por Bardensen »
13 Set 2015, 09:04
Olá amigo!
Sobre ele continuar tentando a partida depois de soltar a chave isso é uma característica dele e não um problema... Nos Elite NE é assim mesmo, só virar e soltar, não precisa esperar pegar para ele completar a partida.
Pelos itens que você já revisou, a partida difícil, só ligando com o pé no acelerador pode ser algo bem simples que é a injeção atuando em programa de emergência, problema que já aconteceu no meu Vectra GT-X 2010 também.
Faz o seguinte:
1) Liga a chave na posição "I", sem dar a partida, espere ele dar o check e veja as luzes indicadoras do painel, olhe para aquela amarela no formato de uma "chave de boca" em cima da indicadora de óleo, ela deverá apagar-se em uns 3s, indicando que o carro não tem registro de nenhuma falha ou anomalia, intermitente ou presente, na memória da ECU. Se ela permanecer acesa indefinidamente é porque exite algum código de falha armazenado, e o carro pode ou não estar em modo de emergência, para confirmar:
2) Ligue o carro. Espere que ele esteja devidamente aquecido e acelere até a rotação de corte, se ele for até o início da faixa vermelha, em 6500 RPM, o motor estará atuando normalmente, mas caso o motor corte a rotação ao redor de 5100 RPM, certamente estará atuando no modo de emergência, ou seja, a central estará usando um mapeamento inibido, mais frouxo, que não passa em homologação, para evitar danos ao motor.
Esse teste funciona tanto parado como andando, acelerando em ponto morto ou engrenado.
OBS: Se mesmo depois de ligado, a luz indicadora de injeção (um "motor" amarelo, ao lado esquerdo da indicadora de óleo) permanecer acesa, com certeza há um problema ou anomalia nesse sistema.
Se o seu carro estiver atuando nesse modo, haverá uma série de sintomas (ou não, pois ás vezes só se percebe algo errado pelo corte mesmo, como foi com o meu GT-X), como desempenho mais amarrado, consumo alterado e a partida ruim. Rodar com a injeção nesse programa pode trazer danos ao motor e ao catalisador, conforme o próprio manual diz.
Para resolver é só levar numa CSS ou oficina que possua o scanner apropriado (Tech 2) e pedir para verificar as funções vitais do carro, principalmente se ele está detectando corretamente a mistura de combustível (proporção álcool/gasolina) no tanque e na admissão, através das sondas. Depois de verificado tudo, peça para APAGAREM qualquer log de erro na memória da ECU, esse passo é obrigatório, pois é esse log armazenado que coloca a injeção no modo de emergência e se o mesmo não for apagado, mesmo que todas as funções do carro estejam normais, o problema persistirá.
Esse erro tem uma série de causas, as principais são:
1) Troca repentina de um combustível para outro, como quando se roda com álcool puro por alguns tanques e então já na reserva, no fim do tanque, troca-se para gasolina, ou vice-versa. Esse problema é agravado se a troca ocorre e roda-se muito pouco depois (não dá tempo das sondas lambda identificarem corretamente o combustível que está sendo queimado e a injeção pode entrar nesse modo, por segurança, para evitar danos). O ideal ao trocar de combustível é sempre rodar por pelo menos 10 minutos.
2) Combustível de baixa qualidade.
3) Falhas na bateria.
4) Falhas nas próprias sondas lambda, que nos Vectra NE e Remix (e demais motores GM Familia II 2.0 Flexpower de 140 cv) são duas.
É isso aí, espero que seja útil à todos e me desculpem pelo livro... Rs
Abraços!