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Vectra CTroca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

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Rods
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 30 Jun 2014, 10:38

Bom dia à Todos!

rgapski:

Muito boa sua explicação brow, só fiquei com uma dúvida: você coloca Bardahl em todos os abastecimentos? Abraço!

Crispim:

Obrigado! Realmente é muito bom saber que o uso correto dos aditivos e filtros deixam os pistões tinido...! Sua consultoria técnica nos ajuda muito.

Lugier:

Apesar do vídeo da Hitorque, todas as pesquisas que fiz dizem o contrário, o Etanol, além de poluir menos, preserva melhor todos os componentes de ação do motor, isso pela mínima geração de resíduos na queima, ausência de carbonização e conseqüente borras oriundas da combustão das moléculas de carbono, tendo apenas como fator negativo a lubricidade (produz ressecamento de alguns componentes) e aí sim, pela ausência de lubrificação de alguns componentes gera alguns problemas, como por exemplo na bomba de combustível. Porém, conforme tenho postado aqui, estou na missão de limpeza e descabonização do meu motor com aditivo Ac Delco FlexPower (você pode ver os detalhes mais acima) e já no próximo abastecimento, vou passar a utilizar o Etanol Aditivado da Shell que tem como principal proposta sanar a deficiência de lubricidade do Etanol Comum. Peço que nosso amigos do Clube do Vectra dêem as suas opiniões para enriquecer os nossos conhecimentos.

Em tempo, nesse fim de semana, após consumir 1 tanque de gasolina comum, que abasteci para obedecer a recomendação dos engenheiros de motores sobre a prática da ciclagem, que consiste em abastecer com 1 tanque de gasolina a cada 5.000 km rodando no Etanol Comum, justamente para lubrificar os componentes que são sujeitos ao ressecamento, coloquei mais 1 tanque de Etanol Comum com 1 frasco do aditivo Ac Delco FlexPower para limpar os resíduo de carbonização gerados por este tanque de gasolina, e a partir do próximo abastecimento vou começar a usar o Etanol Aditivado da Shell, e então postarei os resultados apurados.

Serginho_Vectra_A:

Segundo minhas pesquisas, não há nenhum problema em trocar do Mineral para Semi-Sintético, na verdade, você só vai melhorar a lubrificação e proteção do seu motor com este procedimento, pois o Semi-Sintético reúne as melhores propriedades do Mineral + as melhores propriedades do Sintético, o objetivo deste tipo de óleo é reduzir o custo ao consumidor que não quer investir em um óleo totalmente sintético. Apenas se atente às especificações SAE que estão no seu Manual do Proprietário para utilizar a viscosidade adequada ao seu Vectrão, lembrando que a classificação API atual é SN, apesar do seu manual provalvelmente recomendar SJ ou anterior, em função do ano do seu carro. Nosso mestre Crispim pode te ajudar muito nisso também.

Abraços!

Rods
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 30 Jun 2014, 11:08

Amigos:

Apenas para acrescentar a todos sobre o baixo custo de investimento que fiz e os altos ganhos que estou obtendo no processo de limpeza, filtragem e lubrificação do meu motor.

Lembrando:

5 Litros de Óleo 100% sintético Original GM Dexos1 5W30 API-SN - R$ 150,00
2 Frascos de Aditivo Ac Delco FlexPower - R$ 26,00
1 Filtro de Óleo Ac Delco - R$ 15,00
1 Filtro de Combustível Original GM - R$ 23,00
1 Filtro de Ar Original GM - R$ 34,00
1 Jogo de Velas NGK Green - R$ 50,00 (valor aproximado, não me lembro exatamente)

TOTAL - R$ 298,00

RESULTADOS ATUALIZADOS OBTIDOS (Após 1 mês da Manutenção):

- Mantém o Ganho obtido de Potência e Torque no Álcool e Gasolina (mudança surpreendente)
- Partidas Excelentes mesmo no Frio
- Rápida Lubrificação do Comando de Válvulas após a Partida (os tuchos, quando batem, fazem isso por menos de 1 segundo)
- Eliminou ruídos na parte de baixo do motor que pareciam Folga de Mancal
- Excelente Economia de Combustível:
Gasolina Comum, Média rodando na Cidade + Vias Expressas / Rodovias = 12,3 Km/l
Etanol Comum, Média Cidade = 8 Km/l, Média Vias Expressas / Rodovias = 11,9 Km/l

Abraços!

rgapski
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por rgapski » 30 Jun 2014, 11:10

Rods escreveu:Bom dia à Todos!

rgapski:

Muito boa sua explicação brow, só fiquei com uma dúvida: você coloca Bardahl em todos os abastecimentos? Abraço!

(...)

Abraços!


Rods,

Eu só uso gasolina podium ou gasolina comum.
Não uso mais aditivada de marca (V-power, etc).

Eu uso um pouco menos que um tanque de gasolina por mês (60L), e para não ficar com gasolina velha no tanque, meu abastecimento é fracionado.

Eu costumo abastecer uns 15l por final de semana (R$ 60 de podium).
Ai sempre antes de colocar a gasolina, eu coloco 50ml de bardhal max power, final de semana sim, outro não.

Quando, por algum motivo, eu abasteço com comum (o que é raro), sempre coloco o max power, pois como a gasolina comum deixa mais resíduos, o bardahl ajuda a expulsar.

Agora quando vou pegar estrada (queimar um tanque inteiro) eu sempre coloco o max power, pois alta rotação + aditivo= limpeza (descarbonização) bem feita...

Na falta do max power (tubo preto), eu uso o clean gas (tubo vermelho).
Pelo que me lembro, na ordem de "poder de limpeza", do mais forte pro mais fraco, vem o Max Power (tubo preto), Clean Gas (tubo vermelho) e Max Top (tubo laranja).

Agora fica uma pergunta pro Crispim:
Usar o MaxPower e o CleanGas sempre como eu faço, trazem algum problema, como por exemplo o rompimento do filme de óleo no cilindro?
Eu acredito que não, mas vai saber, ne?! rs

Fiquei com essa dúvida, tendo em vista que são aditivos para situações mais específicas, e não uso contínuo como o MaxTop.

Abs!
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 30 Jun 2014, 11:15

Show rgapski! Vamos aguardar nosso mestre Crispim!

Abraço!

Julinho Viol
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Julinho Viol » 30 Jun 2014, 11:42

Aproveitando que temos um mestre em química entre nós, gostaria da opinião da galera sobre o Hidrogênio nos carros

https://www.youtube.com/watch?v=4Ylgn9IuJOg

PS: não consegui incorporar o vídeo aqui

lugier
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 30 Jun 2014, 14:23

Rods:

O Problema é que o Etanol que abastecemos "Puro" nos postos não é o Anidro, como vem diluído na mistura de "Gasol" que temos, e sim o Hidratado, que possui água na sua composição, o que gera uma a longo prazo uma corrosão nos componentes internos.
E eu to cagando pra poluentes, pois a minha parte eu estou fazendo, o meu catalisador é novo e meu carro está bem regulado, nem sente-se cheiro de gasolina ou queima de óleo, tem muito carro com etanol todo ressecado, que polui mais que carro a gasolina, fora que o consumo vai lá pra cima, o que faz abastecer mais vezes e por fim poluir quase tanto quanto.
:103:
Não é a toa que se usa gasolina para efetuar a limpeza de peças em oficinas, devido ao seu poder detergente.
Mas também há outro problema, é essa mistura de combustível que temos, somado com porcaria da gasolina nacional que temos, que até então tinha-se um alto teor de enxofre, 800ppm.
Nesse vídeo abaixo, pode-se ver um exemplo do poder de limpeza de uma gasolina de alta qualidade, o dono deste VTS, sempre faz a manutenção na High Torque, usava só gasolina Podium e veja como está o interior do motor.

Avance o vídeo para os 10:06s

https://www.youtube.com/watch?v=ZznXUXVQcPs

Mas Gosto é Gosto, hehe EU só queria entender porque esse país desgraçado vende a mesma gasolina Purinha para nossos Vizinhos e quase 3 vezes mais barata, e nós ficamos com esse "GASOL".
:13:
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Rods
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 30 Jun 2014, 16:09

Lugier:

Legal que você usa os controles não poluentes... catalizador, motor regulado, etc...

Sobre a água no Etanol, eu entendo o lado negativo, meu próprio silenciador do escapamento tah enferrujado embaixo por causa dessa bendita água...rsrs... mas na verdade a água não corrói, ela oxida/enferrruja, mas por isso temos que usar constantemente os aditivos do tipo Ac Delco FlexPower que remove essa oxidação e um óleo de alta qualidade.

Optei por abastecer só com Etanol pois sou assinante da Quatro Rodas, e sempre acompanho os desmontes do Longa Duração, e os carros que usam só Etanol na desmontagem, mantém a maior parte dos componentes "pesados" íntegros, sem desgaste, ou com desgaste dentro das especificações da montadora, tipo Pistões, Comando de Válvulas, Anéis, etc... já os que usam gasolina, apresentam muito mais desgaste, isso quando não estraga alguma peça.

E além disso, nessa minha trajetória rumo ao Etanol Aditivado da Shell, percebi o seguinte:

Meu Vectrão com 50 litros de gasolina, fez uma média de 550 KM, ou seja, média de 11 Km/l, mas isso considerando a média para a cidade e estrada juntos, média final aproximada pois não deixo o tanque zerar para encher de novo, a média apurada pelo MID é 12,3 Km/l. Já com Etanol, ele faz uns 350 KM com 1 tanque, considerando também média para cidade e estrada juntos, de 7 Km/l, sendo que o MID mostra média de 8 Km/l. Para encher o tanque de Etanol gasto em média R$ 90 e para encher de Gasolina R$ 160, então, considerando que os desmontes demonstram que o motor se mantém mais íntegro no Etanol e na média final eu vou rodar 150 Km a mais por R$ 20, então optei pelo Etanol, ainda mais que agora ele vai ser Aditivado e não vou ter mais problemas de lubricidade.

Mas brow, claro que tudo é questão de opção, e se tiver um tempo dá uma pesquisa nas diferenças para o motor em usar Alcool e Gasolina, no que diz respeito à desgaste, eu fiz essa pesquisa para determinar minha escolha.

Seria bom se nossos amigos do Clube do Vectra, desse suas opiniões e compartilhassem seus conhecimentos a respeito.

Um abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 01 Jul 2014, 09:30

Lugier:

Você que é cabrero com o Etanol, dá uma olhada na reportagem abaixo. Apenas para comentar, o Etanol realmente tem pontos negativos, mas como eu já falei, tendem a ser solucionados pelo Etanol Aditivado da Shell. A gasolina ataca mais o motor a nível de carbonização e borras, e para que isso não aconteça é necessário a utilização constante de aditivos como o Bardahl do Crispim ou o Ac Delco FlexPower. Lembrando que minha opção está relacionada a utilização de óleos de alta qualidade, ciclagem para lubrificação e limpeza dos componentes que o Etanol resseca, Aditivos de Combustível e Etanol Aditivado... e por fim, a análise de que economia $$$ por rodar 700 KM com Etanol contra 550 KM com Gasolina, R$ 160 de gasolina e R$ 180 de Etanol respectivamente.

http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 7827.shtml

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 01 Jul 2014, 11:41

Não é ser cabrero, é um combustível com água, é complicado, mas acho que isso é como discutir política e religião, ainda mais que Aqui na minha cidade, nem que eu quisesse colocar etanol valeria a pena, aqui chegam a cobrar R$2,69 o litro em média, quando a "gasolina aditivada" custa entre R$3,02 á R$3,10, além de não existir o Etanol Aditivado da Shell.
Mas estou usando atualmente a Podium, que somado a um óleo de boa qualidade, acredito que dificilmente irá criar borras.
Meu vectra está com 119mil Km, estou pensando seriamente em ver um orçamente para troca de juntas de bloco do motor, por prevenção, afinal sou o segundo dono. Se for acessível, é bem provável que eu mande trocar, aí eu aproveito e faço uma foto do estado da câmara de admissão, pistões, válvulas e pé de válvulas, pois estou tendo um problema de vazamento abaixo do motor, não sei se é a junta do subcárter, retentor do virabrequim ou algum selo acima e um possível vazamento da junta do conversor de torque. Vou ver um pacotão na oficina e digo posteriormente.

Também estou pensando em isolar e colocar um filtro na sáida de vapores de óleo que retorna para o TBI, aquilo faz melar tudo por dentro, e é só assim porque nossa legislação determina.
Isso vai manter a admissão e o corpo limpo por muito mais tempo.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 01 Jul 2014, 13:28

Ow louco Lugier... 2,69 em 1 litro de Etanol??? Aqui o Aditivado no posto mais caro custa 1,99, o Comum varia entre 1,79 e 1,89. Nesse preço com certeza tem que ficar na Gasosa mesmo!

Sobre os vazamentos tem que cuidar direitinho, tomara que seja somente a vedação do subcárter, agora sobre trocar a junta do bloco, porquê você está pensando em fazer isso? Tipo, você vai abrir o motor só para ver dentro?rs

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 02 Jul 2014, 22:18

Rods:

Só por prevenção, não sei como o carro foi tratado antes, meu maior medo é uma junta que está quase se rompendo e passar água pro motor. mas só se for viável.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 03 Jul 2014, 10:28

Entendi Lugier... mas penso que se desde que você pegou ele, nunca teve mistura de água com óleo, causado na maioria das vezes por superaquecimento (o carro ferveu) e ele está usando a junta original, entendo que é melhor não mexer, pois a vedação original de fábrica não consta que deve ser substituída... pelo menos não vi isso no Manual de Reparações.

Mas claro que entendo ser de grande importância coletarmos os conhecimentos de nossos companheiros do Clube do Vectra que mexem com motores, como é o caso do Almeidão.

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 04 Jul 2014, 21:58

Rods:

R$350,00 a mão de obra para troca de Junta do cabeçote. Segundo o mecânico, uma junta original é feita para durar em torno de 250mil Km, desde que tenha sido usado corretamente o liquido de arrefecimento durante todo esse tempo. Aí fica a Pulga... afinal já faz 9 anos que esse carro roda, Mas Como vou ter que trocar a tampa do comando, que na CSS saí R$850,00 Original já com a Junta Original, compensa, já que junta de Cabeçote, adimissão e escape, são baratas e aproveito a Mão de Obra.

No momento estou comprando tudo antes de fazer isso, creio que só em meiados de Agosto faça isso, estou comprando velas de iridium, liquidos de arrefecimento, agua desmineralizada, juntas, tampa, parafusos, duto de ar em aço inox e entre outras coisas, quando eu tiver tudo eu mando pra oficina, quero da uma Geral no motor desse carro, e fotografo todo o processo.
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Adriano cruz » 05 Jul 2014, 09:50

lugier escreveu:Rods:

R$350,00 a mão de obra para troca de Junta do cabeçote. Segundo o mecânico, uma junta original é feita para durar em torno de 250mil Km, desde que tenha sido usado corretamente o liquido de arrefecimento durante todo esse tempo. Aí fica a Pulga... afinal já faz 9 anos que esse carro roda, Mas Como vou ter que trocar a tampa do comando, que na CSS saí R$850,00 Original já com a Junta Original, compensa, já que junta de Cabeçote, adimissão e escape, são baratas e aproveito a Mão de Obra.

No momento estou comprando tudo antes de fazer isso, creio que só em meiados de Agosto faça isso, estou comprando velas de iridium, liquidos de arrefecimento, agua desmineralizada, juntas, tampa, parafusos, duto de ar em aço inox e entre outras coisas, quando eu tiver tudo eu mando pra oficina, quero da uma Geral no motor desse carro, e fotografo todo o processo.


A junta foi feita pra rodar em torno de 250.000 km ? :47: Dá uma olhada nesse vídeo aqui :
http://www.clubedovectra.com.br/forum/v ... =17&t=5022

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 05 Jul 2014, 21:38

Massa a reportagem, ele teve sorte de pegar este exemplar, mas segundo ele então, nem a correia ou uma juntinha foram trocados nesses 1.000.000 de Km hehe
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 07 Jul 2014, 09:57

Show Lugier... dá gosto de ver o cuidado que você tá tendo com seu Vectrão.

Dúvida: Você vai comprando as peças aos poucos, tipo mês a mês e depois manda arrumar tudo?

Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 07 Jul 2014, 11:43

Sim Rods, vou comprando aos poucos, pois algumas coisas pego da internet mesmo que sai mais barato, e na hora da manutenção também saí mais barato pois uso a mesma mão de obra.

Só estou com dificuldade de achar um duto de ar em inox que se encaixe na caixa de filtro original ao corpo de borboleta, sem precisar usar esses filtros "esportivos", se alguém souber.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ortivo-_JM
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 07 Jul 2014, 17:37

Show... pretendo fazer desse jeito também, até porque o Vectrão tem algumas peças bem caras...rs.. Abraço!

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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por lugier » 17 Jul 2014, 02:43

Rods escreveu:Show... pretendo fazer desse jeito também, até porque o Vectrão tem algumas peças bem caras...rs.. Abraço!


Criei um tópico para ir acompanhando o desenvolvimento se quiser acompanhar, Rods.

viewtopic.php?f=17&t=5269
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Re: Troca de Óleo e Filtros com Pesquisa Avançada

por Rods » 22 Jul 2014, 09:48

Falae Lugier! Vou acompanhar sim...rs.. abraço!

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