O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra CProblema com temperatura - Vectra C

371 mensagens
Avatar do usuário
creathive
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 257
Registrado em: 18 Abr 2015, 15:42
Nome Completo: Andre Ferreira
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por creathive » 17 Jul 2015, 13:02

Almeidão escreveu:
creathive escreveu:Opa, vamos lá. Meu carro na cidade com trânsito e ar ligado está chegando em quase 100,estou preocupado. Sem ar ligado, nas mesmas condições fica em 91 ou 92. Por onde começo para resolver? Meu carro é gls 97 8v. Foi feito cabeçote recentemente, trocado a junta, válvula termostatica, mas não sei a especificação da válvula. Foi trocado o fluido do radiador tb.


Amigo, primeiramente saber o estado do radiador. Estando em rodovias livre sem ar ligado a temperatura deve ficar entre 80 a 82 sem ar ligado. Se for diferente ou é radiador oxidado ou termostática de carro a alcool. O refil de termostática que usa o seu carro é MTE 211-82, se tiver diferente precisará ser trocada.

Bem, se a temperatura for esta que comento nas rodovias e as ventoinhas armam em transito pesado o problema com certeza é o cebolão dele que está errado e o correto para ele é o MTE 763 ou 760.

Nesta temperatura que está, é possivel que já tenha queimado a juna outra vez ou se não queimou ainda, já está quase.

Porque foi feito o cabeçote? Ele aqueceu porque? Arrumou o problema antes de montar o cabeçote feito? Será que o mecanico tem olhos de Supermen e viu internamente o radiador e disse que etava bom?

Não sei o problema que deu no seu carro, mas a maioria dos mecanicos colocam agua de um lado e ao sair do outro já confirmamque foi testado o radiaodor como se eles soubesem a vazão de um radiador novo. Quando um mecanico tem um radiador novo nas mãos. Será que fazem um teste?

Sds

Almeidao, primeiramente quero muito lhe agradecer. Se eu encontrar você algum dia pago o melhor buffet para você.
Então, vou para o tópico correto para não criar confusão. Dá uma lida lá se puder:
viewtopic.php?f=45&t=6392&p=127637#p127637
Vectra GLS 2.2 00/01 Campinas, SP.

willynicky_777
Member
Member
Mensagens: 3
Registrado em: 11 Jul 2015, 20:37
Nome Completo: Willian Antonio Vicente
Cidade: Capital
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra CD 2.0 16V Mec.
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por willynicky_777 » 19 Jul 2015, 03:51

Os VECTRAS trabalham em alta temperatura mesmo 90°C. Já o fato de que o ar condicionado pára de resfriar com certeza é alguma anomalia.

Enviado de meu LG-D685 usando Tapatalk

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Aquecimento motor com ar condicionado ligado [Resolvido]

por Almeidão » 20 Jul 2015, 09:13

Discordo plenamente contigo, não existe motores que trabalham mais quente ou precisa ser mais quente que outros, todos tem a mesma performance em uma só temperatura, sendo os que precisam melhores refrigerações para ter esta performance, é alterada pelo radiador que uns tem eles tapando parte maior que outros frontalmnte. Eles não saem de fabrica assim e nenhum deles trabalham em 90º, são sempre menos, ou até chega em 90 em transitos pesados e tendo o sistema perfeito, chega e volta porque os eletros ventiladores estão ali para isto. Com ar ligado em transito pesado em dias muito quente é possivel que fiquem fixados em 90. Não podemos esquecer nunca que 90 no painel já é bem alto porque não é a temperatura correta que está no motor e se em rodovias ele fica perto dos 80. Porque na rua ele tem que ser acima de 90? 80 no painel já tem a agua quase 100. Já 95 a agua estará só Deus sabe quanto.

Eu não me atrevo dizer 100%, mas gostaria de dizer isto que todos os carros ao mudar de dono por um motivo o qual eu desconheço, já será eliminado o aditívo. Bem, ai com pouco tempo vai oxidar o radiador e vai ficar nos 90 ou mais e passa a ser normal porque é esta a palavra mágica dos mecanicos. Assim aconteceu com um Agiles que eu comprei para minha filha, comprei ele na GM com 2 anos de uso e a cor da agua estava preta. Por sorte consegui ainda salvar lo.
Imagem

Pvisentin
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Jul 2014, 22:00
Nome Completo: PIETRO MARCO VISENTIN LUCHI
Cidade: Juiz De Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Pvisentin » 26 Jul 2015, 22:39

Boa noite!

Possuo um vectra elegance 2007, e o mesmo começou a esquentar muito, chegando no limite! coloquei agua no reservatório que estava seco e chamei um guincho como foi ontem, sábado (25/07) não consegui nenhuma oficina, e vi que o mesmo, não está baixando a água, deixei ele ligado por cerca de meia hora hoje e a temperatura foi perto do meio como normal... Irei leva-lo amanhã em uma oficina e já gostaria de chegar pelo menos com uma noção do que possa ser, que como eu disse, a água não está vazando em lugar nenhum, coloquei papelão pra ver e o mesmo estava seco! verifiquei a tampa do reservatório e a mesma está em boas condições, não sei o que eu faço!!!

OBS 1: Não sei se aplica a GM, meu antigo carro (VW) não armava a ventoinha quando tinha algum problema na parte de arrefecimento do motor, conferi hoje e ela está normal, seja com o carro ligado ou só no pós-chave. :62:

SE POSSUI OUTRO TÓPICO IGUAL PEÇO DESCULPAS!!!!

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Rafael Rodrigues » 27 Jul 2015, 09:25

Então, não é pq não pinga no chão que o carro não vaza água. Ele pode pingar em cima de uma parte quente e evaporar.
O correto é fazer um teste com uma bomba. Assim você pode testar o sistema e sua tampa também.
O seu sistema estava correto? Nível em dia e conferido a pouco tempo?
Agora se o carro chegou a temperatura limite é melhor verificar certinho para ter certeza que não queimou a junta do cabeçote.
Mais uma coisa, já tirou a vareta do óleo para verificar se não tem contaminação? Se tiver, o óleo fica parecendo leite condensado.

Avatar do usuário
kleyton ferreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 04 Out 2014, 18:50
Nome Completo: kleyton c ferreira
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por kleyton ferreira » 27 Jul 2015, 12:03

O meu estava sumindo água tbm !
Identifiquei alguns pontos porém era quase nada !
No meu caso o maior vazamento estava na tampa do bloco ( junto a Correia dentada , válvula termostatica)
O meu é um 2008!
Toda semana completava o nível! Agora já arrumei

Avatar do usuário
kleyton ferreira
GL Member
GL Member
Mensagens: 101
Registrado em: 04 Out 2014, 18:50
Nome Completo: kleyton c ferreira
Cidade: niteroi
Estado: Rio de Janeiro
Veículo: Vectra Expression 2.0 MPFI FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por kleyton ferreira » 27 Jul 2015, 12:04

No meu caso foi trocado a junta ali é boa !!

Roberto Lucas
GL Member
GL Member
Mensagens: 56
Registrado em: 14 Jul 2015, 22:57
Nome Completo: ROBERTO LUCAS CARLOS DA SILVA
Cidade: RIO LARGO
Estado: Alagoas
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Roberto Lucas » 27 Jul 2015, 14:27

O meu tbm tem um pequeno vazamento ali na carcaça da termostática mas como vou substituir a embreagem por esses dias, vou fazer tudo junto!

Avatar do usuário
Rafael Rodrigues
GL Member
GL Member
Mensagens: 98
Registrado em: 17 Jun 2015, 07:26
Nome Completo: Rafael Zerbinatto Rodrigues
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2005/2005

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Rafael Rodrigues » 27 Jul 2015, 16:27

Quando comprei o meu também vazava água na carcaça da válvula. Acabei comprando uma válvula nova, uma carcaça nova e uma junta nova. Como ali você tem que tirar a correia dentada para trocar, troquei ela também.

Imagem

Imagem

É um saco ter que tirar a correia para trocar uma peça tão simples. :13:

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Almeidão » 28 Jul 2015, 08:56

Está claro que vazou por oxidação no local esta parte rosada é um zinabre que vai estufando, para evitar este trabalhão todo, usando o aditivo correto evita este problema e pior que isto vem uns mexnicos e mete cola no anel de borracha pensando que vai ajudar em algo e só piora. É possivel que tenha mias oxidações por ai, afinal não aparece em somente um lugar.
Imagem

Pvisentin
Member
Member
Mensagens: 13
Registrado em: 28 Jul 2014, 22:00
Nome Completo: PIETRO MARCO VISENTIN LUCHI
Cidade: Juiz De Fora
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por Pvisentin » 28 Jul 2015, 16:45

Galera o problema do meu foi na valvula termostática, ela travou e a mesma não deixava a agua circular resfriando o bloco do motor. Aproveitei que parei para arrumar isso e já fiz uma revisão, 3.000km antes do previsto. Troquei cabo de velas, velas, correia dentada, óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, limpeza dos bicos, limpeza do TBI, óleo de frreio, pastilhas de freio, aditivo do radiador, 3 mangueiras do sistema do aferrecimento que estavam desgastadas, troca dos 4 pneus (yokohama) são mais duros mas dão mais aderência nas curvas), alinhamento, balanceamento, cambagem, desempeno de 2 rodas, check-up da suspensão, e troca de 1 batente da suspensão dianteira direita, ou seja, um gasto bem alto, mas o carro virou outro! Haha Ele foi hoje para o polimento e cristalização, amanhã quando pega-lo postarei uma foto dele haha


Abraços e obrigado pelas dicas

Avatar do usuário
mica
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Out 2014, 12:44
Nome Completo: Miqueias Bueno da Silva
Cidade: Bariri
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: VECTRA C - ARREFECIMENTO!!!

por mica » 28 Jul 2015, 17:50

Agora é só curtir a nave.
Garagem: Vectra Elite 2.4 16v 2006 Cinza Trinidad
Acesse viewtopic.php?f=70&t=10400

Avatar do usuário
João Gabriel
Member
Member
Mensagens: 47
Registrado em: 28 Abr 2014, 00:46
Nome Completo: João Gabriel Levorato
Cidade: Itapolis
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Elite 2.4 MPFI 16V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2002/2003

Re: Superaquecimento (cabeçote feito) 2.4 16V

por João Gabriel » 03 Ago 2015, 11:33

Almeidao, a válvula termostatica comprei a 82, eu mesmo substitui, sem ela o carro ficou muito frio em rodovia, agora estou pensando nesse sensor de temperatura...foi uma luz, medi a pressão em uma mecânica e me informaram que está em ordem, basta agora descobrir esse aquecimento que acontece raramente...abraço e obrigado a todos pelas dicas

Avatar do usuário
Arthur2010
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Ago 2015, 19:01
Nome Completo: Arthur Silveira de Souza
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Arthur2010 » 16 Ago 2015, 06:43

Bom dia, pessoal.

Estou com uma dúvida, pesquisei no Fórum e não achei.

Estou há três dia com o Vectra da descrição e ontem dei um rolê de aproximadamente 15 minutos até o chópis.

Contudo, cheguei lá e vi que a temperatura no painel não chegou nem perto da escala central, como indica o manual.

Foi um dia razoavelmente quente e estranhei porque comparei com o outro carro da descrição (Voyage 1.0) que chega temperatura em 4 ou 5 minutos rodando. Mas é claro que há ponderações à fazer, pois o 1.0 tem menos líquido de arrefecimento e menos óleo no motor e tal.

Ressalto que na volta, com o sol já ardendo e o carro debaixo do sol, na volta também só atingi 1/4 da escala central.

Sei que o pessoal se preocupa mesmo com o super-aquecimento, mas considero muito importante a temperatura ideal de funcionamento, heis que influencia no consumo, na durabilidade do motor, do óleo, escape e etc...

Mas a dúvida é o seguinte: quanto tempo os Vectras C 2.0 8 válvulas demora pra chegar na escala central rodando no álcool?

Estou pensando em levar pra ver se a válvula termostática está travada aberta. :2:
- Vectra Elegance 2009/2010
X - VW Voyage 1.0 2008/2009
X - VW Gol 1000 CHT 1995
X - VW Fusca 1300 1974

dani2014
Member
Member
Mensagens: 1
Registrado em: 15 Mai 2015, 20:39
Nome Completo: marcio hoffmann
Cidade: chapeco
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Elite 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por dani2014 » 16 Ago 2015, 08:27

ola amigo deve ser normal pois meu tambem nao chega no meio como indica no manual

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Jeferson.eng » 16 Ago 2015, 12:44

O meu também não chega ao meio da escala, isso usando gasolina. Os VW trabalham um pouco diferente nessa questão de temperatura, pois geralmente chegam rápido ao centro (90 graus) e fica travado ali.
Dê uma checada na termostática, mas acho que teu carro está normal.
Imagem

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Almeidão » 16 Ago 2015, 15:10

De 80 a 90 oxilando é normal, acima do 90 é problema, abaixo de 80 na cidade é problema também. Já em rodovias 80 é normal.

Eu também não gosto de procurar muito não amigo hehhehehe, mas tem um monte de informações sobre isto.

Sds
Imagem

Avatar do usuário
Arthur2010
GL Member
GL Member
Mensagens: 66
Registrado em: 10 Ago 2015, 19:01
Nome Completo: Arthur Silveira de Souza
Cidade: Pouso Alegre
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2006

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Arthur2010 » 16 Ago 2015, 18:32

Hoje rodei uns 50 km, entre trechos urbanos e rodovias, chega só até um quarto da escala, é assim mesmo galera?
Rodei com ar, sem ar, pisando fundo e de leve, subida e descida... só 1/4.
Se assim é o normal, então estou mais tranquilo... mas achei estranho. :47:
- Vectra Elegance 2009/2010
X - VW Voyage 1.0 2008/2009
X - VW Gol 1000 CHT 1995
X - VW Fusca 1300 1974

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8378
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Almeidão » 16 Ago 2015, 21:05

Arthur2010 escreveu:Hoje rodei uns 50 km, entre trechos urbanos e rodovias, chega só até um quarto da escala, é assim mesmo galera?
Rodei com ar, sem ar, pisando fundo e de leve, subida e descida... só 1/4.
Se assim é o normal, então estou mais tranquilo... mas achei estranho. :47:



Estranho nem é ela estár em 90, é o pessoal bater o pé que 90 frequente seja normal. A do seu carro está perfeita
Imagem

Daniel Piovesana
GL Member
GL Member
Mensagens: 65
Registrado em: 03 Mar 2015, 21:12
Nome Completo: Luiz Daniel Cordeiro Piovesana
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
Veículo: Vectra Elegan. 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2004

Re: Vectra não alcança temperatura ideal de funcionamento?

por Daniel Piovesana » 16 Ago 2015, 22:09

Arthur2010 escreveu:Hoje rodei uns 50 km, entre trechos urbanos e rodovias, chega só até um quarto da escala, é assim mesmo galera?
Rodei com ar, sem ar, pisando fundo e de leve, subida e descida... só 1/4.
Se assim é o normal, então estou mais tranquilo... mas achei estranho. :47:


O meu é exatamente igual.

Mesmo em viagens longas nunca passou de 1/4 e eu suspeitava que era problema na termostatica.
Bom saber que geral é assim.
Pena não ter uma escala numérica.

T+
Imagem

371 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 213 visitantes

Bem-vindo: 23 Abr 2024, 07:04