O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BProblema com Temperatura do Motor - Vectra B

1022 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 10 Nov 2017, 09:23

pdeus1988 escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
pdeus1988 escreveu:Fuente del Mensaje Senhores queria agradecer as respostas o mecânico nem tinha cogitado esta hipótese do radiador, e uns 2 meses atrás ele estourou 9(radiador) e como estava na garantia da agencia o mecânico da agencia trocou só a parte de plástico.
o carro tem 20 anos sei la desde quando este radiador esta no carro.

vou trocar ele , a válvula termostática e o interruptor como me orientaram.

precisava desde norte pq o outro mecânico quer fazer a retifica de qquer jeito $$$$.

uma duvida o interruptor cebolão são dois ou apenas o do radiador?

muito obrigado pela ajudaa!!


Sobre fazer o cabeçote, mesmo se nçao ticer queimado a junta, você nçao perderá nada em fazer, porque com 80 a 100 mil já começa passar óleo pelas válvulas e nçao é pelo sumiço do óleo que acaba ficando barato, mas o consumo aumenta porque a injeção se perde com o que sai pela descarga.

Sobre o sensor, é preciso ver que tipo de sensor seu carro usa, até 98 usa cebolão, se o seu usa cebolão, você vai comprar um só que pode ser MTE 760 ou MTE 763. Se seu carro não usa cebolão, você comprará o sensor MTE 4051. O sensor MTE 4051 é muito bom e tem outros bons também, mas se for cebolão, não use outro que não seja um destes informado.

Atento ao comprar o radiador, ele tem que ser de palheta, não compre de tubos, se for para cebolão, ele tem dois locais para usar o cebolão, eu uso no de cima, uns acham que no debaixo é melhor. Então ali usas onde quiser e deixa um tampado com o tampão que vem de fábrica, se usar no de cima, fica mais fácil mexer com ele no local.

Se estourou a caixa uma vez, isto mostra que ele andou quente muito tempo e a parte plastica não aquentou a pressão, ou seja é quase 100% que é problema no radiador.

Sds





Quanto custa em media fazer a retifica, entre peças e mão de obra?


Muito difícil uma resposta precisa, não sabemos o que você precisa trocar, poderá ser uma válvula ou 5, eu já mexi em um cabeçote do meu caro sem precisar trocar nada além do retento e retificar a sede, uns já precisam trocar tuchos, balancins etc.. Cada caso é um caso, poderá custar 800,00 e poderá custar 1.200,00.
Detalhe, só um retificador poderá dizer o que será preciso fazer, nunca troque retentores de válvulas em oficina, nunca dá certo sem retificar o cabeçote.
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 11 Nov 2017, 20:15

Boa noite senhores,acabei de fazer um teste na maquina e fiquei de cabelos em pé ,so falta trocar radiador e bomba dágua, na estrada anda tudo quente andei 14km com as ventuinhas ligas no 2º estágio ,coloquei uma valvula termostatica nova que abre com 82º ,o cebolão e 92/97º da walher , não sei se troco primeiro a bomda dágua que ja comprei ou compro outro radiador ,o meu tem puco tempo e não e de tubo, não sei oque faço, com a mangueira fina que sai do radiador e vai pro reservatorio ,ela não tinha q jogar agua com pressão como carro ligado e valvula aberta? to de cabelo em pé. qualquer dica e válida. com Deus ai.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 11 Nov 2017, 21:19

Já que você comprou a bomba, troca ela antes. Eu acho que o retorno do radiador não manda água constantemente... mas só acho. Parece que um bom teste pra bomba é tirar o sensor de temperatura ali junto à termostática e funcionar o motor. Aí sim é pra jorrar água.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 11 Nov 2017, 21:35

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite senhores,acabei de fazer um teste na maquina e fiquei de cabelos em pé ,so falta trocar radiador e bomba dágua, na estrada anda tudo quente andei 14km com as ventuinhas ligas no 2º estágio ,coloquei uma valvula termostatica nova que abre com 82º ,o cebolão e 92/97º da walher , não sei se troco primeiro a bomda dágua que ja comprei ou compro outro radiador ,o meu tem puco tempo e não e de tubo, não sei oque faço, com a mangueira fina que sai do radiador e vai pro reservatorio ,ela não tinha q jogar agua com pressão como carro ligado e valvula aberta? to de cabelo em pé. qualquer dica e válida. com Deus ai.


Este cebolão é totalmente diferente dos que eu prefiro e os Vectras preferem também. Segundo estágio ligado direto? problema heim? Vai derreter o local do relê e parar geral.

Sobre a mangueirinha, ela é somente para tirar e evitar entrada de ar isto porque a água expande ao aquecer e um pouquinho vai por ela, nunca na pressão. O motivo é simples, a bomba empurra água para o radiador, mas ao mesmo tempo puxa água do radiador. Então ela circula mais pela mangueira mais grossa.

Sobre a bomba, está com ela, troca ela logo e qualquer leigo saberá se ela está ruim e é preciso ter o rotor quase liso para está ruim. Posta foro aqui dela quando tirar, com certeza verei e lhe direi se ela estava ruim ou não.
O radiador tem pouco tempo. Eu estraguei um com 6 meses usando radiex ou algo parecido. Quanto é este pouco tempo?
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 12 Nov 2017, 14:34

Boa tarde Almeidão e demais amigos ,tem 3 anos por ai , amanha vou ver se consigo um novo p testar no lugar , graças a Deus tenho bom relacionamento aqui, vc acha que deveria comprar o cebolão 760 e demais peças?

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 12 Nov 2017, 14:37

Onde vou comprar o rele do compressor nº 90 060 264 , ou tem como fazer outro recusro,paresce que quanto masi ventoinha se põe pra ventilar mais esquenta ,quando ligo o A/C entra uma ventuinha da transit adaptada pro condensador , e a temperatura era p cair ao inves de subir.

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

VECTRA B ESQUENTANDO MUITO ACIMA DE 90º..

por delegado » 13 Nov 2017, 05:07

Bom dia amigos, estava em MP com Almeidão e outros amigos , hoje vou trocar a bomba dágua e reporto a todos oporque do vectra B aquecer demais ,ate quando ligo o ar ,adaptei uma ventuinha da ford transit ,no condensador , ao inves de baixar a temperatura qundo ligo o ar ,ela sobe ,vai entender ,mas com a fé que tenho em Deus e a ajuda dos amigos ,vou solucionar o defeito. aguardem a nova postagem apos a troca da boma ,vendo a cueca mas não fico sem a nave . :62:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

VECTRA B ESQUENTANDO MUITO ACIMA DE 90º..

por Almeidão » 13 Nov 2017, 07:17

Para ser bomba, o rotor terá que está destruído por oxidação ou se for plastico, todo arrebentado. Normalmente isto acontece quando não se usa aditivo e roda sem trocar esta peça por uns 15 ou mais anos. Vamos lá, você com certeza vai acertar, o problema está ai na sua frente.
Imagem

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

VECTRA B ESQUENTANDO MUITO ACIMA DE 90º..

por Matheuscalixto85 » 13 Nov 2017, 07:34

Confere também o sentido de rotação das ventoinhas. O sentido do ar tem que ser de fora pra dentro do cofre do motor. Se ela estiver soprando ao contrário não refrigera como deveria. Já vi casos de alguns técnicos fazerem manutenção e trocar a polaridade dos cabos de alimentação da ventoinha e ela inverter a rotação.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 13 Nov 2017, 08:47

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Onde vou comprar o rele do compressor nº 90 060 264 , ou tem como fazer outro recusro,paresce que quanto masi ventoinha se põe pra ventilar mais esquenta ,quando ligo o A/C entra uma ventuinha da transit adaptada pro condensador , e a temperatura era p cair ao inves de subir.


A Bosch tem este relê, nem sei que numero é, mas funciona perfeito, não acredito que seja ele. Sobre o cebolão, nada vai arrumar se o o radiador não tiver a vazão correta.
E não é cebolão que dará jeito se na estrada livre onde não precisa dele a temperatura tiver ali pelos 90. Ok, o correto é este 760 ou 763, mas o sistema é uma equipe onde tudo tem que está perfeito para funcionar, desde o sensor marcando correto até a tampa do reservatório que usa um válvula e as vezes muitos nem sabem o porque dela.

Já dei vários exemplos sobre isto, e não é difícil de entender.
A SEQUÊNCIA É ASSIM.
1 - sensor, ou cebolão, está na parte mais quente do carro, onde a água sai, ele ao atingir temperatura elevada manda o sinal para armar a ventoinha.
2 - Radiador, está na frente do sensor ali passa a água em alestas separadas .
3 - ventoinha junto ao radiador, também depois do sensor, quando em velocidades baixa onde o motor por falta de vento frontal e má circulação da água por falta de giro no motor, elas armam para refrigerar o sistema.
4 - Conforme comentado, motor em baixa, pressão da bomba muito baixa, precisa de u,m radiador 100% livre, assim o pouco de água que a bomba consegue por ter pressão quase zero irá circular e a ventoinha dará conta do recado, porque está passando água o suficiente para ser refrigerada e assim mesmo precário refrigerará o motor.
5 - Radiador comprometido, digamos que 20% menos vazão que o normal, bomba fraca pelo giro baixo do motor em ruas e avenidas, fará estes 20% ser uns 50% por este motivo, água quente no sensor, ventoinha liga, refrigera o que passa mas não é o suficiente. Ou seja fica ligada direto e nada de refrigerar, porque a quantidade que passa pelo radiador não é o suficiente para o motor.

É realmente uma peça que tem que está 100% perfeita, porque o prejuízo que ela pode causar é grande. Ela só é cara quando mal cuidada, sendo que a perfeição dela depende de uma manutenção que custa hoje R$ 1,50 por mês e a sorte de achar o mecânico certo.

Lembre- se um rolamento com uma pequena folga, roda ainda milhares de quilômetros antes de quebrar, eu diria que começando zoar hoje, ele ainda roda 50 mil km sem a minima chance de quebrar e as vezes nem quebra, mas pelo simples fato de ficar zoando, os mecânicos logo manda trocar. O radiador é igual, 10% sem passagem, e a temperatura vai minando o motor, e como não faz ruído, o mecânico diz ser normal, só que vai piorando, bem diferente do rolamento.
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 13 Nov 2017, 21:23

PROBLEMA RESOLVIDO , depois de trocar tudo ,hj troquei a bomba dágua ,por incrivel q pareça a bomba e original e perfeita ,solução coloquei a nova e fiquei de cabelo em pé, dei fé q a tempos aconteceu isso com um siena , resolvi tirar cebolão colocar na caneca com agua e por um ebulidor ,RESULTADO ,a danada da ventuinha que comprei pro radiador ,veio com fios INVERTIDOS ,ao inves de aspirar ela soprava ,Simples né .mas queimei uma grana ,mas ta bom ,fica a dica nen tudo que e novo e garantido ,agradeço a todos q perderam tempo comigo ,Deus abençoe a todos ,nave zero de novo.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 13 Nov 2017, 21:28

Que ótimo Carlos!
Agora dá pra vc voltar a curtir o carro sem preocupações!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Matheuscalixto85
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 314
Registrado em: 29 Jan 2016, 10:03
Nome Completo: Matheus Bueno Calixto
Cidade: Luziania
Estado: Goiás
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Matheuscalixto85 » 14 Nov 2017, 00:18

delegado escreveu:PROBLEMA RESOLVIDO , depois de trocar tudo ,hj troquei a bomba dágua ,por incrivel q pareça a bomba e original e perfeita ,solução coloquei a nova e fiquei de cabelo em pé, dei fé q a tempos aconteceu isso com um siena , resolvi tirar cebolão colocar na caneca com agua e por um ebulidor ,RESULTADO ,a danada da ventuinha que comprei pro radiador ,veio com fios INVERTIDOS ,ao inves de aspirar ela soprava ,Simples né .mas queimei uma grana ,mas ta bom ,fica a dica nen tudo que e novo e garantido ,agradeço a todos q perderam tempo comigo ,Deus abençoe a todos ,nave zero de novo.
Feliz por ter solucionado o problema... agora com o sistema de arrefecimento tudo novo, vai passar muito tempo sem dor de cabeça.
Agora é só manter a nave no estilo.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
Matheus Calixto
Vectra elegance 2009 preto "neguinho"
Anterior, vectra GLS 97 prata 2.0 8v
Anterior, Vectra GLS 98 azul 2.2 8v

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 14 Nov 2017, 07:18

Se foi realmente resolvido, foi pela bomba, ventoinha invertida que não é o correto, não interfere na refrigeração. Principalmente em rodovias onde elas nem funcionam porque não armam. Se a bomba estava corroída há sim a possibilidade de ser ela, vamos esperar.
Imagem

Avatar do usuário
delegado
GL Member
GL Member
Mensagens: 103
Registrado em: 02 Mai 2013, 06:07
Nome Completo: carlos rodrigues branco
Cidade: sta barbara
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1998
Idade: 60

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por delegado » 15 Nov 2017, 08:51

Bom dia a todos , agradecendo a todos , Almeidão o problema era a ventoinha invertida mesmo ,para tirar dúvidas , depois de tudo funcionando perfeitamente , por minha conta e risco ,voltei a inverter a ventoinha , e deu o mesmo BO , ok , Ventuinha estava soprando ao inves de aspirar ,ok muito grato.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 16 Nov 2017, 09:32

delegado escreveu:Fuente del Mensaje Bom dia a todos , agradecendo a todos , Almeidão o problema era a ventoinha invertida mesmo ,para tirar dúvidas , depois de tudo funcionando perfeitamente , por minha conta e risco ,voltei a inverter a ventoinha , e deu o mesmo BO , ok , Ventuinha estava soprando ao inves de aspirar ,ok muito grato.


Minha dúvida vem das informações de pistas. Lá as ventoinhas não ligam, pode está invertidas ou até sem elas. Como pode a temperatura alta em rodovias e agora não está mais? E como de uma hora para outra ao inverter as ventoinhas resolve um problema que vinha também em rodovias onde elas nem funcionam? Pelo menos sem ar ligado elas não funcionam.
Resolvido, tudo bem, ótimo. Acredito agora que ela fica ali em 80 ou no máximo 82 andando em rodovias e não passa de 90 nas ruas. Assim deve ser ela seja velho ou seja novo, basta que seja Vectra B.
Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Qual é a posição correta do ponteiro da temperatura do motor? Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 02:04

Olá, pessoal,
Tenho um Vectra 2002 2.2 8v há aproximadamente 2 meses. Ele estava bem judiado e eu estou dando uma geral nele.
Não tenho o histórico dele, mas dá para ver que o dono anterior não fazia praticamente nada.
Hoje coloquei uma ventoinha nova do ar condicionado. Meu Vectra (acredite se quiser) estava sem esse dispositivo.
Saindo da oficina (uns 3 ou 4 Km de distância) o ponteiro da temperatura chegou bem perto da parte vermelha, ficou algum tempo (alguns minutos) e depois caiu. Não voltei ao mecânico porque ele já estava fechando a oficina quando eu saí.
Qual é afinal a posição ideal do ponteiro da temperatura do bloco? Ele não deveria permanecer na metade mais ou menos?
A quantos graus correspondem cada um dos 3 traços do marcador de temperatura? 80, 90 e 100 graus?
O mecânico testou o carro, mas aparentemente apenas com o scanner, não testou saindo com ele na rua. Ele afirma que o carro está bom, mas essa temperatura perto da área vermelha me faz duvidar um pouco.
Bom, acho que se o ponteiro passar muito da metade da escala (90ºC ?) isso quer dizer que há alguma coisa errada, certo? Poderiam confirmar essa informações?
Muito obrigado!
lbcarvalho

Vejam a posição a que chegou o ponteiro. Na verdade, na primeira vez que aconteceu isso, logo em seguida o alarme sonoro apitou, o que não aconteceu desta vez, mas está me preocupando.
Imagem

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Ju_Bueno » 17 Nov 2017, 07:31

Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

lbcarvalho
Member
Member
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Ago 2017, 23:52
Nome Completo: Lincoln Carvalho
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por lbcarvalho » 17 Nov 2017, 07:54

Ju_Bueno escreveu:Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!


Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8376
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Problema com Temperatura do Motor - Vectra B

por Almeidão » 17 Nov 2017, 08:05

lbcarvalho escreveu:Fuente del Mensaje
Ju_Bueno escreveu:Lincoln, trouxe sua postagem para este tópico que trata do assunto arrefecimento.
Um pouco mais acima tem a explicação do Almeidão do comportamento ideal da temperatura. Acrescento que ao usar o AC em trânsito o ponteiro pode chegar no máximo a uns 92º se o sistema estiver todo ok.

No seu painel os números seriam: traço de 1/4 da escala (primeiro depois do azul) 80º; o do meio equivale a 90º e o 3/4 se não me engano seria 100º. Pra vc sair à busca do que pode estar errado no seu sistema recomendo a leitura desse tópico. Tem bastante informação e conforme surgir dúvidas vc pode postando por aqui que o pessoal vai ajudando!


Ok, obrigado! Achei que era melhor abrir outro tópico pq o meu problema é um pouco diferente, mas se a regra é usar um tópico semelhante, tudo bem. Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


O problema do seu carro não é diferente, é igual a todos, a diferença que tem uns que querem cuidar.

Você tem razão amigo, ela não pode passar do meio, traço fino comprido, se isto ocorre seu motor está em risco e muitos já queimam a junta estando onde está o seu.
A marcação seria, primeiro traço branco, 80, segundo, 90 e terceiro 100, mas não se apegue a isto, este 80 é bem mais que 80, e o 100 é bem mais que o 100, igualmente o 90 é bem mais que o 90. Levaremos estes números como parâmetros e como ideal no painel e não como temperatura real.
A temperatura deve funcionar assim oscilando nas ruas e quase que estável nas pistas em baixadas, voltando a subir em serras e baixando em descidas e nunca passar dos 90, é até aceitável uns 95, embora nos 90 seja o ideal como máximo e este 90 está no meio.
A primeira coisa a fazer quando se compra um carro destes é tirar a termostática dele e colocar uma nova e eu só uso MTE 211-62, se a do seu carro for MTE ou Wahler, é só comprar o refil que dá pra troca, se for um modelo onde o refil é fixo, ai terás que comprar o bico junto.
Feito isto, você deve colocar ele na estrada, preferencia baixada e andar em alta com ele, de 80 pra cima, neste caso o ponteiro vai ficar entre 80 e 82, se ficar acima disto há possibilidade de ter problema no radiador.
Na cidade ele bom funciona assim, perto do meio arma as duas ventoinhas em lenta e leva a temperatura em 82 ou 83, eles desarmam e volta a subir e ao chegar no meio outra vez as ventoinhas levam lá pra baixo. Sensor que comanda isto no seu carro, MTE 4051, fica em cima da saída da água do motor para o radiador, já podes ir pensando em comprar um, não é caro.
Só para adiantar, nçao existe ventoinha do ar, existem duas ventoinhas as quais sempre rodam juntas e quando parada, estarão também paradas juntas.
Quando você liga o ar, entra de imediato as duas funcionando independente da temperatura e ao passar de 90 caso isto ocorra, entrará o segundo estágio que é um aumento de velocidades dela, e logo trará ela para menos que 90 um pouco e desliga, mas continua girando na lenta.

Checa isto sobre a Termostática e este sensor. Se possível, faça o teste dela na estrada com ar desligado e tire fotos para que possamos saber aqui.
Seu mecânico está totalmente perdido nesta temperatura e você pode ferrar o cabeçote do carro se é que ele não esteja ferrado.

Não mande MP, todas as duvidas devem ser tiradas aqui.
Imagem

1022 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 217 visitantes

Bem-vindo: 19 Abr 2024, 03:34