nina escreveu:ola,pessoal!o meu vectra começou a soltar um liquido espumoso na mangueira do suspiro da caixa de marcha,alguem pode me ajudar.elite 2.4.obrigada
texto retirado do forum aventura off Road ...
pergunta ...Oleo de cambio em excesso pode causar aumento de consumo de combustivel?
Outra pergunta: quando uso o carro em transito onde preciso ficar parando toda hora venho percebendo que a vtr aquece até 100°, mas se eu colocar em neutro a cada parada, esta aumento de temperatura não ocorre. Pergunto: meu nível de óleo de cambio está um pouco alto. Isto pode causar tal sintoma?
Vou baixar este óleo o mais rápido possível.
resposta""""Sobrecarregar uma transmissão automática irá causar a formação de espuma do líquido.devido a um processo que se chama chapinhar,
Chapinhar significa que o óleo entra em contato com partes moveis do cambio por caminhos não projetados.
Dentro do conversor de torque existem paletas que direcionam o óleo de acordo com a necessidade de pressão ( torque ) este óleo por sua vez percorre caminhos estabelecidos para a sua função , uma vez em excesso ele deixa de seguir este caminho se chocando com peças e ate mesmo entre si formando espuma .
Esta condição impede que as partes internas de trabalho sejam devidamente lubrificada, causando lentidão de atuação das garras e bandas. Eventuais queima das garras e no resultados da funcionamento correto das bandas. Bem como a queima dos discos de compozite que entram em atrito sem a devida lubrificação devido ao ar na espuma .
O consumo de combustível aumenta significativamente pois o conversor de torque é quem mais sofre pois precisa forçar mais para tentar expelir o óleo através dos caminhos corretos , isto faz com que ele superaqueça na luta para conseguir transmitir o torque na proporção adequada .
Todo cambio automático foi projetado para permitir o veiculo parar sem que o motor apague , sabe quem é o responsável ?
Mais uma vez o conversor de torque!
Quem faz esta função é ele o conversor , quando você tira o pé do acelerador e pisa no freio o motor diminui o giro , diminuindo assim a pressão dentro do conversor que por sua vez não transmite torque para a CA ,permitindo que a carro fique parado com o motor ligado e ao contrario do que muitos pensam o cambio em si não sofre em nada em qualquer posição .
Agora com o óleo em excesso , pode sim influenciar , pois o conversor não funciona direito e ainda ,mesmo sem rotação pode continuar transmitindo torque para a CA provocando o superaquecimento do motor que tentara manter-se ligado em baixa rotação mas com a carga do conversor , até os freios sofrem .
È mais ou menos isso
T+
Wilson """"
o nivel de do oleo pode estar acima do maximo ... ou mesmo ter sofrido alguma contaminação
como primeira ação o ideal e trocar o oleo e corrigir o nivel ...