O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra BVentoinha sempre ligada ao desligar o carro

33 mensagens
  • 1
  • 2
Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 15 Mai 2015, 21:04

O conector que vai perto cebolão do meu esta com um fio cortado o do meio será que esta ai o problema???

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 15 Mai 2015, 21:04

Pro*

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 18 Mai 2015, 07:06

Ventoinha ligando direto na velocidade 2 e se desligar a chave com a ventoinha ligada ela fica ligada na velocidade 1 direto até zerar a bateria, ao virar a chave e desvirar a ventoinha desliga, tenho que estar sempre de olho já fiquei sem bateria por 3 vezes, mandei agora no mecânico/elétrica para resolver. Creio que foi adaptado um cebolao com 2 fios e modificado o sistema.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 18 Mai 2015, 08:49

Então voce não usa o cebolão de 2 estágio? ok. Deve ter uma boa gambiarra ai e sorte sua que este relê ainda aguenta sem torrar o local onde ele está. Não tem nada a ver a resistencia da ventoinha com a velocidade, o meu já cortei esta resistencia há anos porque ela estáva de enfeite quem muda a velocidade são os relês através do modulo que manda uma voltagem menor para o primeiro estágio.
Imagem

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Anderson Seiler + » 18 Mai 2015, 09:59

Certo Almeidão como sempre muito prestativo está na oficina revisando o sistema de arrefecimento estava baixando água e graças a deus não eh cabeçote, 3 canos do sistema com vazamento e os selos do motor tbm vou aproveitar e pedir pra revisarem tudo e deixar original e colocar o fluido de arrefecimento estou andando somente com água.

betiduda
Member
Member
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2016, 22:18
Nome Completo: joão vinicios harlos
Cidade: itaipulãndia
Estado: Paraná
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por betiduda » 14 Abr 2016, 09:54


oi vc sabe o porque tem um dos fusiveis faltando na foto ao lado daquele de 20 amarelo no meu vectra tambem esta assim é normal?

Jociano Behling Timm
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Abr 2017, 22:45
Nome Completo: jociano Behling Timm
Cidade: pelotas
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Jociano Behling Timm » 12 Abr 2017, 20:47

olá,meu não desliga na chave se a ventoinha nao desligar, assim que ele para o carro desliga

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 13 Abr 2017, 08:28

Jociano Behling Timm escreveu:Fuente del Mensaje olá,meu não desliga na chave se a ventoinha nao desligar, assim que ele para o carro desliga


Sorry, I couldn't understend you. Can you spell that?
Imagem

Morpheu_sa
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Ago 2017, 16:41
Nome Completo: Werther Moraes de Oliveira
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Morpheu_sa » 13 Ago 2017, 12:28

caros amigos aproveitando a deixa do amigo tenho uma duvida como ligar o terceiro fio da ventoinha que corresponde ao segundo estagio da ventoinha do carro o meu esta desligado do cebolão partem tres fios apos o plugue de conexão so tem dois fios se alguém puder passar um esquema elétrico fácil e descomplicado agradeço meu carro é um vectra gls 1998 2.0
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 14 Ago 2017, 14:32

Amigo, se seu carro tem ar condicionado e você usa ele, você está correndo risco de um super aquecimento se não funcionar o segundo estágio quando for preciso.
O que posso te ajudar de longe é:
O cebolão tem 3 terminais, um é negativo, marrão, outro é primeiro estágio branco, outro é segundo estágio amarelo. Estes dois fios vão diretos para os relês, um para um e outro pra outro.
Imagem

fabiolima22
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 07 Nov 2016, 06:25
Nome Completo: fabio manga lima
Cidade: cariacica
Estado: Espirito Santo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por fabiolima22 » 09 Out 2017, 12:27

Anderson Seiler + escreveu:Fuente del Mensaje Ventoinha ligando direto na velocidade 2 e se desligar a chave com a ventoinha ligada ela fica ligada na velocidade 1 direto até zerar a bateria, ao virar a chave e desvirar a ventoinha desliga, tenho que estar sempre de olho já fiquei sem bateria por 3 vezes, mandei agora no mecânico/elétrica para resolver. Creio que foi adaptado um cebolao com 2 fios e modificado o sistema.



no meu caso foi o rele, troquei ele por 20 reais e resolveu meu problema meu caso era igual ezatamente igual ao seu

abraços

Dilmar Gomes
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Jan 2022, 21:19
Nome Completo: Dilmar França Gomes
Cidade: Bagé
Estado: Rio Grande do Sul
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Dilmar Gomes » 02 Jan 2023, 02:05

Tenho um Vectra 97 com ar condicionado no radiador tem um cebolão e mais em baixo outro de dois pinos acho eu q seria o interruptor térmico sei lá mais meu problema é que a temperatura sobe muito por conta do eletro ventilador não funciona já tratei os fios q vão pro cebolão e interruptor e não funciona no interruptor térmico tem dois fios (um sobrando ou seja era 3) mais um dos fios ligado no interruptor térmico tá chegando positivo mais oque li aqui era que tanto no cebolão ou no outro abaixo dele o tal do interruptor térmico só chega negativo seria por isso q a ventoinha não arma onde devo olhar

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Ventoinha sempre ligada ao desligar o carro

por Almeidão » 02 Jan 2023, 20:34

Dilmar Gomes escreveu:Fuente del Mensaje Tenho um Vectra 97 com ar condicionado no radiador tem um cebolão e mais em baixo outro de dois pinos acho eu q seria o interruptor térmico sei lá mais meu problema é que a temperatura sobe muito por conta do eletro ventilador não funciona já tratei os fios q vão pro cebolão e interruptor e não funciona no interruptor térmico tem dois fios (um sobrando ou seja era 3) mais um dos fios ligado no interruptor térmico tá chegando positivo mais oque li aqui era que tanto no cebolão ou no outro abaixo dele o tal do interruptor térmico só chega negativo seria por isso q a ventoinha não arma onde devo olhar


Todos os fios do cebolão são negativos, o seu carro sendo um 97 ele usa como opção o MTE 760 sendo original MTE 763. Chega nele um fio marrom nagativo que quando aquecido 89 graus, um contato interno se junta com o fio marrom e manda um negativo para um relê que é o primeiro relê da esquerda do carro e assim ligarão as duas ventoinhas no primeiro estagio. Caso voce ligar o ar condicionado e ficar dentro da cidade o carro vai aquecer mais um pouco tipo uns 92 máximo 93 graus e vai conetar o terceito fio no marrom e assim manda negativo para o terceiro relê da esquerda do carro e assim ligarão as duas ventoinhas na alta que seria o segundo estágio.
As temperaturas que comento são temperaturas de painel e se você quer saber se o sistema de arrefecimento está funcionando sem entupimento, basta colocar ele em rodovias e alcanzar o minimo de 80 a 82 graus e não serve descida como parâmetro. O sistema é bem simples, mas requer um certo cuidado com o radiador e relês.
Imagem

33 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 191 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 03:14