renatovisk escreveu:Como disse anteriormente, todos os gms que tive inclusive o elite 2010 a ventoinha desliga junto a chave.
Acredito ser este o funcionamento normal. Outras montadoras reaumente a ventoinha fica ligada direta após desligar, o que para mim não faz sentido, já que carro desligado, bomba parada, a água quente do motor ficará no bloco e somente a água do radiador esfriará.
Abraços.
Almeidão escreveu:renatovisk escreveu:Como disse anteriormente, todos os gms que tive inclusive o elite 2010 a ventoinha desliga junto a chave.
Acredito ser este o funcionamento normal. Outras montadoras reaumente a ventoinha fica ligada direta após desligar, o que para mim não faz sentido, já que carro desligado, bomba parada, a água quente do motor ficará no bloco e somente a água do radiador esfriará.
Abraços.
Errado amigo. Se a ventoinha continuar um pouco depois que o carro for desligado a agua que estiver sendo refrescada no radiador evita que o carro aqueça ainda mais porque estão ligadas até o bloco embora não circulando. Ela não esfria o motor, mas não o deixa esquentar mais e sem contar que a ventoinha jogando ar na descargar, local super quente do carro, baixa alguns graus dela embora nem sei se isto ajuda, mas que baixa o grau com certeza sim. Para testar isto é fácil, desliga o relê da ventoinha, faça o carro chegar em 90º e desligue ele. Espere 5 minutos e olha a temperatura dele onde está, vai está perto de 100, Logo faça isto com a ventoinha funcionando, leve ele até os 90º e desliguie ele. Volte a ver a temperatura 5 minutos depois e verás uma imensa diferença.
O Vectra B, a velocidade baixa da ventoinha é direta, já a alta só funciona com a chave ligada. Não sei informar sobre o C que eu imagino desligar com a chave, conheço um outro modelo da GM que ao desligar a chave, ela desliga também.
Sinceramente, não sei em que isto pode prejudicar ou não o carro. Mas se o Vectra B é assim, manterei ele assim.
Bacholsky escreveu:Nos vectras que possuem cebolão no radiador a Ventoinha permanece ligada após o veículo ser desligado...
Adriano cruz escreveu:Independente de quem concorde ou discorde, ache bom ou ache ruim, ache necessário ou ache desnecessário esse sistema das ventoinhas de ficarem ligadas ou não com a chave ligada ou desligada, o importante é saber que se ficar ligada ou não, é projeto original do modelo na época em que foi fabricado e não existe a necessidade de ser modificado. Se fica ligado ou desligado é particularidade de cada modelo.
Rods escreveu:Boa Tarde.
Todos os GM que tive, ao desligar a chave desliga imediatamente a ventoinha.
Abraço!
Almeidão escreveu:Adriano cruz escreveu:Independente de quem concorde ou discorde, ache bom ou ache ruim, ache necessário ou ache desnecessário esse sistema das ventoinhas de ficarem ligadas ou não com a chave ligada ou desligada, o importante é saber que se ficar ligada ou não, é projeto original do modelo na época em que foi fabricado e não existe a necessidade de ser modificado. Se fica ligado ou desligado é particularidade de cada modelo.
Adriano, na verdade eu também ficaia com duvidas olhando um modelo parecido ao meu, porem com atitudes diferentes e é compreensivel isto. Veja bem, o meu é um 97 e ele não pressuriza ao ligar a chave ou seja ligo a chave e não acontece nada, enquanto uns fazem o ruido da bomba pressurizando. Só que eu sei que o modelo do meu é assim mesmo então fico tranquilo, mas se eu não soubesse pensaria que isto seria um problema.
Já no caso da ventoinha funcionar depois que o carro para e quente ao desligar a chave, é normal no meu carro e não é em todos. Quanto a necessitade disto, fui bem claro acima que não sei se é valido ou não, embora confirmei que ela funcionando refrescaria alguma coisa e sem duvida nenhuma que diminuia a pressão do sistema neste momento que passa a ser crítico, porque ao parar a pressão aumenta muito junto com a temperatura.
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