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Vectra CBarulho no motor na partida a frio - Vectra C

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Deivis
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Barulho no motor na partida a frio - Vectra C

por Deivis » 04 Jul 2013, 08:57

Amigos,

Tenho um Vectra c elite 2006 e começou a fazer um barulho, sempre que eu ligo ele na primeira partida quando ainda esta frio e depois que ele esquenta para.
Mandei verificar no mecânico e ele disse que e normal que o tucho q descarrega, sera que e verdade alguém pode me dar uma luz sobra esse assunto.

:47:
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rgapski
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por rgapski » 04 Jul 2013, 09:21

Deivis,

Qual óleo esta usando?

Abs.
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Deivis » 05 Jul 2013, 07:20

Estou usando o 5w30 e meu carro tem 67.000km sera que o certo por ele ser flex ou devo usar outro tipo.
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rgapski
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por rgapski » 05 Jul 2013, 07:58

Deivis,

O óleo esta correto!
Pode ser o tucho mesmo, mas pela Km, acho que não precisa trocar.

Esse problema com tucho costuma acontecer com quem usa muito o carro sempre em baixas rpm.
Como teu carro é AT, ele costuma andar em baixo giro (raramente sobre aos 2,5 ~3k rpm), pois o torque é grande.
Coloque o cambio no modo esporte e ande com ele em giro alto em uma estrada.
Faça o motor dar uma respirada. Isso inclusive ajuda a descarbonizar o motor.
Uns 70km de rodovia com o giro alto (4 ~5k rpm) isso se resolve!

Abs!
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Deivis » 05 Jul 2013, 09:39

valeu mesmo estava pensando que eu teria que mexer no motor.kkkkkk
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por rgapski » 05 Jul 2013, 10:59

Deivis escreveu:valeu mesmo estava pensando que eu teria que mexer no motor.kkkkkk


Experimenta fazer o que eu te falei e posta aqui se teve alguma melhora.

abs!
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Deivis » 23 Jul 2013, 06:24

Raphael, fiz aquele teste que vc me recomendou andei com ele no esportivos por alguns dias... e diminuo bastante o ruido, mas depois voltou de novo.... sera que tem a ver também com a mudança de clima, no calor não fazia...
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MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 23 Jul 2013, 06:31

O meu esta assim também, ta com 21 mil só.

Desde o evento de minas, do dia 7, que também estava frio, ao ligar o conta giro sobe para próximos dos 1500 rpm, se aguardar cerca de 1 minuto o conta giro cai para o normal e o barulho desaparece.

Óleo 5w30 também.

Vou procurar gravar para colocar aqui, e dar umas esticadas na cidade mesmo :-)

Ricardo Crispim
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Ricardo Crispim » 23 Jul 2013, 15:28

Deivis escreveu:Raphael, fiz aquele teste que vc me recomendou andei com ele no esportivos por alguns dias... e diminuo bastante o ruido, mas depois voltou de novo.... sera que tem a ver também com a mudança de clima, no calor não fazia...



Tem a ver com o clima sim...
Hoje por exemplo aqui em Campo Grande estava fazendo 4 Graus quando saí pela manhã e meu carro nunca fez o barulho que fez ao ligar, demorou um pouquinho a carregar os tuchos.....
Eu tenho o costume de sempre deixar o carro aquecer antes de sair de casa, qualquer que seja a época do ano e principalmente agora no inverno. Contrario meus amigos engenheiros que ficam me zoando, mas é perceptível agora no inverno por quem sai com carro frio, a dificuldade em engatar marchas enquanto ele não deu uma esquentadinha...
Isso é sempre polêmico e com certeza vai aparecer alguém aqui dizendo não ser necessário, mas é só fazer um teste simples ao sair com carro frio, verifique a dureza do câmbio (me refiro ao cãmbio manual)..

Forte abraço!!!!!!!!!!!!

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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Levinthal » 23 Jul 2013, 15:48

Eita, fiquei preocupado agora... principalmente pq normalmente dificilmente passo de 2000RPM aqui na cidade.


Não, pera... minha cidade não baixa nunca de 25C. kkkkkkkk
Desvectrado - Elegance 2011 AT: Aqui!

MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 23 Jul 2013, 15:58

Pessoal,

o som esta alto porque coloquei o celular na frente da grade ao ligar o carro agora as 3 da tarde.

http://www.4shared.com/music/0t47Vt8d/Voz_001.html

:88:

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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Deivis » 24 Jul 2013, 11:46

E isso ai Marcelo o seu carro esta bem parecido com o meu....
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MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 24 Jul 2013, 14:02

Deivis escreveu:E isso ai Marcelo o seu carro esta bem parecido com o meu....


Em um minuto normaliza, mas assusta :-)

MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 26 Jul 2013, 10:17

Galera, deixa eu aproveitar o tópico.

Será que o óleo magnatec é bom ?

a propaganda diz isto :


CASTROL MAGNATEC 5W-30 A5 BENEFÍCIOS E ESPECIFICAÇÕES

Você sabia que até 75% do desgaste do motor ocorre durante a partida? Quando você desliga o motor, os óleos lubrificantes convencionais escorrem de suas partes críticas. Mas as Moléculas Inteligentes de Castrol Magnatec não! Elas se agarram ao motor, como um imã, formando uma película extra pronta para proteger o tempo todo.

A formulação única de Castrol Magnatec protege desde o momento em que você gira a chave, reduzindo drasticamente** o desgaste do motor, resultando em uma proteção que você consegue ver, ouvir e sentir.

Atende aos requerimentos da especificação API SN: uma das mais rigorosas do mundo.
Combina as Moléculas Inteligentes com tecnologia 100% sintética para promover uma melhor proteção em baixas e altas temperaturas.
Especialmente recomendado para motores Ford Duratec, Zetec, Zetec Rocam e Sigma, e para modelos que solicitem produtos com as suas especificações ou anteriores.
Compatível com catalisadores e com lubrificantes convencionais.
Também pode ser utilizado para outras montadoras como: Hyundai, GM, Suzuki e Nissan, que recomendem um produto 5W-30 com especificação API SN.
Especificações:

SAE 5W-30
API SN
ILSAC GF-4
ACEA A1/B1 e A5/B5
Atende Ford WSS-M2C913-A, WSS-M2C913-B, WSS-M2C913-C e WSS-M2C913-D
**Testado contra os padrões da indústria Sequência IVA (desgaste)


O que vocês acham ?

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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Ricardo Crispim » 26 Jul 2013, 10:24

MarceloOliveira escreveu:Galera, deixa eu aproveitar o tópico.
Será que o óleo magnatec é bom ?


Excelente óleo...
Particularmente eu sempre fico entre Castrol, Mobil, Bardahl e Texaco.
Apenas esses frequentam o cárter de meus carros..

Forte abraço!!!!!!!!!1

MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 26 Jul 2013, 10:31

Ricardo, estou preocupado com a partida a frio, o barulho dos tuchos e tal, você acredita acredita nestas moléculas como um imã ?

Estou disposto a mudar totalmente nos meus carros, nem vou mais trocar o óleo na CC.

Ricardo Crispim
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Ricardo Crispim » 26 Jul 2013, 10:46

MarceloOliveira escreveu:Ricardo, estou preocupado com a partida a frio, o barulho dos tuchos e tal, você acredita acredita nestas moléculas como um imã ?

Estou disposto a mudar totalmente nos meus carros, nem vou mais trocar o óleo na CC.



Assim Marcelo, a castrol não ia colocar uma coisa que não faz, afinal ela tem certificações, etc..etc..
Eu trabalho numa empresa que tem um famoso produto que promove essa atração polar e realmente acaba funcionando como imã aderente ás superficies metálicas devido a um elemento quimico chamado fulereno, essas moléculas de fulereno atuam como micro-rolamentos de esferas que proporcionam ao mecanismo uma proteção real.
No caso da Castrol eu não sei qual elemento quimico é utilizado,mas com certeza deve haver alguma melhora sim, não sou capaz de dimensionar isso, mas é uma das empresas mais idôneas do mercado...

Forte abraço!!!!!!!!

rgapski
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Re: Barulho no motor na partida a frio

por rgapski » 26 Jul 2013, 10:49

Marcelo,

Cuidado com o magnatec!
Calma, o óleo não é ruim, muito pelo contrário, é um dos melhores que tem e com ótima relação custo x benefício.
Acontece que ele é sintético e o vectra usa mineral.

Misturar os dois tipos cria borra no sistema!
Acabei de responder um tópico sobre isso.

Essa bateçãozinha chata de tucho pode ser resolvida fazendo um flush. Cada caso é um caso.
Se você não sabe como esta a situação do motor, é bom abrir o cárter e tampa de válvulas para ver se tem borra, ainda que apenas um início.
Se estiver tudo ok, faz um flush e depois troca o óleo por um novo.

Tem muito mito em torno do flush.
O famoso "flush que funde motor" é aquele que, quando a borra já ta na tampa do óleo, o cara soca 1L de flush e deixa o carro rodar, fazendo a graxa se espalhar e entupir tudo!
Coisa de mecânico porco e preguiçoso!

Agora, um flush num motor bem cuidado, só traz benefício.
Eu faço nos meus carros sempre. A cada três trocas eu faço flush.

O Challenge inclusive roda com 20W50 AcDelco e mesmo nesse frio que esta fazendo (hoje quando sai estava 7º), assim que dou partida, nem um ticzinho sai dos tuchos.

O 206 ficou comigo dos 14 até os 120 mil km sempre via flush a cada tres trocas e nunca deu qualquer problema, muito pelo contrario, o motor estava sempre limpo. Aos 110 mil km ele começou a melar a tampa de valvulas, e na hora de trocar a junta, parecia que tudo ali era novinho, limpinho de tudo! Dava gosto!
E olha que aquele motor 1.6 16v gosta de criar borra!

Abs!
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MarceloOliveira

Re: Barulho no motor na partida a frio

por MarceloOliveira » 26 Jul 2013, 10:51

Vou ver se dou uma passada hoje a noite para trocar o óleo e o filtro, aproveitar que esta frio e ver os resultados.

Valeu pela informação Ricardo.

:88:

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Re: Barulho no motor na partida a frio

por Ricardo Crispim » 26 Jul 2013, 13:58

MarceloOliveira escreveu:Vou ver se dou uma passada hoje a noite para trocar o óleo e o filtro, aproveitar que esta frio e ver os resultados.

Valeu pela informação Ricardo.

:88:


tranquilo marcelo, qulaquer coisa é só falar..
Rafael, com relação ao Flush eu sou cuidadoso e criterioso em relação a ele...
A maioria dos produtos que se dizem flush são prejudiciais, pois utilizam solventes em sua composição. Não existe como se fazer a milagrosa promessa de limpar o motor em minutos sem a utilização desses solventes.
Utilizar flush para eliminar borras, aí é suicídio e sua explicação está perfeita.
Os solventes utilizados nos flush vendidos no mercado são responsáveis por atacar alguns componentes do motor, tais como guarnição do comando de válvulas e retentores das válvulas, onde são utilizados polímeros que não têm tolerância a solventes.
Quando eu faço uso do flush no meu carro, o únco que entra nele é o da Ipiranga, chamado Ipiranga Flush.
Nada mais é um produto formado por óleos básicos especiais e aditivos detergentes em alta concentração (muito superior à concentração de um lubrificante normal), ou seja, ele não contém solventes em sua formulação. E eu estou sendo gentil em utilizar a palavra solvente, porque na realidade a grande maioria utiliza querosene mesmo, principalmente os mais baratos...
E sempre ao fazer o flush (quando faço, é uma vez a cada dois anos), após esgotar eu coloco uns 3 litros de um óleo mais barato para fazer o "enxague", escoo bem e aí entro com o lubrificante que vai trabalhar no motor até a próxima troca.
Aqui em casa, temos um VCD 2.2 16V, um Citroen C3 Exclusive 16V gasolina e um Pajero TR4 2.0 16V gasolina.
Todos utilizam óleo semissintético 10W40 não respeitando marca, pois a cada troca utilizo uma marca diferente (sempre permanecendo nas que mencionei acima Mobil,Texaco, Castrol, Bardahl...,) visto que até por trabalhar na área, sei que o pacote de aditivos varia dependendo do fabricante, mesmo eles tendo mesmo SAE e API.
Com isso eu consigo de certa forma sempre manter o motor limpo. Único cuidado é não misturar marcas diferentes, por isso quando vou mudar a marca do óleo, faço uma limpeza básica com o flush da Ipiranga...
Defendo esse flush da ipiranga, apesar de trabalhar em uma concorrente, mas certo é certo...

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