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Vectra CVálvula Termostática a importância dessa peça

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Thiago Menezes
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 27 Mai 2014, 08:21

Almeidão escreveu:
DarkStein escreveu:Já li várias respostas do Almeidão, sobre VT, e sem dúvida nenhuma o cara entende do assunto. Porém as repostas são sempre beeemmm longas.
Caro Almeidão, poderia deixar algo bem específico e direto?

Temperatura ideal de funcionamento? entre 82 e 90?


Ok. Sim.

Para o Thiago, eu jamais disse para mudar todas as peças e jamais disse para não usar Termostátca. Afirmo que tem muita coisa errada e se puder eu mudo, exemplo uma valvula de ar quente que eu fiz em 2009 e está até hoje e acredito que fuinciona ainda por mais 45 anos. As originais de plástico vedada por um anelzinho de borracha é uma verdadeira porcaria e além de ruim não veda 100%.

Discussão para mim, sempre sadia. E se não for assim, não vale pra mim, não estou aqui para arrumar inimigos. Jamais irei concordar com tudo e jamais deixarei de analizar mesmo depois que eu discordar e estando errado pedir desculpas.

Sds


Grande Almeidão, talvez tenha ocorrido algum acidente de percurso nos meus comentários que no final acabaram se enrolando com os seus e chegamos aqui nesse discussão que pra mim é sadia.

Queria deixar claro que meus comentários não foi destinado a você ( a não ser a parte dos engenheiros hehehehe :88: ) sobre usar ou não usar a válvula termostática quero deixar frisado aqui que você nunca orientou a mim a não utilizar ou vi você orientando alguém aqui do clube, a não ser que seja em forma de teste não é isso meu amigo?

Sobre substituições de peças, alterações de suspensão e outras coisas que comentei também não foram relacionados a você, sei que você é bem conservador com seu carro e sobre sistema de arrefecimento quem sou eu pra dizer alguma coisa a respeito, a final de contas você é meu professor :88:

Minha implicância é apenas com algumas alterações que não entram na minha cabeça, alterações e adaptações que a meu ver tem que serem muito bem pensadas e que no caso realmente forem feitas, deverão ser realizadas com profissionalismo, cuidados e muito atenção pois estamos lidando com uma máquina que a qualquer momento pode nos deixar na mão.

Tirando isso estou aqui pra aprender com todos, e a partir do momento que escrevo algo gosto de discutir que me ver com raiva e escrever algo e ninguém debater comigo hahahahahahha :38:

Forte abraço a todos.
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Rods » 04 Jun 2014, 15:49

Amigos:

No meu Vectra, a temperatura nunca chega no risco do meio do marcador, ele parte do primeiro (frio), passa pelo segundo (quente) e quando está chegando no terceiro (mas não chega), a ventoinha liga e ele volta para o segundo risco.

Mas tenho uma dúvida: quando está muito frio e eu desço uma longa ladeira ou rodovia em marcha lenta, o motor esfria quase que totalmente e o ponteiro fica praticamente no primeiro risco (frio) de novo, e a partir daí, se eu for para o trânsito novamente, ele volta a esquentar, mas se eu continuar na rodovia, ele fica abaixo do segundo risco.

Será que minha válvula termostática está com problema?

Aqui na empresa por exemplo, tem uma Saveiro que a temperatura parte do 0º, chega rapidamente a 90º e nunca sai de lá.

Abraço!

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Thiago Menezes
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 04 Jun 2014, 16:12

Rods escreveu:Amigos:

No meu Vectra, a temperatura nunca chega no risco do meio do marcador, ele parte do primeiro (frio), passa pelo segundo (quente) e quando está chegando no terceiro (mas não chega), a ventoinha liga e ele volta para o segundo risco.

Mas tenho uma dúvida: quando está muito frio e eu desço uma longa ladeira ou rodovia em marcha lenta, o motor esfria quase que totalmente e o ponteiro fica praticamente no primeiro risco (frio) de novo, e a partir daí, se eu for para o trânsito novamente, ele volta a esquentar, mas se eu continuar na rodovia, ele fica abaixo do segundo risco.

Será que minha válvula termostática está com problema?

Aqui na empresa por exemplo, tem uma Saveiro que a temperatura parte do 0º, chega rapidamente a 90º e nunca sai de lá.

Abraço!


A meu ver seu carro está funcionando normalmente, até porque nas rodovias o carro tende a ficar com a temperatura bem baixa mesmo.

O meu dificilmente chega ao meio, mas chegando ao meio não tem problema algum já que ali marcasse 90º. Passando dele que deverá ser acompanhado mais de perto e com atenção.

A temperatura ideal já dita até pelo Almeidão é de 82º a 90º, consequentemente ficando meio que no meio do segundo quadrado (para o Vectra C) até ao meio. :88:
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 04 Jun 2014, 17:36

Amigo acredito que esteja funcionando perfeitamente pq o meu Vectra só esta com 27.000 acredito que esta bem novo e esta igualzinho ao seu relato, só não entendi uma coisa vc desce a ladeira em ponto morto (banguela ) ?
Rods escreveu:Amigos:

No meu Vectra, a temperatura nunca chega no risco do meio do marcador, ele parte do primeiro (frio), passa pelo segundo (quente) e quando está chegando no terceiro (mas não chega), a ventoinha liga e ele volta para o segundo risco.

Mas tenho uma dúvida: quando está muito frio e eu desço uma longa ladeira ou rodovia em marcha lenta, o motor esfria quase que totalmente e o ponteiro fica praticamente no primeiro risco (frio) de novo, e a partir daí, se eu for para o trânsito novamente, ele volta a esquentar, mas se eu continuar na rodovia, ele fica abaixo do segundo risco.

Será que minha válvula termostática está com problema?

Aqui na empresa por exemplo, tem uma Saveiro que a temperatura parte do 0º, chega rapidamente a 90º e nunca sai de lá.

Abraço!

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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Rods » 04 Jun 2014, 17:54

FBorges,

Bom ouvir isso, já que seu motor está apenas com 27.000 Km.

Sobre a descida, desço sim na "banguela", economiza combustível, rs. Claro que esse procedimento não é aplicado em uma descida de serra por exemplo, faço isso em vias expressas urbanas, ou em rodovias com pavimentos de qualidade.

Abraço!

FBorges
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 04 Jun 2014, 18:05

Meu amigo desculpa lhe corrigir mais não faça isso, pq a injeção eletrônica tem uma estrategia da injeção que se chama CUT OFF que economiza o combustível com marcha engatada, assista esse vídeo dará a vc uma pequena explicação sobre esse sistema da injeção,e na internet tem um monte de explicações sobre o assunto
https://www.youtube.com/watch?v=NQPjCDc45rI
https://www.youtube.com/watch?v=WdLQO9dIR68

FBorges
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 04 Jun 2014, 18:16

Meu amigo desculpa lhe corrigir mais não faça isso, pq a injeção eletrônica tem uma estrategia da injeção que se chama CUT OFF que economiza o combustível com marcha engatada, assista esse vídeo dará a vc uma pequena explicação sobre esse sistema da injeção,e na internet tem um monte de explicações sobre o assunto
https://www.youtube.com/watch?v=NQPjCDc45rI
https://www.youtube.com/watch?v=WdLQO9dIR68 quote="Rods"]FBorges,

Bom ouvir isso, já que seu motor está apenas com 27.000 Km.

Sobre a descida, desço sim na "banguela", economiza combustível, rs. Claro que esse procedimento não é aplicado em uma descida de serra por exemplo, faço isso em vias expressas urbanas, ou em rodovias com pavimentos de qualidade.

Abraço![/quote]

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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Thiago Menezes » 04 Jun 2014, 21:14

Rods escreveu:FBorges,

Bom ouvir isso, já que seu motor está apenas com 27.000 Km.

Sobre a descida, desço sim na "banguela", economiza combustível, rs. Claro que esse procedimento não é aplicado em uma descida de serra por exemplo, faço isso em vias expressas urbanas, ou em rodovias com pavimentos de qualidade.

Abraço!


A idade do motor ou a quilometragem não irá interferir na temperatura de trabalho do motor, o que faz seu motor trabalhar com a temperatura normal é o sistema de arrefecimento como um todo: Aditivo de qualidade na proporção certa + radiador funcionando perfeitamente + válvula termostática abrindo e fechando no momento certo e trabalhando com o grau de temperatura adequado, sem vazamentos isso sim vai fazer seu motor trabalhar correto.

Se fosse assim carros com motores mais antigos não poderiam rodar.

Sobre andar na ''banguela'' e achar que está economizando combustível engano seu, eu se fosse você pararia de fazer isso :88:

Abraços!
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Rods » 05 Jun 2014, 08:29

Bom dia Amigos.

Já até tinha ouvido falar sobre a injeção não mandar combustível qdo não aceleramos, mas não tinha pensado que é mais econômico manter o carro engatado para usufruir do CUT OFF do que deixar na banguela e consumir combustível na marcha lenta... 8-S..

Obrigado pelo auxílio FBorges e Thiago Onacto!

FBorges
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por FBorges » 05 Jun 2014, 09:28

Bom dia, eu disse que o meu carro esta com a KM baixo para dar exemplo e ele que o carro dele pode estar funcionando perfeitamente de repente ele estava se encucando com algo que esta bom ,era só um exemplo, é realmente ano e \km não determinam se o carro esta bom ou não!! Temos exemplo ai do carro ONIX que veio com um lote de motor BIXADO que com 5.000 Km deu pau em um monte de motor,mas valeu vc estar atento a isso!
thiago.onacto escreveu:
Rods escreveu:FBorges,

Bom ouvir isso, já que seu motor está apenas com 27.000 Km.

Sobre a descida, desço sim na "banguela", economiza combustível, rs. Claro que esse procedimento não é aplicado em uma descida de serra por exemplo, faço isso em vias expressas urbanas, ou em rodovias com pavimentos de qualidade.

Abraço!


A idade do motor ou a quilometragem não irá interferir na temperatura de trabalho do motor, o que faz seu motor trabalhar com a temperatura normal é o sistema de arrefecimento como um todo: Aditivo de qualidade na proporção certa + radiador funcionando perfeitamente + válvula termostática abrindo e fechando no momento certo e trabalhando com o grau de temperatura adequado, sem vazamentos isso sim vai fazer seu motor trabalhar correto.

Se fosse assim carros com motores mais antigos não poderiam rodar.

Sobre andar na ''banguela'' e achar que está economizando combustível engano seu, eu se fosse você pararia de fazer isso :88:

Abraços!

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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Almeidão » 05 Jun 2014, 12:10

Realmente, banguela voce não somente está consumindo mais combustível como está aquecendo mais o carro e com certeza com a lubrificação defeituosa já que não é aconselhavel muito tempo o carro em marcha lenta justamente pela má lubrificação neste modo de funcionamento e estando na banguela ele já está nesta situação.

Todas as vezes que tiramos o pé do acelerador o combustível é cortado imediatamente e se o carro estiver andando ele não vai morrer mesmo com a marcha engatada, sendo ele mais antigo entra em ação o vacquo do regulador de pressão liberando ele para um não sofrimento da bomba.

Não me pergunte sobre os mais novos que tem o regulador no tanque e não tem este vácuo, com certeza a bomba sofre mais, mas com certeza ela suporta e testarom antes de fazer esta mudança.
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Re: Válvula Termostática a importância dessa peça

por Alcir Andreoni » 05 Jun 2014, 12:17

Rods escreveu:Bom dia Amigos.

Já até tinha ouvido falar sobre a injeção não mandar combustível qdo não aceleramos, mas não tinha pensado que é mais econômico manter o carro engatado para usufruir do CUT OFF do que deixar na banguela e consumir combustível na marcha lenta... 8-S..

Obrigado pelo auxílio FBorges e Thiago Onacto!

Se o seu elegance tem computador de bordo, faça o teste.

Coloque o CB em consumo instantâneo e desça uma ladeira com ele engrenado e na banguela... :88:
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