Ives escreveu:Adriano, nao quis dizer que você exclusivamente esta criando o mito....é que ja tiveram alguns tópicos por aqui, e na internet mesmo ta rolando mto disso agora..... soh quero esclarecer pro pessoal q o militec não faz ar sair mais frio como muitos querem fazer a propaganda o máximo é diminuir perdas de aquecimento dentro do compressor, mas isso não será mensurável como tentam demonstrar....
então Adriano, o laser é impreciso pra medição de temperatura de ar na saida......ele mede na superficie....e outra, como vc esta lendo pela "grade" de ventilação, pode estar cortando o reflexo do laser, dando medidas erradas...esse tipo de medidor calcula a temperatura pelo reflexo do laser, logo uma estrutura quadriculada poderia obstruir o reflexo e interferir nessa medição....faça um teste rápido, em uma sala com vários objetos, aponte para o chão, teto, peças plasticas, peças metálicas, etc, e vc vai ver varias medições diferentes...... peças plasticas demoram mais pra se aquecer ou resfriar, metálicas sao mais rápidas.....uma parede exposta ao sol ira medir uma temperatura diferente de outra interna da mesma sala.....pq o laser não esta medindo a temperatura do ar, e sim da peça "mirada"....
com certeza não estava saindo -16, e nem foi algum pico....o sistema é bem constante, e vai baixando progressivamente, conforme consegue tirar calor da massa de ar da cabine.......use o medidor com sensor NTC que voce vai ter uma leitura bem precisa da temperatura de saida do ar......vc pode notar q no inicio ele baixa rapido, mas logo começa a demorar mais....mas ele sempre vai progredindo, as vezes demorando alguns minutos pra isso.....por isso mta gente tem a falsa impressao q o militec faz gelar mais, pois o sistema parece estabilizar, ai o cara coloca o militec, passa alguns minutos e baixa mais um pouco....mas isso não é consequência do militec, e sim do trabalho da válvula de expansão, que fica constantemente "lendo" a temperatura do vapor saindo do evaporador, e quando essa temperatura aumenta ela manda abrir a válvula injetando mais fluido refrigerante, absorvendo mais calor e baixando a temperatura...... é um sistema "vivo", e fica regulando o tempo todo, por isso medições assim as vezes enganam passando a impressão que faz gelar mais....
o militec é um ótimo condicionador de metais, com certeza vc terá uma vida útil maior no compressor.....mas antes disso tudo, sempre digo q o oleo utilizado pro compressor é mais importante q um aditivo......por anos e anos meu compressor roncava, achava normal pois mtos relatam q é comum de vectra, especialmente os mexanicos.....esse ano tive um vazamento, onde eu mesmo junto com colegas do trabalho fizemos o reparo..... e trocamos o oleo para o Poliolester (POE) da Danfoss PZ160, e o ruido reduziu coisa de 80%, hoje faz um trabalho normal e silencioso, mas continua gelando a mesma coisa q antes...o oleo nao fez ele gelar mais, apenas reduziu atrito.......no ramo automotivo, por questão de custo apenas, usa-se outros tipos de lubrificantes que nao tem o melhor desempenho, mas tem baixo custo, e montadoras adoram isso....por isso acabam recomendando lubrificantes PAG (poliaquileno glicol) ao inves do POE, que tem um desempenho inferior, são mais higroscópicos......absorvem mais umidade, um característica indesejada dentro de sistemas de refrigeração, pois a agua nao se condensa ou evapora nas temperaturas/pressões encontradas dentro de condensadores e evaporadores, por isso atrapalham consideravelmente o desempenho, necessitando a troca de filtro secador com maior frequência, ou seja, mais $$$ pra montadora em peças de reposição....
Adriano cruz escreveu:Ei IVEZ, o gás e o óleo do sistema deve ser trocado periodicamente ?
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