O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

80 mensagens
Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 24 Nov 2015, 21:44

Tô ficando importante kakkakakkakkak
Imagem

marcelo462
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2016, 21:06
Cidade:

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por marcelo462 » 18 Mar 2016, 02:09

boa amigos eu entrei tambem sou novo aqui e so tenho uma semana que conprei meu vectra e eu tambem to achando ele meio estranho assim com ventuinha ligado por muito tempo . e isso ta mim preoculpando mas to gostando muito da maquina foi uma boa escolha

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Diesel » 18 Mar 2016, 06:39

marcelo462 escreveu:boa amigos eu entrei tambem sou novo aqui e so tenho uma semana que conprei meu vectra e eu tambem to achando ele meio estranho assim com ventuinha ligado por muito tempo . e isso ta mim preoculpando mas to gostando muito da maquina foi uma boa escolha

Marcelo, não sei se é normal, mas o meu algumas vezes também demora bastante pra desligar a ventoinha.

Nos dias mais quentes, desligo o carro e percebo que a ventoinha fica mais uns 3/4 minutos funcionando.

Fiz recentemente limpeza do sistema, troca de bomba, termostática e reservatório de água e continuou igual.

No painel a temperatura não passa dos 90° em hipótese nenhuma e em estradas ou avenidas livres, fica sempre abaixo de 80°.

Sendo assim, acho que é normal.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 18 Mar 2016, 10:05

O tempo das ventoinhas ficarem ligadas em um carro com temperatura normal é determinado pelo que o motor esteja fazendo no momento. Um exemplo transito pesado, carro quase parado onde a bomba circula pouco com certeza vão demorar desligar, já ao andar em transito médio elas desligam logo porque a agua circula mais rápida. De qualquer forma, para saber se o sistema está limpo a melhor maneira é rodovias, e ela não pode passar de 82 estando a pista livre.

Sds
Imagem

marcelo462
Member
Member
Mensagens: 11
Registrado em: 17 Mar 2016, 21:06
Cidade:

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por marcelo462 » 18 Mar 2016, 13:02

Diesel escreveu:Fuente del Mensaje
marcelo462 escreveu:boa amigos eu entrei tambem sou novo aqui e so tenho uma semana que conprei meu vectra e eu tambem to achando ele meio estranho assim com ventuinha ligado por muito tempo . e isso ta mim preoculpando mas to gostando muito da maquina foi uma boa escolha

Marcelo, não sei se é normal, mas o meu algumas vezes também demora bastante pra desligar a ventoinha.

Nos dias mais quentes, desligo o carro e percebo que a ventoinha fica mais uns 3/4 minutos funcionando.

Fiz recentemente limpeza do sistema, troca de bomba, termostática e reservatório de água e continuou igual.

No painel a temperatura não passa dos 90° em hipótese nenhuma e em estradas ou avenidas livres, fica sempre abaixo de 80°.

Sendo assim, acho que é normal.

hum beleza entao e isso o meu tambem fica nesta media de temperatura nunca passa .ou ate agora nao passou ...valeu

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 18 Mar 2016, 14:42

marcelo462 escreveu:Fuente del Mensaje
Diesel escreveu:Fuente del Mensaje
marcelo462 escreveu:boa amigos eu entrei tambem sou novo aqui e so tenho uma semana que conprei meu vectra e eu tambem to achando ele meio estranho assim com ventuinha ligado por muito tempo . e isso ta mim preoculpando mas to gostando muito da maquina foi uma boa escolha

Marcelo, não sei se é normal, mas o meu algumas vezes também demora bastante pra desligar a ventoinha.

Nos dias mais quentes, desligo o carro e percebo que a ventoinha fica mais uns 3/4 minutos funcionando.

Fiz recentemente limpeza do sistema, troca de bomba, termostática e reservatório de água e continuou igual.

No painel a temperatura não passa dos 90° em hipótese nenhuma e em estradas ou avenidas livres, fica sempre abaixo de 80°.

Sendo assim, acho que é normal.

hum beleza entao e isso o meu tambem fica nesta media de temperatura nunca passa .ou ate agora nao passou ...valeu


Só completando, se você usar o aditivo correto, ele ficará assim pra sempre, estragará de velho e com a mesma vazão. Bem, eu uso Havoline Long life 3 vidros, mas se usar dois também dá.

Sds
Imagem

jacksonkeller
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Mar 2016, 20:25
Cidade:

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por jacksonkeller » 07 Abr 2016, 21:39

Comprei um vectra 97 ,se desligo ele com o ar condicionado desligado a ventoinha fica ligada ate acabar a bateria, se eu desligo ele com o ar ligado a ventoinha desligaga normal o que pode ser?

betiduda
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2016, 22:18
Nome Completo: joão vinicios harlos
Cidade: itaipulãndia
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por betiduda » 14 Abr 2016, 10:11

tenho um problema no meu vectra cd 2003 8 v, fiz o motor por completo só peças novas, mas agora ele acusa que está esquentando após desligar o carro e se eu for ligar ele depois de uns 5 minutos ele não pega , ai eu desconecto o sensor de temp. e ele pega, ja troquei 4 vezes o sensor e mesma coisa , detalhe meu vectra não fica com a ventoinha ligada apos desligar ele alguem tem algo pra me ajudar, e ele não está fervendo pois não tem pressão nas mangueiras. mas esquenta e não pega com o motor quente.

kicocaete
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Mai 2016, 22:48
Nome Completo: enio marcos costa lima
Cidade: caete
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por kicocaete » 30 Mai 2016, 12:00

Fala famila vectreiros!!
Tô com um problema parecido de muitos ae.
Saio com meu carro é ele funciona normal. Arma e desarma a ventoinha normal.
Porém guando eu paro e ela tá armada ou arma depois que eu ligo. Ela tá ficando coisa de 20 a 30 min. Ligada direto.
Pior ainda que quando vou ligar o carro ele não pega pq a ventoinha gastou muita carga dela. Ae fico na mão.
O que pode ser que essa ventoinha fica tanto tempo ligada.
Vectra cd 2.3 16v.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 31 Mai 2016, 08:43

kicocaete escreveu:Fuente del Mensaje Fala famila vectreiros!!
Tô com um problema parecido de muitos ae.
Saio com meu carro é ele funciona normal. Arma e desarma a ventoinha normal.
Porém guando eu paro e ela tá armada ou arma depois que eu ligo. Ela tá ficando coisa de 20 a 30 min. Ligada direto.
Pior ainda que quando vou ligar o carro ele não pega pq a ventoinha gastou muita carga dela. Ae fico na mão.
O que pode ser que essa ventoinha fica tanto tempo ligada.
Vectra cd 2.3 16v.


Há algumas condições que a ventoinha fica ligada muito tempo, 90% dos casos é o cebolão estragado, lembrando que o seu carro se for 98 mesmo, funciona melhor com o cebolão MTE 760 ou MTE 763. Se ele não for de cebolão, o problema pode ser do sensor de temperatura da água para a central.
Imagem

Daniel camacari
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Mai 2016, 17:08
Nome Completo: Daniel camaçari de oliveira
Cidade: Marilia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

RESTAURANDO UM VECTRA B

por Daniel camacari » 16 Jun 2016, 19:42

Qual cebolão devo colocar para meu Vectra acionar a ventoinha dele nos 90 graus meu está acionando mto alta ...me ajude vlw

Avatar do usuário
ArnaldoRj
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Dez 2013, 18:09
Nome Completo: Arnaldo Merciano da S. Junior
Cidade: Belford Roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por ArnaldoRj » 18 Jun 2016, 17:05

O meu só estava armando a alta. Fiz os testes e é o cebolão mesmo. Tive que procurar esse tópico para lembrar qual é o Nº do cebolão. Estou na dúvida se coloco o MTE 760 ou o 763.
"Eles são muitos, mas não podem voar"

tadeu teodoro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Ago 2015, 10:41
Nome Completo: tadeu teodoro
Cidade: pederneiras
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por tadeu teodoro » 28 Jul 2016, 21:22

boa noite pessoal
levei meu Vectra na auto elétrica pois deu defeito no botão do ar condicionado,nessa os meninos acharam um fio quebrado que sai da bateria,pois bem arrumaram o fio,só que agora eu desligo o carro e de repente dispara as duas ventoinhas tanto a do ar quanto a do radiador e fica uns par de minutos ligadas,vocês tem ideia se isso é normal
meu Vectra é um gl 2.2 98

Avatar do usuário
jader83
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 30 Mai 2014, 08:50
Nome Completo: jader siqueira
Cidade: paulo afonso
Estado: Bahia
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por jader83 » 16 Fev 2017, 09:45

Mesma coisa aqui Liga após desligar, problema que, se tiver com bateria n"ao muito boa, vai ficar no prego pq 5 minutos com a ventoinha ligada e o carro desligado vai descarregar a bateria, to com bateria moura de 75 amperes e acabou de sair da garantia e quando aciona a ventoinha com carro desligado, não pega mais, pense numa raiva, ter q comprar outra bateria, já uso moura pra evitar essas dores de cabeça...

rodrigo2099
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Fev 2018, 14:11
Nome Completo: rodrigo mattos
Cidade: Itumbiara
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1995/1996

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por rodrigo2099 » 02 Mar 2018, 19:01

Boa noite senhores. Comprei meu vectra tem uma semana... Tenho reparado nisso também... depois que desligo o carro a ventoinha fica armada por cerca de 3 a 5 minutos... a temperatura fica nos 90º tenho achado isso estranho... principalmente pq tenho um Gol G5, e nele a ventoinha praticamente não arma com o carro desligado. Essa semana vou levar para uma revisão na parte elétrica. Mas isso é normal?

Avatar do usuário
vitornogueira
Member
Member
Mensagens: 17
Registrado em: 16 Fev 2015, 15:11
Nome Completo: Vitor dos Santos Nogueira
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por vitornogueira » 04 Mar 2018, 16:47

Boa tarde. Depois de passar uns perrengues com meu sistema de arrefecimento, resolvi ir a fundo e apelar. Primeiro, joguei um produto da Bardahl pra limpar o sistema, já esperando que vazasse por tudo que é canto. E foi o que ocorreu. O produto que é pra rodar 7 dias, não durou 2. Como vazou no radiador, precisou trocar a peça plástica dele e fazer uma faxina geral. Vejam o estado:

Imagem

Aquilo ali embaixo é uma lama de tanto usar água de torneira. Acho que daí a importância em se usar aditivo e água desmineralizada.
Acabei com os vazamentos, troquei o que precisava de mangueira, troquei o reservatório pq estava nojento já, e coloquei aditivo com água de ar condicionado, sabendo que não é a melhor solução. Espero não ter mais problemas com isso.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 05 Mar 2018, 09:31

Eu só uso água de toneira e o aditivo correto e há mais de 15 anos a temperatura não muda e a vazão é perfeita, o aditivo que uso é para 5 anos e eu sempre troco ele com a bomba de 2 em 2 anos. Se você usar o aditivo errado para o seu carro, você pode usar água da lua que ele não dará conta, fiz o correto, achei que o radiador não tinha recuperação e ainda acho que nunca tem e coloquei um novo.
Minha opinião, trocar este radiador, a caixa é o de menos o importante dele são as palhetas e se as caixas estão assim, nem quero pensar como estão elas que é algo impossível de limpar depois de oxidado. O aditivo que eu uso há mais de 17 anos está escrito por ai e não uso outro enquanto existir este e já escrevi várias vezes que é impossível tirar a água do sistema sem desmontar o motor ou virar o carro de cabeça para baixo, então para trocar o que tem dentro e usar uma água desmineralizada é perca de tempo. O segredo é o aditivo correto, algo de 3 litros, mais ou menos 100 contos.

Bem, testa ai, nas rodovias ele não poderá ficar acima de 82º se, ar condicionado e se tiver muito bom, fica igual ao meu em 80º. Nas ruas jamais passar dos 90 e jamais ficar fixo em um ponto, ela sobe, entram as ventoinhas ela baixa para uns 83 e volta a subir. Se tiver assim, ele estará perfeito, diferente disto estará meia boca.

Termostática refil MTE 211-82 e cebolão MTE 760 ou 763.

Sds
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 05 Mar 2018, 10:34, em um total de 1 vez.
Razão: remoção de citação
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por Almeidão » 05 Mar 2018, 09:46

rodrigo2099 escreveu:Fuente del Mensaje Boa noite senhores. Comprei meu vectra tem uma semana... Tenho reparado nisso também... depois que desligo o carro a ventoinha fica armada por cerca de 3 a 5 minutos... a temperatura fica nos 90º tenho achado isso estranho... principalmente pq tenho um Gol G5, e nele a ventoinha praticamente não arma com o carro desligado. Essa semana vou levar para uma revisão na parte elétrica. Mas isso é normal?


Amigo, os Vectra até 2005 usam este sistema de ventilação para baixar a pressão do gás do ar condicionado depois que você para o carro, a temperatura do motor não vai baixar nada, afinal a água que está dentro dele não está mais circulando e a tendencia é ele esquentar mais ao desligar, mas a pressão do gás será controlada para evitar um estouro de uma mangueira. Muitos ainda afirmam que o ar nem estava ligado, a resposta é simples, o motor não é tão inteligente de acionar as ventoinhas porque a pressão do gás aumentou, então mecanicamente e por prevenção elas são preparadas para ligar estando ou não com alta pressão.
O tempo que ela ficam ligadas são determinados pelo tempo que elas armaram, isto já expliquei também, digamos que estejam chegando em casa e uns 200 metros antes de guardar o carro elas entram em funcionamento, logico que ao desligar elas continuarão por menor tempo. Já se você chega em casa e ao guardar o carro elas acionam, elas irão funcionar bem mais tempo porque neste caso a temperatura estaria no máximo do carro.
Ultimo exemplo é as ventoinhas serem acionadas pouco antes de chegar em casa e no momento que chegarem por coincidência elas desligarem, neste caso elas baixaram a temperatura e nem vai ligar mais.

São ciclos diferentes e cada caso é um caso e que poucos notam. Sempre lembrando que estou considerando que esteja tudo correto com a temperatura final a qual informei logo ai acima.
Imagem

pcjapa
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Set 2014, 18:36
Nome Completo: paulo cesar cobaisse
Cidade: nova europa
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por pcjapa » 09 Set 2018, 14:57

Boa tarde tenho um Vectra CD 1997 e quando eu uso ele tanto em viagem ou na cidade ao chegar em casa a ventoinha fica ligada uns 10minutos depois desliga sozinha. Isso tá acabando com minha bateria. Alguma dica?

Avatar do usuário
lucasdemelo
GL Member
GL Member
Mensagens: 85
Registrado em: 25 Dez 2017, 01:52
Nome Completo: LUCAS DE MELO MARTINS
Cidade: SÃO SEB. DO PARAÍSO
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 2002/2002
Idade: 28

Ventoinha do Radiador demora desligar - Vectra B

por lucasdemelo » 09 Set 2018, 23:44

Quando aconteceu isso no meu era o relé com mal contato.

Enviado de meu SM-J530G usando o Tapatalk

80 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 748 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 16:11