O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CVálvula Termostática a importância dessa peça

32 mensagens
  • 1
  • 2
FBorges
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2014, 09:00
Nome Completo: Francisco Pereira Borges Filho
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 19 Mai 2014, 08:44

Tenho visto que a Galera não dá muito importância a essa peça simples,mas que tem um valor extremo ao motor e vida útil da sua NAVE, a retirada da VÁLVULA ou furos para facilitar a passagem de água,é uma pratica muito usada e prejudicial,como a maioria da galera tb não sou mecânico, mas leio algumas matérias na internet, e já fui em algumas palestras no SENAI-RJ sobre mecânica, e por sorte tinha um cara que explicou sobre VÁLVULAS TERMOSTÁTICAS,e foi de grande valor, a falta ou mau funcionamento dessa peça implica em até desgaste prematuro no motor!

por favor assistam a esses videos !!!

https://www.youtube.com/watch?v=ya-yUYJ ... gXlOfd5eDQ

https://www.youtube.com/watch?v=N15ISMhoC-U

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 19 Mai 2014, 13:34

Amigo eu não vi seu filme não, porque aqui não consigo ver. Mas vou na minha experiencia e no que tenho para mostrar e o que mostro para ti é um carro 97 com motor 2001 perfeito e sabe porque ele é 2001? porque o idiota do outro dono não cuidou do arrefecimento dele e a temperatura não saía dos 97. Isto representa 103 a 105º na agua, ele nunca tinha passado do vermelho no painel e mesmo assim ferrou o cabeçote, ou seja onde a agua passa está bem mais que isto. Eu não vou pela termostáica somente, o motor é um conjunto e com certeza aguenta alta temperatura. A pergunta é. O que é alta para ti? Voce já viu um motor novo como ele marca no painel? Voce acha que ele ficando velho ele tem que marcar mais?.

Não é assim não amigo, procure qualquer carro novo e verás, temperatura é baixissima no painel e se colocar uma destas que voce comentou acima ele ficará acima de 90 e não é assim que ele sai de fábrica e muitos deles ficam assim por causa de mecanicos mal informados e juntando com vendedor pior ainda, saem colocando qualquer coisa.

Um motor rodando direto entre 95 a 97 no painel, não fica um piostão redondo e quem sonha ter um motor com 500 mil rodado pode esquecer, não passa de 150 mil.

Sobre abrir a Termostática, eu não disse que era para abrir ou furar, disse que seria uma leve proteção caso ela venha a agarrar, não que seria evitado o problema, seria somente amenizado e voce viu o video e percebeu que ela não está zero fechada e imediatamente 100% aberta, ela vai de vagar. Esta abertura que eu fiz não é maior que 8 mm, insignificante para esta economia que muitos buscam.

Fiz na minha e faço desde antes de ter este Vectra que já comprei bichado e farei em qualquer outro carro meu para o futuro.

Voce não tem ideia no que está falando sobre uma termostática com 92º em um carro gasolina, voce não imagina o estrago que ela pode fazer e muitos ai participam disto sem saber o que estão falando ou participando, é igual a um SAC de uma TV, voce liga e alguem te instrui lendo o que está no manual, ora bolas, o que está escrito ali não precisa eu já sei.
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 08:34

Eu assisti os vídeos e fiquei bem na minha e pensei, logo logo o Almeidão vai passar por aqui :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 20 Mai 2014, 12:49

thiago.onacto escreveu:Eu assisti os vídeos e fiquei bem na minha e pensei, logo logo o Almeidão vai passar por aqui :47:


Thiago, sempre dou um exemplo bem prático sobre temperatura e uso como o exemplo o Colesterol. Estes tipos de exemplos são dados pela bíblia e cabe a nós ser inteligente o suficiente para separar o certo do errado. Igual aquela velha história que é mais fácil um camelo passar em um buraco de uma agulha do que que um rico ir para o céu. Todos ouvem esta história e ja imagina o camelão tentando passar lá na agulha. Bem eu logo fiquei curioso e procurei saber porque um camelo e não um cachorro ou um leão ou um cavalo ou até mesmo uma vaca para não ser tão machista. Bem, ai eu descobrir que o camelo com que a biblia quer informar é uma corda grossa tipo 10 a 15 cm de diametro usada nos navios antigo. Ai eu entendi o motivo de ser camelo e não um cavalo é que na agulha passa uma linha e é mais fácil passar uma corda no burado de uma agulha que um rico e bla, bla, bla.

O exemplo que sempre faço é este. O colesterol ruim vai até 200, então eu com 195 estou dentro da faixa normal e morro de rir do médico, só que quem tá com 160 pode comer coração de galinha a rolé, eu não. Nem posso pensar nisto e nem posso pensar no queijo que tanto gosto (Na verdade morro de rir mas estou ferrado, e é assim que muitos se enganam com os carros)

A temperatura de um carro é assim, 82 é o normal e ela vai até 90 e volta lá para os 82. Não quer dizer que voce em 93 estaria anormal, só que em 93 está ferrando todas as mangueira, caixa do radiador que é um plastico, retentores das válvulas, altera o poder de lubrificação e os pistões vão olvalizando. Melhor explicando, deixa de ser redondo.

Bem, isto muda para um carro de competião que trabalha bem mais quente, mas não para economizar é que trabalha em alto giro. Só que o motor dele roda no máximo 5 mil km e o meu não é de competição.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 20 Mai 2014, 13:07

Almeidão escreveu:
thiago.onacto escreveu:Eu assisti os vídeos e fiquei bem na minha e pensei, logo logo o Almeidão vai passar por aqui :47:


Thiago, sempre dou um exemplo bem prático sobre temperatura e uso como o exemplo o Colesterol. Estes tipos de exemplos são dados pela bíblia e cabe a nós ser inteligente o suficiente para separar o certo do errado. Igual aquela velha história que é mais fácil um camelo passar em um buraco de uma agulha do que que um rico ir para o céu. Todos ouvem esta história e ja imagina o camelão tentando passar lá na agulha. Bem eu logo fiquei curioso e procurei saber porque um camelo e não um cachorro ou um leão ou um cavalo ou até mesmo uma vaca para não ser tão machista. Bem, ai eu descobrir que o camelo com que a biblia quer informar é uma corda grossa tipo 10 a 15 cm de diametro usada nos navios antigo. Ai eu entendi o motivo de ser camelo e não um cavalo é que na agulha passa uma linha e é mais fácil passar uma corda no burado de uma agulha que um rico e bla, bla, bla.

O exemplo que sempre faço é este. O colesterol ruim vai até 200, então eu com 195 estou dentro da faixa normal e morro de rir do médico, só que quem tá com 160 pode comer coração de galinha a rolé, eu não. Nem posso pensar nisto e nem posso pensar no queijo que tanto gosto (Na verdade morro de rir mas estou ferrado, e é assim que muitos se enganam com os carros)

A temperatura de um carro é assim, 82 é o normal e ela vai até 90 e volta lá para os 82. Não quer dizer que voce em 93 estaria anormal, só que em 93 está ferrando todas as mangueira, caixa do radiador que é um plastico, retentores das válvulas, altera o poder de lubrificação e os pistões vão olvalizando. Melhor explicando, deixa de ser redondo.

Bem, isto muda para um carro de competião que trabalha bem mais quente, mas não para economizar é que trabalha em alto giro. Só que o motor dele roda no máximo 5 mil km e o meu não é de competição.

Sds


Compreendido meu amigo e assino em baixo, afinal de contas você foi e continua sendo meu professor sobre Sistema de Arrefecimento no geral :88:

Depois que compreendi mais sobre o sistema como um todo e percebi o que é bom e o que é ruim acabei ficando mais criterioso para falar sobre esse tipo de assunto. Aqui na sala mesmo onde trabalho, um amigo a um tempo atrás teve uma leve discussão comigo sobre carro eu expliquei, expliquei e expliquei a ele sobre como o sistema trabalha, sobre a utilização da válvula certa e principalmente o do aditivo, o cara foi lá fez uma limpeza meia boca na oficina (que por sinal eu acompanhei tudo de perto) onde que a ''limpeza'' consistia tirar a mangueira do radiador e jogar um balde aqueles de posto de gasolina com bico que joga nos parabrisas e apenas isso. Fiquei só observando, logo após veio com o tão temido radiex e eu chamei ele no canto de novo e disse cara já conversei com você sobre isso, ele simplesmente virou pra mim e disse: Antes nem tinha aditivo, agora pelo menos vai ter um eu disse pra ele: antes não tinha aditivo e você vai continuar sem apenas com uma água com corante e foi desse jeito.

As pessoas tem mania de fazer ''economia burra'' que eu fico sem entender o porque, utiliza peças paralelas em locais que não tem como utilizar pois são peças de segurança de si mesmo dentro do carro, enfim triste.

Hoje em dia mesmo meu carro marcando pontualmente minha temperatura eu sempre abro o capo fico de olho no sistema circulando com o carro ligado, reparo o nível de fluído a qualquer momento sou bem chato com isso e sempre que estou andando de carro eu fico de olho no painel acompanhando tudo, você perde segundos olhando pra ele e fazendo esse tipo de coisa que faço a pessoa só tem a ganhar com isso acredito eu.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Last_Warrior
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 703
Registrado em: 17 Abr 2013, 20:32
Nome Completo: Marcio Gregolin
Cidade: Uberlandia
Estado: Minas Gerais
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Last_Warrior » 20 Mai 2014, 23:22

Bem, eu já sou mais conservador, acredito que o sistema deva estar perfeito com tudo novo, mas acredito que, seguindo o esquema original, não dá problema. Vide os Omega 2.0 que tem válvula de 92 graus e nunca tem problema no arrefecimento, raros os casos.

Mas, o importante é cuidar bem do arrefecimento, porque é algo vital para o motor.

E não só a válvula, mas radiador em dia, tampa do reservatório, o próprio reservatório em si é bom colocar um novo porque podem existir micro fissuras, etc...
Marcio Gregolin I AM IRON MAN!!!
Omega GLS 2.0 álcool original 94/95 Cinza Bartok - reconstruindo
Omega GLS 2.2 96/97 Prata Huet, "básico", quase original
Omega CD 4.1 98/98 Branco Mahler 100% original
Suzuki GSXF 750 07/07 Preta

Imagem

FBorges
Member
Member
Mensagens: 12
Registrado em: 13 Mai 2014, 09:00
Nome Completo: Francisco Pereira Borges Filho
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elegance 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 2007/2007

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 25 Mai 2014, 16:12

Almeidão escreveu:Amigo eu não vi seu filme não, porque aqui não consigo ver. Mas vou na minha experiencia e no que tenho para mostrar e o que mostro para ti é um carro 97 com motor 2001 perfeito e sabe porque ele é 2001? porque o idiota do outro dono não cuidou do arrefecimento dele e a temperatura não saía dos 97. Isto representa 103 a 105º na agua, ele nunca tinha passado do vermelho no painel e mesmo assim ferrou o cabeçote, ou seja onde a agua passa está bem mais que isto. Eu não vou pela termostáica somente, o motor é um conjunto e com certeza aguenta alta temperatura. A pergunta é. O que é alta para ti? Voce já viu um motor novo como ele marca no painel? Voce acha que ele ficando velho ele tem que marcar mais?.

Não é assim não amigo, procure qualquer carro novo e verás, temperatura é baixissima no painel e se colocar uma destas que voce comentou acima ele ficará acima de 90 e não é assim que ele sai de fábrica e muitos deles ficam assim por causa de mecanicos mal informados e juntando com vendedor pior ainda, saem colocando qualquer coisa.

Um motor rodando direto entre 95 a 97 no painel, não fica um piostão redondo e quem sonha ter um motor com 500 mil rodado pode esquecer, não passa de 150 mil.

Quero deixar bem claro que em nenhum momento quero bancar o engenheiro ou mecânico esta longe disso,só fiz o post pq gera uma duvida na maioria da galera , por favor não me leve a mal,não quis trazer polemica !
Sobre abrir a Termostática, eu não disse que era para abrir ou furar, disse que seria uma leve proteção caso ela venha a agarrar, não que seria evitado o problema, seria somente amenizado e voce viu o video e percebeu que ela não está zero fechada e imediatamente 100% aberta, ela vai de vagar. Esta abertura que eu fiz não é maior que 8 mm, insignificante para esta economia que muitos buscam.

Fiz na minha e faço desde antes de ter este Vectra que já comprei bichado e farei em qualquer outro carro meu para o futuro.

Voce não tem ideia no que está falando sobre uma termostática com 92º em um carro gasolina, voce não imagina o estrago que ela pode fazer e muitos ai participam disto sem saber o que estão falando ou participando, é igual a um SAC de uma TV, voce liga e alguem te instrui lendo o que está no manual, ora bolas, o que está escrito ali não precisa eu já sei.

RubaodeVectra
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 20 Fev 2014, 07:43
Nome Completo: Rubens Mesquita Rodrigues
Cidade: Poá
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por RubaodeVectra » 25 Mai 2014, 22:58

Bem pessoal, lendo todos os posts e cada um passando seu conhecimento ou ponto de vista. Lá vai o meu.
Acho que os engenheiros que desenvolveram tal peça (Válvula Termostática), estudaram anos para chegarem ao resultado final, e qualquer modificação ou até mesmo a falta dela implica em muitos problemas para o motor. Todo componente de um carro está lá porque é necessário. Já ví nego por aí vendendo bobina que emite milhões de faíscas, que deixa seu motor mais esperto e economiza até 50% de combustível. Ora o motor 1.0 foi desenvolvido para ser 1.0 mesma coisa com 2.0 3 e aí por diante. Não existe mágica para isso, tudo tem seus limites. Não tem como um motor de 100CV virar 150CV e consumir menos. Cavalo anda, cavalo come e bebe. E o pior é que tem muita gente que ainda cai nessas piadas. As pessoas tem é que parar de usar o jeitinho brasileiro e começar a fazer as manutenções correta em seus veículos. E parar de fazer gambiarras nos carros. Se eu gostaria de ter um carro com motor de Ferrari com consumo de 1.0 "claro que gostaria". Mas isso é impossível. Peço desculpas mas não é minha intenção aqui não é ofender ninguém. É apenas meu ponto de vista.

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 07:50

RubaodeVectra escreveu:Bem pessoal, lendo todos os posts e cada um passando seu conhecimento ou ponto de vista. Lá vai o meu.
Acho que os engenheiros que desenvolveram tal peça (Válvula Termostática), estudaram anos para chegarem ao resultado final, e qualquer modificação ou até mesmo a falta dela implica em muitos problemas para o motor. Todo componente de um carro está lá porque é necessário. Já ví nego por aí vendendo bobina que emite milhões de faíscas, que deixa seu motor mais esperto e economiza até 50% de combustível. Ora o motor 1.0 foi desenvolvido para ser 1.0 mesma coisa com 2.0 3 e aí por diante. Não existe mágica para isso, tudo tem seus limites. Não tem como um motor de 100CV virar 150CV e consumir menos. Cavalo anda, cavalo come e bebe. E o pior é que tem muita gente que ainda cai nessas piadas. As pessoas tem é que parar de usar o jeitinho brasileiro e começar a fazer as manutenções correta em seus veículos. E parar de fazer gambiarras nos carros. Se eu gostaria de ter um carro com motor de Ferrari com consumo de 1.0 "claro que gostaria". Mas isso é impossível. Peço desculpas mas não é minha intenção aqui não é ofender ninguém. É apenas meu ponto de vista.


Que por sinal foi um ótimo posicionamento :88:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 26 Mai 2014, 08:50

Bem, eu só quis expôr para o pessoal como funciona uma termostática e não só a importancia de usar la mas de trocar la com menos tempo possível e felizmente a do Véctra é super fácil de ser trocada, ao contrário de muitos outros carros e olhando os catálogos, estão claramente que a do Vectra a Gasolina é 82º, Alcool 92º e totalfelex 87º, sendo que eu não usaria nunca uma outra que não seja esta de 82º em um carro a gasolina ou flex. Já a 92 já está fora de cogitação porque não penso em ter um carro alcool, já tive um.

Quiz ainda expôr para os participantes de que há um problema imenso em que ninguem faz a manutenção correta nesta peça e pior que isto quando há problemas os mecanicos colocam qualquer uma. Sendo assim deixei informado a não aceitar qualque peça neste local e não aceitar os que os mecanicos dizem que todas são iguais e na verdade elas tem um grau diferenciada e a Totalflex por ser 87º ajuda mais o alcool que a gasolina, então 82 seria a melhor opção.

Não mudo de opinião, já perdi um motor e não perco outro e se os engenheiros não falhassem não haveria recal.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Alcir Andreoni » 26 Mai 2014, 09:22

Almeidão escreveu:...se os engenheiros não falhassem não haveria recal.

Mais ou menos né? :47:

Se as montadoras fizessem o que os engenheiros recomendam, aí sim não haveria recall.

Agora, montadora recebe a especificação do engenheiro e manda colocar a peça mais barata possível, ainda não dá!
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 09:31

Alcir Andreoni escreveu:
Almeidão escreveu:...se os engenheiros não falhassem não haveria recal.

Mais ou menos né? :47:

Se as montadoras fizessem o que os engenheiros recomendam, aí sim não haveria recall.

Agora, montadora recebe a especificação do engenheiro e manda colocar a peça mais barata possível, ainda não dá!


Partilho da mesma opinião, até porque para qualquer projeto ser aprovado (sendo ele engenharia civil, mecânica e por aí vai...) tem que estar dentro de inúmeras especificações e normas existentes em cada ramo. O que acontece é aquela velha historia, você apresenta o certo e como deve ser feito e vem o dono e quer dar um ''jeitinho'' para reduzir custos e aumentar seu lucro e meio que por aí.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 26 Mai 2014, 13:20

Então está comprovado que eu estou certo.
O simples fato de um engenheiro aceitar isto, já comprova que estão errando.
Isto não quer dizer que eu como engenheiro não iria aceitar isto, óbvio que sim é aceitar ou Rua.
Mas ao mesmo tempo, posso discordar quando alguem disser que o engenheiro fez não tem como mudar.
Ora bolas, estamos no Brasil, onde alguem dá cano em um e conta vantagem com os amigos. Aqui não é Japão, que ao descobrir um suborno, eles se matam.

Já vi muitos erros em vários carros e não via motivo de ser assim a não ser por economia, mudei algumas coisas no meu e ficou comprovadamente melhor.

Eu também fui um que dizia isto, engenheiro fez, não devemos mudar. MAS EU MUDEI, não falo isto mais.
Imagem

Avatar do usuário
Alcir Andreoni
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 7042
Registrado em: 14 Mai 2013, 10:29
Nome Completo: Alcir José Secco Andreoni
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Alcir Andreoni » 26 Mai 2014, 15:06

Almeidão escreveu:Isto não quer dizer que eu como engenheiro não iria aceitar isto, óbvio que sim é aceitar ou Rua.

Então a culpa não é do Engenheiro!!! :88:
Imagem

Isso deixa marcas profundas!

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 15:24

Almeidão escreveu:Então está comprovado que eu estou certo.
O simples fato de um engenheiro aceitar isto, já comprova que estão errando.
Isto não quer dizer que eu como engenheiro não iria aceitar isto, óbvio que sim é aceitar ou Rua.
Mas ao mesmo tempo, posso discordar quando alguem disser que o engenheiro fez não tem como mudar.
Ora bolas, estamos no Brasil, onde alguem dá cano em um e conta vantagem com os amigos. Aqui não é Japão, que ao descobrir um suborno, eles se matam.

Já vi muitos erros em vários carros e não via motivo de ser assim a não ser por economia, mudei algumas coisas no meu e ficou comprovadamente melhor.

Eu também fui um que dizia isto, engenheiro fez, não devemos mudar. MAS EU MUDEI, não falo isto mais.


Mas o erro continua não sendo do engenheiro Almeidão, ele faz a parte dele apresentando o projeto, só porque a montadora não aceitou todos os termos ele tem que pedir conta e ficar sem trabalhar pra sempre?

Ele fez a parte dele, a montadora (dona) que decidi o que vai pro processo final ou não.Os carros são projetados sim, com especificações, cálculos, testes e barari barara.

Quando eu escrevi sobre esse lance dos carros respeitas ''regras'' de fabricação não foi pra você, foi para o comentário que o amigo fez acima que eu concordei, onde se o carro é fabricado para utilizar a válvula termostática o mesmo tem que ter, não tem essa de tirar e vamos deixar assim. Sei lá, tem os engenheiros lá para pensarem e desenvolverem um com carro bom que passe pelos diversos tipos de testes e situações.
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 26 Mai 2014, 15:53

Infelizmente a culpa é da nossa precária cultura que aceita tudo e normalmente aceitamos porque temos medo de uma lei mais forte e assim podemos enganar também, ou seja o governo nos cobra impostos e nós tentamos não pagar etc. Se um engenheiro apresentou um projeto mais barato e assina por ele, ele é o responsável mesmo a montadora exigindo dele.

Bem, fazer o que? Mudar quando achar que está errado, kakakkakak
Imagem

Avatar do usuário
Thiago Menezes
CHALLENGE Member
CHALLENGE Member
Mensagens: 10623
Registrado em: 18 Out 2013, 09:12
Nome Completo: Thiago Menezes da Silva
Cidade: Volta Redonda
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 26 Mai 2014, 16:02

Aqui na empresa por exemplo funciona da seguinte forma: Me apresente o projeto, se for viável pra mim (dono) eu aceito, se não eu (dono) quero que seja assim, aí o pobre coitado que ficou dias, meses trabalhando no projeto para entregar uma coisa 100% fica frustado, as vezes a mudança é na qualidade do produto o que o amigo engenheiro vai fazer? pedir conta ou fazer o que o dono manda? É difícil, muito complicado.

Mesmo que o cara faça tal gambiarra e funcione, eu prefiro continuar com os estudiosos até que me provem o contrário. Eu faço a mesma coisa com lance de rebaixar o carro, eu bato na tecla que o carro foi projetado para determinada situação, saindo de fabrica com tal altura de molas, tal projeto de suspensão e tal, tudo bem que tem projetos de descer a suspensão como um todo, mas eu continua preferindo deixar o carro como está, como veio de fabrica e ponto final.

substituição de peças apenas por peças originais, a final de contas o carro veio sem termostática de fabrica? Se não mesmo que um pensamento diferente mostre que sem ela vai funcionar de tal jeito eu prefiro permanecer com o pensamento que se ela foi fabricada foi para ser utilizada e ponto, se não a montadora tiraria para reduzir seus custos e deixaria o valor do carro a mesma coisa :47:
Imagem
VECTRA ELITE 2.4 16V AUT. 150 CV (KIT GNV INJETADO)

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003662776216

Garagem: viewtopic.php?f=70&t=2746

Imagem

RubaodeVectra
GL Member
GL Member
Mensagens: 88
Registrado em: 20 Fev 2014, 07:43
Nome Completo: Rubens Mesquita Rodrigues
Cidade: Poá
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por RubaodeVectra » 26 Mai 2014, 20:52

Olha Almeidão e Thiago, isso está virando uma discussão até sadia no ponto de vista de cada um.
Mas pra resumir todo o conjunto, vou contar um fato que é histórico.
O Brasil tem uma cultura que já vem de séculos passados que é a Exploração e Obtenção de Lucros sobre a nação brasileira.
Vem desde o descobrimento "que o diga os portugueses com os Índios e o Ouro". Após isso com a criação da República vieram as políticas "Políticos" com a mesma filosofia. Resultado: Infelizmente o Brasil nunca vai ser país de 1° mundo, pq tudo que está acima das nossas cabeças: diga-se banqueiros, montadoras, políticos e outras maldições quer obter vantagens de alguma forma. Tenho amigos que moram ou moraram na Europa e Estados Unidos e falam que o Brasil lá só e conhecido pelo futebol, carnaval e bundas.
Aí vem uma bosta de uma emissora de televisão "globo" manipuladora de massas e coloca um monte de mentiras na tela, e muita gente sem cultura e educação abraça e acham que é normal serem explorados. Se bem que agora alguns estão acordando e percebendo que o buraco está mais largo. Mas não adianta sair nas ruas fazendo manifestações por um Brasil mais justo se deixarem a televisão ditar as regras junto com a bosta da nossa Presidenta "como ela gosta de ser chamada"
Porque no final o Brasil ganha uma copa que não vai me beneficiar em nada, todo mundo vai pras ruas fazer festa e em outubro colocam as patifarias de novo no poder. E a vida volta ao normal "futebol, carnaval e bundas".
Essa é a Grande Verdade doa a quem doer

Pessoal me desculpem se minhas declarações fugiu do contexto, mas a Importância da Válvula Termostática também faz parte de todo esse processo.

DarkStein

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por DarkStein » 27 Mai 2014, 07:39

Já li várias respostas do Almeidão, sobre VT, e sem dúvida nenhuma o cara entende do assunto. Porém as repostas são sempre beeemmm longas.
Caro Almeidão, poderia deixar algo bem específico e direto?

Temperatura ideal de funcionamento? entre 82 e 90?

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8359
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 27 Mai 2014, 08:04

DarkStein escreveu:Já li várias respostas do Almeidão, sobre VT, e sem dúvida nenhuma o cara entende do assunto. Porém as repostas são sempre beeemmm longas.
Caro Almeidão, poderia deixar algo bem específico e direto?

Temperatura ideal de funcionamento? entre 82 e 90?


Ok. Sim.

Para o Thiago, eu jamais disse para mudar todas as peças e jamais disse para não usar Termostátca. Afirmo que tem muita coisa errada e se puder eu mudo, exemplo uma valvula de ar quente que eu fiz em 2009 e está até hoje e acredito que fuinciona ainda por mais 45 anos. As originais de plástico vedada por um anelzinho de borracha é uma verdadeira porcaria e além de ruim não veda 100%.

Discussão para mim, sempre sadia. E se não for assim, não vale pra mim, não estou aqui para arrumar inimigos. Jamais irei concordar com tudo e jamais deixarei de analizar mesmo depois que eu discordar e estando errado pedir desculpas.

Sds
Imagem

32 mensagens
  • 1
  • 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 150 visitantes

Bem-vindo: 28 Mar 2024, 15:53