O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CRelé lâmpada de seta Vectra C

10 mensagens   •   Página 1 de 1
Tarcisio Torres
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2022, 19:44
Nome Completo: TARCISIO TORRES SILVA
Cidade: Araxá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 26

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Tarcisio Torres » 22 Set 2023, 18:52

Amigos, preciso de um relé da lâmpada LED de seta para o Vectra 2008 e encontrei um no mercado livre, porém ele parece ter um tamanho diferente, sendo maior que o original. Alguém já usou ou sabe se serve ?

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Almeidão » 23 Set 2023, 17:36

Tarcisio Torres escreveu:Fuente del Mensaje Amigos, preciso de um relé da lâmpada LED de seta para o Vectra 2008 e encontrei um no mercado livre, porém ele parece ter um tamanho diferente, sendo maior que o original. Alguém já usou ou sabe se serve ?

Imagem


Eu não sei como é o seu, mas este ai é um relê normal 4 terminiais e tem o 1114 de 3 terminais e os outros menores são micro ou mine relê. Nunca vi um mine relê para leds, teria que adaptar um destes ai amarelo de 3 ou 4 terminais.

Muito cuidado com adaptações, o Vectra usa uma placa multitimer cara e estraga fácil.
Imagem

Tarcisio Torres
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2022, 19:44
Nome Completo: TARCISIO TORRES SILVA
Cidade: Araxá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 26

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Tarcisio Torres » 23 Set 2023, 18:07

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje placa multitimer

Fala Almeidão, obrigado pela resposta. No caso, eu fiz uma alteração no farol e com isso as setas agora são em led, porém estão piscando rápido como se estivessem queimadas. Foi me dito que se eu trocasse os relês originais por um outro híbrido 12V, o problema seria resolvido. Vou mandar fotos do relê original.

Imagem
Imagem
Imagem

Os que iria colocar são os desse link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ection-_JM

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Almeidão » 23 Set 2023, 22:20

Tarcisio Torres escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje placa multitimer

Fala Almeidão, obrigado pela resposta. No caso, eu fiz uma alteração no farol e com isso as setas agora são em led, porém estão piscando rápido como se estivessem queimadas. Foi me dito que se eu trocasse os relês originais por um outro híbrido 12V, o problema seria resolvido. Vou mandar fotos do relê original.

Imagem
Imagem
Imagem

Os que iria colocar são os desse link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ection-_JM


Sím, este seu é um mine relê auxiliar de 4 terminais que é comandado pela placa multitimer e é apenas um relê auxiliar comum onde tem os terminais de acionamento 85 e 86 enviando sinal do 30 para o 87, e sendo ele um relê auxiliar, ele só recebe informação do módulo e auxilía este mòdulo enviando 12 volts para as setas, desta forma pode estraga o relê com o tempo e não estraga o módulo. Ali não tem como colocar um relê de seta, afinal quem pisca é o módulo e não o relê.

Para adaptar este relê que você postou que aliás tenho um e realmente pisca lento com uma lampada ou um led , você teria que mudar o sistema do carro e eliminar a seta pelo multi timer. Acredito que existe uma forma de fazer apesar que eu não conheço e usando resistência, mas com certza ali onde tem um relê auxiliar, só poderá entrar outro auxiliar, então ali onde tem este amarelo se você por azar achar um de seta que encaixa ali, com certeza voce vai estragar a placa multitimer na parte de seta.
Imagem

Tarcisio Torres
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Mar 2022, 19:44
Nome Completo: TARCISIO TORRES SILVA
Cidade: Araxá
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009
Idade: 26

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Tarcisio Torres » 24 Set 2023, 12:30

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje
Tarcisio Torres escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje placa multitimer

Fala Almeidão, obrigado pela resposta. No caso, eu fiz uma alteração no farol e com isso as setas agora são em led, porém estão piscando rápido como se estivessem queimadas. Foi me dito que se eu trocasse os relês originais por um outro híbrido 12V, o problema seria resolvido. Vou mandar fotos do relê original.

Imagem
Imagem
Imagem

Os que iria colocar são os desse link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... ection-_JM


Sím, este seu é um mine relê auxiliar de 4 terminais que é comandado pela placa multitimer e é apenas um relê auxiliar comum onde tem os terminais de acionamento 85 e 86 enviando sinal do 30 para o 87, e sendo ele um relê auxiliar, ele só recebe informação do módulo e auxilía este mòdulo enviando 12 volts para as setas, desta forma pode estraga o relê com o tempo e não estraga o módulo. Ali não tem como colocar um relê de seta, afinal quem pisca é o módulo e não o relê.

Para adaptar este relê que você postou que aliás tenho um e realmente pisca lento com uma lampada ou um led , você teria que mudar o sistema do carro e eliminar a seta pelo multi timer. Acredito que existe uma forma de fazer apesar que eu não conheço e usando resistência, mas com certza ali onde tem um relê auxiliar, só poderá entrar outro auxiliar, então ali onde tem este amarelo se você por azar achar um de seta que encaixa ali, com certeza voce vai estragar a placa multitimer na parte de seta.



Entendi, vou ter que quebrar a cabeça então. Vc tem alguma dica do que fazer ? Coloquei barras de led no farol e eliminei a seta, mas agora fica piscando rápido e queria que piscasse na velocidade normal, mas sem ter q abrir o farol novamente pra refazer a ligação dos fios.

Avatar do usuário
chirola
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 3404
Registrado em: 27 Mar 2018, 14:01
Nome Completo: manuel rivas
Cidade: santo amaro da imperatriz
Estado: Santa Catarina
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Relé lâmpada de seta Vectra C

por chirola » 26 Set 2023, 12:24

Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para adaptar este relê que você postou que aliás tenho um e realmente pisca lento com uma lampada ou um led

Tarcisio Torres escreveu:Fuente del Mensaje Entendi, vou ter que quebrar a cabeça então. Vc tem alguma dica do que fazer ?

falo so por duvida mesmo talvez almeidão saiba ou entenda mais do que eu , se colocar uma resistencia para os led em teoria não deveria piscar normal , pouso ate falar besteira mais realmente não entendo muito de eletrica , so o basico para o carro funcionar mesmo

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Almeidão » 26 Set 2023, 15:57

chirola escreveu:Fuente del Mensaje
Almeidão escreveu:Fuente del Mensaje Para adaptar este relê que você postou que aliás tenho um e realmente pisca lento com uma lampada ou um led

Tarcisio Torres escreveu:Fuente del Mensaje Entendi, vou ter que quebrar a cabeça então. Vc tem alguma dica do que fazer ?

falo so por duvida mesmo talvez almeidão saiba ou entenda mais do que eu , se colocar uma resistencia para os led em teoria não deveria piscar normal , pouso ate falar besteira mais realmente não entendo muito de eletrica , so o basico para o carro funcionar mesmo


Melhor opão e bem mais barata seria colocar uns 3 a 4 diodos 1N4007 em série, aqui custa uns 20 centavos cada. Cortar o fio da seta que é positivo, soldar os diodos um atrás do outro antes das lampadas obedecendo a poladidade dele que dará certo. Será feito perto das lampadas ou na saida dos fios e lembrar que eles serão virados para a lampada da frente e para as lampadas de trás.
Dicas para este servíço: Ao soldar os diodos este espaço pode ficar enfraquecido mesmo passando a fita isolante, sugiro cortar um pedaço de fio maior que os 3 diodos colocar ele paralelo depois de soldado e isolar tudo e assim o fio paralelo dará sustentação naquele espaço. Pode ser uns diodos maiores, mas os mais conhecidos são estes 1N4007

Vocês estão me dando ideia de fazer um video kakakakakkaka.

Os diodos funcionam assim, logo no inicio deste video eu mostrei como são as polaridades deles. Para ligar positivo ele será soldado ao contrário do anél prata.

https://www.youtube.com/watch?v=CroLw3PmA8A
Imagem

caveari
Member
Member
Mensagens: 39
Registrado em: 01 Jan 2016, 22:26
Nome Completo: Renato Caveari Pimenta
Cidade: Miracema
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Relé lâmpada de seta Vectra C

por caveari » 28 Set 2023, 10:41

Eu coloquei LED nas lanternas traseiras do carro (Vectra Elegance 2011). Coloquei no pisca, freio, lanterna e ré. O painel acusou (chave de boca laranja) e o pisca fica rápido. Coloquei um canceller de 40w entre o fio positivo e negativo, por dentro da mala. O problema de piscar rápido foi resolvido. A chave no painel continua acesa pq acredito que tenha que colocar um par de canceller pra cada led que instalei (freio, lanterna e ré).

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8384
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Almeidão » 28 Set 2023, 12:17

caveari escreveu:Fuente del Mensaje Eu coloquei LED nas lanternas traseiras do carro (Vectra Elegance 2011). Coloquei no pisca, freio, lanterna e ré. O painel acusou (chave de boca laranja) e o pisca fica rápido. Coloquei um canceller de 40w entre o fio positivo e negativo, por dentro da mala. O problema de piscar rápido foi resolvido. A chave no painel continua acesa pq acredito que tenha que colocar um par de canceller pra cada led que instalei (freio, lanterna e ré).


Eu acfedito que usando diosos que são bem mais baratos não terias este problema, mas não testei ainda e logo farei um teste sobre este diodo. O diodo irá funcionar como uma lampda, seria o mesmo que deixar as lampadas ali no fio e puxar um fio mais para o led. Bem, falta ainda testar, é apenas suposição, mas não demorarei pra ver isto.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Relé lâmpada de seta Vectra C

por Brates » 28 Set 2023, 14:56

caveari escreveu:Fuente del Mensaje Eu coloquei LED nas lanternas traseiras do carro (Vectra Elegance 2011). Coloquei no pisca, freio, lanterna e ré. O painel acusou (chave de boca laranja) e o pisca fica rápido. Coloquei um canceller de 40w entre o fio positivo e negativo, por dentro da mala. O problema de piscar rápido foi resolvido. A chave no painel continua acesa pq acredito que tenha que colocar um par de canceller pra cada led que instalei (freio, lanterna e ré).
Só a lampada de lanterna não aceita LED. A ré e o freio, aceitam. Experimenta voltar a de filamento só nas duas lâmpadas da lanterna. Vc verá que a luz da "chave de boca" apagará. No meu tinha acontecido o mesmo.

10 mensagens   •   Página 1 de 1

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 445 visitantes

Bem-vindo: 27 Abr 2024, 13:16