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Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

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lugier
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 30 Jun 2014, 14:23

Rods:

O Problema é que o Etanol que abastecemos "Puro" nos postos não é o Anidro, como vem diluído na mistura de "Gasol" que temos, e sim o Hidratado, que possui água na sua composição, o que gera uma a longo prazo uma corrosão nos componentes internos.
E eu to cagando pra poluentes, pois a minha parte eu estou fazendo, o meu catalisador é novo e meu carro está bem regulado, nem sente-se cheiro de gasolina ou queima de óleo, tem muito carro com etanol todo ressecado, que polui mais que carro a gasolina, fora que o consumo vai lá pra cima, o que faz abastecer mais vezes e por fim poluir quase tanto quanto.
:103:
Não é a toa que se usa gasolina para efetuar a limpeza de peças em oficinas, devido ao seu poder detergente.
Mas também há outro problema, é essa mistura de combustível que temos, somado com porcaria da gasolina nacional que temos, que até então tinha-se um alto teor de enxofre, 800ppm.
Nesse vídeo abaixo, pode-se ver um exemplo do poder de limpeza de uma gasolina de alta qualidade, o dono deste VTS, sempre faz a manutenção na High Torque, usava só gasolina Podium e veja como está o interior do motor.

Avance o vídeo para os 10:06s

https://www.youtube.com/watch?v=ZznXUXVQcPs

Mas Gosto é Gosto, hehe EU só queria entender porque esse país desgraçado vende a mesma gasolina Purinha para nossos Vizinhos e quase 3 vezes mais barata, e nós ficamos com esse "GASOL".
:13:
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Rods
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 30 Jun 2014, 16:09

Lugier:

Legal que você usa os controles não poluentes... catalizador, motor regulado, etc...

Sobre a água no Etanol, eu entendo o lado negativo, meu próprio silenciador do escapamento tah enferrujado embaixo por causa dessa bendita água...rsrs... mas na verdade a água não corrói, ela oxida/enferrruja, mas por isso temos que usar constantemente os aditivos do tipo Ac Delco FlexPower que remove essa oxidação e um óleo de alta qualidade.

Optei por abastecer só com Etanol pois sou assinante da Quatro Rodas, e sempre acompanho os desmontes do Longa Duração, e os carros que usam só Etanol na desmontagem, mantém a maior parte dos componentes "pesados" íntegros, sem desgaste, ou com desgaste dentro das especificações da montadora, tipo Pistões, Comando de Válvulas, Anéis, etc... já os que usam gasolina, apresentam muito mais desgaste, isso quando não estraga alguma peça.

E além disso, nessa minha trajetória rumo ao Etanol Aditivado da Shell, percebi o seguinte:

Meu Vectrão com 50 litros de gasolina, fez uma média de 550 KM, ou seja, média de 11 Km/l, mas isso considerando a média para a cidade e estrada juntos, média final aproximada pois não deixo o tanque zerar para encher de novo, a média apurada pelo MID é 12,3 Km/l. Já com Etanol, ele faz uns 350 KM com 1 tanque, considerando também média para cidade e estrada juntos, de 7 Km/l, sendo que o MID mostra média de 8 Km/l. Para encher o tanque de Etanol gasto em média R$ 90 e para encher de Gasolina R$ 160, então, considerando que os desmontes demonstram que o motor se mantém mais íntegro no Etanol e na média final eu vou rodar 150 Km a mais por R$ 20, então optei pelo Etanol, ainda mais que agora ele vai ser Aditivado e não vou ter mais problemas de lubricidade.

Mas brow, claro que tudo é questão de opção, e se tiver um tempo dá uma pesquisa nas diferenças para o motor em usar Alcool e Gasolina, no que diz respeito à desgaste, eu fiz essa pesquisa para determinar minha escolha.

Seria bom se nossos amigos do Clube do Vectra, desse suas opiniões e compartilhassem seus conhecimentos a respeito.

Um abraço!

Rods
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 01 Jul 2014, 09:30

Lugier:

Você que é cabrero com o Etanol, dá uma olhada na reportagem abaixo. Apenas para comentar, o Etanol realmente tem pontos negativos, mas como eu já falei, tendem a ser solucionados pelo Etanol Aditivado da Shell. A gasolina ataca mais o motor a nível de carbonização e borras, e para que isso não aconteça é necessário a utilização constante de aditivos como o Bardahl do Crispim ou o Ac Delco FlexPower. Lembrando que minha opção está relacionada a utilização de óleos de alta qualidade, ciclagem para lubrificação e limpeza dos componentes que o Etanol resseca, Aditivos de Combustível e Etanol Aditivado... e por fim, a análise de que economia $$$ por rodar 700 KM com Etanol contra 550 KM com Gasolina, R$ 160 de gasolina e R$ 180 de Etanol respectivamente.

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml

Abraço!

lugier
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 01 Jul 2014, 11:41

Não é ser cabrero, é um combustível com água, é complicado, mas acho que isso é como discutir política e religião, ainda mais que Aqui na minha cidade, nem que eu quisesse colocar etanol valeria a pena, aqui chegam a cobrar R$2,69 o litro em média, quando a "gasolina aditivada" custa entre R$3,02 á R$3,10, além de não existir o Etanol Aditivado da Shell.
Mas estou usando atualmente a Podium, que somado a um óleo de boa qualidade, acredito que dificilmente irá criar borras.
Meu vectra está com 119mil Km, estou pensando seriamente em ver um orçamente para troca de juntas de bloco do motor, por prevenção, afinal sou o segundo dono. Se for acessível, é bem provável que eu mande trocar, aí eu aproveito e faço uma foto do estado da câmara de admissão, pistões, válvulas e pé de válvulas, pois estou tendo um problema de vazamento abaixo do motor, não sei se é a junta do subcárter, retentor do virabrequim ou algum selo acima e um possível vazamento da junta do conversor de torque. Vou ver um pacotão na oficina e digo posteriormente.

Também estou pensando em isolar e colocar um filtro na sáida de vapores de óleo que retorna para o TBI, aquilo faz melar tudo por dentro, e é só assim porque nossa legislação determina.
Isso vai manter a admissão e o corpo limpo por muito mais tempo.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 01 Jul 2014, 13:28

Ow louco Lugier... 2,69 em 1 litro de Etanol??? Aqui o Aditivado no posto mais caro custa 1,99, o Comum varia entre 1,79 e 1,89. Nesse preço com certeza tem que ficar na Gasosa mesmo!

Sobre os vazamentos tem que cuidar direitinho, tomara que seja somente a vedação do subcárter, agora sobre trocar a junta do bloco, porquê você está pensando em fazer isso? Tipo, você vai abrir o motor só para ver dentro?rs

Abraço!

lugier
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 02 Jul 2014, 22:18

Rods:

Só por prevenção, não sei como o carro foi tratado antes, meu maior medo é uma junta que está quase se rompendo e passar água pro motor. mas só se for viável.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 03 Jul 2014, 10:28

Entendi Lugier... mas penso que se desde que você pegou ele, nunca teve mistura de água com óleo, causado na maioria das vezes por superaquecimento (o carro ferveu) e ele está usando a junta original, entendo que é melhor não mexer, pois a vedação original de fábrica não consta que deve ser substituída... pelo menos não vi isso no Manual de Reparações.

Mas claro que entendo ser de grande importância coletarmos os conhecimentos de nossos companheiros do Clube do Vectra que mexem com motores, como é o caso do Almeidão.

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 04 Jul 2014, 21:58

Rods:

R$350,00 a mão de obra para troca de Junta do cabeçote. Segundo o mecânico, uma junta original é feita para durar em torno de 250mil Km, desde que tenha sido usado corretamente o liquido de arrefecimento durante todo esse tempo. Aí fica a Pulga... afinal já faz 9 anos que esse carro roda, Mas Como vou ter que trocar a tampa do comando, que na CSS saí R$850,00 Original já com a Junta Original, compensa, já que junta de Cabeçote, adimissão e escape, são baratas e aproveito a Mão de Obra.

No momento estou comprando tudo antes de fazer isso, creio que só em meiados de Agosto faça isso, estou comprando velas de iridium, liquidos de arrefecimento, agua desmineralizada, juntas, tampa, parafusos, duto de ar em aço inox e entre outras coisas, quando eu tiver tudo eu mando pra oficina, quero da uma Geral no motor desse carro, e fotografo todo o processo.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 05 Jul 2014, 09:50

lugier escreveu:Rods:

R$350,00 a mão de obra para troca de Junta do cabeçote. Segundo o mecânico, uma junta original é feita para durar em torno de 250mil Km, desde que tenha sido usado corretamente o liquido de arrefecimento durante todo esse tempo. Aí fica a Pulga... afinal já faz 9 anos que esse carro roda, Mas Como vou ter que trocar a tampa do comando, que na CSS saí R$850,00 Original já com a Junta Original, compensa, já que junta de Cabeçote, adimissão e escape, são baratas e aproveito a Mão de Obra.

No momento estou comprando tudo antes de fazer isso, creio que só em meiados de Agosto faça isso, estou comprando velas de iridium, liquidos de arrefecimento, agua desmineralizada, juntas, tampa, parafusos, duto de ar em aço inox e entre outras coisas, quando eu tiver tudo eu mando pra oficina, quero da uma Geral no motor desse carro, e fotografo todo o processo.


A junta foi feita pra rodar em torno de 250.000 km ? :47: Dá uma olhada nesse vídeo aqui :
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =17&t=5022

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 05 Jul 2014, 21:38

Massa a reportagem, ele teve sorte de pegar este exemplar, mas segundo ele então, nem a correia ou uma juntinha foram trocados nesses 1.000.000 de Km hehe
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 07 Jul 2014, 09:57

Show Lugier... dá gosto de ver o cuidado que você tá tendo com seu Vectrão.

Dúvida: Você vai comprando as peças aos poucos, tipo mês a mês e depois manda arrumar tudo?

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 07 Jul 2014, 11:43

Sim Rods, vou comprando aos poucos, pois algumas coisas pego da internet mesmo que sai mais barato, e na hora da manutenção também saí mais barato pois uso a mesma mão de obra.

Só estou com dificuldade de achar um duto de ar em inox que se encaixe na caixa de filtro original ao corpo de borboleta, sem precisar usar esses filtros "esportivos", se alguém souber.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ortivo-_JM
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 07 Jul 2014, 17:37

Show... pretendo fazer desse jeito também, até porque o Vectrão tem algumas peças bem caras...rs.. Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 17 Jul 2014, 02:43

Rods escreveu:Show... pretendo fazer desse jeito também, até porque o Vectrão tem algumas peças bem caras...rs.. Abraço!


Criei um tópico para ir acompanhando o desenvolvimento se quiser acompanhar, Rods.

viewtopic.php?f=17&t=5269
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 22 Jul 2014, 09:48

Falae Lugier! Vou acompanhar sim...rs.. abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Almeidão » 23 Jul 2014, 08:41

Antes de mais nada, afirmo que aqui na minha cidade o Alcool é variável tendo de 2,69 e tem um posto Shell que é 2,76. Acham que sou louco?

Agora umas controversias.
Não é a quantidade de agua no alcool que faz oxidar a descarga, na verdade ele é um combustível frio e por este motivo tarda mais para esquentar o carro e assim a condensação na descarga é superior a um carro a gasolina. Depois que esquenta não existe mais agua porque não tem mais condensação. Então o problema é ele, não o que está dentro dele.

Sobre a carbonização. A gasolina carboniza mais que o alcool, porém não cria esta crosta preta que todos mostram ao abrir um motor cansado, esta crosta preta é a falta de manutenção no cabeçote que passa a liberar pequemas partes de óleo pelos retentores das válvulas a partir de uma certa kilometragem, algo em torno de 80 a 100 mil km. Neste caso vai carbonizar um a alcool igual um a gasolina depois que isto acontece, o mesmo acontece com as válvulas ali perto das sédes criando um acumulo tipo uma goma preta. Eu tinha um Monza a alcool que começou passar óleo, desmontei e fiz o cabeçote e estava todo carbonizado e tinha nas válvulas o mesmo que mostram ai os de gasolina. NA VERDADE ABREM MOTORES BONS ALCOOL E RUINS GASOLINA, aí fica fácil comparar um do outro.

Comando de válvula? Meu deus, ai não tem como passar gasolina ou alcool, então não procede qualquer informação mostrando diferença desta peça de um tipo de motor e de outro. Combustível seja qual for, sai do tanque para os bicos e logo para a TBI e é sugado pelo pistão e queimado e expelido para descarga. Se for injeção direta nem na TBI passa, então qualquer outra peça que não esteja envolvida com esta linha, é conversa fiada.

Ainda sobre a carbonização que tanto falam, se fosse como mostram, UM CARRO DIESEL RODAVA 6 MESES E TINHA QUE LIMPAR. Menos ao falar de carbonização

Internet aceita tudo, nada aqui é filtrado, cabe nós saber separar o certo do errado.

Lembro que os governos exigem de nós um trabalho para salvar o planeta, mas eles não contribuem em nada e só veem cifrões, e usam os catalizadores nossos para liberar uma gasolina pior. Não seria melhor vir já uma melhor gasolina? Não seria melhor vir deles um aditivo no alcool? Pera ai, gente. Já pagamos demais.

RESUMO GERAL, não uso alcool e proibi minha filha de usar enquanto houver gasolina no Brasil. O castigo é simples, se ela usar eu não conserto o carro dela. Sou totalmente contra a mistura do alcool na gasolina onde rende bilhões para o governo, e principalmente agora que existe o flex, então se o povo pode usar qualquer um ou misturar os dois. Porque o governo tem que misturar? Sim pessoal, o Governo paga 25 centavos no alcool e nos cobra o que voces sabem.

Nada contra quem usa o alcool, e nada contra quem quer usar o mesmo, só contra as informações que podem ser erradas.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 23 Jul 2014, 12:39

:88: :102:

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Jandir de Oliveira » 23 Jul 2014, 14:10

ola boa tarde...tenho um vectra 98 190.000km preciso trocar o oleo pois foi feito a parte de cima e esta acendendo a luz do oleo..que oleo coloco 5/30 ou mineral eevido a kilometragem?

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Alcir Andreoni » 23 Jul 2014, 14:15

Jandir de Oliveira escreveu:ola boa tarde...tenho um vectra 98 190.000km preciso trocar o oleo pois foi feito a parte de cima e esta acendendo a luz do oleo..que oleo coloco 5/30 ou mineral eevido a kilometragem?

Você quer dizer que o seu motor está sem óleo ou está acendendo mesmo com óleo? :47:
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Isso deixa marcas profundas!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 23 Jul 2014, 15:57

Fez a parte de cima e está acendendo a luz ? Difícil dizer a solução. Pode ser peneira do pescador entupida, bomba com pouca pressão, cebolinha do óleo ruim, conector da cebolinha ruim também ou pouco óleo no cárter.
Eu não sei se filtro de óleo entupido pode fazer isso :47: . Mas com meu pai aconteceu isso há vários anos quando ele tinha uma parati. :47: :47: :47:

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