueno, MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA!!
quando vc diz sensor, seria valvula termostatica, correto?
R: Não. A termostática é interna. O sensor de temperatura é roscado no corpo do bocal onde a água sai do motor pra ir pro radiador.
Complementando alguns pontos da sua resposta a minha pergunta:
"Temperatura alta após desligar até certo ponto é normal" - O carro anda sempre no meio, passa metade e a ventoinha já "roda" com mais intensidade e nivela para o meio, contudo quando desligo e chega a passar do ponto que seria correto (vou postar uma imagem);
R: Se vc desliga o carro e dali poucos minutos (menos de 10) vc volta, liga a chave e a temperatura está mais alta do que qdo desligou o motor, isso é normal. Mas como eu disse, se vc ligar o motor novamente, a água volta a circular e bem rápido o ponteiro já desce.
"Vc pode começar por verificar a temperatura de acionamento das ventoinhas" - Existe uma "regulagem para este item? Se existe, posso colocar uma precisão antes dos 90° (ex: 88°)?
R: Não existe regulagem. Se a ventoinha não aciona no primeiro estágio por volta de 88~90º no painel e desligar em cerca de 82~83°, é necessário trocar o sensor, pois ele já perdeu a eficiência e pode até pífar de vez.
e com relação a ventoinha ter o segundo estagio iniciado com muita frequencia? (em média, a cada 10 minutos). Será que é a valvula?
R: O segundo estágio deve atuar por volta dos 92º e baixar pra 88º, desligando e ficando somente o primeiro.
Highlander escreveu:Fuente del Mensaje A dúvida é a seguinte, existe uma variação de temperatura entre esses interruptores térmicos que achei um pouco alta. O original que está no carro é o mte797 100/105 sendo que a válvula que estava era de 87°. Com o mte763 88/95 e a vt mte 82° não haveria um acionamento constante das ventoinhas e maior demanda do sistema elétrico do carro, talvez o mte760 que arma o primeiro estágio à 95° não seria o mais adequado em relação à vt que começa a liberar a 82° já quase nessa faixa de temperatura?
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