O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 27 Abr 2017, 16:15

Sim, exatamente ao fazer isto ele libera agua quente para circular, logo entrará agua novo e sem os resíduos que tem ali dentro.

Eu dei uma olhada outra vez nos filmes que fiz, aliás atento para ver se eu falei muito (né), porque recente vi um montando umas antenas (nada a ver com mecânica, é outro hobby meu) o cara falou tanto (né) que eu resolvi olhar os meus se tinha muito, não ouvi mais pulei algumas partes kkakakaka.

Bem, reparei que em um momento eu falhei ao comentar que depois que colocou a agua, ligou a ventoinha esperar ela desliga: DESLIGAR O CARRO E COLOCAR A TAMPA, mas tarde eu corrigi isto no filme sem pensar que eu tinha errado antes. Então o correto é: Colocar água, esperar ventoinha armar e desarmar, tampar o reservatório e desligar o carro.

Reparei também que eu estava meio gordinho no filme. Graças a Deus hoje estou gordinho inteiro kakkakkaka

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =49&t=2456
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 27 Abr 2017, 16:26

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, exatamente ao fazer isto ele libera agua quente para circular, logo entrará agua novo e sem os resíduos que tem ali dentro.

Eu dei uma olhada outra vez nos filmes que fiz, aliás atento para ver se eu falei muito (né), porque recente vi um montando umas antenas (nada a ver com mecânica, é outro hobe meu) o cara falou tanto (né) que eu resolvi olhar os meus se tinha muito, não ouvi mais pulei algumas partes kkakakaka.

Bem, reparei que em um momento eu falhei ao comentar que depois que colocou a agua, ligou a ventoinha esperar ela desliga: DESLIGAR O CARRO E COLOCAR A TAMPA, mas tarde eu corrigi isto no filme sem pensar que eu tinha errado antes. Então o correto é: Colocar água, esperar ventoinha armar e desarmar, tampar o reservatório e desligar o carro.

Reparei também que eu estava meio gordinho no filme. Graças a Deus hoje estou gordinho inteiro kakkakkaka


Show meu amigo. Agora te pergunto: vende em algum lugar um kit bom de correia dentada, correia de acessórios, tensionador, bomba dágua? Queria fazer essa troca? Ou mesmo que for separado, teria as especificações das peças pra que eu possa estar comprando?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 28 Abr 2017, 07:38

Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, exatamente ao fazer isto ele libera agua quente para circular, logo entrará agua novo e sem os resíduos que tem ali dentro.

Eu dei uma olhada outra vez nos filmes que fiz, aliás atento para ver se eu falei muito (né), porque recente vi um montando umas antenas (nada a ver com mecânica, é outro hobe meu) o cara falou tanto (né) que eu resolvi olhar os meus se tinha muito, não ouvi mais pulei algumas partes kkakakaka.

Bem, reparei que em um momento eu falhei ao comentar que depois que colocou a agua, ligou a ventoinha esperar ela desliga: DESLIGAR O CARRO E COLOCAR A TAMPA, mas tarde eu corrigi isto no filme sem pensar que eu tinha errado antes. Então o correto é: Colocar água, esperar ventoinha armar e desarmar, tampar o reservatório e desligar o carro.

Reparei também que eu estava meio gordinho no filme. Graças a Deus hoje estou gordinho inteiro kakkakkaka


Show meu amigo. Agora te pergunto: vende em algum lugar um kit bom de correia dentada, correia de acessórios, tensionador, bomba dágua? Queria fazer essa troca? Ou mesmo que for separado, teria as especificações das peças pra que eu possa estar comprando?


Eu gosto de correias Gates e qualquer uma outra que eu uso para alternador, me dá problemas com ruídos. Tensionador da dentada eu uso dayco, não tive outra opção mas ele é bom. Bomba d’água acho ser as melhores Delphi e Urba, embora existem várias como SKF e Nakata, Eu se tivesse estas quatro opções, compraria nesta ordem que coloquei. O tensionador da correia de acessórios se tiver bom, você troca somente a polia dele que vende separado.

Eu não compraria kit, e buscaria Gates como correia e isto faço sempre, recente troquei uma de acessório minha e comprei no ML porque aqui na minha cidade só existe uma marca, aquela que vende mais barato para as casas de peças, incrível em todas as casas de peças daqui, só existe ela a que eu não gosto.

Sds
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 28 Abr 2017, 11:02

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, exatamente ao fazer isto ele libera agua quente para circular, logo entrará agua novo e sem os resíduos que tem ali dentro.

Eu dei uma olhada outra vez nos filmes que fiz, aliás atento para ver se eu falei muito (né), porque recente vi um montando umas antenas (nada a ver com mecânica, é outro hobby meu) o cara falou tanto (né) que eu resolvi olhar os meus se tinha muito, não ouvi mais pulei algumas partes kkakakaka.

Bem, reparei que em um momento eu falhei ao comentar que depois que colocou a agua, ligou a ventoinha esperar ela desliga: DESLIGAR O CARRO E COLOCAR A TAMPA, mas tarde eu corrigi isto no filme sem pensar que eu tinha errado antes. Então o correto é: Colocar água, esperar ventoinha armar e desarmar, tampar o reservatório e desligar o carro.

Reparei também que eu estava meio gordinho no filme. Graças a Deus hoje estou gordinho inteiro kakkakkaka


Show meu amigo. Agora te pergunto: vende em algum lugar um kit bom de correia dentada, correia de acessórios, tensionador, bomba dágua? Queria fazer essa troca? Ou mesmo que for separado, teria as especificações das peças pra que eu possa estar comprando?


Eu gosto de correias Gates e qualquer uma outra que eu uso para alternador, me dá problemas com ruídos. Tensionador da dentada eu uso dayco, não tive outra opção mas ele é bom. Bomba d’água acho ser as melhores Delphi e Urba, embora existem várias como SKF e Nakata, Eu se tivesse estas quatro opções, compraria nesta ordem que coloquei. O tensionador da correia de acessórios se tiver bom, você troca somente a polia dele que vende separado.

Eu não compraria kit, e buscaria Gates como correia e isto faço sempre, recente troquei uma de acessório minha e comprei no ML porque aqui na minha cidade só existe uma marca, aquela que vende mais barato para as casas de peças, incrível em todas as casas de peças daqui, só existe ela a que eu não gosto.

Sds


Hoje fiz aquela limpeza no sistema de arrefecimento, mas ainda não coloquei a termostática nem o aditivo, a termostática ainda não chegou. Uma coisa que me deixou com uma dúvida... Se eu desligar o carro quente acima da temperatura de ativação do interruptor, a ventoinha não fica armada quando eu tiro a chave até a temperatura baixar?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 28 Abr 2017, 16:26

As ventoinhas ficarão armadas até a temperatura da água onde está o sensor baixar. Se o seu carro usa cebolão, o painel não apresentará temperatura baixa, isto porque a agua do radiador está afastada do motor e esfriará antes do motor onde está o sensor de temperatura. Se o carro usa sensor, a ventoinha funcionará mais tempo e baixará mais a temperatura do painel. Mas isto já comentei as ventoinhas armam para refrigerar o condensador do ar condicionado para baixa a pressão e não explodir mangueira do ar. Não tem nada a ver com temperatura do carro e carro que não tem ar condicionado não tem este sistema
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 28 Abr 2017, 16:35

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje As ventoinhas ficarão armadas até a temperatura da água onde está o sensor baixar. Se o seu carro usa cebolão, o painel não apresentará temperatura baixa, isto porque a agua do radiador está afastada do motor e esfriará antes do motor onde está o sensor de temperatura. Se o carro usa sensor, a ventoinha funcionará mais tempo e baixará mais a temperatura do painel. Mas isto já comentei as ventoinhas armam para refrigerar o condensador do ar condicionado para baixa a pressão e não explodir mangueira do ar. Não tem nada a ver com temperatura do carro e carro que não tem ar condicionado não tem este sistema


Então a ventoinha só vai armar com o carro desligado quando eu tiver utilizado o ar condicionado?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 29 Abr 2017, 21:05

Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje As ventoinhas ficarão armadas até a temperatura da água onde está o sensor baixar. Se o seu carro usa cebolão, o painel não apresentará temperatura baixa, isto porque a agua do radiador está afastada do motor e esfriará antes do motor onde está o sensor de temperatura. Se o carro usa sensor, a ventoinha funcionará mais tempo e baixará mais a temperatura do painel. Mas isto já comentei as ventoinhas armam para refrigerar o condensador do ar condicionado para baixa a pressão e não explodir mangueira do ar. Não tem nada a ver com temperatura do carro e carro que não tem ar condicionado não tem este sistema


Então a ventoinha só vai armar com o carro desligado quando eu tiver utilizado o ar condicionado?


Não, as ventoinhas vão armar com o carro desligado se o carro tiver ar condicionado e se tiver no tempo de armar.
Exemplo 01 Você está chegando em casa, alguns minutos antes de parar as ventoinhas armaram e na hora que você parar elas já estarão desarmando porque já esfriou o motor o suficiente para desarmar. Você desliga o carro e elas vão continuar muito pouco tempo e desligarão.
Exemplo 02, Você está chegando em casa, minutos antes elas armam e você chega, elas ainda estão armadas e com o motor bem quente porque elas armaram quase quando você chegou, você desliga o carro e elas continuarão armadas e irão funcionar bastante tempo até desarmar.
Exemplo 03, você está chegando em casa a temperatura subindo e chega próximo de armara as ventoinhas, porém não arma, você desliga o carro e como estava próximo de armar, a temperatura sobe um pouquinho e minutos depois de desligado, elas armam e ai irão funcionar um tempão.
Exemplo 04 - Se você antes de chegar sem que você veja elas armaram, esfriaram o motor e você desliga o carro, elas não vão armar.

Várias situações que elas irão armar e pode não armar, mas se você chegar está com o ar ligado, não entrou ainda o segundo estágio, 100% que elas permanecerão amardas por bastante tempo. A temperatura do painel do seu carro lhe dará a perfeita informação de quando elas armarão, ou se não vão armar, se ficarão muito tempo armadas ou se nem vão armar.

Bem, são informações de um sistema perfeito, se tiver faltando algo, dará tudo errado.
Imagem

Thiagonf27
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 19 Fev 2017, 13:44
Nome Completo: Thiago Furtado
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Thiagonf27 » 01 Mai 2017, 01:04

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Thiagonf27 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje As ventoinhas ficarão armadas até a temperatura da água onde está o sensor baixar. Se o seu carro usa cebolão, o painel não apresentará temperatura baixa, isto porque a agua do radiador está afastada do motor e esfriará antes do motor onde está o sensor de temperatura. Se o carro usa sensor, a ventoinha funcionará mais tempo e baixará mais a temperatura do painel. Mas isto já comentei as ventoinhas armam para refrigerar o condensador do ar condicionado para baixa a pressão e não explodir mangueira do ar. Não tem nada a ver com temperatura do carro e carro que não tem ar condicionado não tem este sistema


Então a ventoinha só vai armar com o carro desligado quando eu tiver utilizado o ar condicionado?


Não, as ventoinhas vão armar com o carro desligado se o carro tiver ar condicionado e se tiver no tempo de armar.
Exemplo 01 Você está chegando em casa, alguns minutos antes de parar as ventoinhas armaram e na hora que você parar elas já estarão desarmando porque já esfriou o motor o suficiente para desarmar. Você desliga o carro e elas vão continuar muito pouco tempo e desligarão.
Exemplo 02, Você está chegando em casa, minutos antes elas armam e você chega, elas ainda estão armadas e com o motor bem quente porque elas armaram quase quando você chegou, você desliga o carro e elas continuarão armadas e irão funcionar bastante tempo até desarmar.
Exemplo 03, você está chegando em casa a temperatura subindo e chega próximo de armara as ventoinhas, porém não arma, você desliga o carro e como estava próximo de armar, a temperatura sobe um pouquinho e minutos depois de desligado, elas armam e ai irão funcionar um tempão.
Exemplo 04 - Se você antes de chegar sem que você veja elas armaram, esfriaram o motor e você desliga o carro, elas não vão armar.

Várias situações que elas irão armar e pode não armar, mas se você chegar está com o ar ligado, não entrou ainda o segundo estágio, 100% que elas permanecerão amardas por bastante tempo. A temperatura do painel do seu carro lhe dará a perfeita informação de quando elas armarão, ou se não vão armar, se ficarão muito tempo armadas ou se nem vão armar.

Bem, são informações de um sistema perfeito, se tiver faltando algo, dará tudo errado.


Mais uma vez muito obrigado meu amigo a você a todos que me tiraram essas dúvidas. Um abraço

Avatar do usuário
macleod+2017
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Mai 2017, 22:15
Nome Completo: Rafael André Viegas Gaspar
Cidade: Barueri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por macleod+2017 » 06 Mai 2017, 22:53

Boa noite !!! Vocês que são mais entendidos do assunto, me ajudem com isto por favor !!!


Tenho um Vectra GLS 2.0 8V ano 1998.

Comigo aconteceu o tão temido super aquecimento dias atrás. Comecei a sentir um cheiro de queimado e quando fui ver, fumaça saindo do capô. Parei o carro e a surpresa: vapor quente saindo do radiador.
Porém, ao olhar melhor o motor, notei que o sistema de ar quente fora desligado, e talvez aí tenha começado o problema em questão.

Imagino que tenha proceder da seguinte forma:

Primeiramente, a troca completa das juntas do cabeçote. etc.
Logo em seguida, substituição dos seguintes itens:

***Radiador

***Válvula Termostática

***Valvulá de Ar Quente com 04 vias.

***Reservatório de Água do Radiador

***Velas e Cabos de Velas

***Filtro de Óleo

***Filtro de Ar

***Bomba de Água


Obviamente que ao notar que ponteiro de temperatura já estava no vermelho, DESLIGUEI O CARRO DE IMEDIATO, abrindo o capô logo em seguida, ressaltando que em momento algum, coloquei água com o motor quente como estava.
Aí surge o medo!!! Será que o bendito cabeçote empenou com a alta temperatura???





E aí pessoal??? Como proceder ??? É correto substituir estes intens logo de cara? Ou estou sendo exagerado???

Me ajudem por gentileza. Deixar essa fera enjaulada na garagem, é complicado.


Grato à todos que ajudarem nas respostas !!!
Rafael Gaspar

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 07 Mai 2017, 07:58

Rafael, independente de ter passado água para o óleo, água para as câmaras de combustão, óleo para as câmaras ou para o arrefecimento ou não, acho que vai ter tirar o cabeçote pra trocar a junta. Daí já estará "na mão" para trocar a válvula termostática, bomba d'água e mangueiras. Seria bom checar as condições do radiador, porém difícil tirar alguma conclusão se não for com o carro andando. Porém, é de extrema necessidade saber o que causou o superaquecimento para corrigir, senão vc pode trocar e montar tudo novo e o motor ferver novamente.

Dá pra fazer um teste na termostática colocando-a numa panela com água e ferver. Pode ser que ela não tenha abrido e daí ferveu tudo.
Não sei o quanto vc leu deste tópico, mas encontrará nele orientações sobre o funcionamento do sistema de arrefecimento, ex: temperatura correta em que devem ligar e desligar as ventoinhas, em que temperatura deve trabalhar o motor andando em rodovia (com este vc terá uma ideia da situação do radiador), quais sensores são indicados usar e assim por diante. Vc até pode montar o cabeçote após uma geral nele, troca da junta, etc... e funcionar o motor - mas sem andar com o carro, e então verificar o que mencionei.

Sistema de ar quente isolado não ocasiona superaquecimento, bem como velas, cabos e filtros. Agora, se quiser mandar um radiador e reservatório novos com certeza não estará desperdiçando dinheiro. Arrefecimento zerado é saúde pro motor. Ah, não se esqueça: use um aditivo de qualidade na água!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 09 Mai 2017, 09:01

Bom dia galera que não é Jesus, mas salva muitas vidas !

Aproveitando o assunto e tirando uma dúvida "paralela" com a temática...
uso aditivo DELPHI concentrado e misturo com água deixando a proporção em 50% pra cada, irei prejudicar meu radiador?

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Mai 2017, 11:41

Não prejudica em nada! Só ajuda. Delphi está entre as boas marcas que cumprem o que promete.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 09 Mai 2017, 14:45

sheepziiin escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia galera que não é Jesus, mas salva muitas vidas !

Aproveitando o assunto e tirando uma dúvida "paralela" com a temática...
uso aditivo DELPHI concentrado e misturo com água deixando a proporção em 50% pra cada, irei prejudicar meu radiador?



Muito obrigado pelo feedback ainda mais vindo de um membro tão ativo e bem interado com relação ao nosso carro em comum! <3

@topic
Sim eu pesquisei bastante e vi que a Delphi está no "top" das melhores marcas...minha maior preocupação é com relação a proporção agua/aditivo.
Utilizo 50% água corrente e 50% aditivo.

Como faço?
A garrafa do aditivo eu despejo em um galão e esta mesma garrafa eu encho de água corrente e despejo no galão, chacoalho um bocado e despejo no reservatório do carro assim garanto a proporção 50/50.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Mai 2017, 16:45

O melhor é, depois de eliminar do sistema toda a água que for possível (do reservatório de expansão, das mangueiras e o que conseguir do radiador) e remontar tudo, você põe primeiro os 3 litros do aditivo concentrado direto no reservatório de expansão e depois vai completar com a água. Não há necessidade de diluí-lo antes. Se colocar um pouco d'água antes, ou então colocar já diluído, corre o riso de não conseguir acrescentar esses 6 litros de líquido, visto já terá água parada no bloco e no radiador.

O manual recomenda entre 40 a 60% de aditivo no sistema. Visto que no Vectra vão cerca de 7,2 litros, usar 3 litros do concentrado deixará dentro do especificado. Não lembro se já lhe recomendamos o vídeo do Almeidão na seção de how-to, mas se seguir o que tá lá, não tem erro.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
sheepziiin
Member
Member
Mensagens: 30
Registrado em: 14 Fev 2017, 16:58
Nome Completo: Welton Inacio da Silva
Cidade: Sao Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por sheepziiin » 09 Mai 2017, 17:11

Ju_Bueno escreveu:Fuente del Mensaje O melhor é, depois de eliminar do sistema toda a água que for possível (do reservatório de expansão, das mangueiras e o que conseguir do radiador) e remontar tudo, você põe primeiro os 3 litros do aditivo concentrado direto no reservatório de expansão e depois vai completar com a água. Não há necessidade de diluí-lo antes. Se colocar um pouco d'água antes, ou então colocar já diluído, corre o riso de não conseguir acrescentar esses 6 litros de líquido, visto já terá água parada no bloco e no radiador.

O manual recomenda entre 40 a 60% de aditivo no sistema. Visto que no Vectra vão cerca de 7,2 litros, usar 3 litros do concentrado deixará dentro do especificado. Não lembro se já lhe recomendamos o vídeo do Almeidão na seção de how-to, mas se seguir o que tá lá, não tem erro.



realmente vc tem razão...eu não consegui colocar toda a proporção no reservatório...sobrou algo em torno de 400ml...
pra próxima vou fazer deste modo...primeiro o aaditivo puro e depois a agua.
aproveitando, outra duvida: o correto é reabastecer o reservatório com carro frio e ligado ou frio e desligado?

Não chegaram a me recomendar até agora, mas vou procurar este video...obrigado mais uma vez !!!

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 09 Mai 2017, 19:20

Eu acho que não faz diferença, só que como não há problema em reabastecer com o motor desligado, não me daria ao trabalho de ligá-lo só pra completar...

Segue os links do vídeos:
http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =49&t=2456

http://clubedovectra.com.br/forum/viewt ... =49&t=2474
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

bonacho
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 07 Abr 2014, 09:51
Nome Completo: luiz henrique bonacho
Cidade: gravatai
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

TEMPERATURA DO MOTOR

por bonacho » 06 Set 2017, 13:46

Boa tarde galera do clube do vectra , tenho uma duvida ao ligar o ar condicionado tanto no quente quanto no frio do meu vectra cd 98 a temperatura do motor sobe. Alguém me ajude :47:

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

TEMPERATURA DO MOTOR

por Tiagomos1 » 06 Set 2017, 15:12

Primeiro a se fazer é olhar se ao acionar o ar condicionado, as ventoinhas ligam. Pois se elas n ligarem, o motor vai aquecer.

Caso esteja ligando, olha o sistema de ar condicionado. Ele pode estar com muita pressão e super aquecendo. Como o radiador (condensador) do sistema fica junto do radiador do motor... Tb vai fazer o motor aquecer

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Avatar do usuário
Tiagomos1
Moderador
Moderador
Mensagens: 1055
Registrado em: 19 Out 2014, 02:32
Nome Completo: Tiago Manoel de Oliveira Santos
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2001

TEMPERATURA DO MOTOR

por Tiagomos1 » 06 Set 2017, 15:13

Isso, considerando que o seu motor funcione normalmente quando não aciona o ar condicionado.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vectra CD 2.2 16V
Garagem: viewtopic.php?t=11425#p141862
[center][url=http://www.clubedovectra.com.br/]
Imagem

Marcelo Neri
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 22 Set 2017, 20:13
Nome Completo: Marcelo Rodrigues Pereira Neri
Cidade: Brasilia
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Marcelo Neri » 22 Set 2017, 20:38

Boa noite pessoal, eu tenho um vectra cd 2.0 16v 98/98 que é um excelente carro. Só tem um problema, quando esquenta e eu desligo, e quando dou na chave não pega de jeito nenhum. será que alguem ai pode me ajudar? não sei mais o que faço obrigado a todos

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 326 visitantes

Bem-vindo: 18 Abr 2024, 19:33