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Vectra CDúvida Kit do Trambulador - Vectra C

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Rods
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Dúvida Kit do Trambulador - Vectra C

por Rods » 09 Jun 2014, 14:38

Boa Tarde Amigos!

Venho abrir este tópico para que possamos debater um caso reincidente em um câmbio GM. Tive um monza durante 5 anos que apresentava dificuldade de engate (não sincronizava macio) na 4ª marcha. Convivi com isso durante todo o tempo que estive com ele, troquei embreagem, cabo, eixo do trambulador (na ponta da caixa de câmbio) e mesmo assim nunca ficou 100% bom.

Hoje com meu Vectrão, vejo que ele caminha para isso, pois a 2ª e 3ª marcha eu tenho que engatar com todo o cuidado e no tempo certo para não ficar aquela sensação de que tá encaixando os dentes, não chega a não querer entrar ou arranhar, mas não está macio como deveria. Não parece ser embreagem ou atuador, pois todo o processo de arrancada está perfeito.

Pesquisando na internet, descobri que existe um Kit para o Trambular do Vectra, composto do "joelho" que troquei no Monza + um monte de buchas, arruelas, e parece que tem até um rolamento. Enfim, creio que este kit esteja desgastado no meu Vectra e terei de trocá-lo.

Qual a experiência dos amigos do Clube do Vectra com este tópico?

Abraço!

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Kit do Trambulador

por Rods » 09 Jun 2014, 14:40

Esqueci de postar, segue a foto do Kit:

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Re: Kit do Trambulador

por Alcir Andreoni » 09 Jun 2014, 16:07

Esse é um assunto para o Mestre Almeidão!

Ele fez no Vectra dele e pode te dar todas as dicas... :88:
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Isso deixa marcas profundas!

Almeidão
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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 10 Jun 2014, 15:30

Sim Alcir, tó na área. Sobre a foto, as buchas são de ótima qualidade e esta peça preta com uma bucha branca interna não é um rolamento é a bucha da gaiola e para isto tem que desmontar tudo para colocar ela, o varão passa dentro dela. Esta articulação de metal, não gostei dela, prefiro a original que é separada e não rebatida como esta e que voce tem que colocar ela inteira e por isto dificulta o serviço e endurece um pouco o cambio. Eu compraria tudo isto, mas nesta articulação eu usaria a sua porem com uma pequena mudança, tipo mandar um torneiro fazer um pino com rosca bem justo ou até mesmo tentaria comprar esta articulação original. O resto é igual original se for o que está na foto. Alguma coisa vai sobrar, logo na parte de cima há duas buchas na direita da articulação, esta voce não vai usar e é difícil de trocar pra caramba, mas dificilmente elas estragam. Dentro delas fica o eixo que a alvanca fica dentro e movimenta para frente e para trás.

Sem duvida que vai melhorar muito e que as mudanças serão mais precisas, mas para voce se livrar destas dificuldades que voce teve com o Monza e querer usar um cambio melhor, com mudanças suáveis e segura, só colocando com cabo de aços e com certeza não ficará barato isto. Mas posso lhe garatir que muda do pé de Galinha para picanha suculenta.

É esta a minha idéia para ti que comentou o que sentia antes com o Monza, logo é diferente de um que reclama que a marcha não entra corretamente. Trocando isto ela vai sim entrar corretamene, mas não espera tanta maciês nele.
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 10 Jun 2014, 15:56

Putz Almeidão, detonou!

Show de bola, se for fazer este serviço vou consultar uma oficina especializada em câmbios, acho que vai ser mais seguro...rs.

Valeu!

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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 10 Jun 2014, 17:12

Rods escreveu:Putz Almeidão, detonou!

Show de bola, se for fazer este serviço vou consultar uma oficina especializada em câmbios, acho que vai ser mais seguro...rs.

Valeu!


Só um pequeno detalhe, seu carro carro é um Vectra C? Sem sim, esquece tudo que escrevi e esqueça estas peças também, porque elas são do Vectra B ok?

O trabulador do Vectra C já é com cabos de aço e é bem diferente apesar que eu acho mais fácil de ajustar.
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 10 Jun 2014, 20:37

Ixi Almeidão... o meu é sim o Vectra C...

Será que só ajustar resolve o problema dos engates? No que consiste este ajuste exatamente? Que tipo de oficina faz estes tipos de ajuste?

Abraço!

Almeidão
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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 11 Jun 2014, 08:08

Rods escreveu:Ixi Almeidão... o meu é sim o Vectra C...

Será que só ajustar resolve o problema dos engates? No que consiste este ajuste exatamente? Que tipo de oficina faz estes tipos de ajuste?

Abraço!


Rapaz eu não sei quem faz estes ajustes, mas sei o que voce pode comprar para ajustar e só consegui na época que comprei na concessionária, não conheço e não conheci ninguem que faz isto a não ser eu kakkaka.
Abaixo o que precisa ser trocado para ajustar.

1 - Haste do ilhame - não lembro bem mas paguei aqui algo de R$ 80,00
3 - Torre que entra a haste dentro (não comprei esta, eu levei em um torneiro, ele colocou nova bucha e mexeu no
local para usar um retentor comum. Original é um retentor muito comum, bem fajuta.
4 - ponta do cabo seletor - o meu não usa.
5 - Uma peça plastica fica na alavanca -(no meu carro 93345528) confere se no seu é a mesma peça, o meu é do Astra
e alguns Vectra. Comprei aqui paguei uns 45.00 e vem com um pino, é tudo plastico.
6 - Bucha plastica com anel de borracha, (no meu carro 93329537), confere sobre seu carro. Esta peça trabalha presa
na alavanca e entra dentro desta numero 5.
7 - precisa ser conferido se a peça que trabalha dentro da haste (ilhame) não está gasto, esta meça não sei se vende,
mas não é difícil de fazer. Ela fica exposta em cima da caixa, ela que leva a haste para baixo e trás para cima.
8 - ao desmontar a alavanca, será inspecionado se ela está frouxa, se sim, trocar também o pino que fica no centro
dela, não tenho este numero notado e a ultima vez que troquei, confesso que não precisava. É um pino, uma bucha
plastica e uma capa de borracha. do Astra custava 96,00, do corsa que é igual 11 reais. Só tive que fazer pouca
mudança tipo lixar uma habinha.

Agora, trocar estas peças todas, infelizmente só conheço eu mesmo e precisa tirar trambulador fora que é muito fácil, são 4 parafusos e depois desmontar e acertar. La no cambio, tirar os dois bancos da frente e tirar o console para chegar na alavanca. Trabalho de um dia inteiro sem interrupção.

Volto a lembrar que os numeros das peças que passei, pode ser que não seja do seu carro, mas ai é fácil, basta pedir esta peça para o seu carro.
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 11 Jun 2014, 14:12

Putz Almeidão, show de bola, tu é especialista mesmo hein rapaiz...heheh..

Valeu, abraço!

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Re: Kit do Trambulador

por RicardoGLS » 11 Jun 2014, 16:10

Rods escreveu:Boa Tarde Amigos!

Venho abrir este tópico para que possamos debater um caso reincidente em um câmbio GM. Tive um monza durante 5 anos que apresentava dificuldade de engate (não sincronizava macio) na 4ª marcha. Convivi com isso durante todo o tempo que estive com ele, troquei embreagem, cabo, eixo do trambulador (na ponta da caixa de câmbio) e mesmo assim nunca ficou 100% bom.

Hoje com meu Vectrão, vejo que ele caminha para isso, pois a 2ª e 3ª marcha eu tenho que engatar com todo o cuidado e no tempo certo para não ficar aquela sensação de que tá encaixando os dentes, não chega a não querer entrar ou arranhar, mas não está macio como deveria. Não parece ser embreagem ou atuador, pois todo o processo de arrancada está perfeito.

Pesquisando na internet, descobri que existe um Kit para o Trambular do Vectra, composto do "joelho" que troquei no Monza + um monte de buchas, arruelas, e parece que tem até um rolamento. Enfim, creio que este kit esteja desgastado no meu Vectra e terei de trocá-lo.

Qual a experiência dos amigos do Clube do Vectra com este tópico?

Abraço!


Rods td bem? Cara recentemente peguei um Elegance 2011 com 42.000, pergunta; A marcha é um pouco dura para entrar, será que é normal isso da GM? Pois o vectra modelo B, é muito macio.
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Re: Kit do Trambulador

por Alcir Andreoni » 11 Jun 2014, 17:21

RicardoGLS escreveu:
Rods escreveu:Boa Tarde Amigos!

Venho abrir este tópico para que possamos debater um caso reincidente em um câmbio GM. Tive um monza durante 5 anos que apresentava dificuldade de engate (não sincronizava macio) na 4ª marcha. Convivi com isso durante todo o tempo que estive com ele, troquei embreagem, cabo, eixo do trambulador (na ponta da caixa de câmbio) e mesmo assim nunca ficou 100% bom.

Hoje com meu Vectrão, vejo que ele caminha para isso, pois a 2ª e 3ª marcha eu tenho que engatar com todo o cuidado e no tempo certo para não ficar aquela sensação de que tá encaixando os dentes, não chega a não querer entrar ou arranhar, mas não está macio como deveria. Não parece ser embreagem ou atuador, pois todo o processo de arrancada está perfeito.

Pesquisando na internet, descobri que existe um Kit para o Trambular do Vectra, composto do "joelho" que troquei no Monza + um monte de buchas, arruelas, e parece que tem até um rolamento. Enfim, creio que este kit esteja desgastado no meu Vectra e terei de trocá-lo.

Qual a experiência dos amigos do Clube do Vectra com este tópico?

Abraço!


Rods td bem? Cara recentemente peguei um Elegance 2011 com 42.000, pergunta; A marcha é um pouco dura para entrar, será que é normal isso da GM? Pois o vectra modelo B, é muito macio.

Eu achei o câmbio do Elegance manual um pouco duro nos engates. Eu fui ver em 2011 com 11.000km e não gostei dos engates, mas aí me falaram que era normal. Pulei para o automático...
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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 12 Jun 2014, 12:51

Eu andei pouco nestes C com cambio, mas os que eu andei não era duro as marchas, eram precisas e bem macia. Havia antigamente logo que surgiu o cambio com cabos de aço dois tipos de haste. Uma com alavanca lateral mais curta, isto fazia a alavanca mexer menos para digamos colocar uma marcha, porem era mais dura. Hoje temos esta peça um pouquinho maior, aumetando o curso da alavanca e diminuindo o peso. Mas não vi isto em um Vectra C, então acredito que voces que dirigirom um e que estava duro o cambio, pode ter sido um outro problema e que eu desconheço.

Nunca pergunto nada a um vendedor ou um mecanico. Já sei que a resposta é: ISTO É NORMAL. Na verdade nem sempre é.

Alcir, com certeza quem gosta de cambio automático, está livre destes ajustes, mas quem não gosta ou não pode ter um, sofre porque são poucos ou quase nenhum especializado em cambios na parte alavanca e trambulador.

Esta é a parte que eu mais gosto de fazer. Quem sabe um dia faço para terceiros?. É a parte que mais gosto de fazer, aliás é o que deixa realmente o cliente feliz, porque para um amante de um bom carro com cambio, não tem nada melhor que as trocas suáveis e precisas. Bem, nunca foi barato também

Sds
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 16 Jun 2014, 09:02

Ricardo:

No meu os engates são duros sim... e ainda acontece essa falta de precisão nos engates como falei na abertura do tópico...

O seu é só duro ou também tem uma certa dificuldade de engate? Tipo não arranha, mas não entra perfeito... faz um "troc" que só consigo tirar engatando a marcha no tempo.

Como não sou o único dono do meu carro, pretendo futuramente trocar a embreagem, pois meu carro está com 87.000 KM e não sei ela já foi trocada e como o pedal é hidráulico, ela não fica dura como no cabo. Nas arrancadas ele sai bem, mas se eu queimar embreagem em uma ladeira por exemplo, sinto que dá uma trepidada, então não é novinha, mesmo se ainda estiver boa. Mas uma coisa que vou fazer que tenho pesquisado na internet, é trocar junto com o conjunto de embreagem (Platô + Disco + Rolamento) o atuador da embreagem hidráulica, pois li que se estiver no fim da vida útil pode fazer trepidar a saída e creio que pode não permitir a atuação adequada da embreagem e com isso estar dificultando os meu engates... não esquecendo que neste processo também, temos que pedir avaliação do volante do motor para verificar se há ondulações, pois se houver, antes de instalar o conjunto novo de embreagem terá que retificá-lo. Enfim, somente depois destas alterações, poderei culpar o câmbio se o problema permanecer.

Abraço!

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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 16 Jun 2014, 09:53

Com certeza que com 87.000 este trabulador já está todo ferrado, principalmente a parte de cima da guia da haste que não é lubrificada deixando a buxa esposta e ovalizada. Isto não tem nada a ver com a embreagem e nunca podemos esquecer que primeira e ré não é sincronizada e sempre dura para entrar fora do tempo, ou seja melhor opção sempre parado mesmo.
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 16 Jun 2014, 09:55

Almeidão:

Você acha que só trocando o trambulador resolve?

Abraço!

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Re: Kit do Trambulador

por Almeidão » 16 Jun 2014, 11:53

Rods escreveu:Almeidão:

Você acha que só trocando o trambulador resolve?

Abraço!


Não resolve, aliás nem vale apenas trocar porque é um preço absurdo trocar ele inteiro. Vai resolver bastante, voce trocar a haste dele mais a torre de cima onde a haste entra, é para mim um serviço bem fácil apesar que não acho nada ´muito difícil.
Voce quer fazer o teste se ela está ruim? fácil demais, puxe o freio de mão e vai lá no trambulador com a mão e passe marcha nele e sinta se ele tem folga lateral. Esta folga lateral que comento é sentir se a hate mexe para as laterais principalmente quando está no alto, tipo passar uma quinta. Este trambulador fica em cima da caixa de marcha
Observe também, que esta haste tem uma peça que levanta e abaixa ela quando voce mexe na alavanta para direita e esquerda, esta peça tem que sempre ter graxa ali, e dificilmente vejo um usado com graxa neste local.

Depois disto, que já vai melhorar muito voce deve trocar outra peça na alavanca, mas primeiro esta haste que é o illame dele e verás que com a melhora lhe dará vontade de continuar a trocar mais coisas e sentir ele como novo.
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Re: Kit do Trambulador

por Rods » 16 Jun 2014, 12:19

Show Almeidão... não sou assim tão hábilidoso como você, mas vou verificar este teste com meu mecânico... só não sei a data ainda, mas posto aqui quando fizer.

Abraço!

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Re: Dúvida Kit do Trambulador - Vectra C

por Frank Valente » 14 Dez 2015, 12:03

Eu estava procurando a peça mais não sabia o nome!
Obrigado pelo post foi de grande ajuda"

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Dúvida Kit do Trambulador - Vectra C

por Ricardo GLS/2000 » 17 Nov 2016, 17:40

Rods escreveu:Fuente del Mensaje Ricardo:

No meu os engates são duros sim... e ainda acontece essa falta de precisão nos engates como falei na abertura do tópico...

O seu é só duro ou também tem uma certa dificuldade de engate? Tipo não arranha, mas não entra perfeito... faz um "troc" que só consigo tirar engatando a marcha no tempo.

Como não sou o único dono do meu carro, pretendo futuramente trocar a embreagem, pois meu carro está com 87.000 KM e não sei ela já foi trocada e como o pedal é hidráulico, ela não fica dura como no cabo. Nas arrancadas ele sai bem, mas se eu queimar embreagem em uma ladeira por exemplo, sinto que dá uma trepidada, então não é novinha, mesmo se ainda estiver boa. Mas uma coisa que vou fazer que tenho pesquisado na internet, é trocar junto com o conjunto de embreagem (Platô + Disco + Rolamento) o atuador da embreagem hidráulica, pois li que se estiver no fim da vida útil pode fazer trepidar a saída e creio que pode não permitir a atuação adequada da embreagem e com isso estar dificultando os meu engates... não esquecendo que neste processo também, temos que pedir avaliação do volante do motor para verificar se há ondulações, pois se houver, antes de instalar o conjunto novo de embreagem terá que retificá-lo. Enfim, somente depois destas alterações, poderei culpar o câmbio se o problema permanecer.

Abraço!



Desenterrando esse tópico aqui hehehehe! Bom antes o câmbio entrava um pouco duro na 1ª marcha, agora está raspando, tenho que passar a 2ª marcha e depois engatar a 1ª para entrar suave... Me falaram aqui que é a sincronização da 1ª e 2ª marcha, o que vcs acham? vou torcer que seja só o trambulador. Só lembrando que o meu vectra é um C.

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Dúvida Kit do Trambulador - Vectra C

por Katsumi » 06 Dez 2016, 11:30

Almeidão, pode me ajudar.

A alavanca de marchas esta com um pouco de folga (ele é ré para frente) e um pouco ruim para engatar segunda, se por acaso eu trocar estas buchas melhora?

Segue imagem do kit

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