O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra C[Adaptação] Freio a Disco Traseiro - Vectra C

88 mensagens
Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

[Adaptação] Freio a Disco Traseiro - Vectra C

por Pedro Josino » 06 Mai 2014, 00:46

Pessoal,

Meu Vectra não veio originalmente com sistema de freios com disco traseiro, mas com sistema de tambor.

Salve engano, o sistema de disco traseiro era uma exclusividade nos carros com ABS. Quando adquiri meu carro, há quase 6 anos atrás, esse sistema era tido mais como um luxo, que como uma segurança, pelo menos nessas terras tupiniquins, apesar que muitos ainda consideram, ou sequer sabe para que serve.

Minha namorada tem um Ka 08/09 1.0 todo original e no final de semana passado tive a oportunidade de andar em um igual ao dela, mas com sistema de freio a disco traseiro adaptado e a diferença na freiagem era brutal. Nenhuma versão do Ka possui ABS, então a melhoria era de fato, pelo freio traseiro, pois os dianteiros são originais.

Como não pretendo vender o Vectra, vai ser um carro de estimação, pensei na possibilidade de adaptar um sistema de freio a disco na traseira. Porque adaptar? Acho que pelo fato do meu carro não ter ABS, haverá necessidade de adaptar algo. Existe o facilitador que é pinças originais, entre outras peças.

Alguém com conhecimento em mecânica, sabe como o sistema pode ser alterado? Quais peças precisam ser exatamente substituídas? Vou andar em oficinas especializadas em freio e ver a opinião dos mexânicos, mas quero utilizar tudo genuíno, exceto discos e pastilhas.

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Last_Warrior » 08 Mai 2014, 23:39

O disco traseiro era opcional no GLS independente do ABS, se não me engano... Tanto é que tem muitos carros com disco traseiro e sem ABS.

Mas te digo que neste caso não é isso que fará a diferença. Se você está sentindo o freio ruim, investe no dianteiro, ele é o maior responsável ainda mais no Vectra que tem a traseira leve.

Coloca uns discos Fremax, Ate ou MDS e pastilha Bendix HP, Frasle e veja a diferença.
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

Avatar do usuário
juninho roque
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 224
Registrado em: 15 Mai 2013, 20:46
Nome Completo: albert flits junior nogueira roque
Cidade: franca
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por juninho roque » 08 Mai 2014, 23:59

pelo menos no vectra b é plug and play. eu fiz essa mudança no meu antigo vectra 98 gls, sem abs, e pra ser sincero não senti muita diferença não. mas para a estética do carro é um up bem interessante, na minha opinião.

Avatar do usuário
Janderson
Ouvidoria
Mensagens: 1175
Registrado em: 07 Abr 2013, 00:06
Nome Completo: Janderson von Neumann
Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Janderson » 09 Mai 2014, 00:40

Pedro, na linha GM há a possibilidade de instalar discos na traseira tendo ou não ABS, com 4 ou 5 furos, tudo plug-and-play, sem stress, por isso que acho a linha Vectra/Astra e demais GMs bem versáteis para customizar, já ví gente instalar disco na traseira até de Corsa, Meriva, etc...bem prático isso.

Tive um Astra Sedan GLS 2.0 16V, roda 5 furos, comprado zero km. com discos na traseira, e não tinha ABS, então tudo é possível, só garimpar bem as peças e dar uma futricada no CEP GM para tirar uma ou outra dúvida e partir pro abraço.

Discordo de quem não nota muita diferença nos discos traseiros, há diferença (não gritante) sim, o disco é superior ao tambor pelo fato de haver melhor troca de calor numa frenagem mais forte (tambor esquenta muito as lonas diminuindo a eficiência) , mais facilidade de manutenção, melhor equilibrio dinâmico nas frenagens , etc...

Abração
Janderson
Vectra CD 2.2 16v manual 99 Branco Mahler(top-teto e couro) Saudades!!!
Vectra CD 2.2 16v Auto 2004 Branco Mahler(top)
Vectra Elegance 2.0 8v Flex manual 2008 Cinza Bluet pacote PDW
Vectra Elite NE 2.0 8v Flex Auto 2010 Prata Polaris(top o + novo do Br)

Imagem

Pedro Josino
ELEGANCE member
ELEGANCE member
Mensagens: 1151
Registrado em: 17 Abr 2013, 18:29
Nome Completo: Pedro Josino
Cidade: Natal
Estado: Rio Grande do Norte
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Pedro Josino » 12 Mai 2014, 04:57

Na verdade o sistema de freios está bom, troquei os discos e pastilhas tem 5mil km. Discos Fremax e Pastilhas Fras-le Ceramax. Quero um up mesmo! Vou dar uma pesquisada, ser for plug & play vai ser uma maravilha!

Ives
GLS member
GLS member
Mensagens: 590
Registrado em: 06 Abr 2013, 09:34
Nome Completo: Ives Rafael Ballock
Cidade: Jaraguá do Sul
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Ives » 12 Mai 2014, 05:43

Tbem ja cogitei essa alteracao.....pelo q mecanico falou eh plug & play....so q tem q trocar td, desde cubo ate o freio a disco....

E tem q se acostumar c a diferenca do freio de mao....no tambor vc puxa e ja trava, e no a disco ele corre um pouquinho antes de travar....so questao de se acostumar no inicio, p nao dar tranco mto forte, soltar o freio devagar ate assentar
Imagem

Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

[Adaptação] Freio a Disco Traseiro - Vectra C

por Adriano cruz » 12 Mai 2014, 08:05

Esteticamente é mais bonito, isso se as rodas destacarem, vai facilitar a manutenção e frenagem. Se quer mudar, vai de boa, o importante é que seu vectra tenha a maior segurança possível. Mas cuidado na adaptação pra não causar acidentes.
Editado pela última vez por Ju_Bueno em 28 Mar 2017, 15:48, em um total de 2 vezes.
Razão: Remoção de citação

Avatar do usuário
Ricardo Pinto
Organizador
Organizador
Mensagens: 1093
Registrado em: 07 Abr 2013, 13:46
Nome Completo: Ricardo Ferreira Pinto
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GSi 2.0 16V (modelo antigo)
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Ricardo Pinto » 12 Mai 2014, 10:48

Bom ja discutimos muito isto no passado.

Disco nas 4 muda sim a resposta do carro e muito viu...

quanto a instalação é plug&Play ? Ate é mas a questão onde achar as peças todas

Nosso consultor de Sampa deu uma esplanada sobre isto em um encontro passado e o que ficou claro é que para não ter dor de cabeça o ideal era trazer toda a suspensão de um doador, de preferencia PT :)

ai sim se torna plug&Play... desce a sua suspensão traseira toda e sobe a do doador...

Depois de fazer toda tratativa de trocar o fluido, ver discos e pastilhas e andar e testar ate chegar na regulagem ideal...

Se não for assim ai é Plug&Pray , o bicho pode pegar na instalação...

No proximo encontro vejo se ele conseguiu alguma solução pratica, ja que tem mais gente querendo esta adaptação

[ ]´s

eidimatuo
GL Member
GL Member
Mensagens: 108
Registrado em: 20 Out 2014, 15:20
Nome Completo: Thiago Eidi Matuo
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1998/1999

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por eidimatuo » 15 Jan 2015, 09:31

Galera, alguma novidade sobre este tópico?

Também quero realizar esta mudança no meu carro... Mas é necessário trocar a suspensão mesmo? '-' não teria algo mais prático como apenas trocar os cabos, comprar o disco e fazer a instalação?
Eu também pensei em colocar o sistema ABS do Vectra mesmo, encontrar algum por ae e tentar instalar, é possível? Eu sei que sai caro, mas como também tenho o carro de estimação, não me importo de ir investindo com o tempo xD.

Davidsouzmr
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 167
Registrado em: 01 Nov 2014, 19:29
Nome Completo: David Souza de Moura
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1995/1995

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Davidsouzmr » 23 Mar 2015, 14:40

E ai pessoal? alguém tem mais informações, falei com um mecânico hoje que me disse que não fazia o serviço mas me recomendou um que faria... Esse segundo me disse que pra fazer essa adaptação talvez eu tivesse que trazer todo o eixo traseiro de um Vectra que tivesse freio a disco, pois ele disse que era provável que no do meu não tivesse o suporte para as pinças. Queria saber de quem fez a adaptação, isso foi realmente necessário?

ivan.christian
GL Member
GL Member
Mensagens: 75
Registrado em: 21 Jul 2014, 14:35
Nome Completo: ivan christian tonini
Cidade: Sao bernardo do campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2006

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por ivan.christian » 29 Mar 2015, 13:48

Eu fiz no meu faz 2 anos, eu mesmo fiz e nao sou mecanico... Tirei o meu tambor e coloquei o disco, so dobrei o cano de metal de fluido, para a nova posição e ja era... E adaptei a conexao do freio de mão...

Antes = O carro é outro, em uma velocidade baixa, eu freava com tudo e o carro travava a frente e derrapava.
Agora = Em uma velocidade baixa, agora eu sento o pé ele freia com tudo e não derrapa...como antes... No seco então... ficou 50% melhor...

Abraços...
Ivan Tonini

Vectra Xpression-Elite


Imagem

Leandro Carreteiro
Member
Member
Mensagens: 33
Registrado em: 04 Fev 2015, 13:13
Nome Completo: Leandro Moreira
Cidade: rio das ostras
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GL 2.2 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Leandro Carreteiro » 29 Mar 2015, 15:07

To pensando em por tbm no meu 2.2 ele tem muita potencia pra ter tambor na traseira, um erro da gm era pra vir com discos na traseira de série!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Almeidão » 30 Mar 2015, 12:27

Olha este tópico aqui que eu fiz que voce poderão tiurar várias conclusões, o meu é um B e é a mesma coisa, a unica diferença de um para outro é que o Vectra B tem a alavanca do freio de mão na parte debaixo, enquanto o Verctra C tem na parte de cima. Muito fácil mesmo de adaptar um no outro, no tópicop tem várias fotos e até uma com ele desmontado no chão.

No meu eu troquei o caninho de freio lá de trás que era curto, nada mais foi necessário. Acima o Ivan disse que usou o mesmo caninho.

viewtopic.php?f=49&t=1388
Imagem

crisfav
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Ago 2014, 10:58
Nome Completo: cristiano dias
Cidade: rio de janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por crisfav » 03 Set 2015, 10:23

BOA TARDE AMIGOS DO VECTRA CLUBE. ALGUÉM PODERIA INFORMAR QUAIS PEÇAS SÃO PRECISO PARA COLOCAR FREIOS AS DISCO NA TRASEIRA DO VECTRA 98. PRETENDO RETIRAR O DE TAMBOR E COLOCAR A DISCO . POIS ACHO MAIS EFICAZ !

Avatar do usuário
Rferreira
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 07 Set 2015, 10:48
Nome Completo: Ricardo Ferreira
Cidade: Paulinia
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Freio a disco traseiro vectra 2009

por Rferreira » 07 Set 2015, 15:48

Boa tarde pessoal, sou novo aqui no clube, gostaria de instalar o kit freio a disco traseiro no meu vectra que não possui ABS. Ouvi dizer q é muito fácil , só remover o tambor e colocar o disco com algumas adaptações na mangueira de fluido e freio de mao, não sendo necessário trocar cubos. Alguém que já realizou esse procedimento ou conhece quem fez pode me ajudar respondendo se de fato o procedimento é assim tão simples ?
Rferreira
Vectra expression 2009
Aro 17
Xenon milha 8000 k
Xenon farol 8000 k

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Freio a disco traseiro vectra 2009

por Almeidão » 09 Set 2015, 15:56

Rferreira escreveu:Boa tarde pessoal, sou novo aqui no clube, gostaria de instalar o kit freio a disco traseiro no meu vectra que não possui ABS. Ouvi dizer q é muito fácil , só remover o tambor e colocar o disco com algumas adaptações na mangueira de fluido e freio de mao, não sendo necessário trocar cubos. Alguém que já realizou esse procedimento ou conhece quem fez pode me ajudar respondendo se de fato o procedimento é assim tão simples ?


Olha este tópico abaixo, é igual ao seu, somente o freio de mão que é ao contrário, tipo o meu que é B fica em baixo e o seu que é C, fica em cima. Realmente é muito fácil mas requer experiencia mecanica e algumas boas ferramentas. Bem, quando eu falo fácil, precisa levar em conta que não acho nada difícil mexer nos Vectras.

viewtopic.php?f=49&t=1388
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro

por Almeidão » 09 Set 2015, 16:07

crisfav escreveu:BOA TARDE AMIGOS DO VECTRA CLUBE. ALGUÉM PODERIA INFORMAR QUAIS PEÇAS SÃO PRECISO PARA COLOCAR FREIOS AS DISCO NA TRASEIRA DO VECTRA 98. PRETENDO RETIRAR O DE TAMBOR E COLOCAR A DISCO . POIS ACHO MAIS EFICAZ !


Voce olhou este tópico abaixo o qual já informei? Eu achei muito fácil e o que muda para o seu carro além dos discos e pinça é o caninho que pega na pinça que é maior. Olhando estas fotos do tópico você pode comparar no seu. Usando uma rampa e um macaco eu gastei 40 minutos para trocar os dois lados.

Além de ficar bom ou esteticamente mais bonito, ainda tem a facilidade de saber se tem que trocar a pastilha ou não e mais que isto a facilidade de trocar uma pastilha é infinitamente mais fácil que uma lona. A unica desvantagem do freio a disco é se você quiser testar ele e colocar o dedo quando quente klakakkakkakkakkaka


viewtopic.php?f=49&t=1388
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: [Adaptação] Freio a Disco Traseiro - Vectra C

por Thiago Menezes » 16 Nov 2015, 12:45

Tópico fundido por se tratar do mesmo assunto.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

paulo_araujo
Member
Member
Mensagens: 19
Registrado em: 01 Ago 2016, 18:06
Nome Completo: Paulo henrique de Araujo
Cidade: Sorocaba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Troca do freio a tambor por freio a disco na traseira(enfim colocado ) - Vectra C

por paulo_araujo » 18 Out 2016, 17:34

e ai pessoal blz,gostaria de tirar algumas informações ,estava querendo colocar freio a disco nas rodas traseiras do elegance 2006 ,alguém já fez isso ? é possível ? :9: s
se alguém puder dar umas dicas ou ideias sera muito bem vindas valew!!! :102:
Editado pela última vez por paulo_araujo em 16 Nov 2016, 19:28, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
mvmsodre
Organizador
Organizador
Mensagens: 440
Registrado em: 24 Abr 2014, 16:53
Nome Completo: Marcos Vinicio M. Sodré
Cidade: Leiria
Estado: Exterior
País: Portugal
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2004/2004

troca do freio a tambor por freio a disco na traseira

por mvmsodre » 19 Out 2016, 06:45

Brother sei que é possível no VB por que tem tutorial aqui no clube. Então deve ter como parar o VC também.

http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=49&t=14216&p=167991&hilit=Freio+a+Disco+traseiro#p167991
Vectra CD 1997 Top Full
Imagem
Conheça minha Garagem: http://www.clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=14255

88 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 178 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 14:15