O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
danielbas
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Jul 2016, 15:01
Nome Completo: daniel negreiros cavalcante
Cidade: brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por danielbas » 08 Mar 2017, 10:33

Bom dia galera, estou com problemas no meu vectra gl 8v ano 97, a temperatua sempre ficava entre os 85° ou até mesmo abaixo disso, só aumentava com o ar ligado e ele de uma hora pra outra começou a ficar com a ventoinha ligada mesmo com o carro desligado chegando até descarregar a bateria, ja olhei os relês e fiz a troca deles porém, continuou ligada. Resolvi desligar a tomada da ventoinha, tomada que liga o primeiro estágio se nao me engano, na esperança de acionar o segundo estágio na temperatura mais elevada mas dei uma volta no carro e a temperatura chegou bem próximo dos 100° e tive que desligar o carro pois ela nao armou. O que devo fazer? O que pode ser?
Vi que o Almeidão mencionou que não utiliza a válvula termostática, no caso dela retirada, quais os cebolões que devo utilizar?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 08 Mar 2017, 11:12

Se eu entendi direito, vc descreveu sintomas de que o cebolão está pra se aposentar. Os relatos são de que ele começa a acionar a ventoinha mais cedo e/ou a deixa acionada direto, e em algum tempo ele pára de vez. Se o seu carro usa 2 cebolões, o problema parece ser no do 1º estágio, que deve ser de 2 pólos.

Obs: vc pode passar seu sistema pra operar com só um cebolão duplo, e o mais recomendado é o MTE 760. Quanto a alteração na fiação, aí já não sei dizer...
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 08 Mar 2017, 12:38

Não, eu não disse a não utilizar a termostática, eu digo para tirar as vezes para testar uma semana ou menos quando a temperatura do motor está alta, neste caso tem duas possibilidades de ser problemas no radiador ou na termostática. Se comprar um radiador e for problema na termostática, será uma ferrada boa, então a dica de tirar a termostática é somente para teste a saber qual dois dois tem defitos e quase sempre é o radiador. Mas aqueles teimosos que tem um carro com a termostática errada tipo 92º sendo o correto 82º, ai sim eu escolheria andar sem ao ter uma errada. Não é o nosso caso, porque temos a correta para comprar.

Sobre o problema do seu carro, você fez algo impensável, porque estragado ou não, o segundo estágio depende do primeiro para funcionar e pois em risco o motor do seu carro, não bem o motor, mas o cabeçote dele e não é tão barato mexer em um cabeçote, e pior ainda ter ele outra vez igual estava, isto e que dói , porque se o mecanico for mais ou menos, ele nunca volta no que era e pior que e isto, era pra voltar melhor.

Resumo geral, o probema da ventoinha funcionando direto, basta trocar o cebolão que vai resolver e se o seu carro usa um duplo, compre somente o MTE 763 ou MTE 760, não invente, é um destes dois e nada mais.
Imagem

PAULO EDUARDO CANIETO
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fev 2017, 08:15
Nome Completo: PAULO E. CANIETO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por PAULO EDUARDO CANIETO » 14 Mar 2017, 21:42

Tenho um Vectra 99 gls 2.2 8v que já teve o cabeçote retificado (queimou junta do cabeçote) e acho que o motor trabalha mais quente que o normal.
Ligo o motor pela manhã, aqueço por 2 minutos e faço um percurso de 2 km. Chego para guardar na garagem e a ventoinha liga. Não peguei trânsito parado.
Não queima óleo, não há vazamento de água nem mistura água e óleo. Nada. É normal?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Mar 2017, 06:48

Se estiver ligando por volta dos 88° e desligando em torno dos 82° é normal.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 15 Mar 2017, 08:19

Precisa saber qual a temperatura marcando no painel, faça este teste, desligue o ar condicionado e dá uma volta com o carro em uma rodovia livre e diga onde fica o ponteiro, se ficar em 85 já é um probleminha. Muito importante saber que todas as vezes que queima uma junta de cabeçote, algo aconteceu de errado ou vinha acontcendo, não é só trocar a junta, é saber do mecanico o motivo que ela queimou. Se trocar a junta e não sanar o problema, com certeza ela queimará outra vez.

Motivos que faz uma junta queimar.

1 - Ventoinha não armar quando for exigida. Pode ser uma simples queima de fusível ou um sensor danificado ou até mesmo queima do motor da ventoinha
2 - Valvula termostática velha demais e parar de abrir ou uma de valor incorreto, exemplo usar uma de carro a alcool que tem a temperatura muito alta
4 - Radiador danificado, tapado por zinabre por não ter usado um aditivo correto.
4 - furar uma mangueira e perder agua

Por isto devemos está de olho na temperatura de painel, não é ficar olhando ali direto porque certamente irão se acidentar, quando digo isto é saber como era a temperatura ontem e porque mudou hoje. Temperatura de um carro no painel é sempre a mesma, seja velho ou seja novo, se mudar tem algo errado e precisa ser corrigido e como é um item que trabalha no limite, não tem perdão, se tiver mais alta que o normal, com certeza uma hora a junta queima.
Imagem

PAULO EDUARDO CANIETO
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fev 2017, 08:15
Nome Completo: PAULO E. CANIETO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por PAULO EDUARDO CANIETO » 15 Mar 2017, 16:45

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Se estiver ligando por volta dos 88° e desligando em torno dos 82° é normal.

Não está acontecendo isto. Está ligando em 92 graus e desligando em 88 graus. Quando o motor ainda está frio, é um carro rápido. Chegou na hora de ligar a ventoinha,
passa a ser um carro "amarrado" dentro da cidade. Na estrada volta a ser rápido a medida que a temperatura abaixa para 84 graus..

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 15 Mar 2017, 16:56

Sugiro a troca do sensor da temperatura (pelo ano -1999 - seu carro não usa mais cebolão).
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

PAULO EDUARDO CANIETO
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fev 2017, 08:15
Nome Completo: PAULO E. CANIETO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por PAULO EDUARDO CANIETO » 15 Mar 2017, 17:06

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Precisa saber qual a temperatura marcando no painel, faça este teste, desligue o ar condicionado e dá uma volta com o carro em uma rodovia livre e diga onde fica o ponteiro, se ficar em 85 já é um probleminha. Muito importante saber que todas as vezes que queima uma junta de cabeçote, algo aconteceu de errado ou vinha acontcendo, não é só trocar a junta, é saber do mecanico o motivo que ela queimou. Se trocar a junta e não sanar o problema, com certeza ela queimará outra vez.

Motivos que faz uma junta queimar.

1 - Ventoinha não armar quando for exigida. Pode ser uma simples queima de fusível ou um sensor danificado ou até mesmo queima do motor da ventoinha
2 - Valvula termostática velha demais e parar de abrir ou uma de valor incorreto, exemplo usar uma de carro a alcool que tem a temperatura muito alta
4 - Radiador danificado, tapado por zinabre por não ter usado um aditivo correto.
4 - furar uma mangueira e perder agua

Por isto devemos está de olho na temperatura de painel, não é ficar olhando ali direto porque certamente irão se acidentar, quando digo isto é saber como era a temperatura ontem e porque mudou hoje. Temperatura de um carro no painel é sempre a mesma, seja velho ou seja novo, se mudar tem algo errado e precisa ser corrigido e como é um item que trabalha no limite, não tem perdão, se tiver mais alta que o normal, com certeza uma hora a junta queima.


Almeidão, obrigado pelas dicas, acontece que a junta do cabeçote queimou há +- 3 anos atrás, devido à bomba d'água ter quebrado. Fiz o serviço em uma concessionária Chevrolet, retificou-se o cabeçote, trocou bomba, válvula termostática, juntas e líquido de arrefecimento com aditivo. Tudo original GM. Me informaram que o carro trabalharia mais quente seria um carro mais rápido pois o cabeçote foi "rebaixado"? Sei lá! Depois disso foi arrumado o radiador que teve uma parte do bocal da mangueira quebradoe o técnico limpou bem o radiador, consertou e informou que não haveria necessidade de comprar radiador novo. Ele também vende radiadores novos.
De lá para cá, nunca tive problemas, me parece tudo normal pois água do reservatório abaixa +_ 1/2 copo/mês. Mas acho que trabalha muito quente este motor. Até mecânicos de concessionárias Chevrolet falam que é normal. Não acho que é normal ligar o carro e 1/2 hora depois sem trânsito ligar a ventoinha.
DETALHE: Na estrada a temperatura mantém em 84-85 graus sem transito a 100 km/h

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Diesel » 15 Mar 2017, 19:44

Cara, se baixa água algo não está normal.

O certo é ficar no nível!

Uns 2 meses atrás o meu baixou 1 dedo a água. Na mesma hora já comecei a procurar e achei uma marca de aditivo no cabeçote, abaixo da mangueira superior do radiador. Troquei a abraçadeira e completei a água.

Desde então está exatamente no nível.

Melhor verificar isso pois o problema pode agravar...
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 16 Mar 2017, 11:25, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

PAULO EDUARDO CANIETO
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fev 2017, 08:15
Nome Completo: PAULO E. CANIETO
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por PAULO EDUARDO CANIETO » 16 Mar 2017, 08:29

Valeu! Obrigado e vou verificar!
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 16 Mar 2017, 11:25, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 16 Mar 2017, 09:23

Normalmente o carro não baixa agua, ou até baixa eu diria que uns 300 ML por ano se não tiver vazamento, porém a tampa do reservatório tem uma vávula e é por isto que tem este reservatório que se chama expansão e se nçao tivesse a valvula para liberar vapor, as mangueira iriam explodir. Agora estes 300 ML pode ser alterado para um carro que trabalha muito quente e com certeza sairá junto com vapor a nossa querida água.

Paulo Eduardo Canieto, todos os mecanicos falarão o mesmo e dirão que é normal a temperatura que está e eles não estão errado afinal tem uma espaço de media de 82 a 90 é normal. Quando o carro é novo, ele não passa de 82, se for bem cuidado vai ter a idade do meu que é um 97 com esta mesma temperatura, se não for cuidado ela vai se alterando, para 85, para 87, para 90 ai começa o perigo, porque ele não foi cuidado e vai queimar junta ou algo mais. Quando você tem esta média, meu exemplo é o Colsterol, 198 é normal, mas eu não posso fazer mais nada, tomar agua, nada de sal, queijo nem pensar, nem me fale em churrasco. Mas se voce perguntar como estou, está tudo normal.
Voltando ao carro, está normal, mas sai da linha e vai subir uma serra?, seria eu me empaturrar de queijo provolone e parmesão que são minhas paixões.

Bem, voce não tinha comentado ou eu não li que o cabeçote tinha sido plainado, isto altera um pouco e a temperatura fica um pouco mais alta sim, mas tem algo ai que ajudou muito, foi feito na GM, então já estou achando e com quase certesa que pode ser problema do sensor to radiador, o famoso cebolão e a termostática. Troque a termostática, por um refil MTE 211-82º, não aceite outra e troque o cebolão, coloque um MTE 760 ou MTE 763 e leve em um bom eletricista para ligar este cebolão e nada de gambiarra. Não existem numeros proximos ou parecidos, são estas peças ou nada.

Sobre ligar a ventoinha com 30 minutos no transito, sim, é aceitável isto, desde que ela baixe a temperatura e desligue.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 17 Mar 2017, 11:46

Galera, olhei as respostas mas não vi nenhuma no meu modelo nas ultimas 10 páginas:

Tenho um Vectra C 2006 (Elite 24 16v);

Cenário (não conheço nada de mecânica e este é meu primeiro carro, até então era só de aluguel):
Quando comprei o veículo (a uma semana), percebi que estava passando facilmente da marca central do medidor, comecei a andar menos com o carro e percebi que ela estava com vazamentos, olhei a mangueira após uma volta com reservatório cheio e vi que estava vazando.
Pois bem, fui ao mecânico e ele disse que a abraçadeira estava solta e que não era original do carro. O mecânico apertou a abraçadeira "comum" e o "Pinga-pinga" parou, contudo ao andar percebo que o motor esta esquentando rápido de mais e a ventoinha liga diversas vezes o segundo estagio baixando a temperatura do carro (testado dirigindo em média a 60km dentro da cidade), quando eu desligo o carro e ligo novamente (entre 5 e 10 minutos) ao ligar o painel o medidor já informa estar quase no limite (fim) a temperatura, assim que eu ligo o carro a ventoinha é ligada e a temperatura baixa.

Dúvidas:
[*]O painel estar indicando alta temperatura logo após desligar o carro é comum?
[*]O Carro passar da temperatura "comum" diversas vezes durante uma viagem de 40 minutos a média de 60km/h é comum?
[*]Além de olhar válvula termostática e cebolão (como muitos orientaram) existem outras coisas que devo validar?

**sei que estou errado mas abasteço o reservatório com água, pois quero resolver esse problema o quanto antes para abastecer com aditivo correto como o manual solicita.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 17 Mar 2017, 11:57

No caso do seu carro não tem cebolão - é tudo pelo sensor da temperatura (painel e acionamento das ventoinhas).
Temperatura alta após desligar até certo ponto é normal, pois a água pára de circular e aquece um pouco mais pelo motor ainda estar quente, e como o sensor fica na saída do motor, ele informa esta alta. Mas a partir daí, se ligar o carro de novo, a temperatura é para abaixar.

Vc pode começar por verificar a temperatura de acionamento das ventoinhas - tem que ser no máximo no traço do meio do marcador. Se não aciona ali, tente trocar o sensor que não é caro.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8382
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Mar 2017, 13:01

Eu colocaria um da marca que sempre indico, ele arma um pouquinho mais cedo que o original e o funcionamento dele é perfeito e não é tão caro. Eu acho que do seu carro é o MTE-4051, se o problema for na ventoinha, ele irá solucionar, se for problema no radiador ou termostáticam ai será outra história.

Sobre os vazamentos em mangueira, a abraçadeira não sendo original não vai vedar nunca com a perfeição da mesma, e para os que trocam estas abraçadeiras sem trocar as mangueira, por favor limpe bem a mangueira por dentro, normalmente quem não usa aditivo ou usa ele no paralelo, as mangueiras perdem até a parte de borracha por dentro e ficará areioso e não vedará de forma nenhuma se nçao passar uma lixa fina por dentro onde ela encaixará, mesmo usando a original que abraça a mangueira inteira por igual. Só lembrando, abraçadeiras são para segurar a mangueira, quem veda é a borracha.
Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 17 Mar 2017, 13:05

Ju_Bueno, MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA!!
quando vc diz sensor, seria valvula termostatica, correto?

Complementando alguns pontos da sua resposta a minha pergunta:

"Temperatura alta após desligar até certo ponto é normal" - O carro anda sempre no meio, passa metade e a ventoinha já "roda" com mais intensidade e nivela para o meio, contudo quando desligo e chega a passar do ponto que seria correto (vou postar uma imagem);

"Vc pode começar por verificar a temperatura de acionamento das ventoinhas" - Existe uma "regulagem para este item? Se existe, posso colocar uma precisão antes dos 90° (ex: 88°)?

e com relação a ventoinha ter o segundo estagio iniciado com muita frequencia? (em média, a cada 10 minutos). Será que é a valvula?

Highlander
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Mai 2014, 00:59
Nome Completo: Fernando Gomes Salmeron Junior
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Highlander » 17 Mar 2017, 13:17

Amigos já li e reli várias vezes todos os posts referente ao arrefecimento e temperatura, e percebi as recomendações referentes à válvula termostática mte 82° e cebolão mte760 ou mte763.
Já terminei o serviço do cabeçote do vectra cd 98 2.2 16v que queimou à junta por falta do uso de aditivos e comprometimento de toda a parte de arrefecimento por negligência do antigo dono...
Comprei a tampa de válvulas e junta gm originais e nesses próximos dias fecho o motor. A válvula troquei pela mte 82° conforme recomendações do clube, mas o cebolão não encontro em nenhuma auto peças aqui da região...
A dúvida é a seguinte, existe uma variação de temperatura entre esses interruptores térmicos que achei um pouco alta. O original que está no carro é o mte797 100/105 sendo que a válvula que estava era de 87°. Com o mte763 88/95 e a vt mte 82° não haveria um acionamento constante das ventoinhas e maior demanda do sistema elétrico do carro, talvez o mte760 que arma o primeiro estágio à 95° não seria o mais adequado em relação à vt que começa a liberar a 82° já quase nessa faixa de temperatura?
"A Forma Perfeita do meu Vôo..."
"2020 chegando... de Vectra"

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 17 Mar 2017, 13:21

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
"Eu acho que do seu carro é o MTE-4051, se o problema for na ventoinha, ele irá solucionar." -Onde consigo confirmar se este é o correto/funcional pro meu modelo? (Olhei no manual e não localizei).

"se for problema no radiador ou termostática ai será outra história." - Qual seria essa historia? #Medo rsrs

Não consegui localizar apenas a abraçadeira para a mangueira. Existe algum lugar especifico que eu consiga esse carinha?



Edit: Esqueci de deixar meus sinceros agradecimentos, antes mesmo de comprar o vecão eu acompanhava o forum e vcs são massa de mais!!!! :40:

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Mar 2017, 09:03

CONFERE AS RESPOSTAS EM AZUL:

sheepziiin escreveu:Fuente del Mensaje Ju_Bueno, MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA!!
quando vc diz sensor, seria valvula termostatica, correto?
R: Não. A termostática é interna. O sensor de temperatura é roscado no corpo do bocal onde a água sai do motor pra ir pro radiador.

Complementando alguns pontos da sua resposta a minha pergunta:

"Temperatura alta após desligar até certo ponto é normal" - O carro anda sempre no meio, passa metade e a ventoinha já "roda" com mais intensidade e nivela para o meio, contudo quando desligo e chega a passar do ponto que seria correto (vou postar uma imagem);
R: Se vc desliga o carro e dali poucos minutos (menos de 10) vc volta, liga a chave e a temperatura está mais alta do que qdo desligou o motor, isso é normal. Mas como eu disse, se vc ligar o motor novamente, a água volta a circular e bem rápido o ponteiro já desce.

"Vc pode começar por verificar a temperatura de acionamento das ventoinhas" - Existe uma "regulagem para este item? Se existe, posso colocar uma precisão antes dos 90° (ex: 88°)?
R: Não existe regulagem. Se a ventoinha não aciona no primeiro estágio por volta de 88~90º no painel e desligar em cerca de 82~83°, é necessário trocar o sensor, pois ele já perdeu a eficiência e pode até pífar de vez.

e com relação a ventoinha ter o segundo estagio iniciado com muita frequencia? (em média, a cada 10 minutos). Será que é a valvula?
R: O segundo estágio deve atuar por volta dos 92º e baixar pra 88º, desligando e ficando somente o primeiro.

Verifique que temperatura está no painel qdo aciona a ventoinha - se estiver acima do que mencionei, troque o sensor; se estiver dentro do que mencionei, o problema já vai ser outro.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4070
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 18 Mar 2017, 09:11

Highlander escreveu:Fuente del Mensaje A dúvida é a seguinte, existe uma variação de temperatura entre esses interruptores térmicos que achei um pouco alta. O original que está no carro é o mte797 100/105 sendo que a válvula que estava era de 87°. Com o mte763 88/95 e a vt mte 82° não haveria um acionamento constante das ventoinhas e maior demanda do sistema elétrico do carro, talvez o mte760 que arma o primeiro estágio à 95° não seria o mais adequado em relação à vt que começa a liberar a 82° já quase nessa faixa de temperatura?

Fernando, quem usa esses itens que são bastante recomendados aqui no fórum não tem reclamado. As peças não geram nenhum conflito. Usando elas vc verá o sistema funcionar assim:

Nos 88° de painel acionará o primeiro estágio das ventoinhas e baixará pra cerca de 82~83°. Ali elas desligam e ao subir novamente pra 88, recomeça o ciclo.

Esses componentes não deixarão mais a temperatura do motor trabalhar perto do limite entre o "normal" e o superaquecimento, mas também não forçarão o sistema trabalhar aquém do ideal, o que tb prejudicaria o motor.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 462 visitantes

Bem-vindo: 24 Abr 2024, 21:39