O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BValvula de purga do canister - Vectra B

48 mensagens
luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Valvula de purga do canister - Vectra B

por luizhbh » 17 Out 2014, 19:16

Alguem sabe como é o ciclo de funcionamento da valvula de purga do canister?
Eu sei que é uma solenoidezinha que usa o vacuo abaixo do corpo de borboleta e ela abre e fecha sob comando da central de injeçao.
Mas O QUE exatamente faz a central disparar o comando? Alguma condiçao especifica ou é tipo de tempos em tempos??
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: valvula de purga do canister.

por Almeidão » 18 Out 2014, 12:43

Vectra B, tempo em tempo. Não sei sobre outros modelos
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: valvula de purga do canister.

por luizhbh » 19 Out 2014, 14:40

Hummm andei pesquisando e achei isso aqui:

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2 ... -canister/

"Trata-se de um simples solenoide que libera ou restringe a passagem de vapores de combustível para o coletor de admissão.
Os gases evaporados do combustível ficam retidos no canister, para então serem purgados pela válvula diretamente para o coletor de admissão. Na verdade o vácuo criado pelo coletor de admissão é quem retira o vapor de combustível, a válvula apenas libera ou sessa a passagem.
Localizada entre o filtro canister e o coletor de admissão, recebe a tubulação que vem do canister e a tubulação que segue para o coletor de admissão.

Embora os gases só passem para o coletor de admissão quando a válvula abre, todo o controle da válvula é feito pela ECU, que a partir de informações provenientes da sonda lâmbda e do sensor de temperatura determina a quantidade de gases liberados para serem suplementados a mistura ar/combustível.

O controle da válvula realizado pela ECU é feito com pulsos negativos e visualizados em porcentagem de seu ciclo de trabalho, a ECU envia o pulso negativo para que a válvula abra, e sessa para fecha-la. Assim, o tempo que a válvula fica aberta e o tempo que a válvula permanece fechada são relacionados, sendo então visualizado(via scanner) em forma de porcentagem."


Será que a do Vectra seria diferente?
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: valvula de purga do canister.

por Almeidão » 19 Out 2014, 15:11

E como que a sonda sabe que está na hora de liberar a válvula? Ela saber que entrou gas diferente de oxigenio na TBI e foi queimado com a combustão, não é difícil para ela e ela pode determinar que já liberou bastante, mas saber a hora de liberar mais, sei não se não é por tempo, afinal, do canister até ela não tem mais nenhum sensor no caso do meu Vectra B.

Digamos que o motor esteja cansado e/ou passando óleo e ao mesmo tempo funcionando bem, logo a sonda receberá gases diferentes. Como ela sabe que estes gases não são do canister? Ou será que neste caso ela é enganada e fica mandando ela fechar e logo está ela fechada e... Bem, muito confuso esta da sonda, para mim é por tempo mesmo.

Lembro que não vi o filme proque não abre aqui e respondi pensando nos meus conhecimentos e as adversidades de um motor o qual é fabricado não somente para andar em perfeito estado de conservação, mas também com os desgastes que ele vem a obter com o tempo de uso.
Imagem

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: valvula de purga do canister.

por luizhbh » 19 Out 2014, 19:46

Veja bem, ela usa informaçoes da sonda e do sensor cts. Sabemos que o cruzamento de dados das leituras da sonda e do sensor sao distintas para um motor frio, quente, em marcha lenta ou sob carga. Deve ter algum parametrozinho por ali que dispara a abertura da valvula.

Se acontecem os desgastes e consequentemente variaçoes de leitura, acho que o vapor do canister sera um problema menor dentro do panorama global desse motor.
Imagem

jrpitbull
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Dez 2016, 13:31
Nome Completo: dilson saldanha
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Vectra-A - Ajuda com Respiro X Canister

por jrpitbull » 24 Dez 2016, 15:57

Vectra gls ano 2000 meu tanque tambem esta asim com muita pressão no tanque queimou uma bomba gasolina teria esta pressão contribuido pra isso como resolver alguem pode ajudar

jrpitbull
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 18 Dez 2016, 13:31
Nome Completo: dilson saldanha
Cidade: Petropolis
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por jrpitbull » 25 Dez 2016, 10:42

pessoal alguem sabe se esta valvula canister tem alguma coisa com acumulo de gases em excesso no tanque meu esta retendo muito gas seria esta valvula pode esta fechada?
vectra gls 2.2 ano 2000 perdão se postei errado ou fiz algo fora das normais sou novo aq não tenho experiencia em foruns.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 25 Dez 2016, 21:11

Tem a ver sim com o acúmulo de gás, afinal ela foi feito para isto, mas.

Como você sabe que há este acúmulo? Alguma coisa deve ter acontecido para você saber disto. O que aconteceu?

Testar a válvula é fácil, tirando ela e fazer uma ligação direta na bateria pra ver se ela abre e fecha
Imagem

caiotofano22
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Jul 2016, 04:04
Nome Completo: Caio cesar tofano
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Valvula de purga do canister - Vectra B

por caiotofano22 » 14 Jan 2017, 22:35

Alguém sabe aonde a mangueira q sai dessa válvula vai ligada? Tem uma q vem do corpo de borboleta que vai na válvula. E outra q sai dela e vai pra algum lugar. A minha está com essa parte da mangueira cortada e não consigo achar aonde conecta.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 15 Jan 2017, 15:27

caiotofano22 escreveu:Fuente del Mensaje Alguém sabe aonde a mangueira q sai dessa válvula vai ligada? Tem uma q vem do corpo de borboleta que vai na válvula. E outra q sai dela e vai pra algum lugar. A minha está com essa parte da mangueira cortada e não consigo achar aonde conecta.


Fica atras da roda dianteira direita, lá tem o catalizador com mais algumas mangueira
Imagem

caiotofano22
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Jul 2016, 04:04
Nome Completo: Caio cesar tofano
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Valvula de purga do canister - Vectra B

por caiotofano22 » 15 Jan 2017, 20:12

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
caiotofano22 escreveu:Fuente del Mensaje Alguém sabe aonde a mangueira q sai dessa válvula vai ligada? Tem uma q vem do corpo de borboleta que vai na válvula. E outra q sai dela e vai pra algum lugar. A minha está com essa parte da mangueira cortada e não consigo achar aonde conecta.


Fica atras da roda dianteira direita, lá tem o catalizador com mais algumas mangueira

Blz. Vou procurar. Preciso remover a roda pra ter acesso à ela?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 16 Jan 2017, 15:42

Sim, remover a roda y a lameira plastica (Casca de coco)
Imagem

Carlos CAF
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Jan 2017, 07:56
Nome Completo: Carlos Alberto Fernandes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Carlos CAF » 16 Jan 2017, 21:28

Tive problema de acumulo de gas no tanque. ao abrir o tanque a tampa pulava e ao abrir devagar a tampa era fácil perceber o acumulo de gas devido a pressão.
O teste que realizei foi abrir a mangueira que ia para o canister (tem uma emenda de fácil visualização) e observar que ao abrir o tanque o mesmo permanecia pressurizado.

caiotofano22
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 13 Jul 2016, 04:04
Nome Completo: Caio cesar tofano
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Valvula de purga do canister - Vectra B

por caiotofano22 » 16 Jan 2017, 21:31

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Sim, remover a roda y a lameira plastica (Casca de coco)

Blz Almeidão. Sábado vou dar uma olhada e aviso aqui. Obrigado pela ajuda

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por leoborgesl » 13 Mar 2017, 15:44

O não funcionamento ou o funcionamento incorreto dessa válvula pode influenciar na marcha lenta?

A resistência dessa válvula varia de 23 a 30 Ohms a minha está com 35. Tem algum problema?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

marcosdacruz
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mar 2017, 07:37
Nome Completo: Marcos Fernando da Cruz
Cidade: Anápolis
Estado: Goiás
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por marcosdacruz » 13 Mar 2017, 16:50

leoborgesl escreveu:Fuente del Mensaje O não funcionamento ou o funcionamento incorreto dessa válvula pode influenciar na marcha lenta?

A resistência dessa válvula varia de 23 a 30 Ohms a minha está com 35. Tem algum problema?


Boa tarde! Poderá influenciar caso a "Válvula Purga", uma Eletro Válvula, estiver danificada de tal forma que esteja abrindo ar atmosférico para a entrada da TBI ("entrada do Canister"), pois este irá interferir na leitura do MAF (Senosr de Fluxo de Ar) e do MAP (Sensor de Pressão), isto acarretará em maior injeção de combustível, ou seja o tempo de injeção aumentará possivelmente em todas as rotações.

Do contrário, se somente a eletro válvula não funcione e não deixe ar atmosférico passar, ou mesmo que seja somente o ar enriquecido que vem do filtro de carvão, não alterará a lente neste sentido. No entanto o motor não aproveitara o Vapor de Gasolina (em caso de usar gasolina, no caso de Etanol não se tem este parâmetro), que ajudará na economia do carro, tanto em lenta quanto em outras rotações.

Abraços

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 14 Mar 2017, 08:57

Bem, isto será variável de acordo com o defeito. Se ela estragar ao ponto de não pulsar, porém ficar fechada, nada vai acontecer a não ser que o cheiro do vapor de gasolina pode aparece fora do carro. Já se ela estragar aberta por sujeira ou não vedar 100%, com certeza vai interferir na lenta como uma entrada de ar falsa isto porque ela só entra em funcionamento e pulsando com o carro acelerado justament ara não interferir na lenta dele.
Temos que ter em conta que ela não estraga somente por problema elétrico, ela não vedando 100% também estara estragada e isto pode acontecer, afinal é uma válvula simples que veda passagem de ar

Sds
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por leoborgesl » 14 Mar 2017, 17:49

Tirei ela do lugar e soprei, não houve passagem de ar, ou seja, ela está fechada enquanto está desligada.
Não cheguei a testar ligando ela direto na bateria para saber se ela irá abrir, o que testei foi a resistência, que está acima do limite estipulado. Não sei se isso chega a ser um problema e se existe a necessidade de substituí-la.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por Almeidão » 14 Mar 2017, 21:34

Todos os testes de vácuo deve ser feito sugando e mais ainda nesta válvula que tem um funcionamento tapando ao contrário e quando soprado deste lado ela veda ainda mais, ir para o lado de entrada e sugar ali. Mas isto não quer dizer que seja o problema do seu carro e ainda não sei bem qual é sua dúvida e você pode testar ela direto na bateria, simplesmente ela irá abrir e ficar aberta enquanto ligada.
Para ver ela funcionando no local dela, é muito difícil e normalmente ela funciona quando você está andando com o carro e nem funciona sempre.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
leoborgesl
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Nov 2015, 21:18
Nome Completo: Leo Borges
Cidade: Udia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1996/1997

Valvula de purga do canister - Vectra B

por leoborgesl » 15 Mar 2017, 15:43

Meu carro tem uma pequena oscilação na lenta, coisa mínima mas que me aborrece e creio que não seja normal.
Monitorando a RPM chega a variar até 50, é possível sentir um pouco a vibração do motor.

Por isso estou correndo atrás de td que possa causar oscilação, e como essa válvula vai ligada na TBI testei ela tb.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v 2000/2000 Prata Escuna

48 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 138 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:49