O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CBoia de combustível - Vectra C

141 mensagens
Filipe Souza
GL Member
GL Member
Mensagens: 70
Registrado em: 28 Jun 2014, 18:08
Nome Completo: Filipe Souza
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Filipe Souza » 22 Jul 2014, 19:25

Mas isso não é uma pane Alcir,
E também não envolve o veiculo estar ou não com manutenção em dia (claro que se não tiver em dia possivelmente afetará ainda mais)
Componentes eletrônicos não trabalham com "se" ou "mais ou menos"
Trabalha com precisão, com parâmetros.
Acredito não estar falando com uma pessoa leiga, então você sabe sobre tempo de injeção, avanço de ignição, estequiometria e injeção básica
Então se um veiculo rodou na gasolina, onde o avanço da ignição é menor, o tempo de injeção é menor, sofre menos influência da temperatura externa,
E muda completamente de combustível e para o veiculo antes da adaptação, como essa injeção vai se comportar?
Seria o mesmo que colocar álcool num carro somente gasolina
Vai funcionar? Vai. Com falhas até esquentar e não terá o mesmo rendimento
Claro que no caso do flex ele vai refazer essa adaptação, mas até lá, o condutor vai sentir essa diferença

Se você quiser ver para crer, rode só com gasolina e quando estiver no fim da reserva, estacione o veiculo na garagem, coloque só álcool com um galão espere o motor esfriar e dê a partida

A maioria das pessoas não sentem pois o percurso do posto até parar geralmente dura esse tempo de aprendizado

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Alcir Andreoni » 23 Jul 2014, 07:18

Continuo dizendo que já ouvi relatos sobre isso, mas comigo nunca aconteceu!

Cansei de fazer troca de combustível no meu Elegance, de Etanol para Gasolina, de Gasolina para Etanol, de Etanol para Podium, de Podium para Etanol e assim por diante.

Em dois anos fazendo, nunca e eu repito, nunca tive esse problema. E o posto fica só 500m distante de casa...

Normalmente abasteço de sábado de manhã, antes de lavar o carro, portanto ele tem tempo suficiente de esfriar.

Quanto as colocações sobre trabalho da injeção flex, ela foi feita para trabalhar com qualquer mistura de combustível. :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Julio Cesar » 23 Jul 2014, 09:35

Alcir Andreoni escreveu:Continuo dizendo que já ouvi relatos sobre isso, mas comigo nunca aconteceu!

Cansei de fazer troca de combustível no meu Elegance, de Etanol para Gasolina, de Gasolina para Etanol, de Etanol para Podium, de Podium para Etanol e assim por diante.

Em dois anos fazendo, nunca e eu repito, nunca tive esse problema. E o posto fica só 500m distante de casa...

Normalmente abasteço de sábado de manhã, antes de lavar o carro, portanto ele tem tempo suficiente de esfriar.

Quanto as colocações sobre trabalho da injeção flex, ela foi feita para trabalhar com qualquer mistura de combustível. :47:
Tb nunca passei por isso Alcir, faço quase a mesma coisa, e o posto de combustível fica mais perto da minha casa ainda, uns 300m no máximo.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
João Gabriel
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Abr 2014, 00:46
Nome Completo: João Gabriel Levorato
Cidade: Itapolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por João Gabriel » 24 Jul 2014, 22:13

Pessoal, boa noite, estou com esse problema, meu vectra é um elite 2006, desde a compra nunca deixei ficar sem combustível, até que um dia rsrs esperei acender a reserva e a mesma não acendeu e eu fiquei a pé, em fim, a alguns dias eu estava ficando desanimado pois mandava encher o tanque de álcool e na autonomia do MID marca 298km (etanol) com isso, decidi hoje por gasolina, deixei a autonomia chegar a marcar 8 km, fui ao posto e mandei por 30 litros de gasolina, depois disso, o ponteiro não subiu quase nada e a autonomia travou em 65 e depois de rodar 20 km desceu para 35, o que devo mandar o mecânico olhar? O que é provável que seja? Será que se eu encher até vazar kk volta ao normal? Lembrando o detalhe do painel não acender a reserva...

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Alcir Andreoni » 25 Jul 2014, 07:46

João Gabriel escreveu:Pessoal, boa noite, estou com esse problema, meu vectra é um elite 2006, desde a compra nunca deixei ficar sem combustível, até que um dia rsrs esperei acender a reserva e a mesma não acendeu e eu fiquei a pé, em fim, a alguns dias eu estava ficando desanimado pois mandava encher o tanque de álcool e na autonomia do MID marca 298km (etanol) com isso, decidi hoje por gasolina, deixei a autonomia chegar a marcar 8 km, fui ao posto e mandei por 30 litros de gasolina, depois disso, o ponteiro não subiu quase nada e a autonomia travou em 65 e depois de rodar 20 km desceu para 35, o que devo mandar o mecânico olhar? O que é provável que seja? Será que se eu encher até vazar kk volta ao normal? Lembrando o detalhe do painel não acender a reserva...

Provavelmente seu problema é no sensor de nível (bóia) do tanque. :47:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 25 Jul 2014, 08:10

Bom dia Amigos... é isso Alcirzão, também aposto na bóia, pois a minha não está funcionando e o MID fica louco. Como a sua ainda marca um pouco, então a autonomia fica errada... a minha passou por essa fase até que pifou de vez, e então a autonomia só exibe F (provavelmente de FALHA). Mas porquê você não usa o medidor de Consumo Total do MID? Desde que minha bóia pifou eu uso ele e funciona perfeitamente, nunca fiquei na mão, existe uma pequena diferença que dá sempre para mais ou seja, ele marca por exemplo que você gastou 41 litros de combustível, e quando você vai abastecer cabem 40. O negócio é tão bom que em função disso estou enrolando para trocar a bóia...rsrs. A unica coisa que te recomendo é sempre completar o tanque para não correr o risco de ficar bombeando qualquer sujeira do tanque para o seu sistema de injeção, pois temos a mania de ir lá colocar 20, 30 reais pois vamos trafegar em trechos curtos e depois vamos colocando conforme a necessidade, mas se você pensar, ao invés de andar com o tanque vazio, complete o tanque, e quando chegar em 10 ou 5 litros, complete de novo, é bem mais confiável e saudável para o seu sistema de injeção. Eu sempre completo o tanque, zero o MID no Consumo Total e rodo até chegar em no máximo 50 litros (nosso tanque cabe 58 litros (sedã)), então quando chega nesse limite encho de novo e zero o MID. Fica o conselho!

Abraços!

Avatar do usuário
João Gabriel
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Abr 2014, 00:46
Nome Completo: João Gabriel Levorato
Cidade: Itapolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por João Gabriel » 26 Jul 2014, 00:10

Agradeço desde já o Alcir e o Rods pela dica, porém hoje fiz um teste, andei até a autonomia zerar, o ponteiro ficou no final também, como se o carro estivesse desligado, fui até o posto e mandei completar, completou o tanque com 33 litros...com isso acho que posso levar pra trocar a boia com toda certeza...mais uma duvida, trocando a noia completa, o MID (Autonomia) e a luz da reserva voltaram a funcionar? Vi logo acima que com 70 reais troca a bóia, a título de informação, aqui nesse ovo de cidade, vai ficar no mínimo 300 =/

Avatar do usuário
DIVANILSON ARAUJO
Member
Member
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Jul 2014, 23:56
Nome Completo: DIVANILSON ANTONIO PEREIRA DE ARAUJO
Cidade: ITUPEVA
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por DIVANILSON ARAUJO » 26 Jul 2014, 10:01

Ola, tenho este problema tambem, logo que comprei o carro enchi o tanque completamente, o ponteiro nao chegou no maximo, achei estranho, entao resolvi investigar, retirei a boia e simulei o movimento, o ponteiro nao respondeu, entao pensei, é a boia, troquei, engraçado, simulando com a boia nova o ponteiro respondeu certinho, porem ao encher o tanque o ponteiro nao atingiu o maximo, mas posso dizer que melhorou. Mas nao estou satisfeito, ainda voltarei e vou resolver completamente.

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Rods » 28 Jul 2014, 17:48

João Gabriel: Com a nova bóia a Autonomia do MID e Luz de Reserva voltarão a funcionar sim, pois no Vectra estas funções são controladas pelos sensores do Computador de Bordo e Sistema de Injeção.

Divanilson: O que provavelmente está acontecendo com você é que faltou trocar o Sensor de Nível, vi que é possível comprar as peças separadas. Entendo que tua bóia está medindo, mas o sensor de nível não sabe!

Abraços!

silvio luiz menti
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Ago 2014, 21:20
Nome Completo: Silvio Luiz Menti
Cidade: Toledo
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por silvio luiz menti » 11 Ago 2014, 21:31

Alguém encontrou uma solução definitiva para o erro de marcação da boia de combustível? O meu Vectra não acende a luz de reserva, fazendo com que antes mesmo de atingir a reserva do tanque ele fique sem combustível. Li um artigo que aconselha a limpar as trilhas de contato do marcador. Alguém já tentou?

Avatar do usuário
Julio Cesar
GLS member
GLS member
Mensagens: 769
Registrado em: 20 Out 2013, 11:14
Nome Completo: julio cesar cordeiro
Cidade: são sebastião do paraiso
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Julio Cesar » 12 Ago 2014, 08:53

silvio luiz menti escreveu:Alguém encontrou uma solução definitiva para o erro de marcação da boia de combustível? O meu Vectra não acende a luz de reserva, fazendo com que antes mesmo de atingir a reserva do tanque ele fique sem combustível. Li um artigo que aconselha a limpar as trilhas de contato do marcador. Alguém já tentou?
Se a Boia está marcando errado, deve ter acontecido como a minha, não aparecia que estava na reserva e o marcador cada hora que ligava (dependendo da inclinação do carro/rua) aparecia de uma forma. Não teve jeito, tive que trocar tudo. Ae voltou a funcionar.
Vectra Elegance 2006 Preto
ABS + 4 Airbags + Sensor de Chuva, etc....

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por Alcir Andreoni » 12 Ago 2014, 12:30

Julio Cesar escreveu:
silvio luiz menti escreveu:Alguém encontrou uma solução definitiva para o erro de marcação da boia de combustível? O meu Vectra não acende a luz de reserva, fazendo com que antes mesmo de atingir a reserva do tanque ele fique sem combustível. Li um artigo que aconselha a limpar as trilhas de contato do marcador. Alguém já tentou?
Se a Boia está marcando errado, deve ter acontecido como a minha, não aparecia que estava na reserva e o marcador cada hora que ligava (dependendo da inclinação do carro/rua) aparecia de uma forma. Não teve jeito, tive que trocar tudo. Ae voltou a funcionar.

Nesse caso eu acho que não é só o sensor de nível (boia).

Seria aconselhável dar uma geral na bomba de combustível/boia, pois algumas vezes esse sistema não puxa a gasolina do fundo do tanque.
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

eliabe0000
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Ago 2015, 10:46
Nome Completo: eliabe alberto batista carmo
Cidade: araucária
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por eliabe0000 » 05 Ago 2015, 15:50

Comprei um Vectra GT 2008 :102: , e não tinha percebido mais o marcador não esta funcionando, ele ate faz a verificação quando eu bato na chave mais não esta marcando a quantidade de combustível no tanque, sera que é a boia ou o sensor do tanque ou pode ser outra coisa? :47:

Avatar do usuário
maykonsluk
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Mar 2015, 13:50
Nome Completo: Maykon
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por maykonsluk » 19 Ago 2015, 12:35

Meu vectra GT me deixou duas vezes na mão por causa da boia ele marca perfeitamente ate 1/4 do tanque abaixo disso o ponteiro não mexe acredito que as trilhas do sensor estão corroídas ,oque complica e que aqui só ando na cidade percursos curtos de 40km e transito pesado , 2h pra rodar essa distancia e o carro ta fazendo media de 5x1 260km com um tanque :62: , criei vergonha na cara e comprei uma nova irei trocar nesse sábado , tive que comprar uma paralela marca VP, a original estava 4x o preço, paguei 48 original esta 200, vem um manual que explica como calibrar , sera que é necessário , ou somente removo a velha e coloco a nova e boa.

Avatar do usuário
maykonsluk
GL Member
GL Member
Mensagens: 52
Registrado em: 16 Mar 2015, 13:50
Nome Completo: Maykon
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por maykonsluk » 24 Ago 2015, 07:55

Fala galera sabadão fis a troca da boia , o procedimento parecia que estava muito fácil , fácil até de mais , abri o tanque soltei os engate rápido troquei facilmente a boia e montei novamente , fiz o teste e tudo 100% marcando perfeito , porem fui encher o tanque e começou a vazar igual uma cascata o etanol pelas bordas da tampa da bomba , ou seja encachei errado aquela borracha maldita , passei mais de 3h tentando colocar ela , se você coloca direto na tampa e tenta colocar no tanque ela não entra mesmo forçando , se você coloca primeiro a borracha na borda do tanque e depois tenta engatar a tampa a borracha entra pra dentro e não veda , levei 1 dia todo tentando colocar essa desgraça , no fim tive que apelar , coloquei um pouco de cola de junta nas laterais da borracha bem pouco somente para que ela não entre dentro do tanque esperei secar bem e consegui colocar a tampa , sei que não se usa cola mais não vi outra forma meu tanque deve ter dilatado e a borraça ficou curta mesmo comprando uma nova ainda não tinha como colar.

alcielcy
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Ago 2015, 15:26
Nome Completo: Alcione Amaral
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: BÓIA DE COMBUSTÍVEL

por alcielcy » 28 Nov 2015, 13:19

Alcir Andreoni escreveu:
fabio.haya escreveu:
rickcoutinho escreveu:Amigos tive o mesmo problema, comprei o Vectra GT 2010 e percebi que demorava para baixar a gasolina, apesar de rodar muito na estrada com consumo menor.
Mas para minha surpresa, quando acendeu a luz da reserva fiquei sem combustivel.
ou seja, problemas com a bóia, comprei a nova em uma autopeças e eu mesmo troquei.

Problema resolvido!
:88:


Rick,

Também estou precisando trocar a bóia do meu, mas nem sei por onde começar..... Teria como me explicar como vc fez no seu???? :88:

Abs,
Alcir, seguindo seu conselho ontem fui na DR Bombas e coloquei uma bomba nova porém não original, com garantia de 3 meses. Gostaria de saber se a que vc trocou lá ainda ta funcionando legal ou se não quanto tempo durou e ainda se vc colocou original. Isso é importante pra gente saber se compensa ou não colocar peças paralelas. Abraço. Alcione.
Fabio

Que preguiça hein? Vai la na DR bombas e resolve isso... :76:

josé borges
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Fev 2016, 15:09
Nome Completo: josé alberto borges
Cidade: independência
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

problema no marcador de combustivel

por josé borges » 10 Fev 2016, 15:19

boa tarde meu Vectra 96/97 8 v 2.0 esta com o marcador de combustível marcando só de vez em quando oque sera que pode ser?

CAZEXA
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 03 Dez 2015, 15:20
Nome Completo: felipe guimaraes
Cidade: SAMAMBAIA
Estado: Distrito Federal
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: problema no marcador de combustivel

por CAZEXA » 10 Fev 2016, 16:20

Trocar a bóia ou sensor de nível

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
Imagem

supperdu
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 222
Registrado em: 28 Dez 2014, 12:32
Nome Completo: Eduardo Petrolli
Cidade: Coronel Freitas
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: problema no marcador de combustivel

por supperdu » 10 Fev 2016, 19:04

Na época quando tinha o GLS 1997, deu um problema parecido, no caso ele não marcava nada.Tipo o ponteiro fica morto sabe..... Foi trocado a boia e resolveu o problema.


Espero ajudar!

Abraço brow!

Avatar do usuário
mecatronico
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 182
Registrado em: 06 Abr 2013, 16:29
Nome Completo: Plínio Vieira
Cidade: Astorga
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: problema no marcador de combustivel

por mecatronico » 10 Fev 2016, 19:37

o meu está assim, um saco, ora marca ora não, geralmente marcando errado, sempre na reserva ou morto...

o dificil está sendo achar a boia do challenge 02... to me guiando pelo comp de bordo, uma vez que o consumo total está marcando correto, agora consumo medio e autonomia estão zuados por conta da bóia `(eu acho que é a boia)

abraço!
Imagem

Imagem

141 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 132 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 09:39