O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BValvula de purga do canister - Vectra B

48 mensagens
Lucivando
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jul 2023, 18:01
Nome Completo: Lucivando Azevedo dos Santos
Cidade: Teixeira de Freitas
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1996/1997
Idade: 41

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Lucivando » 18 Jul 2023, 18:21

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje Meu carro tem uma pequena oscilação na lenta, coisa mínima mas que me aborrece e creio que não seja normal.
Monitorando a RPM chega a variar até 50, é possível sentir um pouco a vibração do motor.

Por isso estou correndo atrás de td que possa causar oscilação, e como essa válvula vai ligada na TBI testei ela tb.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk



Boa noite, tenho um vectra 2.0 gls 96, está com esse mesmo problema da lenta oscilar na baixa.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 19 Jul 2023, 07:58

Uma oscilação de marcha lenta é bem complicada, mas é preciso ter certeza sobre os componentes antes de buscar algo mais profundo e perder tempo. Normalmente é fuga de ar, ou a famosa entrada de ar falsa e que na verdade seria veradeira.
1 - Sobre valvula purgadora, esta válvula pode ocorrer isto caso ela esteja muito ruim, ou se foi colocada ao contrário, a valvula dela fecha tipo pistão, e quanto mais o ar puxa, mais ela se fecha se tiver ao contrario a pressão do vácuo não deixará ela fechar, e com certeza com o tempo estraga também, mas testar ali é facil, basta desconectar a mangueira embaixo da TBI, tapar a entrada com uma fita isolante, é bem fácil e testar o carro sem ela.
2 - Todas as mangueiras que entram na TBI, mangueira do servo freio, regulador de pressão, mangueira da valvula purgadora, enfim todas tem que ser revisada, tem carros que a mangueirinha do regulador de ´pessão já rachou faz tempo e não sobra tempo pra trocar, ou ela nem segura mais tão fouxa ficou com o tempo.
3 - Limpeza da TBI, em volta da borboleta eu chamo de topo da borboleta vai criando crostas e precisa ser desmontada para limpar, principamente do lado de dentro dela, ali as vezes jogam um produto para limpar e acham que isto resolve e a unica forma seria desmontar. Tenho um video meu trocando esta TBI, mas ali dou a dica de como limpar e deixarei o link.
4 - regulagem da TBI, esta peça tem uma regulagem fácil, e seria a borboleta 100% fechada sem agarrar ao acelerar, mostro tambem no video abaixo e dá pra fazer isto sem desmontar, mas possa ser que o problema seja sujeira então o certo é desmonar e limpar e ai sim fazer a regulagem.
5 - Por fim o atuador de marcha lenta, desmontar e lavar conforme mostro no video e sempre uso querosene, mas podem limpar com descarbonizante, sendo que o querosene é um descarbonizante e não tem isto no nome.

Feito esta parte, só vai sobrar o servo freio como opção de entrada de ar, mas não se esqueça de verificar todas as mangueiras de vácuo, deposito de vácuo para a portinhola do circulador de ar e valvula de ar quente, solenoite que está ali perto do deposito também deve ser verifiacado

https://www.youtube.com/watch?v=PgLcKYyjHjU
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por chirola » 19 Jul 2023, 12:24

Lucivando escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite, tenho um vectra 2.0 gls 96, está com esse mesmo problema da lenta oscilar na baixa.

meu carro esta com ese defeito a muito tempo e ja revisei tudo
sonda lambda , map , cabos , velas , sensor de rotação , valvula do canister , atuador de lenta, mangueiras de vacuo , ponto da correia , tbi , bomba de gasolina , filtro de gasolina e de ar , bobina e sensor de temperatura.
o unico que não fiz dereito foi uma boa limpeza inversa dos bico , nos bicos so troque o reparo de penera e o-ring mais é o unico que realmente não fiz e que poderia afetar a lenta .
ate o motor do meu carro foi trocado e o cabeçote foi feito completo e o defeito continua la kakakakkakak

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Valvula de purga do canister - Vectra B

por cbrcleber » 11 Set 2023, 17:02

Estou com problema no meu carro, que quase todas vezes que dirigo sobe um cheiro estranho vindo da roda dianteira direita, esse cheiro fica na parte direita do motor apenas, Será o problema nessa peça? Não vi vazamento nenhum.
Obg.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 12 Set 2023, 07:35

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Estou com problema no meu carro, que quase todas vezes que dirigo sobe um cheiro estranho vindo da roda dianteira direita, esse cheiro fica na parte direita do motor apenas, Será o problema nessa peça? Não vi vazamento nenhum.
Obg.


O problema é na peça, não quer dizer que seja na válvula, mas se ela estragar o vapor sairá pelo suspiro, e se ela ficar aberta acaba dando cheiro ali na TBI, tem que averiguar ela inteira e pra isto tirar a casa de côco (esta parte pçastica do para-lamas) e tirar o filtro que fica ali atrás da roda. Aliás alguns carros jpa vem com um filtro na mangueira antes dá válvula para proteger qualquer passagem de pedaços de carvão, e o meu não tinha este filtro que é um filtro de combustivel comum e acabei colocando mo meu. Tem que examinar este espaço do canister até a válvula.
Um detalhe, se montar a válvula ao contrário ela não conseguirá fechar, o próprio vácuo do motor quando em marcha lenta vai manter ela aberta e estando certa quando em marcha lenta o vácuo mantem ela fechada, ela certa, nunca consegue abrir em marcha lenta.
Imagem

cbrcleber
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 23 Ago 2017, 22:14
Nome Completo: Cleber Jorge de Luzia Gimenes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Valvula de purga do canister - Vectra B

por cbrcleber » 12 Set 2023, 23:14

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Estou com problema no meu carro, que quase todas vezes que dirigo sobe um cheiro estranho vindo da roda dianteira direita, esse cheiro fica na parte direita do motor apenas, Será o problema nessa peça? Não vi vazamento nenhum.
Obg.


O problema é na peça, não quer dizer que seja na válvula, mas se ela estragar o vapor sairá pelo suspiro, e se ela ficar aberta acaba dando cheiro ali na TBI, tem que averiguar ela inteira e pra isto tirar a casa de côco (esta parte pçastica do para-lamas) e tirar o filtro que fica ali atrás da roda. Aliás alguns carros jpa vem com um filtro na mangueira antes dá válvula para proteger qualquer passagem de pedaços de carvão, e o meu não tinha este filtro que é um filtro de combustivel comum e acabei colocando mo meu. Tem que examinar este espaço do canister até a válvula.
Um detalhe, se montar a válvula ao contrário ela não conseguirá fechar, o próprio vácuo do motor quando em marcha lenta vai manter ela aberta e estando certa quando em marcha lenta o vácuo mantem ela fechada, ela certa, nunca consegue abrir em marcha lenta.


Meu Vectra é 2002, essa peça fica abaixo do filtro de ar do carro? Ou tenho que tirar a roda e o paralamas pra chegar nela? Obg.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 13 Set 2023, 07:51

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Estou com problema no meu carro, que quase todas vezes que dirigo sobe um cheiro estranho vindo da roda dianteira direita, esse cheiro fica na parte direita do motor apenas, Será o problema nessa peça? Não vi vazamento nenhum.
Obg.


O problema é na peça, não quer dizer que seja na válvula, mas se ela estragar o vapor sairá pelo suspiro, e se ela ficar aberta acaba dando cheiro ali na TBI, tem que averiguar ela inteira e pra isto tirar a casa de côco (esta parte pçastica do para-lamas) e tirar o filtro que fica ali atrás da roda. Aliás alguns carros jpa vem com um filtro na mangueira antes dá válvula para proteger qualquer passagem de pedaços de carvão, e o meu não tinha este filtro que é um filtro de combustivel comum e acabei colocando mo meu. Tem que examinar este espaço do canister até a válvula.
Um detalhe, se montar a válvula ao contrário ela não conseguirá fechar, o próprio vácuo do motor quando em marcha lenta vai manter ela aberta e estando certa quando em marcha lenta o vácuo mantem ela fechada, ela certa, nunca consegue abrir em marcha lenta.


Meu Vectra é 2002, essa peça fica abaixo do filtro de ar do carro? Ou tenho que tirar a roda e o paralamas pra chegar nela? Obg.


Sim, tirar a roda direira e o protetor do para lamas, (eu entendo que o para lamas é a peça visível do carro), neste caso o protetor é esta parte plástica que também é conhecida como casca de côco em algumas regiões do Brasil.
Imagem

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por chirola » 13 Set 2023, 11:54

cbrcleber escreveu:Fuente del Mensaje Meu Vectra é 2002, essa peça fica abaixo do filtro de ar do carro? Ou tenho que tirar a roda e o paralamas pra chegar nela?

no sul chama de parabarro , aquele plastico de dentro da caixa de roda

48 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 459 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 18:16