Highlander escreveu:Fuente del Mensaje Amigos já li e reli várias vezes todos os posts referente ao arrefecimento e temperatura, e percebi as recomendações referentes à válvula termostática mte 82° e cebolão mte760 ou mte763.
Já terminei o serviço do cabeçote do vectra cd 98 2.2 16v que queimou à junta por falta do uso de aditivos e comprometimento de toda a parte de arrefecimento por negligência do antigo dono...
Comprei a tampa de válvulas e junta gm originais e nesses próximos dias fecho o motor. A válvula troquei pela mte 82° conforme recomendações do clube, mas o cebolão não encontro em nenhuma auto peças aqui da região...
A dúvida é a seguinte, existe uma variação de temperatura entre esses interruptores térmicos que achei um pouco alta. O original que está no carro é o mte797 100/105 sendo que a válvula que estava era de 87°. Com o mte763 88/95 e a vt mte 82° não haveria um acionamento constante das ventoinhas e maior demanda do sistema elétrico do carro, talvez o mte760 que arma o primeiro estágio à 95° não seria o mais adequado em relação à vt que começa a liberar a 82° já quase nessa faixa de temperatura?
Acontece que todos confundem a termostática, e esta de 87 é totalmente errada no carro a gasolina e a termostática não tem nada a ver com a ventoinha desde que ela esteja funcionando corretamente. Porém a de 87º vai armara a ventoinha e não vai refrigerar como deveria, enquanto a 82 é a original do carro gasolina e fará o serviço por ser ela a correta. Amigo, a termostática abre antes de 80 mesmo a de 87 graus, elas não tem efeito sanfona, ela fica aberta, porem a de 82 abre por completo deixando a passagem aberta e é o ideal por ser do nosso carro que não é flex, enquanto a de 87 ficará sempre um pouquinho mais fechada dando a sensação de radiador entupido.
O cebolão se não achar o 760, tem a opção do 763, aliás o 763 é o original do vectra 97 e serve para todos que tem ainda este sistema, eu só coloquei o 760 na lista, porque é próximo dele e era difícil de encontrar o 763 na época que eu estava desesperado para encontrar o ideal para meu carro que já tinha um cebolão errado por ter sido colocado por algum f*[censurado] que não sabia do sistema. E eu procurando o ideal e o ideal já existia porque como disse o Vectra usa o 763 apesar de ter outros como opção e absurdamente quente. Usam o 763 os carros com ar, neste caso farão dois estágios na ventoinha, os sem ar usam um com uma só velocidade e não pode ter o grau maior que este.
Ventoinha ligar nos 89 a 90 e baixar a temperatura lá para 83 a 84º dentro de um prazo de uns 3 a 5 minutos é perfeitamente normal, ela está preparada para isto, o que seria anormal é elas ligarem e não baixar nada. Entre um intervalo de ligar outra vez, varia de acordo com o trafico e se for no anda e para, não tarda nem 10 minutos a ligar outra vez e nas rodovias elas não ligam por receber ar frontal, a agua não esquentará ao ponto de fazer elas armarem
Sobre a descrição dos cebolões, esqueçam estes que informei funcionam perfeito em leituras de painel, não importa se está lá 95º, as ventoinhas armarão abaixo de 90 enquanto ou 797 armará em uns 95, neste caso se precisar armar o segundo estágio, ele vai armar lá perto dos 100 e já queimando a junta. Só lembrando que o motor quente é igual a um boxeador levando golpe no fígado.