O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 18 Mar 2017, 10:50

Highlander escreveu:Fuente del Mensaje Amigos já li e reli várias vezes todos os posts referente ao arrefecimento e temperatura, e percebi as recomendações referentes à válvula termostática mte 82° e cebolão mte760 ou mte763.
Já terminei o serviço do cabeçote do vectra cd 98 2.2 16v que queimou à junta por falta do uso de aditivos e comprometimento de toda a parte de arrefecimento por negligência do antigo dono...
Comprei a tampa de válvulas e junta gm originais e nesses próximos dias fecho o motor. A válvula troquei pela mte 82° conforme recomendações do clube, mas o cebolão não encontro em nenhuma auto peças aqui da região...
A dúvida é a seguinte, existe uma variação de temperatura entre esses interruptores térmicos que achei um pouco alta. O original que está no carro é o mte797 100/105 sendo que a válvula que estava era de 87°. Com o mte763 88/95 e a vt mte 82° não haveria um acionamento constante das ventoinhas e maior demanda do sistema elétrico do carro, talvez o mte760 que arma o primeiro estágio à 95° não seria o mais adequado em relação à vt que começa a liberar a 82° já quase nessa faixa de temperatura?


Acontece que todos confundem a termostática, e esta de 87 é totalmente errada no carro a gasolina e a termostática não tem nada a ver com a ventoinha desde que ela esteja funcionando corretamente. Porém a de 87º vai armara a ventoinha e não vai refrigerar como deveria, enquanto a 82 é a original do carro gasolina e fará o serviço por ser ela a correta. Amigo, a termostática abre antes de 80 mesmo a de 87 graus, elas não tem efeito sanfona, ela fica aberta, porem a de 82 abre por completo deixando a passagem aberta e é o ideal por ser do nosso carro que não é flex, enquanto a de 87 ficará sempre um pouquinho mais fechada dando a sensação de radiador entupido.

O cebolão se não achar o 760, tem a opção do 763, aliás o 763 é o original do vectra 97 e serve para todos que tem ainda este sistema, eu só coloquei o 760 na lista, porque é próximo dele e era difícil de encontrar o 763 na época que eu estava desesperado para encontrar o ideal para meu carro que já tinha um cebolão errado por ter sido colocado por algum f*[censurado] que não sabia do sistema. E eu procurando o ideal e o ideal já existia porque como disse o Vectra usa o 763 apesar de ter outros como opção e absurdamente quente. Usam o 763 os carros com ar, neste caso farão dois estágios na ventoinha, os sem ar usam um com uma só velocidade e não pode ter o grau maior que este.

Ventoinha ligar nos 89 a 90 e baixar a temperatura lá para 83 a 84º dentro de um prazo de uns 3 a 5 minutos é perfeitamente normal, ela está preparada para isto, o que seria anormal é elas ligarem e não baixar nada. Entre um intervalo de ligar outra vez, varia de acordo com o trafico e se for no anda e para, não tarda nem 10 minutos a ligar outra vez e nas rodovias elas não ligam por receber ar frontal, a agua não esquentará ao ponto de fazer elas armarem

Sobre a descrição dos cebolões, esqueçam estes que informei funcionam perfeito em leituras de painel, não importa se está lá 95º, as ventoinhas armarão abaixo de 90 enquanto ou 797 armará em uns 95, neste caso se precisar armar o segundo estágio, ele vai armar lá perto dos 100 e já queimando a junta. Só lembrando que o motor quente é igual a um boxeador levando golpe no fígado.
Imagem

Highlander
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 25 Mai 2014, 00:59
Nome Completo: Fernando Gomes Salmeron Junior
Cidade: Aracaju
Estado: Sergipe
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Highlander » 18 Mar 2017, 21:23

Juliano e Almeidão muito agradecido pelas informações e retorno com os registros da faixa de temperatura, vou ter que comprar pela net mesmo e esperar para poder montar, pois hoje rodei por muitas auto peças e infelizmente não achei nenhum dos dois modelos, e olha que em algumas o vendedor quis me empurrar vários com faixas de temperatura diferentes e de carros de outras montadoras, se não são vcs aqui do Clube, não sei o que seria do pobre do Vectra, mecânico fala uma coisa, vendedor outra... já sabem como é!

Almeidão agradeço muito também por seus vídeos disponibilizadas sobre temperatura e arrefecimento, são de grande valia e mais que recomendo à todos que assistam, sem falar que você é uma figura (rsrsrrs)!
Valeu mesmo, depois retorno com o resultado.

Forte Abraço a vocês dois e aos amigos do Clube !
"A Forma Perfeita do meu Vôo..."
"2020 chegando... de Vectra"

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 19 Mar 2017, 14:26

Ju_Bueno boa tarde!!
Muito obrigado pelo detalhamento das respostas.


Ontem eu parei o carro no mecânico e fiz alguns ajustes.
Descobri que a abraçadeira da mangueira estava totalmente solta (além de não ser a correta para o carro "paralela").

Não vou continuar no mérito da pergunta sobre a ventoinha, pois vou encostar o carro sexta para verificar de acordo com suas orientações.

Com relação o reservatório de água:

    Enchi 90% do reservatório e sai com o carro. Andei por cerca de 3 horas com o carro e a água "se foi", restou muito pouco no reservatório (algo que se fosse a gasolina estaria na Reserva critica).
    Fui verificar dentro do motor se havia sinais de respingo por vazamento, e não localizei.
    Tem alguma orientação sobre o que verificar para este cenário? Pois o correto não é abastecer o reservatório diariamente (acredito que a cada quinzena seja o ideal e mesmo assim abastecer o equivalente a um copo de água).

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 19 Mar 2017, 18:54

Se o líquido no seu sistema tem aditivo, fica mais fácil achar algum vazamento, pois ficará manchado com a cor dele. Agora se for só água, tem vazamentos muito difíceis de achar.

Na vdd ter que ficar completando o reservatório de expansão não é normal. Se o seu motor chegou a uma temperatura muito alta existe a possibilidade de ter queimado a junta do cabeçote. Daí, a água pode passar pro óleo - o que o deixa com o aspecto de doce de leite, ou então passar pras câmaras de combustão. Isso provoca a saída dela pela escapamento - líquida mesmo ou então vapor. Qdo isso acontece pode ser verificado pelas velas também, e a temperatura costuma ficar bem alta.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Salesarthur
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Mar 2017, 08:10
Nome Completo: Arthur Sales Dornelas dos Santos
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Salesarthur » 20 Mar 2017, 00:54

sheepziiin escreveu:Fuente del Mensaje Ju_Bueno boa tarde!!
Muito obrigado pelo detalhamento das respostas.


Ontem eu parei o carro no mecânico e fiz alguns ajustes.
Descobri que a abraçadeira da mangueira estava totalmente solta (além de não ser a correta para o carro "paralela").

Não vou continuar no mérito da pergunta sobre a ventoinha, pois vou encostar o carro sexta para verificar de acordo com suas orientações.

Com relação o reservatório de água:

    Enchi 90% do reservatório e sai com o carro. Andei por cerca de 3 horas com o carro e a água "se foi", restou muito pouco no reservatório (algo que se fosse a gasolina estaria na Reserva critica).
    Fui verificar dentro do motor se havia sinais de respingo por vazamento, e não localizei.
    Tem alguma orientação sobre o que verificar para este cenário? Pois o correto não é abastecer o reservatório diariamente (acredito que a cada quinzena seja o ideal e mesmo assim abastecer o equivalente a um copo de água).



Boa noite irmão, eu tive uma história dessa com o meu 2.4 16v, depois de muita procura descobri que o problema era a tampa do reservatório que estava com a válvula de alívio ruim, faz um teste, agora uma dica, não compra paralela pq não demorar dar problema, a original é muito barata.

Abraços

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 20 Mar 2017, 06:15

Bem lembrado Arthur, é uma peça barata e de trocar só ela já resolve alguns "causos"!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 20 Mar 2017, 07:39

Achar vazamnto sem aditivo, realmente é muito difícil porque a agua evapora e não deixa rastro pra ver quando frio. Se for na caixa do radiador ou cebolão caso haja, ali ficará molhado quando o carro tiver frio se tiver quente não dá pra ver nem se usar aditivo caso o vazamento seja pequeno. Outro lugar possível é a própria bomba d'água ou acima dela na caixa da saida de agua para a termostática, ali tem um anel vedando esta peça que fica presa na cara do motor por dois parafusos e para trocar tem que desmontar toda a frente dele, quem usa aditivo, se tiver vazamento na bomba ou esta peça, vai aparecer a marca lá no filtro de óleo. Se a junta tiver queimanada, são duas possibilidades de vazamento, um será indo para as câmaras de combustão e vão queimando junto com a gasolina, porém o carro fica meio ruim principalmente em retomadas dando umas falhadinhas caso o vazamento seja pouco, se queimar para o lado que veda o retorno do olho do cabeçote para o carter, ai ela irá se misturar ao óleo e ele ficará com cor de chocolate e será visível na tampa do óleo ao retirarla. A tampa do reservatório é a outra possibilidade e antes de fazer busca, deve trocar ela e a dica é usar do carro mais novo que é muito boa e nem precisa apertr tanto para vedar.

Lembrem se, bomba d'agua antes de estragar, vaza agua, faz barulho e de motor batendo e outras coisas mais, então se a bomba tiver mais de 2 anos de uso, mesmo estando boa ela poderá vazar. Eu troco a minha todo ano, e apesar de ter trocado em dezembro passado, já vejo marcas do aditivo ali no filtro, ou seja já não gostei desta marca.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 21 Mar 2017, 07:32

Pessoal, para aqueles que tem um carro com temperatura normal, desliga ele depois liga a chave e vê a temperatura subir e se desespera, a explicação é simples. O carro funcionando está circulando agua no motor e passando pelo sensor de temperatura que ao receber esta agua mostra uma temperatura mais baixa. Porém a temperatura do motor é bem mais alta do que o sensor mostra, afinal a agua circulando e o sensor longe do centro de calor porque ele está parafusado em um ponto longe do centro do motor onde o calor é mais intenso. Ao desligar o carro o calor do motor será transferido para o sensor e neste momento eleva esta temperatura lá em cima. Isto é perfeitamente normal, mas eu gosto de amenizar isto no meu carro como exemplo abaixo.

Antes de tudo sei que a temperatura normal dele nas ruas é 88 máxima e 83 minima, ou seja em 88 liga as ventoinhas e 83 desliga. Meu segundo estágio arma com 90.
1 - Se eu não estou com o ar ligado, chego em casa desligo o carro e já vou ver TV que é um dos meus hobe
2 - Se eu venho com o ar ligado, a temperatura colando nos 90, espero o segundo estágio armar, baixar a temperatura até uns 86, desligo o carro e já está bom.
3 - nunca desligo ele estando com o ar ligado e temeratura lá em cima, eu perco um tempinho para ela baixar ou desligo o ar momentos antes de chegar em casa para ela ir baixando.

Lembro que ela neste caso está perfeitamente normal e eu posso desligar ele mesmo estando em 90º, mas se eu esperar baixar um pouco, vou dar mais vida ao meu motor.
Para os carros mais novos que tem sensor ao invés de cebolão, se armar as ventoinhas, com certeza demoram mais para desligar, o motivo é simples o sensor está diretamente preso ao motor, enquanto o cebolão está no radiador, sendo este segundo local uma parte que esfria mais rápido.

As ventoinhas armando depois de desligado, não tem nada a ver com o motor, elas armam pra baixar a pressão do gás do ar condicionado que aumnt muito com o calor e assim evida de explodira uma mangueira. Isto até foi mudado, porque os mais novos nem fazem isto, e muitos outros modelos nunca fizeram, acho que é desnecessário também, mas se assim é o meu carro, assim ele continuará sendo.

sds
Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 27 Mar 2017, 15:04

Pessoal, boa tarde!
Gostaria de agradecer a todos que me auxiliaram com o meu problema. Felizmente o problema não era grave. Anteriormente eu informei que a mangueira que leva a água pro cabeçote estava com uma abraçadeira comum e totalmente solta (pela graça de Deus não a mangueira não se soltou).
Pois bem, depois postei entrando mais no detalhe e colocando situações que poderiam afetar o meu bolso consideravelmente (retifica do bloco,etc).

Causa Raiz da "gastura" de água:
A mangueira que leva a água para o cabeçote estava com "gato" que veio da agência, portanto a abraçadeira sendo fora do padrão do vectra 07 não a apertou o suficiente e o calor que emanava do bloco fez com que a cola de vedação que colocaram se desgastasse e a água mesmo com o carro desligado vazava (pinga-pinga) e de uma noite para outra eu precisava reabastecer (com o carro desligado por eu estar com agua no reservatorio a mesma evaporava antes mesmo de sair pela mangueira).

Solução:
Comprei uma nova mangueira e abraçadeiras originais para as duas pontas;
Vou esperar a água do reservatório atual esvaziar e vou trocar o reservatório (o atual tem marcas de desgaste pelo liquido incorreto (água) );
Após a troca do reservatório, vou utilizar aditivo 50/50 para fluxo correto e prolongamento da vida útil.

Edit: Esqueci de informar como descobri:
Solicitei ao meu mecânico a utilização da bomba (esqueci o nome no momento mas edito novamente para quem não saiba ou me corrijam), dentro do reservatório com o motor frio, então ele expande o ar pelos dutos e caso tenha algum vazamento ele vai perder pressão em algum ponto destes dutos. Foi assim que identifiquei o meu problema (já estava pesquisando valores de retifica para o cabeçote).

Obrigado gente !
De coração !!! <3

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Mar 2017, 21:00

Valeu pelo feedback! Bom que foi coisa simples pra resolver.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 17 Abr 2017, 12:07

Boa tarde! Posso usar uma válvula termostática alternativa no Vectra 98 2.2 8v? Qual usar? E o termo interruptor qual intermediário e de quanto usar?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 17 Abr 2017, 16:56, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 18 Abr 2017, 11:21

Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde! Posso usar uma válvula termostática alternativa no Vectra 98 2.2 8v? Qual usar? E o termo interruptor qual intermediário e de quanto usar?


Se você chama alternativo como não original, eu na minha opinião tendo em conta que os vendedores não tem hoje o mesmo conhecimentos de antes e muitos nem conhecimentos tem, algumas peças ficam inviável de comprar com eles e a termostática é uma. E mesmo em Autopeças uns ainda são atrevidos de dizer que a peça que você quer não é para o seu carro, depois olha escrito na caixa que está lá Vectra e com a cara de pau diz. - Engraçado, ia morrer e não sabia disto. Bem, eles nunca sabem mesmo

Para o seu carro você compra o refil MTE-211-82, tem que ser 82 mesmo e está escrito na caixa e muitas vem gravado na peça.

Se o seu carro não usar cebolão, voce vai usar o MTE 4051, mas pelo ano que voce informa, acho que é cebolão mesmo. Se for, será um duplo MTE 760 ou MTE 763

De qualquer maneira, o seu usa este 4051 independentemente de ter ou não cebolão, porém se ele tiver cebolão este 4051 não fará a função de ligar e desligar as ventoinhas, ele seguirá com outras funções que sempre exerceu.
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 26 Abr 2017, 14:45

Muito obrigado meu amigo! Outra pergunta, é aconselhável usar o aditivo, sendo que o antigo dono eu acho que não usava? Tem como eu fazer algum teste pra saber se posso colocar aditivo ou só colocando e ver o que vai dar?
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 26 Abr 2017, 16:38, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 26 Abr 2017, 16:44

Então Thiago, o aditivo trabalha para a prevenção contra corrosão dos componentes. É normal os mecânicos dizerem que se colocar agora o aditivo ele vai soltar qquer sujeira que possa existir no sistema, só que não! A limpeza / troca da água é recomendada fazer antes de acrescentar o aditivo.

Se no seu carro vc não precisa ficar completando a água, manda logo o aditivo. Se sim, é bom procurar onde estão os vazamentos e saná-los, se não, vc vai perder dinheiro com o vazamento de água com aditivo. Tipo, colocou a solução e achou vazamento numa mangueira - daí abre o sistema de novo, perde a água com aditivo pra trocar a mangueira e compra o líquido de novo pra recolocar.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 26 Abr 2017, 18:29

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Então Thiago, o aditivo trabalha para a prevenção contra corrosão dos componentes. É normal os mecânicos dizerem que se colocar agora o aditivo ele vai soltar qquer sujeira que possa existir no sistema, só que não! A limpeza / troca da água é recomendada fazer antes de acrescentar o aditivo.

Se no seu carro vc não precisa ficar completando a água, manda logo o aditivo. Se sim, é bom procurar onde estão os vazamentos e saná-los, se não, vc vai perder dinheiro com o vazamento de água com aditivo. Tipo, colocou a solução e achou vazamento numa mangueira - daí abre o sistema de novo, perde a água com aditivo pra trocar a mangueira e compra o líquido de novo pra recolocar.


Seria recomendável então eu, fazer a limpeza só com água corrente, e depois colocar o aditivo pra saber se tem algum vazamento? Pois fiquei sabendo que o aditivo mancha o local do vazamento, assim saberei aonde estão os vazamentos.

Na parte da limpeza pode ser só com água ou tem que usar algum produto de limpeza?
Limpar com o motor parado ou em funcionamento?
Qual a maneira mais simples e eficaz de limpeza?

Desculpa tantas perguntas!!! É que peguei o vecão agora e ele estava maltratado... nada absurdo, mas está sem a válvula termostática, sem aditivo, já gastei um dinheiro essa semana com suspensão e discarga... quero dar um trato no garoto.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 27 Abr 2017, 07:29

Ok! Se vc ainda não notou se precisa completar a água, acho que o melhor é já fazer o procedimento mesmo. Clique no link abaixo, e sob o item ARREFECIMENTO vc encontrará os tutoriais em vídeo que ensinam a fazer a troca. É super simples, e se faz em casa mesmo:

viewtopic.php?f=49&t=555
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Abr 2017, 08:10

Existe um mito que ao colocar aditivo estragará o radiador, lógico que em milhares que colocarão, um vai ter problema, mas não que o problema seja o aditivo, nada mais que coincidência e com certeza muitos buscam ele como solução já com temperaturas desesperadora, lógico que o mecânico vai logo culpar o aditivo de ter estragado o radiador e pior ainda eles não tem a mínima ideia de qual é o bom e qual é o ruim e quando um deles resolve ajudar já faz para ganhar comissão e normalmente usam o TEMIVEL RADIEX e ai sim ferra tudo.
Eu vi recente um tópico, acho que aqui mesmo, saída da agua para o radiador de ar quente com zinabre fazendo uma pelota, isto acontece por não usar o aditivo correto ou não usar aditivo, o m eu estava assim quando comprei ele e tive que desmontar tudo para lixar ali, porque lixando limpa bem, lavar e montar com mangueira novo que custou uma fortuna na época, tudo porque o antigo não usava aditivo.
Só lembrando, aditivo errado é pior que não usar nada, então busque o correto e temos muitas informações aqui sobre marcas. Na minha cidade se for em autopeças nunca encontram o bom aditivo lá, então tenham isto em
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 27 Abr 2017, 10:51

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Ok! Se vc ainda não notou se precisa completar a água, acho que o melhor é já fazer o procedimento mesmo. Clique no link abaixo, e sob o item ARREFECIMENTO vc encontrará os tutoriais em vídeo que ensinam a fazer a troca. É super simples, e se faz em casa mesmo:

viewtopic.php?f=49&t=555


Muito Obrigado meu amigo! Posso usar o aditivo Havolline concentrado laranja? Vou perguntar para o Almeidão também...

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Abr 2017, 13:11

Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Ok! Se vc ainda não notou se precisa completar a água, acho que o melhor é já fazer o procedimento mesmo. Clique no link abaixo, e sob o item ARREFECIMENTO vc encontrará os tutoriais em vídeo que ensinam a fazer a troca. É super simples, e se faz em casa mesmo:

viewtopic.php?f=49&t=555


Muito Obrigado meu amigo! Posso usar o aditivo Havolline concentrado laranja? Vou perguntar para o Almeidão também...


É o melhor do mercado hoje, eu uso 3 litros e resto de agua de torneira mesmo e é perfeito. Já escrevi aqui que só usarei outro quando este acabar, tem um outro mais novo que é Havoline extendet life, deve ser igual, mas ainda vou de long life

Lembrar de tirar toda agua velha do seu carro e se ele tiver valvula de ar quente e voce colocar agua e ligar ele para girar e jogar agua fora, não esquecer de ligar o ar quente dele para a agua do ar quente ser trocada também. Se voce tiver duvida se tem valvula de ar quente ou não, ligue o ar quente e já acabou a dúvida.
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 27 Abr 2017, 13:41

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje Ok! Se vc ainda não notou se precisa completar a água, acho que o melhor é já fazer o procedimento mesmo. Clique no link abaixo, e sob o item ARREFECIMENTO vc encontrará os tutoriais em vídeo que ensinam a fazer a troca. É super simples, e se faz em casa mesmo:

viewtopic.php?f=49&t=555


Muito Obrigado meu amigo! Posso usar o aditivo Havolline concentrado laranja? Vou perguntar para o Almeidão também...


É o melhor do mercado hoje, eu uso 3 litros e resto de agua de torneira mesmo e é perfeito. Já escrevi aqui que só usarei outro quando este acabar, tem um outro mais novo que é Havoline extendet life, deve ser igual, mas ainda vou de long life

Lembrar de tirar toda agua velha do seu carro e se ele tiver valvula de ar quente e voce colocar agua e ligar ele para girar e jogar agua fora, não esquecer de ligar o ar quente dele para a agua do ar quente ser trocada também. Se voce tiver duvida se tem valvula de ar quente ou não, ligue o ar quente e já acabou a dúvida.


No meu caso o meu ar é digital, é só eu aumentar a temperatura até o máximo né? Assim ele libera a água quente do motor pra esquentar a cabine... É isso?

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 234 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 06:13