Comprei um Vectra Elite 09/10 automático de um médico amigo meu. O carro está muito bacana e todo revisado por uma das melhores oficinas aqui da cidade onde moro. Não sei se está com algum problema ou se é normal e sou tão cabaço assim, mas preciso da ajuda dos senhores. Vou explicar a história desde o começo.
No dia 31/10 peguei o carro e fiz a minha primeira viagem com ele. Deixei o carro em um estacionamento por 11 dias parado. O percurso foi de aproximadamente 130km (de casa até o aeroporto de Confins). Tudo certo até então.
No dia 11/11 peguei o carro e liguei. Funcionou de primeira sem nenhum problema! Voltei para a minha cidade (os mesmos 130km) e também tudo certo.
No dia 12/11 pedi para instalarem uma central multimídia no carro.
Viajei na sexta (13) para BH e quando liguei o som escutei um ruído que parecia o barulho do motor no som (quando acelerava eu ouvia o barulho da aceleração no auto-falante do carro) [Problema-Nº1]. Me disseram que poderia ser o barulho do alternador, pois a fiação utilizada poderia ter sido a dele. Reduzi o volume do som para zero e fui, pois tinha um compromisso em BH.
Rodei 130km aproximadamente até a Nelcar com o ar ligado direto e tudo certo. Chegando lá pedi para trocarem o óleo do câmbio automático. O pessoal de lá fez a troca e me informaram que a mangueira estava "começando a querer vazar", ou seja, ainda não estava vazando mas que estava quase [Problema-Nº2]. Disseram que poderia rodar beleza e que deveria trocar assim que possível.
Quando sai de lá, fui buscar alguém para acertar o ruído da central multimídia e este verificou que a bateria estava com uma carga menor que o esperado (parece que teria que ser acima de 13,5V). O cara não fez nada a não ser medir a bateira e o alternador e desligamos a central através do botão de 'reset'. Parei para abastecer (depois de rodar bem uns 160km no total) e o ar começou a desarmar [Problema-Nº3]. Eu ligava o ar ele gelava por um ou dois minutos e desarmava novamente.
Quando olhei para o painel a temperatura estava quase em 95º (vide foto) [Problema-Nº4]. Só prestei a atenção no medidor de temperatura quando o ar estava dando problema. Então tive que voltar sem ar, de olho na temperatura do carro, sem som e um pouco triste, pois comprei o carro agora e não é possível que esteja com 'tantos probleminhas'. A temperatura não ultrapassou os 95º.
Gostaria da ajuda de vocês com relação aos problemas, pois acho que alguns podem ter relação.
[Problema-Nº1]: Removi a central e voltei com o som original do carro. A central (usada) não está boa, por isso decidi removê-la do painel. Esse problema foi resolvido assim.
[Problema-Nº2]: Posso rodar ainda um pouco sem trocar a mangueira? Estou gastando muito dinheiro com o carro e disseram que essa mangueira é cara (parece que ela leva o óleo para o sistema de arrefecimento). Onde comprar essa mangueira?
[Problema-Nº3]: O ar desarmar pode ter sido pela fiação na instalação da central ou não? Ele estava gelando e parava de gelar. Pode ser parte elétrica ou conpressor? Ai eu ligava novamente e ele voltava a gelar e parava logo em seguida. Agora está gelando novamente. O que pode ser? O que devo conferir?
[Problema-Nº4]: Eu não percebi se o carro ficava nessa temperatura antes do pessoal mexer no som, então pergunto: tem alguma ligação? É normal o carro ficar nessa temperatura? Isso ocorreu com o ar desligado. Teste com um percurso menor e a temperatura ficou maior que os 90º também (sem ar). Com ar ligado ainda não testei. O que pode ser? Devo procurar um mecânico ou uma auto-elétrica?
Dúvida: o Vectra 2.0 AT no consumo instantâneo a 4.5km/l com gasolina está certo? Esse consumo instantâneo é confiável? Devo testar de outra forma? Isso andando suave, sem o S e sem acelerar demais.
Agradeço a todos que puderem ajudar e peço desculpas antecipadas pelo tamanho do tópico ou se algo apresentado nessa postagem já fora resolvido (procurei muito no fórum e não encontrei).