O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblemas no comutador/cilindro/miolo de ignição - Vectra C

258 mensagens
Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Miolo Ignição Quebrado

por Arquiteto » 23 Mai 2015, 11:26

bem vindo takugian ...

usando a pesquisa vc encontra estas informações em tópicos com este assunto

:88:

carlosrocha
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jan 2015, 14:40
Nome Completo: Carlos Jose de Freitas Rocha
Cidade: Vassouras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Problemas Miolo chave ignição

por carlosrocha » 26 Mai 2015, 10:57

Sobre o peso da chave, não sei se acostumei ou se já com o uso deu uma melhorada, mas até o estágio 1 é bem pesado, depois vai de boa. No resto tudo funciona, a única coisa estranha é mesmo o fato do click não acontecer mais ao retirar a chave e somente quando desligo pra posição inicial. Queria saber dos amigos como funcionam os de quem já teve problemas e inclusive quem nunca teve!.

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas Miolo chave ignição

por Arquiteto » 26 Mai 2015, 11:57

esta questão do som , talvez seja apenas a configuração do apárelho

que tenha sido alterada por terem talvez desligado a bateria ...

:47:

de uma lida no manual do som ... tem duas possibilidades

uma que o som liga mesmo com o carro a chave desligada e outra não ...

:88:

carlosrocha
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 12 Jan 2015, 14:40
Nome Completo: Carlos Jose de Freitas Rocha
Cidade: Vassouras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Problemas no tambor de ignição

por carlosrocha » 26 Mai 2015, 15:29

Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok

takugian
Member
Member
Mensagens: 8
Registrado em: 17 Fev 2015, 16:07
Nome Completo: Gianluca Lopes Silva
Cidade: Ipatinga
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Miolo Ignição Quebrado

por takugian » 01 Jun 2015, 14:06

Boa tarde.

Primeiramente, desculpem a demora para responder.

Tive que fazer uma cirurgia e fiquei alguns dias internado.

Sobre o meu Vectra, na verdade, consegui solucionar o problema hoje mais cedo.

A causa era uma rosquinha que o cilindro faz contato. Ela estava muito desgastada.

O valor da peça mais a MO saiu por R$ 170,00 reais.

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Miolo Ignição Quebrado

por Alcir Andreoni » 01 Jun 2015, 14:47

takugian escreveu:Boa tarde.

Primeiramente, desculpem a demora para responder.

Tive que fazer uma cirurgia e fiquei alguns dias internado.

Sobre o meu Vectra, na verdade, consegui solucionar o problema hoje mais cedo.

A causa era uma rosquinha que o cilindro faz contato. Ela estava muito desgastada.

O valor da peça mais a MO saiu por R$ 170,00 reais.

Que bom!

Saúde do dono e do carro em ordem! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
kleytondavila
Member
Member
Mensagens: 16
Registrado em: 17 Set 2014, 14:52
Nome Completo: Kleyton L I D'avila
Cidade: Florianópolis
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Problemas no tambor de ignição

por kleytondavila » 02 Jun 2015, 08:32

carlosrocha escreveu:Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok


Carlos, o meu deu um problema parecido com o seu.

No meu caso o problema apresentado era que ao retirar a chave não fazia o "clic" que destrava as portas e desliga a parte eletrônica do carro, inclusive o DVD que está no pós-chave.

No meu caso o problema ocorreu no Suporte da ignição, aquela pontinha(que parece um pistão) fica encaixada em duas linguetas, uma delas se quebrou. Dessa forma essa pontinha que aciona o comutador ficava travando, não permitindo o tal "clic".

No meu caso também notei uma diferença, quando desliga o carro ele faz tudo da mesma forma de antigamente. Tirando a chave ele dá o clic, destrava as portas e desliga o som.

Ocorre que, se eu desligar e deixar a chave na ignição, claro ele não destrava e o som permanece ligado, só que se eu voltar a chave um pouquinho em sentido horário, como se fosse ligar o carro, ele também faz um clic, destravando as portas e desligando o som, MESMO SEM TIRAR A CHAVE DO TAMBOR.

Também achei curioso isso, pois ele não tinha essa função de voltar um pouquinho e dar o clic antes. Desde que não quebre mais não me incomodo com isso hehehe

Eu postei as fotos lá no FACE. Tá aqui o link do post de lá:

https://www.facebook.com/groups/clubedo ... t_approved

Falconeri
Member
Member
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Jul 2014, 16:05
Nome Completo: J. A. Falconeri
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Problemas no tambor de ignição

por Falconeri » 21 Jun 2015, 13:37

O primeiro problema que resolvi do meu Elegance 2011, foi exatamente este. Ou seja, a troca do comutador da ignição. Quando se tirava a chave da ignição, mesmo com a porta fechada, aquele alarme"infeliz" ficava tocando. Por indicação do meu mecânico, levei o carro na RM Chaveiro que fica na av. ministro Ari Franco, 109 lj "L" tel: 24194429, no calçadão de Bangu, mais precisamente, dentro da galeria Matilde que fica e/f ao supermercado Guanabara. Chegando lá, fui atendido pelo sr. Paulinho (proprietário - cel: 7842-5674 - ID: 32*16822) que com toda atenção avaliou o problema e diagnosticou o Comutador como causa. Alerto que não é um serviço barato, principalmente levando-se em conta a mão de obra (tem que desmontar todo o conjunto da coluna de direção/vide fotos). Em julho do ano passado, paguei R$450,00 pelo serviço (peça + mão de obra). Este valor pode ser parcelado no cartão de crédito. Fiquei muito satisfeito com o resultado do serviço,

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Falconeri - RJ/RJ

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas no tambor de ignição

por othonissa » 30 Ago 2015, 07:48

carlosrocha escreveu:Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok

Po to com um problema parecido.
Meu e um vectra elegance automatico 06 e eu consigo ligar ele normal mas o som nao liga e as portas nao travão automaticas depois de 20 km/h e quando retiro a chave ele nao faz o tec, seria o miolo ou o comutador ou a trava o problema ?

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Problemas com a ignição

por othonissa » 30 Ago 2015, 08:08

Bom dia pessoal, ja to a 2 semanas pesquizando aqui e nai acho nada apenas problemas similares.

Meu problema e que ligo o carro normalmente a chave volta mas nao conaigo ligar o radio e a função se trava automatica das portas depois de 20km/h nao funciona, quando retiro a chave com o carro desligado ele nao faz o barulho de clik.
Andei vendo ai e o pessoal fala q da mt prob o miolo e o comutador sera q e isso?
Obrigado a todos

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas no tambor de ignição

por Arquiteto » 30 Ago 2015, 08:33

blz ... acho bem provavel ...

pelo ano do seu carro eu comprava e mandava trocar preventivamente o comutador ...

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas no tambor de ignição

por Arquiteto » 30 Ago 2015, 08:40

kleytondavila escreveu:
carlosrocha escreveu:Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok


Carlos, o meu deu um problema parecido com o seu.

No meu caso o problema apresentado era que ao retirar a chave não fazia o "clic" que destrava as portas e desliga a parte eletrônica do carro, inclusive o DVD que está no pós-chave.

No meu caso o problema ocorreu no Suporte da ignição, aquela pontinha(que parece um pistão) fica encaixada em duas linguetas, uma delas se quebrou. Dessa forma essa pontinha que aciona o comutador ficava travando, não permitindo o tal "clic".

No meu caso também notei uma diferença, quando desliga o carro ele faz tudo da mesma forma de antigamente. Tirando a chave ele dá o clic, destrava as portas e desliga o som.

Ocorre que, se eu desligar e deixar a chave na ignição, claro ele não destrava e o som permanece ligado, só que se eu voltar a chave um pouquinho em sentido horário, como se fosse ligar o carro, ele também faz um clic, destravando as portas e desligando o som, MESMO SEM TIRAR A CHAVE DO TAMBOR.

Também achei curioso isso, pois ele não tinha essa função de voltar um pouquinho e dar o clic antes. Desde que não quebre mais não me incomodo com isso hehehe

Eu postei as fotos lá no FACE. Tá aqui o link do post de lá:

https://www.facebook.com/groups/clubedo ... t_approved



ueh ... ai ... bem na linha do seu problema ...

:47:

othonissa
Member
Member
Mensagens: 14
Registrado em: 12 Jul 2014, 23:08
Nome Completo: othon neves cordeiro issa marins
Cidade: campos dos goytacazes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas no tambor de ignição

por othonissa » 30 Ago 2015, 08:47

Arquiteto escreveu:
kleytondavila escreveu:
carlosrocha escreveu:Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok


Carlos, o meu deu um problema parecido com o seu.

No meu caso o problema apresentado era que ao retirar a chave não fazia o "clic" que destrava as portas e desliga a parte eletrônica do carro, inclusive o DVD que está no pós-chave.

No meu caso o problema ocorreu no Suporte da ignição, aquela pontinha(que parece um pistão) fica encaixada em duas linguetas, uma delas se quebrou. Dessa forma essa pontinha que aciona o comutador ficava travando, não permitindo o tal "clic".

No meu caso também notei uma diferença, quando desliga o carro ele faz tudo da mesma forma de antigamente. Tirando a chave ele dá o clic, destrava as portas e desliga o som.

Ocorre que, se eu desligar e deixar a chave na ignição, claro ele não destrava e o som permanece ligado, só que se eu voltar a chave um pouquinho em sentido horário, como se fosse ligar o carro, ele também faz um clic, destravando as portas e desligando o som, MESMO SEM TIRAR A CHAVE DO TAMBOR.

Também achei curioso isso, pois ele não tinha essa função de voltar um pouquinho e dar o clic antes. Desde que não quebre mais não me incomodo com isso hehehe

Eu postei as fotos lá no FACE. Tá aqui o link do post de lá:

https://www.facebook.com/groups/clubedo ... t_approved



ueh ... ai ... bem na linha do seu problema ...

:47:

Entao li esse topico sao problemas na mesma linha de pensamento e vou conferir amanha isso pois hj vo nessesita do Carro mas amanha de manha vo ver isso

Enviado de meu LG-D337 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Problemas Miolo chave ignição

por Arquiteto » 30 Ago 2015, 08:56

carlosrocha escreveu:Bom dia..

O som agora liga quando a chave é acionada no primeiro estágio, e quando eu deixo a chave na posição desligado, antigamente o som continuava ligado e o carro travado ainda somente destravava e desligava o som quando a chave era retirada do contato e fazia o barulho "tek", mas agora ao zerar a posição desligado o miolo já faz o "tek" e destrava as portas. Realmente não tem problema nenhum nisso e estou até satisfeito,
mas queria entender porque ficou diferente agora,
Senhores deculpem o texto pois é o primeiro post de fato.

Abs aos amigos do clube!

Carlos


carlosrocha escreveu:Pois bem amigo, então... conforme a troca do suporte de ignição o som voltou a funcionar perfeitamente. Na verdade não sei oque influenciou no pós chave, pois as travas também tinham parado de funcionar quando desligava/retirava a chave do contato.
Agora o som e a trava estão devidamente ok



ainda que atrasado ... ha uma contradição nos seus relatos né ... vc fala que "voltou a funcionar perfeitamente"

mas antes reclamou que o som não fica mais ligado ...

apesar de vc não ter dado credito, pode ser a configuração do som ... da um olhada no manual do som

a opção de desligar junto com o carro deve estar ativada

:76:

rjiglezi
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 13 Ago 2015, 10:42
Nome Completo: Rogerio
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Ignição travada antes da meia chave - Vectra C

por rjiglezi » 11 Set 2015, 08:20

Galera, não achei nada aqui desde ontem a noite, pesquisei bastante e nada do que achei é semelhante ao que acontece comigo.

Peguei meu Vectra na terça-feira, dia 08/09. Quando fui buscá-lo, percebi que a chave era meio dura para girar. O vendedor me disse que isso é normal do Vectra, que é por causa da trava do volante e tal. :7: Fiquei meio pensativo sobre isso, mas a ansiedade de ter o primeiro Vectra me fez esquecer.

Ontem a noite, ao tentar dar partida para sair, a chave não gira mais. Ela roda um pouco, destrava o volante mas não chega nem no ponto 1 da ignição. Ela volta normal, sai a chave normal, o carro não fica como se tivesse com a chave na ignição, mas ao colocar a chave e tentar girar pra dar partida, ela não chega nem no 1.

Na minha raiva, cheguei a forçar tanto que desmontou o alarme da chave. Tentei com a chave reserva e deu na mesma, o que me faz pensar que o problema não é a chave.

Já acionei o seguro e se tiver algum custo, vou colocar no vendedor do carro. Mas antes que venha o orçamento, queria saber de vocês o que pode ser, pra não passar por besta depois.

Alguém tem alguma ideia?

Vectra Elegance 2.0 8v 10/10. (em breve atualizo minha garagem com fotos dele).
Em pensamento, sempre AGL...

Vectra Elegance 2.0 8v Automático 2010/10 - Black! + alguns mimos do ELITE

Garagem aqui: viewtopic.php?f=70&t=11175

bruno.lima
Member
Member
Mensagens: 24
Registrado em: 27 Ago 2015, 20:14
Nome Completo: Bruno de Avila Lima
Cidade: POCOS DE CALDAS
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Ignição travada antes da meia chave

por bruno.lima » 11 Set 2015, 09:42

Bom dia,

Pelo que andei lendo antes de comprar o meu, o miolo da chave costuma apresentar problemas.

O meu acredito que em breve vai acontecer o mesmo, pois noto em alguns momentos uma rigidez ao tentar dar a partida.

Vou acompanhar o tópico pra já ir me prevenindo.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ignição travada antes da meia chave

por Almeidão » 13 Set 2015, 16:43

não achou? Bem, coloque óleo de motor na chave, uma gotinha e coloque ela no lugar e vai amaciando ele. Não coloque outra coisa, nem pensar em grafite
Imagem

rjiglezi
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 13 Ago 2015, 10:42
Nome Completo: Rogerio
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2010/2010

Re: Ignição travada antes da meia chave

por rjiglezi » 13 Set 2015, 18:05

Almeidão escreveu:não achou? Bem, coloque óleo de motor na chave, uma gotinha e coloque ela no lugar e vai amaciando ele. Não coloque outra coisa, nem pensar em grafite


Então, antes de ler sua mensagem (sexta-feira ainda), coloquei grafite e ai ferrou com o resto. O jeito foi oficina mesmo... o mecânico desmontou todo o volante e air-bag e tal, levou a parte toda da ignição pro chaveiro e ele consertou. Não sei quanto ficou certinho porque o vendedor do carro disse que ia arcar com o custo (comprei o carro dia 8, na terça-feira), mas pelo que o mecânico disse, ia ficar em torno de 200 reais pra arrumar.

Ontem já busquei o carro e está novinho em folha. Chave quase que desliza pra partida, sem problema nenhum.
Em pensamento, sempre AGL...

Vectra Elegance 2.0 8v Automático 2010/10 - Black! + alguns mimos do ELITE

Garagem aqui: viewtopic.php?f=70&t=11175

Vitor Fuzileiro
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 13 Set 2015, 19:05
Nome Completo: Vitor Alves de Almeida
Cidade: Mendes
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Ignição travada antes da meia chave

por Vitor Fuzileiro » 13 Set 2015, 20:41

Rapaziada sou novo no fórum, bem feliem poder ajudar nessa cara quando comprei meu vectra gt-x a chave travou n girava, então eis que depois de pesquisar muito n lembro onde, descobri que é so dar uns tapas na caranagem de plástico abaixo da ignição, fica com pena do vecão não, da uns tapas meia força que ela volta a funcionar. Espero ter ajudad

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8356
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Ignição travada antes da meia chave

por Almeidão » 14 Set 2015, 08:31

Vitor Fuzileiro escreveu:Rapaziada sou novo no fórum, bem feliem poder ajudar nessa cara quando comprei meu vectra gt-x a chave travou n girava, então eis que depois de pesquisar muito n lembro onde, descobri que é so dar uns tapas na caranagem de plástico abaixo da ignição, fica com pena do vecão não, da uns tapas meia força que ela volta a funcionar. Espero ter ajudad


Amigo, algumas porradinhas em algumas peças alivia para sair da estrada mas não acerta o problema, ali é óleo mesmo se colocar óleo na chave, uma gotinha e é óleo de motor, nada de WD e fizer uma ou duas vez ao ano não terão este problema mais e parece que o problema do nosso amigo foi que já tinham colocado grafite e ao colocar mais entupiu tudo, inclusive a trava que tem um movimento longo dentro da ignição.

Bem, é uma coisa simples, barata e não é rotina longa, basta seguir o que comento e não terão problemas.
Imagem

258 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 152 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 06:48