Uma oscilação de marcha lenta é bem complicada, mas é preciso ter certeza sobre os componentes antes de buscar algo mais profundo e perder tempo. Normalmente é fuga de ar, ou a famosa entrada de ar falsa e que na verdade seria veradeira.
1 - Sobre valvula purgadora, esta válvula pode ocorrer isto caso ela esteja muito ruim, ou se foi colocada ao contrário, a valvula dela fecha tipo pistão, e quanto mais o ar puxa, mais ela se fecha se tiver ao contrario a pressão do vácuo não deixará ela fechar, e com certeza com o tempo estraga também, mas testar ali é facil, basta desconectar a mangueira embaixo da TBI, tapar a entrada com uma fita isolante, é bem fácil e testar o carro sem ela.
2 - Todas as mangueiras que entram na TBI, mangueira do servo freio, regulador de pressão, mangueira da valvula purgadora, enfim todas tem que ser revisada, tem carros que a mangueirinha do regulador de ´pessão já rachou faz tempo e não sobra tempo pra trocar, ou ela nem segura mais tão fouxa ficou com o tempo.
3 - Limpeza da TBI, em volta da borboleta eu chamo de topo da borboleta vai criando crostas e precisa ser desmontada para limpar, principamente do lado de dentro dela, ali as vezes jogam um produto para limpar e acham que isto resolve e a unica forma seria desmontar. Tenho um video meu trocando esta TBI, mas ali dou a dica de como limpar e deixarei o link.
4 - regulagem da TBI, esta peça tem uma regulagem fácil, e seria a borboleta 100% fechada sem agarrar ao acelerar, mostro tambem no video abaixo e dá pra fazer isto sem desmontar, mas possa ser que o problema seja sujeira então o certo é desmonar e limpar e ai sim fazer a regulagem.
5 - Por fim o atuador de marcha lenta, desmontar e lavar conforme mostro no video e sempre uso querosene, mas podem limpar com descarbonizante, sendo que o querosene é um descarbonizante e não tem isto no nome.
Feito esta parte, só vai sobrar o servo freio como opção de entrada de ar, mas não se esqueça de verificar todas as mangueiras de vácuo, deposito de vácuo para a portinhola do circulador de ar e valvula de ar quente, solenoite que está ali perto do deposito também deve ser verifiacado
https://www.youtube.com/watch?v=PgLcKYyjHjU