O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CCalibração de pneus do Vectra C

127 mensagens
Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 22 Ago 2013, 17:37

Pessoal,

Hoje descobri uma coisa muito interessante. No manual do proprietário e na portinhola do tanque de combustível consta e instrução de manter a calibração para os pneus dianteiros em 27 libras e nos traseiros 24 libras, com o veículo sem carga máxima.

Ao falar isso para a funcionária da Pirelli, ela ficou pasma em saber, foi conferir o manual e a portinhola, pois a Pirelli recomenda 32 libras na frente e 30 libras na traseira.

O que vocês acham dessa história e quanto vocês colocam nos seus carros?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Arquiteto » 22 Ago 2013, 20:58

uso a recomendação do manual ...27 traseira e 30 frente para ate 3 passageiros

meu pneu e 255/45 r17

luizhbh
GLS member
GLS member
Mensagens: 520
Registrado em: 02 Jul 2013, 21:59
Nome Completo: Luiz
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por luizhbh » 23 Ago 2013, 03:14

Ao que parece agora a "mania" do povo dos pneus é meter 32 libras indiscriminadamente em TODOS os carros ! !

Outro dia eu fui numa loja da Continental e troquei o par traseiro, aí o moleque que tava responsável pelo carro (digo moleque porque além de ser um pirralho era ainda por cima extremamente arrogante e metido a sabichão), veio calibrando os pneus com 32 libras nos quatro. Falei com ele pra baixar essa medida aí pra 27 e 24, ele me joga: "A CONTINENTAL MANDA essa calibragem", eu só retruquei , a GM que FABRICOU meu carro, MANDA 27 e 24, então por favor obedeça ao manual da fábrica ! O menino torceu uma tromba pra mim, que me deu até medo! :76: hehehehehe!
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 23 Ago 2013, 06:37

luizhbh escreveu:Ao que parece agora a "mania" do povo dos pneus é meter 32 libras indiscriminadamente em TODOS os carros ! !

Outro dia eu fui numa loja da Continental e troquei o par traseiro, aí o moleque que tava responsável pelo carro (digo moleque porque além de ser um pirralho era ainda por cima extremamente arrogante e metido a sabichão), veio calibrando os pneus com 32 libras nos quatro. Falei com ele pra baixar essa medida aí pra 27 e 24, ele me joga: "A CONTINENTAL MANDA essa calibragem", eu só retruquei , a GM que FABRICOU meu carro, MANDA 27 e 24, então por favor obedeça ao manual da fábrica ! O menino torceu uma tromba pra mim, que me deu até medo! :76: hehehehehe!

Exatamente isso que aconteceu comigo.

Meus pneus apresentaram deformação, a Pirelli trocou dois e a pessoa que estava acompanhando o trabalho, que é funcionária da Pirelli, ficou surpresa quando eu falei que era 27 x 24.

Então essa pessoa me disse que a Pirelli recomenda 32 na frente e 30 atrás.

Agora como o carro está fora da garantia eu vou colocar 32 nos quatro...

O carro ficou bem mais duro...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Arquiteto » 23 Ago 2013, 11:50

galera me desculpem discordar ...

eu tenho a tabela da pirreli para calibragem de todos carros nacionais ...

e o vectra C 245/45 r17 e 30 x 27 igualzinho o manual ...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 23 Ago 2013, 12:15

Arquiteto escreveu:galera me desculpem discordar ...

eu tenho a tabela da pirreli para calibragem de todos carros nacionais ...

e o vectra C 245/45 r17 e 30 x 27 igualzinho o manual ...

E o Elegance?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Arquiteto » 24 Ago 2013, 13:12

27/24 vazio


Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Almeidão » 24 Ago 2013, 13:39

Só não podem confundir uma coisa. São os tamanhos usados ou seja os não originais e ainda com rodas diferentes expandindo ele mais para lateral, e não vejo diferença para pior se a recomendação for um valor e você usar 2 a 3 libras acima. Abaixo já complica porque eles esquenta mais e os pneus se deteriora mais rápido.
Eu uso 195 x 60 x 14 com roda de 8 polegadas uso 32 na frente e 30 atrás, calibrado com pneus frios se calibrar com ele depois que rodar uns 10 KM as 32 da frente vão para 35.
Se estão usando o pneu original, use a calibragem do manual e como expus acima, 2 mais não estraga, duas a menos sim, se você perde 2 libras por cada calibragem, se colocar o correto estará com menos 2 em uma semana. Colocando duas mais você estará dentro da especificação mesmo perdendo a.

Só para entender um pouco sobre o valor da calibragem, quanto mais pressão um pneu faz, menor é a calibragem dele, por isto uma bicicleta alcança fácil 35 a 40 libras.

Um pneu com baixa calibragem ele se destrói em auto estrada, pega fogo e isto já aconteceu comigo em um Monza, pneu dianteiro direito e com um mês de uso.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 24 Ago 2013, 18:21

Vamos lá!

Atualização do meu caso...

Hoje peguei a Imigrantes com os dois pneus novos que a Pirelli substitui em garantia, utilizando a pressão recomendada pela fábrica de pneus.

O Balanceamento ficou 100%, cheguei a 16Xkm/h e o carro não se alterou, foi liso.

É claro que ele está um pouco mais sensível às irregularidades do chão, tais como buracos ou saliências no asfalto.

No mais eu vou manter a calibragem que a Pirelli recomendou.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Pedro Josino » 24 Ago 2013, 22:24

Quando comprei os Michelin para o Gol o funcionário da loja disse para utilizar a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo pois a suspensão havia sido calibrada para uma determinada pressão de pneu. Inclusive achei que li algum folder da marca que fazia indicações de como prolongar a vida útil do pneu e falava de calibrar semanalmente com os pneus frios na calibragem recomendada pelo fabricante do carro.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2013, 07:32

Pedro Josino escreveu:Quando comprei os Michelin para o Gol o funcionário da loja disse para utilizar a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo pois a suspensão havia sido calibrada para uma determinada pressão de pneu. Inclusive achei que li algum folder da marca que fazia indicações de como prolongar a vida útil do pneu e falava de calibrar semanalmente com os pneus frios na calibragem recomendada pelo fabricante do carro.

É que, ao que me parece, a Pirelli e a GM tem uma "certa" discordância e respeito deste assunto.

O Vectra Elegance NE tem recomendação de 27 x 24 libras e o Elegance de 2009 para traz tem recomendação de 30 x 27.

Em qual acreditar?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Pedro Josino » 26 Ago 2013, 13:45

Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:Quando comprei os Michelin para o Gol o funcionário da loja disse para utilizar a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo pois a suspensão havia sido calibrada para uma determinada pressão de pneu. Inclusive achei que li algum folder da marca que fazia indicações de como prolongar a vida útil do pneu e falava de calibrar semanalmente com os pneus frios na calibragem recomendada pelo fabricante do carro.

É que, ao que me parece, a Pirelli e a GM tem uma "certa" discordância e respeito deste assunto.

O Vectra Elegance NE tem recomendação de 27 x 24 libras e o Elegance de 2009 para traz tem recomendação de 30 x 27.

Em qual acreditar?


Essa recomendação é da Pirelli ou GM?

O meu é um Expression 2009 (antes do NE) e na portinhola do tanque tem as medidas de calibração das rodas 15", 16" e 17". Hoje eu uso 16" original do Elegance NE e no tanque indica 27lbs na dianteira e 24lbs na traseira com até 3 pessoas e sem bagagem.

O que eu acho estranho é que salve engano, o Pirelli P7 foi desenvolvido com base no Vectra. Estranho. Mas se todos os fabricantes de pneus dizem uma coisa e somente a Pirelli diz outra, é difícil saber quem está errado. Depois do fiasco da Pirelli na F1 e do que aconteceu com o meu carro, evito a marca. Sempre ouvi que eram ótimos pneus mas já tive alguns sustos, por isso eu evito.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 26 Ago 2013, 14:12

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:
Pedro Josino escreveu:Quando comprei os Michelin para o Gol o funcionário da loja disse para utilizar a calibragem recomendada pelo fabricante do veículo pois a suspensão havia sido calibrada para uma determinada pressão de pneu. Inclusive achei que li algum folder da marca que fazia indicações de como prolongar a vida útil do pneu e falava de calibrar semanalmente com os pneus frios na calibragem recomendada pelo fabricante do carro.

É que, ao que me parece, a Pirelli e a GM tem uma "certa" discordância e respeito deste assunto.

O Vectra Elegance NE tem recomendação de 27 x 24 libras e o Elegance de 2009 para traz tem recomendação de 30 x 27.

Em qual acreditar?


Essa recomendação é da Pirelli ou GM?

O meu é um Expression 2009 (antes do NE) e na portinhola do tanque tem as medidas de calibração das rodas 15", 16" e 17". Hoje eu uso 16" original do Elegance NE e no tanque indica 27lbs na dianteira e 24lbs na traseira com até 3 pessoas e sem bagagem.

O que eu acho estranho é que salve engano, o Pirelli P7 foi desenvolvido com base no Vectra. Estranho. Mas se todos os fabricantes de pneus dizem uma coisa e somente a Pirelli diz outra, é difícil saber quem está errado. Depois do fiasco da Pirelli na F1 e do que aconteceu com o meu carro, evito a marca. Sempre ouvi que eram ótimos pneus mas já tive alguns sustos, por isso eu evito.

Você sabe que existem diversos relatos de donos de Vectra que tiveram problemas com o P7 soltar a banda de rodagem?
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Christianbruno » 26 Ago 2013, 20:53

Pra botar lenha na fogueira:

Usei nos p7 205/55 r 16 originais 27 na frente e 24 atrás. Rodei 55 mkm e ainda tinha 2,5mm de sulco nas quatro rodas. Se eu fosse usar até o twi batia 65 mkm frouxo... E isso que so fiz alinhamento com 20 mkm e com 45 mkm....

Com base nisso não tenho motivos pra calibrar com pressao diferente dessa os novos pneus michelin que botei nele...

Também nao creio que se for calibrado com2 ou 3 psi a mais eles durarão menos, mas também o conforto reduzirá...

Abração!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Pedro Josino » 26 Ago 2013, 21:58

Alcir Andreoni escreveu:Você sabe que existem diversos relatos de donos de Vectra que tiveram problemas com o P7 soltar a banda de rodagem?


Sei sim, passei por esse mesmo problema no Gol. Não chegou a soltar mas estava no início.

Como eu costumo lavar meu carro e passar pretinho nos pneus, eu notei tipo um corte entre a lateral e a banda de rodagem. Levei na revenda oficial do carro e substituíram pela garantia. Alguns meses depois, o mesmo problema em outro pneu. Calibrado seguindo o que a VW determina, inclusive verificaram a pressão e olharam a portinhola do tanque de combustível e ver se batia.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 28 Ago 2013, 07:26

Pedro Josino escreveu:
Alcir Andreoni escreveu:Você sabe que existem diversos relatos de donos de Vectra que tiveram problemas com o P7 soltar a banda de rodagem?


Sei sim, passei por esse mesmo problema no Gol. Não chegou a soltar mas estava no início.

Como eu costumo lavar meu carro e passar pretinho nos pneus, eu notei tipo um corte entre a lateral e a banda de rodagem. Levei na revenda oficial do carro e substituíram pela garantia. Alguns meses depois, o mesmo problema em outro pneu. Calibrado seguindo o que a VW determina, inclusive verificaram a pressão e olharam a portinhola do tanque de combustível e ver se batia.

Eu vou passar a usar a calibragem do Vectra C abaixo de 2010 que é 30 x 27...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Pedro Josino » 28 Ago 2013, 21:56

Olha como consta no manual do meu (lembrando que é 2008/2009, anterior ao Next Edition).

Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Alcir Andreoni » 29 Ago 2013, 07:56

Pedro Josino escreveu:Olha como consta no manual do meu (lembrando que é 2008/2009, anterior ao Next Edition).

Imagem

No meu é exatamente a mesma recomendação, mas na portinhola de um Expression eu vi 30 x 27.

A Pirelli recomenda 32 nas quatro...
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Christianbruno
GL Member
GL Member
Mensagens: 63
Registrado em: 12 Jun 2013, 20:27
Nome Completo: Christian Bruno de Souza
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Christianbruno » 02 Set 2013, 20:52

Sim, mas no expression é 30 x 28 pois é aro 15.

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Calibração de pneus do Vectra C

por Pedro Josino » 02 Set 2013, 21:29

Christianbruno escreveu:Sim, mas no expression é 30 x 28 pois é aro 15.


Exato.

Mas no meu Expression possui também a calibragem do Elegance. Não tenho certeza se possui do Elite, mas do Elegance eu tenho certeza que também tem.

127 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 08:50