O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblema com 1º e 2º estágios da ventoinha - Vectra C

48 mensagens
black_shadow
Member
Member
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Mai 2014, 00:27
Nome Completo: Darvin Alexander Oss Emer
Cidade: Santo Ângelo
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por black_shadow » 23 Jun 2014, 23:56

Boa noite, o meu Vectra GT funciona somente com a chave ligada ou a chave virada no II, quando desligo cessa o acionamento do ventilador do radiador.
No outro carro que tinha (Peugeot 206) acionava automaticamente mesmo com a chave desligada, agora acho que a GM tem essa tranquilidade de acionar somente com a chave ligada.
Neste caso acho que é melhor acionar quando o carro estiver em funcionamento ou com a chave ligada para que não ocupe bateria a toa.
Subentende-se que quando parar o carro não vai sair mais... Hehehe acho que não é defeito e sim um bom comando de relé com a chave ligada, kkkkk.

Abraços e fiquem com Deus.
Boa Semana.
Att, Black Shadow.

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Bacholsky » 24 Jun 2014, 05:20

Concordo contigo Black shadow!
Imagem

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por renatovisk » 24 Jun 2014, 06:06

Como disse anteriormente, todos os gms que tive inclusive o elite 2010 a ventoinha desliga junto a chave.

Acredito ser este o funcionamento normal. Outras montadoras reaumente a ventoinha fica ligada direta após desligar, o que para mim não faz sentido, já que carro desligado, bomba parada, a água quente do motor ficará no bloco e somente a água do radiador esfriará.

Abraços.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Almeidão » 24 Jun 2014, 08:11

renatovisk escreveu:Como disse anteriormente, todos os gms que tive inclusive o elite 2010 a ventoinha desliga junto a chave.

Acredito ser este o funcionamento normal. Outras montadoras reaumente a ventoinha fica ligada direta após desligar, o que para mim não faz sentido, já que carro desligado, bomba parada, a água quente do motor ficará no bloco e somente a água do radiador esfriará.

Abraços.


Errado amigo. Se a ventoinha continuar um pouco depois que o carro for desligado a agua que estiver sendo refrescada no radiador evita que o carro aqueça ainda mais porque estão ligadas até o bloco embora não circulando. Ela não esfria o motor, mas não o deixa esquentar mais e sem contar que a ventoinha jogando ar na descargar, local super quente do carro, baixa alguns graus dela embora nem sei se isto ajuda, mas que baixa o grau com certeza sim. Para testar isto é fácil, desliga o relê da ventoinha, faça o carro chegar em 90º e desligue ele. Espere 5 minutos e olha a temperatura dele onde está, vai está perto de 100, Logo faça isto com a ventoinha funcionando, leve ele até os 90º e desliguie ele. Volte a ver a temperatura 5 minutos depois e verás uma imensa diferença.

O Vectra B, a velocidade baixa da ventoinha é direta, já a alta só funciona com a chave ligada. Não sei informar sobre o C que eu imagino desligar com a chave, conheço um outro modelo da GM que ao desligar a chave, ela desliga também.

Sinceramente, não sei em que isto pode prejudicar ou não o carro. Mas se o Vectra B é assim, manterei ele assim.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Adriano cruz » 24 Jun 2014, 09:14

Concordo com Almeidão, quando eu desligo o carro com o ponteiro marcando + ou - 85 graus as ventoinhas ficam armadas, aí se você ligar a chave na posição 2 sem ligar o motor você vai ver que o ponteiro vai lá pra os 90 graus ou mais, isso mostra que esquenta de verdade mesmo, aí depois que você liga o motor o ponteiro cai para 80 ou menos por causa desse sistema automático das ventoinhas. Acho legal esse sistema porque acho que ajuda a diminuir a pressão dentro do sistema (já que é tudo interligado) e ajuda a resfriar chicotes elétricos cabos mangueiras e tudo mais dentro do cofre do motor, aumentando a vida útil de todos os componentes.

renatovisk
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 252
Registrado em: 28 Dez 2013, 18:04
Nome Completo: Renato Celenza de Oliveira Moura
Cidade: São José dos Campos
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por renatovisk » 24 Jun 2014, 18:32

Almeidão escreveu:
renatovisk escreveu:Como disse anteriormente, todos os gms que tive inclusive o elite 2010 a ventoinha desliga junto a chave.

Acredito ser este o funcionamento normal. Outras montadoras reaumente a ventoinha fica ligada direta após desligar, o que para mim não faz sentido, já que carro desligado, bomba parada, a água quente do motor ficará no bloco e somente a água do radiador esfriará.

Abraços.


Errado amigo. Se a ventoinha continuar um pouco depois que o carro for desligado a agua que estiver sendo refrescada no radiador evita que o carro aqueça ainda mais porque estão ligadas até o bloco embora não circulando. Ela não esfria o motor, mas não o deixa esquentar mais e sem contar que a ventoinha jogando ar na descargar, local super quente do carro, baixa alguns graus dela embora nem sei se isto ajuda, mas que baixa o grau com certeza sim. Para testar isto é fácil, desliga o relê da ventoinha, faça o carro chegar em 90º e desligue ele. Espere 5 minutos e olha a temperatura dele onde está, vai está perto de 100, Logo faça isto com a ventoinha funcionando, leve ele até os 90º e desliguie ele. Volte a ver a temperatura 5 minutos depois e verás uma imensa diferença.

O Vectra B, a velocidade baixa da ventoinha é direta, já a alta só funciona com a chave ligada. Não sei informar sobre o C que eu imagino desligar com a chave, conheço um outro modelo da GM que ao desligar a chave, ela desliga também.

Sinceramente, não sei em que isto pode prejudicar ou não o carro. Mas se o Vectra B é assim, manterei ele assim.


Concordo em partes contigo Almeidão.

A água parada resfriada no radiador se mistura muito lentamente a água do bloco a não ser que tenha o mínimo de circulação. Não sei dizer nem se compensa. O que pode ocorrer é que com a redução da temperatura da água no radiador, promoverá uma queda de pressão no sistema de arrefecimento, pois a pressão é diretamente proporcional a temperatura, o que ao meu ver é bom, pois a pressão ali é alta, quando na temperatura normal de trabalho.

Também concordo com a temperatura do carro desligado. Você chega com o mesmo em 90ºC, e desliga, de momento ele vai aquecer mais, para somente um tempo depois começar a cair a temperatura, tanto que quando eu chego em casa e está próximo de acionar a ventoinha, eu deixo acionar e só desligo quando a mesma pára para deixar uma temperatura não tão elevado no motor parado.

Agora problema da ventoinha desligar junto com a chave não tem, pois não haverá mais o processo de combustão, não haverá fonte geradora de calor, e somente o calor já existente será dissipado, o que não representa risco nenhum. Resumindo na minha opinião, não há nenhum ponto vital que justifique o funcionamento da ventoinha (que puxa uma corrente elétrica alta) com o carro desligado. É bom para ajudar a matar as baterias que já estão com o pé na cova.

Somente minha opinião e ponto de vista.

Abraços!

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Bacholsky » 24 Jun 2014, 19:11

Então pessoal. Acredito não estar errado, pois eu tenho uma matéria aqui salva no meu acervo pessoal na que na época os vectra 2003 foram produzidos, a GM implementou um sistema anti descarga de bateria além de uma recalibração da injeção eletrônica e aquele sistema igual da Fiat que quando aciona o farol alto com o carro desligado ele fica ligado por alguns segundos. Foi no mesmo ano que saíram os vectra Cd 2.0 8V, que é o caso do meu. Quando eu puder eu coloco aqui. Eu tenho quase certeza pois todos os vectra do ano do meu pra frente tem essa característica de desligar a ventoinha não importa em qual estágio está no momento em que se desliga o carro.
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Adriano cruz » 24 Jun 2014, 19:31

Independente de quem concorde ou discorde, ache bom ou ache ruim, ache necessário ou ache desnecessário esse sistema das ventoinhas de ficarem ligadas ou não com a chave ligada ou desligada, o importante é saber que se ficar ligada ou não, é projeto original do modelo na época em que foi fabricado e não existe a necessidade de ser modificado. Se fica ligado ou desligado é particularidade de cada modelo.

Avatar do usuário
Ju_Bueno
Moderador Sênior
Moderador Sênior
Mensagens: 4067
Registrado em: 11 Abr 2013, 14:10
Nome Completo: Juliano Godoy Bueno
Cidade: Barra Bonita
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Ju_Bueno » 25 Jun 2014, 09:51

Bacholsky escreveu:Nos vectras que possuem cebolão no radiador a Ventoinha permanece ligada após o veículo ser desligado...

No Vectra A - que usa cebolão - a ventoinha desliga ao se desligar a chave. E como já comentado, acontece o mesmo com o Monza, pelos menos o 1989.
JULIANO -
08/2008-09/2011: Gol LS 1986
11/2011-09/2017: Vectra GLS 1995 - viewtopic.php?t=217
10/2017-________ :Astra Hatch Elegance 2005 - viewtopic.php?f=71&t=16493

Imagem

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8375
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Almeidão » 25 Jun 2014, 10:12

Adriano cruz escreveu:Independente de quem concorde ou discorde, ache bom ou ache ruim, ache necessário ou ache desnecessário esse sistema das ventoinhas de ficarem ligadas ou não com a chave ligada ou desligada, o importante é saber que se ficar ligada ou não, é projeto original do modelo na época em que foi fabricado e não existe a necessidade de ser modificado. Se fica ligado ou desligado é particularidade de cada modelo.


Adriano, na verdade eu também ficaia com duvidas olhando um modelo parecido ao meu, porem com atitudes diferentes e é compreensivel isto. Veja bem, o meu é um 97 e ele não pressuriza ao ligar a chave ou seja ligo a chave e não acontece nada, enquanto uns fazem o ruido da bomba pressurizando. Só que eu sei que o modelo do meu é assim mesmo então fico tranquilo, mas se eu não soubesse pensaria que isto seria um problema.

Já no caso da ventoinha funcionar depois que o carro para e quente ao desligar a chave, é normal no meu carro e não é em todos. Quanto a necessitade disto, fui bem claro acima que não sei se é valido ou não, embora confirmei que ela funcionando refrescaria alguma coisa e sem duvida nenhuma que diminuia a pressão do sistema neste momento que passa a ser crítico, porque ao parar a pressão aumenta muito junto com a temperatura.
Imagem

douglasrd
Member
Member
Mensagens: 7
Registrado em: 23 Jun 2014, 10:40
Nome Completo: Douglas Dall-Ago
Cidade: Tuparendi
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por douglasrd » 25 Jun 2014, 11:18

Eu tinha um astra millenium 2001 antes e ele ficava com a ventoinha acionada depois de desligado. Qual dos dois ta com defeito???

Avatar do usuário
Bacholsky
Organizador
Organizador
Mensagens: 277
Registrado em: 22 Abr 2013, 16:07
Nome Completo: Richard Guimarães Bacholsky
Cidade: Parnamirim
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1999/2000

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Bacholsky » 25 Jun 2014, 13:02

Bom. Pelo Visto é uma particularidade mesmo de cada sistema de cada vectra, no entanto segue o link da notícia que tinha comentado aqui no tópico: http://archives.media.gm.com/division/b ... 22003.html

Essa notícia pode ser encontrada no através do Tópico com a história dos vectras que nosso amigo Mecatrônico criou no antigo fórum e foi ressucitado aqui no Clube do Vectra: http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... ?f=17&t=71

Dê uma olhadinha amigo na questão do cebolão pois ele possui um acionamento "mecânico" e o mesmo possui um set up específico com relação à temperatura. alguns acionam em 80 e pouco, outros acionam um pouco mais acima. O Almeidão uma vez me explicou via Mp. Sendo assim conforme o pessoal falou, o calor gerado imediatamente após o desligamento do veículo acionaria o cebolão mesmo que a tendencia natural é dissipar o calor no momento que é cessada a combustão interna. Só uma sugestão, não sei nem se estou correto com relação o seu carro pois não conheço os Vectra A em mecânica. Sei que a Injeção é uma versão anterior. Pode ser tb que tenha um set up diferente.
:88:
Imagem

Rods
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 153
Registrado em: 03 Jun 2014, 10:30
Nome Completo: Rodrigo Henrique de Carvalho
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Rods » 01 Jul 2014, 16:24

Boa Tarde.

Todos os GM que tive, ao desligar a chave desliga imediatamente a ventoinha.

Abraço!

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Adriano cruz » 02 Jul 2014, 15:39

Rods escreveu:Boa Tarde.

Todos os GM que tive, ao desligar a chave desliga imediatamente a ventoinha.

Abraço!


OK ! :52:

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Adriano cruz » 02 Jul 2014, 15:41

Almeidão escreveu:
Adriano cruz escreveu:Independente de quem concorde ou discorde, ache bom ou ache ruim, ache necessário ou ache desnecessário esse sistema das ventoinhas de ficarem ligadas ou não com a chave ligada ou desligada, o importante é saber que se ficar ligada ou não, é projeto original do modelo na época em que foi fabricado e não existe a necessidade de ser modificado. Se fica ligado ou desligado é particularidade de cada modelo.


Adriano, na verdade eu também ficaia com duvidas olhando um modelo parecido ao meu, porem com atitudes diferentes e é compreensivel isto. Veja bem, o meu é um 97 e ele não pressuriza ao ligar a chave ou seja ligo a chave e não acontece nada, enquanto uns fazem o ruido da bomba pressurizando. Só que eu sei que o modelo do meu é assim mesmo então fico tranquilo, mas se eu não soubesse pensaria que isto seria um problema.

Já no caso da ventoinha funcionar depois que o carro para e quente ao desligar a chave, é normal no meu carro e não é em todos. Quanto a necessitade disto, fui bem claro acima que não sei se é valido ou não, embora confirmei que ela funcionando refrescaria alguma coisa e sem duvida nenhuma que diminuia a pressão do sistema neste momento que passa a ser crítico, porque ao parar a pressão aumenta muito junto com a temperatura.


:88:

Avatar do usuário
Anderson Seiler +
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 10 Abr 2015, 01:50
Nome Completo: Anderson Rodrigo Lima Seiler
Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por Anderson Seiler + » 12 Mai 2015, 17:21

Boa noite pessoal sou novo aqui no fórum e estou passando por um problema com meu Vectra CD 2.0 16V 97, ao desligar o carro com a ventoinha ligada a mesma permanece ligada e não desliga nunca, hoje fuo na auto elétrica e fizemos o teste desliguei o carro com a ventoinha ligada e ela permaneceu ligada, foi retirado o rele da ventoinha e colocado outro novo permaneceu ligada, foi desligado o cebolão e permaneceu ligada, se eu depois de constatar que a ventoinha permaneceu ligada ao desligar o carro eu somente virar a chave de ignição sem dar partida e desligar a ventoinha desliga, outro detalhe se tiver com a ventilação ligada e desligar o carro a ventilação permanece ligada qdo o correto seria cortar tudo. Desconfio da central da injeção ou da chave comutadora da partida, sendo que posso ligar o carro e retirar a chave da ignição o que não pode acontecer o que demonstra que o cilindro da partida já está com problemas. Alguem com um problema parecido e que possa me dar uma ajuda? Desde já agradeço.

Avatar do usuário
claudiocasilva
GL Member
GL Member
Mensagens: 81
Registrado em: 28 Mar 2015, 18:05
Nome Completo: claudio almeida da silva
Cidade: itapevi
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por claudiocasilva » 23 Mai 2015, 17:31

senhores o meu vectra gls 98 2.0 so arma a ventuinha quando esta nos 95 isso e normal?

rômulo.jesus-blaudt
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 08 Fev 2015, 20:21
Nome Completo: Romulo de Jesus Blaudt
Cidade: Nova friburgo
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2002

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por rômulo.jesus-blaudt » 13 Nov 2015, 13:04

Povo minha ventoinha não aciona com a chave no II só com o carro ligado, o que pode ser?

Avatar do usuário
ricardo.brasil
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Nov 2015, 15:05
Nome Completo: Ricardo Brasil
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada

por ricardo.brasil » 13 Nov 2015, 15:37

Ola, infelizmente não pude ler todos os comentários mas vou deixar minha opinião.
eu sei que os GMs ali de 95 até 98 ou um pouco mais tem o problema de desligar a chave desliga o módulo e desliga o ventilador, os anos mais novos eu não sei se fica ligado mas vamos a informação útil.

é bom ao parar o carro caso ele esteja com a ventoinha acionada deixe ela ficar até o final mesmo que deixe a ignição ligada um pouco, GM principalmente os que tem GNV(esquenta mais) costumam queimar a junta de cabeçote nesta situação mas demora, agora em um carro de taxista ou vendedor é batata.
abraços

diomar
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Jun 2015, 15:27
Nome Completo: diomar neves
Cidade: braganca paulista
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Ventoinha só aciona com a chave ligada - Vectra C

por diomar » 23 Dez 2015, 11:39

boa tarde galera. td bem?
to com com problema semelhante..
no meu caso de uns dias pra ca de vez enquando a ventoinha nao aciona o primeiro estagio com o carro ligado. somente com ele desligado..
ja troquei alguns reles e nada aconteceu.
cebolao, e termostatica sao novas.
oque pode ser?
desde ja muito obrigado...

48 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 132 visitantes

Bem-vindo: 17 Abr 2024, 21:08