O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CTrocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

159 mensagens
Ruan_b
Member
Member
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Jun 2015, 08:34
Nome Completo: Ruan Bianchi dos Santos
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Ruan_b » 20 Jul 2016, 10:04

Eu troco junto com o óleo a cada 10k , troca que eu digo é descer 3 litros e colocar mais 3 novos , nunca troca os 7 litros é digamos que um processo de enxágue do câmbio ... mas vai de cada um, eu prefiro trocar por amor do que pela dor hahahha


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Vectra GLS 2.2 8v / Vectra Elite 2.4 16v.
Garagem

Avatar do usuário
franthesko
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Nov 2014, 18:02
Nome Completo: Francisco Policarpo
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por franthesko » 26 Jul 2016, 11:44

Gente me ajudem please, todas as vigorito aqui de Guarulhos não efetuam a troca do óleo de câmbio e to afim de trocar, não sei se o antigo dono trocava porém o óleo na vareta está na marcação normal e sem sujeiras, porém estou sentindo algo diferente, quando estou com ele no D e paro em algum semáforo ou qualquer outra coisa quando retiro o pé do freio ele não sai de primeira como antes tipo andando já eu acelero e ele da tipo um branquinho e vai as vezes acontece as vezes não.

Tenho um Vectra GTX automático 08/09 está com 116 mil
Imagem
VECTRA GTX AUTOMÁTICO

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 26 Jul 2016, 15:16

Franthesco, siga o manual de manutenções preventivas, que diz que o óleo hidráulico deve ser trocado a cada 40 mil km em condições severas, ou a cada 60 mil km em condições normais.

E ainda, como o manual não esclarece se a troca do óleo deve ser parcial ou completa, e como o óleo dexron III não é relativamente caro, e a troca eu faço em casa mesmo, eu faço a troca parcial a cada 10 mil km.

[s]
Editado pela última vez por Marcatto em 26 Jul 2016, 20:47, em um total de 1 vez.
Pacote R6N (quase um GT-X)

Avatar do usuário
franthesko
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Nov 2014, 18:02
Nome Completo: Francisco Policarpo
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por franthesko » 26 Jul 2016, 16:26

então mano, eu acho estranho as css falar que a GM não recomenda mais trocar. Ai é osso. Essa troca parcial é somente os 3 litros ?
Imagem
VECTRA GTX AUTOMÁTICO

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 26 Jul 2016, 17:11

O que vale é o que está no manual. Lembrando que o óleo da transmissão AT do Vectra C, Dexron lll, é mineral, e não sintético.

A troca parcial são sim apenas 03 litros; apenas 42,85% dos 07 litros, que é a capacidade completa.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Arquiteto » 26 Jul 2016, 17:49

franthesko escreveu:Fuente del Mensaje quando estou com ele no D e paro em algum semáforo ou qualquer outra coisa quando retiro o pé do freio ele não sai de primeira como antes tipo andando já eu acelero e ele da tipo um branquinho e vai as vezes acontece as vezes não.

Tenho um Vectra GTX automático 08/09 está com 116 mil


o Fran so uma observação ...

o branquinho e que é o normal ... porque cambio do vectra C tem controle de neutro ... se vc demora um pouco mais o pe no freio

o cambio vai pra N, por isto o branquinho ok ...

independente disto mantenha a manutenção do oleo do cambio rigorosamente em dia do contrario

quando menos espera pode vir a sentir um branquinho na sua conta bancaria ...

por conta de um reparo precoce no cambio

:52:

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Diesel » 26 Jul 2016, 20:12

Amigos, estive hoje na Automatik trocando o fluido da TR4 da esposa por diálise.

O fluido da Mitsubishi é o Castrol TQM SP3, que custa 90 pilas o litro, portanto é inviável fazer trocas parciais.

Na TR4 é possível trocar também o filtro apenas removendo o cárter do câmbio, então aproveitei e troquei também.

O processo é simples e demora cerca de 1 hora.

O laboratório de manutenção de câmbio da oficina:
Imagem

O thundertank no elevador:
Imagem

Carter e filtro removidos:
Imagem

A máquina de troca por diálise:
Imagem
Imagem

A máquina tem um reservatório para o fluido novo (gráfico direito) e um reservatório para o fluido usado (gráfico esquerdo).

A máquina é conectada nas mangueiras que enviam o fluido do câmbio para o radiador do carro. A máquina é ligada e o veículo também. Enquanto o mecânico traciona o cambio, a máquina lê a pressão enviada e devolve fluido novo na mesma proporção.

O ideal é utilizar cerca de 20% a mais de fluido que a capacidade máxima do câmbio, o que garante a substituição total do fluido.

Quem fez o serviço foi o técnico Rodolfo, muito simpático e atencioso. Aproveitei e fiz algumas perguntas.

Ele me disse que a troca por diálise pode ser feita em qualquer câmbio que utilize o radiador do carro para resfriamento (isso inclui os Vectra, Zafira, Astra e Corsa). Caso o câmbio tenha radiador próprio, a troca deve ser feita pelo carter, de forma parcial.

Ele me disse que um taxista cliente da oficina tem uma Zafira com mais de 500.000 km rodados sem abrir o câmbio, fazendo a troca por diálise a cada 50.000 km.

Me disse também que na linha GM não é possível a troca do filtro sem desmontar o câmbio, pois ele fica entre as carcaças.

A MO do serviço custa 500 reais sem o fluido, que pode ser levado ou adquirido diretamente com eles, e pode ser parcelada em até 4x no cartão.

A oficina é limpa e organizada, porém muito cheia. Tinham Audi, Land Rover, Corolla e Jetta nos elevadores.

Deve -se ligar e agendar o serviço com antecedência, falem com o Lincon.

Abraço!

Avatar do usuário
diego.oliveira2
GL Member
GL Member
Mensagens: 54
Registrado em: 03 Fev 2016, 12:54
Nome Completo: Diego Oliveira Silva
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por diego.oliveira2 » 27 Jul 2016, 17:45

Paty1521 escreveu:Fuente del Mensaje Pessoal, eu tenho um CD 2002 que faço a troca completa do oleo de cambio a cada 60 mil km.

Recentemente comprei um GT automatico 2011 e ouvi dizer que a Gm não recomenda a troca de oleo desse cambio...

E ai?

O que é o melhor a fazer?

Trocar ou nao?

Quem tem informações mais tecnicas do por que deveria ou nao trocar o oleo desse cambio? :38:


Até onde sei todo e qualquer câmbio automático deve trocar óleo! O bom estado de conservação do óleo de essencial para o correto funcionamento do câmbio. Caso vc não troque, com certeza vai dar merda em breve.
Diego Silva

Vectra GSi 94 vermelho Schumman

Garagem
http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=12977

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Arquiteto » 27 Jul 2016, 21:29

Diesel ..

muito boas as informaçoes ...

obrigado por enriquecer o topico
:88:

Avatar do usuário
Diesel
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 447
Registrado em: 07 Jan 2016, 16:13
Nome Completo: Ricardo Gonçalves Dias
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Diesel » 01 Ago 2016, 13:41

Arquiteto escreveu:Diezel ..

muito boas as informaçoes ...

obrigado por enriquecer o topico
:88:

Opa, como vejo bastante gente com dúvida à respeito desse assunto, qualquer informação é válida.

Abraço!

mdemarquinho
GLS member
GLS member
Mensagens: 856
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:59
Nome Completo: Marco Souza
Cidade: Guarulhos
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por mdemarquinho » 02 Ago 2016, 14:23

Bem explicado e mais um lugar com a máquina.

Só achei meio salgado o preço, fiz a troca do meu esse final de semana, entre óleo do motor (AcDelco 5W30 API SN) e Filtro (AcDelco) e troca de óleo do cambio ficou 560,00 e 3x. Se eu não me engano foram quase 8 litros, sobrou um pouco. Até achei que estava ruim mas até que não, dava pra ver tranquilamente a cor do óleo vermelha.

duasrodas
Member
Member
Mensagens: 4
Registrado em: 07 Jul 2016, 16:12
Nome Completo: rodrigo l do couto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por duasrodas » 06 Ago 2016, 21:41

Boa noite galera.
Estou com um problema e gostaria de saber se alguém já teve.
Tenho um vectra elite 2006 e recentemente ele começou entra tipo em neutro sozinho tipo se vc por em D e sair com o carro acelerando ele parece que entra em neutro aí eu paro e volto a acelerar ele volta ao normal.
Alguém já passou por isso?
Lembrando ele não acende nada de emergência no painel.

BrunoCosta
Member
Member
Mensagens: 9
Registrado em: 30 Jun 2016, 10:55
Nome Completo: Bruno Costa Silva
Cidade: lider
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por BrunoCosta » 10 Ago 2016, 11:15

Cara, oq vou te falar é oq eu não gostaria de ouvir por aí! No meu caso infelizmente tive que fazer o câmbio! Estava com o mesmo problema que o seu! O carro ficava no neutro mesmo no D. Se eu parece em uma ladeira aí já era! O carro não saia! Tinha que puxar o freio de mão acelerar pra sentir que ele engatar! Aí sim depois disso tudo normal!


O seu problema tomara a Deus que só seja válvula solenoide!

Eu fiz as válvulas aí resolveu, porém mais pra frente não tive jeito. Tive que fazer o câmbio pq com isso faz o câmbio patinar muito aí fudeu os discos!... Por tanto veja isso o mais rápido possível. seu caso é problema no neutro.

Boa sorte

Avatar do usuário
franthesko
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Nov 2014, 18:02
Nome Completo: Francisco Policarpo
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por franthesko » 08 Mar 2017, 07:26

Vlw pelas dicas galera, vou começar a trocar por etapas igual outros amigos aqui.

Obs: Desculpe-me pela ausência seus lindos
Imagem
VECTRA GTX AUTOMÁTICO

abellinello
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Mai 2017, 13:42
Nome Completo: aldo belineli
Cidade: apucarana
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por abellinello » 17 Mai 2017, 14:13

Boa tarde galera, acabei de entrar no blog e gostei mto das informações do blog e quero compartilhar com vcs um problema com meu Vectra.
Eu acabei de adquirir um vectra elite 2.4 16v e percebi um problema no cambio, quando o motor esta frio geralmente pelas manhãs e vc leva a lavanca ate o D ele da uns uns trancos, depois que o motor esquentava o problema não ocorria, levei no mecanico e ele fez a troca de todos os reparos e troca de oleo do câmbio, ao todo foram gastos $800,00 reais. Ficou excelente cambio enganata mto leve agora, e eliminou as folgas e peso que tinha para trocar de posição. Nao achei caro, e o antigo dono nunca trocou o trocou o oleo do cambio e ja estava com 123.000 rodados, e agora fui aconselhado a trocar completamente sempre a cada 50.000 km..

Aldo Belineli

paulorc
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 31 Jul 2017, 09:41
Nome Completo: Daniel Martins e Souza
Cidade: doz do iguaçu
Estado: Paraná
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por paulorc » 02 Ago 2017, 12:43

Boa tarde galera, estou comprando um vectra C elite 2.4 16V 2008/2009, o carro está com 65mil e levei ele na concessionária aqui em foz e o mec não quis fazer a troca do óleo do câmbio AT, disse que passou do tempo de troca, e que se eu trocasse o óleo poderia dar defeito no câmbio, agora estou na dúvida, vou ter que rodar com o câmbio até quebrar pq não pode trocar o óleo?

Paty1521
Administradora
Administradora
Mensagens: 1802
Registrado em: 05 Abr 2013, 13:18
Nome Completo: Patrícia Cristina de Toledo Paiva
Cidade: Mogi das Cruzes
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2001/2002
Idade: 39

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Paty1521 » 02 Ago 2017, 13:19

paulorc escreveu:Fuente del Mensaje Boa tarde galera, estou comprando um vectra C elite 2.4 16V 2008/2009, o carro está com 65mil e levei ele na concessionária aqui em foz e o mec não quis fazer a troca do óleo do câmbio AT, disse que passou do tempo de troca, e que se eu trocasse o óleo poderia dar defeito no câmbio, agora estou na dúvida, vou ter que rodar com o câmbio até quebrar pq não pode trocar o óleo?


Boa tarde Paulo!

Normalmente concessionaria nao realiza a troca total do oleo do cambio e sempre falam que não precisa ser feito. Procure uma loja especializada em cambio automatico e peça para fazer a trocar total dos 7 litros. 65 mil ainda da para fazer tranquilamente! Nao pode passar disso! Troquei essa semana do meu Vectra que esta com 190 mil ( porem sempre foi trocado o Oleo ) e meu antigo vectra a primeira troca foi aos 60!
Imagem

Fernandosa1899
Member
Member
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Jul 2017, 23:42
Nome Completo: Fernando Henrique Sá Leite
Cidade: Salvador
Estado: Bahia
País: Brasil
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Lojas on line

por Fernandosa1899 » 04 Ago 2017, 15:47

Rapaziada,

Quais lojas no line que vendem óleo para câmbio do vectra? Aqui em salvador não estou achando o óleo dexron 3 e quando acha está muito caro. O consultor do câmbio aqui disse que eu posso comprar o dexron 3 da toyota pois é o mesmo composto.

Abraços
Fernando Sá
Vectra Elite 2.4 2006

Avatar do usuário
Marcatto
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 281
Registrado em: 22 Nov 2013, 23:52
Nome Completo: Renato Gobato
Cidade: Goiatuba
Estado: Goiás
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por Marcatto » 05 Ago 2017, 14:53

Fernandosa1899 escreveu:Fuente del Mensaje Rapaziada,
Quais lojas no line que vendem óleo para câmbio do vectra? Aqui em salvador não estou achando o óleo dexron 3 e quando acha está muito caro. O consultor do câmbio aqui disse que eu posso comprar o dexron 3 da toyota pois é o mesmo composto.


Olá!

Uma dica: nem GM nem Toyota fabricam óleo hidráulico Dexron 3. Ambos apenas revendem em suas devidas embalagens. Portanto, procure aí na sua cidade óleo Dexron 3, de fabricantes renomados, que atendem a especificação recomendada para o Vectra C: Dexron 3 G ou superior. Eu já comprei Dexron 3 da Havoline (Texaco) e da Total (Total e ELF). Creio que você vai encontra aí na sua cidade na faixa dos R$35,00 o litro.

Quanto a comprar online, se for comprar apenas 03 litros de óleo Dexron 3 você até acha mais barato, contudo, se for pagar frete eu creio que a vantagem financeira desaparece.

[s]
Pacote R6N (quase um GT-X)

Avatar do usuário
franthesko
Member
Member
Mensagens: 46
Registrado em: 05 Nov 2014, 18:02
Nome Completo: Francisco Policarpo
Cidade: GUARULHOS
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2008/2009

Trocar ou não óleo do câmbio automático - Vectra C

por franthesko » 05 Ago 2017, 16:46

Peguei ele hoje conforme o combinado dei uma volta cambio bom, sem trancos e a FORÇA do ALAZÃO restaurada kkkkk

Apenas quando parei no farol com o D engatado e pé no freio que ele deu um tranco como fosse pra sair ai liguei para o Junior da Imperial e ele disse que regula na Segunda,

As peças do cambio todas moidas =\ estava bem gastas já.

Graças ao SAFADO GERENTE DA VIGORITO Guarulhos que informa que a GM não recomenda a troca.

Resposta da GM:

Poxa Francisco, lamentamos muito pelo transtorno! Esse não é o padrão exigido pela Chevrolet com as concessionárias. Vamos formalizar sua reclamação para tomarmos as devidas providências. Por favor, nos envie por mensagem privada seu nome completo, CPF, telefone com DDD e nome da concessionária envolvida. Aguardamos os dados. Novamente pedimos desculpas pela situação. Obrigado!

Vamos ver.
Imagem
VECTRA GTX AUTOMÁTICO

159 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 152 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 17:59