O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra C[ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

7 mensagens   •   Página 1 de 1
kuschausky
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jun 2014, 22:54
Nome Completo: Diego Kuschausky
Cidade: SAO JOSE DOS CAMPOS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

[ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por kuschausky » 16 Jul 2015, 17:54

Olá Galera,

Estava andando no meu Elite e percebi um aviso no painel dizendo pra checar o nivel do liq de arrefecimento. Bem na hora, eu desliguei o motor e banguelei o carro até um posto. Chegando lá, era fumaça pra todo lado. Abri o capô e me deparei com a seguinte situação: A mangueira de cima do radiador estourou.

Imagem

Alguém sabe por que pode ter estourado? Será q a válvula termostática travou? Bomba dágua ferrou?

Outra coisa, também gostaria do PN das peças pra poder comprar na CSS ou AC Delco, onde recomendam comprar na região de campinas - SP?

Quantos litros de aditivo compro? Compro o que já vem diluido da AC Delco mesmo?

Obrigado!

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por Rafael Rodrigues » 16 Jul 2015, 18:44

Compre a mangueira original, eu não sei o cod da sua mangueira pois seu carro é 16V. O meu 8V eu troquei as mangueiras pois ela já apresentava sinal de fadiga (inchaço).
Eu comprei 3 litros de aditivo AC Delco e mais 3 litros de água desmineralizada para efetuar a mistura de 50/50.

Aproveite para verificar as outras mangueiras do seu sistema é já troque se necessário, assim você evita dor de cabeça futura.

kuschausky
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jun 2014, 22:54
Nome Completo: Diego Kuschausky
Cidade: SAO JOSE DOS CAMPOS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por kuschausky » 17 Jul 2015, 09:50

Rafael Rodrigues escreveu:Compre a mangueira original, eu não sei o cod da sua mangueira pois seu carro é 16V. O meu 8V eu troquei as mangueiras pois ela já apresentava sinal de fadiga (inchaço).
Eu comprei 3 litros de aditivo AC Delco e mais 3 litros de água desmineralizada para efetuar a mistura de 50/50.

Aproveite para verificar as outras mangueiras do seu sistema é já troque se necessário, assim você evita dor de cabeça futura.


Qual válvula termostática eu posso colocar?

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por Thiago Menezes » 17 Jul 2015, 10:02

kuschausky escreveu:
Rafael Rodrigues escreveu:Compre a mangueira original, eu não sei o cod da sua mangueira pois seu carro é 16V. O meu 8V eu troquei as mangueiras pois ela já apresentava sinal de fadiga (inchaço).
Eu comprei 3 litros de aditivo AC Delco e mais 3 litros de água desmineralizada para efetuar a mistura de 50/50.

Aproveite para verificar as outras mangueiras do seu sistema é já troque se necessário, assim você evita dor de cabeça futura.


Qual válvula termostática eu posso colocar?

Pode ser wahler ou mte 82 graus! O modelo do 16v da mte se não me engano é 373.82!

Enviado por Tapatalk através do Sony Xperia ST21i2
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por Almeidão » 17 Jul 2015, 11:57

Sobre a pergunta o motivo dela ter estourado: São vários os motivos, sendo o principal alta temperatura constante, e acho que se voce colicar a termostática que o Thiago indica vai ajudar bastante para manter a outra mangueira.

Outro motivo de estourar, é o radiador oxidado não dando espaço para refrigerar o suficiente e assim aumentando a temperatura e consequentemente a pressão.

Mais um motivo, a propria falta do uso de aditivo que tem um lubrificante e o mesmo ajuda a própria mangueira não endurecer e quebrar, isto mesmo quebrar. Tem mangueira que fica dura e quebradiça e pela foto tendo este tipo de abraçadeiras, percebo que ela já foi trocada.

Problema na termostática, não faz esta mangueira estourar, mas faz a temperatura ficar mais quente e ir deteriorando as peças e incluo as mangueiras.

É aquela velha história de sempre, 82 é normal e 95 é normal, só que eu prefiro o 82 como normal para o meu carro embora muitos preferem um normal mais elevado. Confere se ela fica abaixo do meio em rodovias e que não passe muito do meio em tráficos pesados.
Imagem

kuschausky
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 14 Jun 2014, 22:54
Nome Completo: Diego Kuschausky
Cidade: SAO JOSE DOS CAMPOS
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por kuschausky » 17 Jul 2015, 17:59

Almeidão escreveu:Sobre a pergunta o motivo dela ter estourado: São vários os motivos, sendo o principal alta temperatura constante, e acho que se voce colicar a termostática que o Thiago indica vai ajudar bastante para manter a outra mangueira.

Outro motivo de estourar, é o radiador oxidado não dando espaço para refrigerar o suficiente e assim aumentando a temperatura e consequentemente a pressão.

Mais um motivo, a propria falta do uso de aditivo que tem um lubrificante e o mesmo ajuda a própria mangueira não endurecer e quebrar, isto mesmo quebrar. Tem mangueira que fica dura e quebradiça e pela foto tendo este tipo de abraçadeiras, percebo que ela já foi trocada.

Problema na termostática, não faz esta mangueira estourar, mas faz a temperatura ficar mais quente e ir deteriorando as peças e incluo as mangueiras.

É aquela velha história de sempre, 82 é normal e 95 é normal, só que eu prefiro o 82 como normal para o meu carro embora muitos preferem um normal mais elevado. Confere se ela fica abaixo do meio em rodovias e que não passe muito do meio em tráficos pesados.


Realmente essa mangueira ja foi trocada, mas é estranho que eu sempre uso o AC Delco Long Life que já vem diluido na proporção correta. Foi feito a limpeza do sistema e a troca do reservatório de expansão não tem nem 6 meses. Sempre que rodo em rodovia, a temperatura fica bem baixa, principalmente com o AC ligado que cai mais ainda. Na cidade e com o AC desligado não chega nem no meio. Se ligar o AC a temperatura cai bastante.

Hoje eu comprei todas as mangueiras do radiador na CSS(menos a do retorno ao reservatório de expansão que não tinha) e vou dar uma conferida na válvula termostática, pois me passaram o valor de 250 reais. Comprei também 5 litros de aditivo AC Delco Long Life (Já pronto pra uso). Eu acredito que essa mangueira que rachou já devia estar vazando, pois o líquido do arrefecimento baixava mais ou menos 1 dedo a cada 10k km. Também, havia um barulho como de vapor que acabou quando troquei o reservatório de expansão (trincado) e que voltou um mês atrás, porém, em menor intensidade.

Obrigado a todos pelas dicas!! Vocês são feras!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [ELITE 2.4 AT] Mangueira do Radiador estourou

por Almeidão » 17 Jul 2015, 18:56

Ok amigo, então está tudo normal e foi azar mesmo, este chiado no reservatório que é quase imperceptivel é a válvula que tem na tampa, se o chiado for alto, troque a tampa também. Sobre a Termostática, coloque esta que o Thiago falou, MTE 373.82, já vem com o bico e tudo.
O aditivo diluido eu não gosto dele, mas não é ruim caso seja marca confiável, questão de gosto mesmo
Imagem

7 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 374 visitantes

Bem-vindo: 26 Abr 2024, 17:22