O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

79 mensagens
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 23 Dez 2014, 10:24

É a primeira vez que crio um tópico e gostaria de compartilhar a minha experiência com o tão discutido Militec. Comprei a ferramenta de aplicação e resolvi colocar hoje 23/12/2014 no meu CHALLENGE 2001 e "funcionou". Reparem na hora e na temperatura externa que marca no CB antes e depois da aplicação. Segue as fotos tiradas hoje pela manhã :

A ferramenta:
Imagem

Temperatura antes de aplicar o produto:
Imagem

Aplicando:
Imagem

Retirando a ferramenta:
Imagem

Ferramenta + Militec:
Imagem

Ferramenta + Militec:
Imagem

Após alguns minutos olha só a temperatura que tá marcando :102: :
Imagem

OBS.: Esse é o meu primeiro tópico que crio então se tiver alguma coisa errada me desculpem, eu só quero compartilhar minha experiência com esse produto que com certeza pode ser muito útil para muitos aqui do clube. Valeu ! :88:
Editado pela última vez por Adriano cruz em 05 Dez 2015, 21:40, em um total de 3 vezes.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por rgapski » 23 Dez 2014, 11:48

Bom, eu não sou profissional da área, mas será que não tem uma coisinha errada ai com o termostato/válvula torre?

Tá certo que queremos o ar sempre gelando ao máximo, mas acredito que ar saindo com temperatura de -16º C certamente vai provocar o congelamento do evaporador; causando obstrução, forçando compressor, etc...
É possível conseguir essa temperatura na saída (-16ºC) sem danificar algo?

Revisei meu A/C há mais ou menos um ano (verificação da quantidade de óleo/gas).
Com temperatura externa na casa de 30º, o meu ar do chegou em 5ºC no difusor central.
Ele é analógico e sempre achei que gelava muito bem, tanto que até hoje não precisei sequer passar da velocidade 2.
Na época eu questionei se era possível "aumentar a potencia" do A/C, e nisso o técnico me disse que o máximo tolerável
para saída no difusor é por volta de 5~6ºC, pois abaixo disso, o evaporador congela a umidade do ar, impedindo a passagem do ar quente do exterior.

Ele me ensinou que no sistema de A/C o gás, quando comprimido aquece e vira um líquido bem quente com bastante pressão, onde é resfriado na dianteira do veículo (mesmo motor do radiador) depois passa por uma válvula que libera ele em quantidades menores ao evaporador (onde passa o ar que vai pra dentro do carro), e como ele foi resfriado, acaba absorvendo o calor do ar externo, tornando o ar frio. Após a troca de calor, ele volta a ser um gás (pois o calor de fora aqueceu o liquido, tornando um gas novamente.
Se esse liquido frio não for aquecido, ele vai ser enviado pro compressor, e como é sabido, líquidos não aceitam compressão (praticamente nenhuma).

Se não tiver problema, vou tentar baixar meu A/C! rsrsrs
Afinal, ar a -16ºC no difusor deve ser muito bom pra encarar esse calorão que está a caminho!

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Ives » 23 Dez 2014, 12:43

bom, eu trabalho com refrigeração, e posso dizer pra vcs que nao é toda essa propaganda....entendam uma coisa, militec é condicionador de metais, ele vai reduzir atrito e perdas por calor, mas NAO vai fazer sair ar mais frio gente....isso é trabalho do fluido refrigerante......

realmente, o ar a -16 tem erro, pois se fizer isso, vai congelar sua serpetina do evaporador e logo mais nao sairia ar nenhum ali....o meu ar eu consegui fazer sair trabalhando a carga de gás temperatura de -2,4°C, sendo que o aceito normal é entre 4 e 6 ali no difusor central....

vc usou um leitor laser correto?? esse tipo de leitor nao tem precisao para esse tipo de leitura, aconselho conseguir um termometro com sensor NTC ou outros, que voce possa inserir ali para medição.

Outra coisa, q o pessoal tem q entender...o ar sempre ta esfriando, e vc colocar o militec e aguardar, VAI sair ar mais frio depois, com ou sem militec....a valvula de expansão ta trabalhando o tempo todo, abrindo e fechando, e esse ciclo demora alguns minutos entre sua abertura e fechamento....entao se vc acha q "estabilizou" pq nao ta baixando mais por um ou dois minutos, está engando, pois ela pode ainda estar aguardando uma leitura mais quente para voltar a abrir....esse ciclo pode demorar ate 3~5 minutos....

soh digo isso para que entendam que militec nao faz gelar mais....nao é fluido de refrigeração....a unica coisa q ele pode melhorar nao é sensivel, pois seriam as perdas de calor no cilindro do compressor por atrito, afinal sua função é essa, de tratar metal e reduzir atrito..... esse é aquele tipo de mito sem fundamento que vai se difundindo e daqui a pouco é visto como verdade, de tanto que se repete, pois as medições são inconclusivas e as vezes sem precisao ou ferramentas adequadas...... deixem o R134a continuar sendo o responsavel pelo frio, e o Militec responsavel por aumentar vida util pela redução de atrito.....
Imagem

Avatar do usuário
JoãodoValle
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3690
Registrado em: 09 Abr 2013, 21:02
Nome Completo: João Marcelo do Vale Silva
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por JoãodoValle » 23 Dez 2014, 16:19

Caraca que aula de AC to babando aqui.. vou ate mandar consertar o meu agora. Mas 5° ja ta bom hahahah.

Enviado do meu Nokia 5120i TDMA

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 23 Dez 2014, 16:30

Entendi o que vocês quiseram dizer e IVES eu nunca disse que MILITEC faz gelar mais, é claro que a temperatura não ficou estabilizada em -16 direto foi só um pico que deu depois da aplicação do produto. Talvez esse meu termômetro não seja bom mas antes com ele eu sempre registrava essa temperatura que vocês disseram entre 4~6 ou 0 graus. Uma vez na rodovia com temperatura externa de 25,5 eu medi no difusor central -6 graus(faz um tempinho que isso aconteceu). Então pelo que você disse acho que essas temperaturas extremamente baixas que dão no termômetro sejam apenas picos rápidos. Fiz esse tópico porque fiquei muito satisfeito porque eu nunca havia registrado essa temperatura no A/C do meu carro. Vou fazer mais alguns testes, mas eu não quis difundir nenhum mito sem fundamento aqui no clube, principalmente por ser meu primeiro tópico que crio.

OBS. 1: Meu compressor é da S10 comprado 0km há 1 ano, a válvula de expansão é nova comprada há 1 ano e o evaporador também é novo comprado há 1 ano. Fiz a limpeza do condensador com desengraxante que ficou brilhando, parecia até novo(0 km), foi colocado óleo e gás novos também com vácuo de 1 hora(se não me engano) no sistema. Acredito que com quase tudo novo também faz diferença.
OBS. 2: Não trabalho com refrigeração mas ainda vou fazer alguns testes pra ter certeza da eficácia do produto. :88:
Editado pela última vez por Adriano cruz em 23 Dez 2014, 18:41, em um total de 2 vezes.

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 23 Dez 2014, 16:43

Outra coisa que esqueci de informar é que eu tenho um termômetro daquele que coloca dentro do difusor mas não usei ele por achar que é muito impreciso e que coloquei Militec com o objetivo de diminuir o desgaste do compressor por ser novo e porque ando com a/c o tempo todo. Dúvidas ?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Ives » 23 Dez 2014, 19:01

Adriano, nao quis dizer que você exclusivamente esta criando o mito....é que ja tiveram alguns tópicos por aqui, e na internet mesmo ta rolando mto disso agora..... soh quero esclarecer pro pessoal q o militec não faz ar sair mais frio como muitos querem fazer a propaganda :P o máximo é diminuir perdas de aquecimento dentro do compressor, mas isso não será mensurável como tentam demonstrar....

então Adriano, o laser é impreciso pra medição de temperatura de ar na saida......ele mede na superficie....e outra, como vc esta lendo pela "grade" de ventilação, pode estar cortando o reflexo do laser, dando medidas erradas...esse tipo de medidor calcula a temperatura pelo reflexo do laser, logo uma estrutura quadriculada poderia obstruir o reflexo e interferir nessa medição....faça um teste rápido, em uma sala com vários objetos, aponte para o chão, teto, peças plasticas, peças metálicas, etc, e vc vai ver varias medições diferentes...... peças plasticas demoram mais pra se aquecer ou resfriar, metálicas sao mais rápidas.....uma parede exposta ao sol ira medir uma temperatura diferente de outra interna da mesma sala.....pq o laser não esta medindo a temperatura do ar, e sim da peça "mirada"....

com certeza não estava saindo -16, e nem foi algum pico....o sistema é bem constante, e vai baixando progressivamente, conforme consegue tirar calor da massa de ar da cabine.......use o medidor com sensor NTC que voce vai ter uma leitura bem precisa da temperatura de saida do ar......vc pode notar q no inicio ele baixa rapido, mas logo começa a demorar mais....mas ele sempre vai progredindo, as vezes demorando alguns minutos pra isso.....por isso mta gente tem a falsa impressao q o militec faz gelar mais, pois o sistema parece estabilizar, ai o cara coloca o militec, passa alguns minutos e baixa mais um pouco....mas isso não é consequência do militec, e sim do trabalho da válvula de expansão, que fica constantemente "lendo" a temperatura do vapor saindo do evaporador, e quando essa temperatura aumenta ela manda abrir a válvula injetando mais fluido refrigerante, absorvendo mais calor e baixando a temperatura...... é um sistema "vivo", e fica regulando o tempo todo, por isso medições assim as vezes enganam passando a impressão que faz gelar mais....

o militec é um ótimo condicionador de metais, com certeza vc terá uma vida útil maior no compressor.....mas antes disso tudo, sempre digo q o oleo utilizado pro compressor é mais importante q um aditivo......por anos e anos meu compressor roncava, achava normal pois mtos relatam q é comum de vectra, especialmente os mexanicos.....esse ano tive um vazamento, onde eu mesmo junto com colegas do trabalho fizemos o reparo..... e trocamos o oleo para o Poliolester (POE) da Danfoss PZ160, e o ruido reduziu coisa de 80%, hoje faz um trabalho normal e silencioso, mas continua gelando a mesma coisa q antes...o oleo nao fez ele gelar mais, apenas reduziu atrito.......no ramo automotivo, por questão de custo apenas, usa-se outros tipos de lubrificantes que nao tem o melhor desempenho, mas tem baixo custo, e montadoras adoram isso....por isso acabam recomendando lubrificantes PAG (poliaquileno glicol) ao inves do POE, que tem um desempenho inferior, são mais higroscópicos......absorvem mais umidade, um característica indesejada dentro de sistemas de refrigeração, pois a agua nao se condensa ou evapora nas temperaturas/pressões encontradas dentro de condensadores e evaporadores, por isso atrapalham consideravelmente o desempenho, necessitando a troca de filtro secador com maior frequência, ou seja, mais $$$ pra montadora em peças de reposição....
Imagem

Luiz Antunes
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1803
Registrado em: 05 Abr 2013, 22:27
Nome Completo: Luiz Carlos M. Antunes
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2000/2000

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Luiz Antunes » 23 Dez 2014, 19:34

Pessoal eu tb comprei essa ferramenta , e ela já chegou no Brasil , so falta chegar aki em casa .

Quando eu for colocar o militec , vou colocar chegando em casa depois de algumas horas na rua, e sem desligar o carro . Assim a temperatura do ar já estará no máximo possível , e com a adição do óleo sem desligar o carro, teremos a temperatura antes e depois da aplicação .

Esta td mundo medindo com alguns minutos de diferença , com mais de uma hora acredito dar a vcs uma noção se é mito ou verdade , o lance da diminuição da temperatura , ok

Vamos esperar a minha ferramenta chegar .

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 23 Dez 2014, 21:15

Ives escreveu:Adriano, nao quis dizer que você exclusivamente esta criando o mito....é que ja tiveram alguns tópicos por aqui, e na internet mesmo ta rolando mto disso agora..... soh quero esclarecer pro pessoal q o militec não faz ar sair mais frio como muitos querem fazer a propaganda :P o máximo é diminuir perdas de aquecimento dentro do compressor, mas isso não será mensurável como tentam demonstrar....

então Adriano, o laser é impreciso pra medição de temperatura de ar na saida......ele mede na superficie....e outra, como vc esta lendo pela "grade" de ventilação, pode estar cortando o reflexo do laser, dando medidas erradas...esse tipo de medidor calcula a temperatura pelo reflexo do laser, logo uma estrutura quadriculada poderia obstruir o reflexo e interferir nessa medição....faça um teste rápido, em uma sala com vários objetos, aponte para o chão, teto, peças plasticas, peças metálicas, etc, e vc vai ver varias medições diferentes...... peças plasticas demoram mais pra se aquecer ou resfriar, metálicas sao mais rápidas.....uma parede exposta ao sol ira medir uma temperatura diferente de outra interna da mesma sala.....pq o laser não esta medindo a temperatura do ar, e sim da peça "mirada"....

com certeza não estava saindo -16, e nem foi algum pico....o sistema é bem constante, e vai baixando progressivamente, conforme consegue tirar calor da massa de ar da cabine.......use o medidor com sensor NTC que voce vai ter uma leitura bem precisa da temperatura de saida do ar......vc pode notar q no inicio ele baixa rapido, mas logo começa a demorar mais....mas ele sempre vai progredindo, as vezes demorando alguns minutos pra isso.....por isso mta gente tem a falsa impressao q o militec faz gelar mais, pois o sistema parece estabilizar, ai o cara coloca o militec, passa alguns minutos e baixa mais um pouco....mas isso não é consequência do militec, e sim do trabalho da válvula de expansão, que fica constantemente "lendo" a temperatura do vapor saindo do evaporador, e quando essa temperatura aumenta ela manda abrir a válvula injetando mais fluido refrigerante, absorvendo mais calor e baixando a temperatura...... é um sistema "vivo", e fica regulando o tempo todo, por isso medições assim as vezes enganam passando a impressão que faz gelar mais....

o militec é um ótimo condicionador de metais, com certeza vc terá uma vida útil maior no compressor.....mas antes disso tudo, sempre digo q o oleo utilizado pro compressor é mais importante q um aditivo......por anos e anos meu compressor roncava, achava normal pois mtos relatam q é comum de vectra, especialmente os mexanicos.....esse ano tive um vazamento, onde eu mesmo junto com colegas do trabalho fizemos o reparo..... e trocamos o oleo para o Poliolester (POE) da Danfoss PZ160, e o ruido reduziu coisa de 80%, hoje faz um trabalho normal e silencioso, mas continua gelando a mesma coisa q antes...o oleo nao fez ele gelar mais, apenas reduziu atrito.......no ramo automotivo, por questão de custo apenas, usa-se outros tipos de lubrificantes que nao tem o melhor desempenho, mas tem baixo custo, e montadoras adoram isso....por isso acabam recomendando lubrificantes PAG (poliaquileno glicol) ao inves do POE, que tem um desempenho inferior, são mais higroscópicos......absorvem mais umidade, um característica indesejada dentro de sistemas de refrigeração, pois a agua nao se condensa ou evapora nas temperaturas/pressões encontradas dentro de condensadores e evaporadores, por isso atrapalham consideravelmente o desempenho, necessitando a troca de filtro secador com maior frequência, ou seja, mais $$$ pra montadora em peças de reposição....


Beleza então :88:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 23 Dez 2014, 21:43

Ei IVEZ, o gás e o óleo do sistema deve ser trocado periodicamente ?

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Ives » 24 Dez 2014, 08:04

Adriano cruz escreveu:Ei IVEZ, o gás e o óleo do sistema deve ser trocado periodicamente ?


nao....quando o sistema esta selado, sem vazamentos, nao há a necessidade de troca do gás......o fluido refrigerante nao perde suas propriedades ao longo do tempo.....ja vi sistemas rodarem anos e anos sem intervenção.......

já o oleo seria interessante sua troca periodica a cada 2 anos pelo menos (fabricantes recomendam ate que seja anual), e como consequencia, a troca o fluido refrigerante.......mesma coisa o filtro secador, onde sua capacidade de reter particulas e umidade vai diminuindo.....porém na pratica, ninguem acaba fazendo isso, e enqto nao há vazamento, ninguem mexe no sistema..... faz parte da cultura do brasileiro, onde a economia da falta de manutenção prévia paga a troca do componente mais caro, no caso o compressor.....

eu mesmo soh fiz a troca do oleo do meu pois quebrou um cano, onde o sistema ficou aberto por mto tempo.....nesse tipo de situação é obrigatorio a troca do oleo, e do filtro secador....pois ambos acabam absorvendo umidade enqto expostos ao ambiente pelo local de vazamento.... como antes da quebra do cano o sistema estava gelando perfeitamente, apenas tendo um pouco de ruido extra do compressor, nem tinha planejado manutenção, até por tds oficinas q eu fui disseram ser "normal" do compressor do vectra....mas creio q dei uma sobrevida ao compressor agora com um oleo novo e mais adequado pra sistemas de refrigeração, alem do conforto de nao escutar mais ele berrar ao acelerar acima de 3000rpm.......
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou.

por Adriano cruz » 24 Dez 2014, 14:07

Fiz um vídeo hoje (24/12/2014) explicando como o meu A/C está funcionando.
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=NAsYFtt ... e=youtu.be

OBS.: Depois vou colocar a parte 2.

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Ives » 24 Dez 2014, 14:15

note o q eu falei....o laser é preciso, o problema é como a medição q esta sendo feita....vc tem uma grelha entre o ponto medido (o laser ta la dentro), e seu reflexo pode estar sendo impedido no retorno, marcando errado....note como vc estava com as duas leitura perto de 17, bem parelhas, de repente vc mexe na grelha e faz nova medição e ele da 8.8 contra 16 (q seria a real)..... mesmo q vc medisse a temperatura da serpentina, ela nao estara a -16 em momento algum...e para o ar sair a -16, ela precisa estar abaixo dessa temperatura, pois ela precisa absorver energia do ar q passa atraves dela.....

o laser mede na superficie, e nao do ar saindo.....para a superficie estar a -16 precisaria estar saindo ainda mais frio o ar.....veja no inicio como algumas superficies medem ~29,5 e outra mede ~34, influencia de radiação e outras fontes de aquecimento......ja o medidor com sensor NTC (esse Coel q vc esta usando) mede a temperatura do ar ao redor do sensor, tendo maior precisao para medição de ar na saida de ventilação.....pois vc esta medindo com o laser a temperatura da peça plastica por onde o ar sai, e ela vai estar mais quente do que o ar que esta saindo por ela, alem de ter a grade pra ofuscar o reflexo revelando medições erradas.....
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Adriano cruz » 24 Dez 2014, 16:52

Hum entendi, mas o laser estava desligado, não sei se isso influencia ou não. :47:

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Ives » 24 Dez 2014, 18:16

nao influencia, a leitura é instantanea....mudando o angulo ali, provavelmente começou a ter influencia da grade, ofuscando o retorno da luz e mudando a leitura para um valor mto menor q o real.....além q existe uma distancia minima de leitura (deve ser consultado no manual do seu modelo), a medição normalmente é feita a partir de 30cm de distancia do objeto medido com esse tipo de leitor......
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Adriano cruz » 24 Dez 2014, 22:06


Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Ives » 25 Dez 2014, 08:45

opa, agora sim vc esta lendo valores reais com o instrumento da Coel, que tem +/- 1°C de precisao...ou seja, a medição pode oscilar mais ou menos 1 grau da temperatura real no máximo, dando uma leitura bem precisa para esse tipo de teste caseiro, tenho um desses até aqui no meu ar condicionado de casa ..... mas reforçando, aquela medição de -16 nao foi real, foi uma aplicação errada do tipo de instrumento....em um momento vc reposiciona ele "pra pegar mais vento", mas ele nao lê a temperatura do ar, e sim da superficie do objeto....quando vc direciona ele la pra dentro, é quando as medições começam a ficar bem falsas.....o laser emitido na ponta é soh um guia, e o foco da medição normalmente esta abaixo uns 1,5cm, ali esta sendo emitido o infravermelho que bate na superficie medida, e retorna para o aparelho, q lê esse tempo de resposta e sabe a temperatura da superficie.....quando vc joga ele lá dentro, pense o q vai acontecer com a emissão infravermelho, rebatendo dentro de um cano curvo, e retornando atraves de uma grade que pode estar impedindo seu retorno....por isso teve medições com valores tão fora do real.....alem q eles possuem relação (8:1 por exemplo) onde quando vc lê a uma distancia de 200mm (20cm), precisa de uma area com diametro de 25mm livre para o retorno do infravermelho com medição adequada.......ou seja, vc ta emitindo dentro de um tubo e medindo em uma grade com espaços menores que 25mm, entao parte do infra emitido se perde dentro da tubulação e nao retorna para a correta leitura, o que causou uma leitura falsa, devido a forma como esse tipo de instrumento faz medição.....desapega desse -16 :P

quanto a aceleração, sempre terá maior rendimento ao acelerar.....esse tipo de compressor são feitos para operar em alta rotação, e sempre terá maior rendimento a custo de uma maior potência consumida do motor....existe uma curva de potencia x rpm onde fica claro isso, onde por exemplo a 1500rpm consome cerca de 3cv e acelerando para 2500 consome 4cv......a compressão aumenta, o fluido circula com maior velocidade, valvula de expansão trabalha regulando a quantidade de fluido para evitar retorno de liquido e a temperatura cai, então a velocidade com q se retira energia do habitáculo aumenta....

agora parabens pelo motor, realmente parece estar tudo em dia, tanto em termos de injeção como de arrefecimento.....consumo instantaneo tá show, e a temperatura realmente nao chega a bater 90, fica no máximo ali nos 89 dai ja baixa, pois o primeiro estagio de ventilação fica constantemente acionada, e podendo acionar o segundo estagio quando a pressão sobe (rotações acima de 3500 geralmente já acionam o segundo estagio com o carro parado)

uma coisa q é comum acontecer, é quando nao ta gelando bem, o pessoal vai colocando mais gás, e quando passa do ponto, gás demais acaba reduzindo a capacidade do sistema.....o sistema tem uma carga especifica para poder conduzir o melhor rendimento na pior situação, q é calor extremo fora e frio extremo dentro......quando vc tem gas demais, em condições de calor a pressao sobe demais, e o sistema nao consegue liberar energia para a atmosfera no condensador.....e gas de menos fará a valvula de expansão ter problemas para dosar a quantidade de gas, que ferverá absorvendo energia demais, que não conseguirá liberar no condensador........

a carga de gás do vectra é de 900 gramas, eu sempre uso 850 gramas, pois essa pouca diferença fará com que a valvula de expansão ainda consiga equalizar e o sistema evapore mais frio, a pressão de descarga diminui pouca coisa, dando uma sobrevida ao conjunto......com essa carga consegui leitura de -2,4 graus ali na saida medidas com um CLCD da Coel igual ao seu, com o carro acelerado a cerca de 2200rpm......por isso digo, quem faz frio é o R134A ali dentro, que evapora e se condensa dentro das pressões e temperaturas do sistema de um ar condiciona, e é essa troca de fase (de liquido pra vapor ou vice-versa) que absorve e libera energia, permitindo a refrigeração do ambiente....o óleo nao vai evaporar ou condensar, portanto a sua função é lubrificação, e é nisso o militec vai ajudar, e não em fazer mais ou menos frio....... cada fluido com o seu trabalho, e quanto mais ajuda melhor, com certeza alguma coisa vai mudar, mas nao é mensurável com nossos instrumentos, que são as perdas do trabalho interno do compressor, além do aumento de sua vida útil.....
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Adriano cruz » 25 Dez 2014, 09:12

Beleza :88:

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Pedro Josino » 26 Dez 2014, 01:48

Comprei a ferramenta e estou aguardando um amigo chegar de viagem com ela. Meu objetivo é apenas reduzir o desgaste no compressor do ar condicionado, se com isso vier algum ganho em eficiência, ótimo! Caso contrário, sem problemas. O objetivo é reduzir o desgaste do compressor.

Ives, você poderia abrir um tópico com dicas para a manutenção do sistema de ar condicionado e mostrando as principais peças, pois muita gente pode não conhecer - assim como eu.

Um abraço!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: 23/12/2014 Militec no A/C do Challenge funcionou. C/ víd

por Adriano cruz » 26 Dez 2014, 06:22

Boa idéia. Posso dizer que aqui pelo menos teve uma leve melhora no consumo instantâneo depois que apliquei o produto.

79 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 472 visitantes

Bem-vindo: 25 Abr 2024, 10:11