O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

Vectra B[Resolvido] Cheiro de gasolina - Vectra B

123 mensagens
Adriano cruz
GLS member
GLS member
Mensagens: 612
Registrado em: 26 Mai 2013, 19:17
Nome Completo: Adriano da silva cruz
Cidade: Cabo de santo agostinho
Estado: Pernambuco
País: Brasil
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 2000/2001

Re: CHEIRO DE GAsOLINA

por Adriano cruz » 02 Out 2014, 16:26

sagini escreveu:Boa tarde amigos!

realmente a questão ficou vaga.
O cheiro é percebido dentro do carro.
Ao rodar.

Veja se tem alguma mangueira solta no filtro de vapores da linha do cânister. No vectra b esse filtro fica por dentro do para-lama da roda direta perto da porta do passageiro(se não estou enganado), no vectra c eu não sei se fica no mesmo local. :88:

Bruno Nojima
Member
Member
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Mai 2013, 09:50
Nome Completo: Bruno Nojima
Cidade: mogi das cruzes
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2004/2005

Re: CHEIRO DE GAsOLINA

por Bruno Nojima » 07 Out 2014, 00:48

Já chegou a verificar algum tipo de vazamento???

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(ainda nada...)

por Brates » 21 Out 2014, 05:02

Achei que tinha resolvido...mas o cheiro persiste e é insuportável. Já revirei tudo...tudo mesmo e tudo que é mangueira...e NADA!!! Nunca ví uma coisa dessa. O problema é que no meu caso, o cheiro vem de fora, pois quando coloco o ar na posição de recirculação (forçado e constante pelo botão do painel), não há cheiro de gasolina. Vou acabar vendendo o carro, um Collection 2005 com 56.000 km e impecável, somente por isso. Já não suporto mais essa situação. Estou pensando em levá-lo a uma CSS para ver se lá conseguem reparar. Nem me importo o quanto irão cobrar. Só quero ficar livre desse cheiro maldito de gasolina!

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Julinho Viol » 21 Out 2014, 06:52

não custa verificar os anéis de vedação da tampa da bóia e da bomba de combustível

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Almeidão » 21 Out 2014, 10:03

Não tem explicação cheirar sem vazamento, como voce informa o cheiro vem de fora para dentro, olha bem em cima do tanque se o anel de vedação está no lugar certo e mesmo estanto embaixo do banco, com certeza está ele fora do carro separado por um tampão plástico. Tire este tampão e ligue o carro com o banco levantado e olha ali se está tudo ok com ele ligado e dá umas aceleradas etc. Logo, desliga e observe olhando por cima com uma lanterna. Se não aparecer nada, encha o tanque com o banco traseiro levantado e ainda com uma lanterna observe ali se aparce algo de gasolina na hora que estiverem abastecendo, se aparecer pare o abastecimento e logo saberás que é ali o problema. Eu aposto que é este anel de vedação mal colocado, ou em ultimo caso corroido.

La no motor, obsever as duas mangueiras de gasolina que entra na flauta e a que sai a ver se tem vestígio de gasolina, deve ser verificado com o carro funcionando e imediatamente depois de desligar.

Tirar o protetor do paralamas lado direito dianteiro e olhar o canister se não tem nada quebrado e que possa liberar este cheiro, segue a tubulação dele e vai até a valvula que leva para baixo da TBI os gases quando liberado, faça umn teste nesta mangueirinha assim que voce tirar a valvula, assopre contra o canister a ver se não está entupida.

Por fim, teste esta valvula se ela está funcionando, para isto voce vai ter que arrumar uma tomada desta para entrar nela e encostar positivo e negativo da bateria a ver se ela vai abrir. Ou fazer teste de risco sem a tomada, um segura ela e voce encosta um (+) em um lado e um (-) em outro

Desculpe ai se voce já fez estes testes, é que não deu para ler tudo que voce escreveu por falta de tempo.
Imagem

Julinho Viol
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 291
Registrado em: 01 Fev 2014, 19:34
Nome Completo: Julio Viol
Cidade: Araçatuba
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Aut.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Julinho Viol » 21 Out 2014, 12:14

eu tive um problema semelhante num ex kadett 98, e eram os anéis da tampa da bomba e da bóia...

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 22 Out 2014, 03:39

Julinho Viol escreveu:não custa verificar os anéis de vedação da tampa da bóia e da bomba de combustível
Fiz esse teste tbm e nada, amigo. Situação bastante desconfortável. Vou indo por eliminação. E muito obrigado pela sua dica. Abraço!

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 22 Out 2014, 03:41

Almeidão escreveu:Não tem explicação cheirar sem vazamento, como voce informa o cheiro vem de fora para dentro, olha bem em cima do tanque se o anel de vedação está no lugar certo e mesmo estanto embaixo do banco, com certeza está ele fora do carro separado por um tampão plástico. Tire este tampão e ligue o carro com o banco levantado e olha ali se está tudo ok com ele ligado e dá umas aceleradas etc. Logo, desliga e observe olhando por cima com uma lanterna. Se não aparecer nada, encha o tanque com o banco traseiro levantado e ainda com uma lanterna observe ali se aparce algo de gasolina na hora que estiverem abastecendo, se aparecer pare o abastecimento e logo saberás que é ali o problema. Eu aposto que é este anel de vedação mal colocado, ou em ultimo caso corroido.

La no motor, obsever as duas mangueiras de gasolina que entra na flauta e a que sai a ver se tem vestígio de gasolina, deve ser verificado com o carro funcionando e imediatamente depois de desligar.

Tirar o protetor do paralamas lado direito dianteiro e olhar o canister se não tem nada quebrado e que possa liberar este cheiro, segue a tubulação dele e vai até a valvula que leva para baixo da TBI os gases quando liberado, faça umn teste nesta mangueirinha assim que voce tirar a valvula, assopre contra o canister a ver se não está entupida.

Por fim, teste esta valvula se ela está funcionando, para isto voce vai ter que arrumar uma tomada desta para entrar nela e encostar positivo e negativo da bateria a ver se ela vai abrir. Ou fazer teste de risco sem a tomada, um segura ela e voce encosta um (+) em um lado e um (-) em outro

Desculpe ai se voce já fez estes testes, é que não deu para ler tudo que voce escreveu por falta de tempo.
Almeidão, de tudo que vc falou, o único que não verifiquei, por falta de conhecimento mesmo foi essa válvula que fica atrás do para-barro dianteiro direito. Vou verificar. Do resto que citou, tudo está na mais perfeita ordem. De antemão, mais uma vez, muito obrigado! Um abraço!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Almeidão » 22 Out 2014, 08:26

Brates escreveu:
Almeidão escreveu:Não tem explicação cheirar sem vazamento, como voce informa o cheiro vem de fora para dentro, olha bem em cima do tanque se o anel de vedação está no lugar certo e mesmo estanto embaixo do banco, com certeza está ele fora do carro separado por um tampão plástico. Tire este tampão e ligue o carro com o banco levantado e olha ali se está tudo ok com ele ligado e dá umas aceleradas etc. Logo, desliga e observe olhando por cima com uma lanterna. Se não aparecer nada, encha o tanque com o banco traseiro levantado e ainda com uma lanterna observe ali se aparce algo de gasolina na hora que estiverem abastecendo, se aparecer pare o abastecimento e logo saberás que é ali o problema. Eu aposto que é este anel de vedação mal colocado, ou em ultimo caso corroido.

La no motor, obsever as duas mangueiras de gasolina que entra na flauta e a que sai a ver se tem vestígio de gasolina, deve ser verificado com o carro funcionando e imediatamente depois de desligar.

Tirar o protetor do paralamas lado direito dianteiro e olhar o canister se não tem nada quebrado e que possa liberar este cheiro, segue a tubulação dele e vai até a valvula que leva para baixo da TBI os gases quando liberado, faça umn teste nesta mangueirinha assim que voce tirar a valvula, assopre contra o canister a ver se não está entupida.

Por fim, teste esta valvula se ela está funcionando, para isto voce vai ter que arrumar uma tomada desta para entrar nela e encostar positivo e negativo da bateria a ver se ela vai abrir. Ou fazer teste de risco sem a tomada, um segura ela e voce encosta um (+) em um lado e um (-) em outro

Desculpe ai se voce já fez estes testes, é que não deu para ler tudo que voce escreveu por falta de tempo.
Almeidão, de tudo que vc falou, o único que não verifiquei, por falta de conhecimento mesmo foi essa válvula que fica atrás do para-barro dianteiro direito. Vou verificar. Do resto que citou, tudo está na mais perfeita ordem. De antemão, mais uma vez, muito obrigado! Um abraço!


Observar que a valvula não fica atras do para barros, ela fica proxima a TBI. Há uma mangueira saindo debaixo da entrada da TBI e dai se voce seguir ela voce chega na válvula. La no para barros fica o canister que pode ter quebrado algo ou possa ser que tenha algo entupido e não deixa a valvula descarregar os vapores para dentro do motor e para proteger o canister ele tem uma mangueira de suspiro que voce abrindo verás, este suspiro caso a valvula não funcionar, ele libera o vapor por ele como forma de proteção da peça. Testar também a valvula que se estragada fica tapada e não libera.

Pode ser um problema neste local, e pode ser o proprio canister com defeito, quebrado sei lá. Com certeza voce desmontando ali e não é difícil, voce pode fazer o teste se sai dali o cheiro.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 22 Out 2014, 14:56

Almeidão escreveu:
Brates escreveu:
Almeidão escreveu:Não tem explicação cheirar sem vazamento, como voce informa o cheiro vem de fora para dentro, olha bem em cima do tanque se o anel de vedação está no lugar certo e mesmo estanto embaixo do banco, com certeza está ele fora do carro separado por um tampão plástico. Tire este tampão e ligue o carro com o banco levantado e olha ali se está tudo ok com ele ligado e dá umas aceleradas etc. Logo, desliga e observe olhando por cima com uma lanterna. Se não aparecer nada, encha o tanque com o banco traseiro levantado e ainda com uma lanterna observe ali se aparce algo de gasolina na hora que estiverem abastecendo, se aparecer pare o abastecimento e logo saberás que é ali o problema. Eu aposto que é este anel de vedação mal colocado, ou em ultimo caso corroido.

La no motor, obsever as duas mangueiras de gasolina que entra na flauta e a que sai a ver se tem vestígio de gasolina, deve ser verificado com o carro funcionando e imediatamente depois de desligar.

Tirar o protetor do paralamas lado direito dianteiro e olhar o canister se não tem nada quebrado e que possa liberar este cheiro, segue a tubulação dele e vai até a valvula que leva para baixo da TBI os gases quando liberado, faça umn teste nesta mangueirinha assim que voce tirar a valvula, assopre contra o canister a ver se não está entupida.

Por fim, teste esta valvula se ela está funcionando, para isto voce vai ter que arrumar uma tomada desta para entrar nela e encostar positivo e negativo da bateria a ver se ela vai abrir. Ou fazer teste de risco sem a tomada, um segura ela e voce encosta um (+) em um lado e um (-) em outro

Desculpe ai se voce já fez estes testes, é que não deu para ler tudo que voce escreveu por falta de tempo.
Almeidão, de tudo que vc falou, o único que não verifiquei, por falta de conhecimento mesmo foi essa válvula que fica atrás do para-barro dianteiro direito. Vou verificar. Do resto que citou, tudo está na mais perfeita ordem. De antemão, mais uma vez, muito obrigado! Um abraço!


Observar que a valvula não fica atras do para barros, ela fica proxima a TBI. Há uma mangueira saindo debaixo da entrada da TBI e dai se voce seguir ela voce chega na válvula. La no para barros fica o canister que pode ter quebrado algo ou possa ser que tenha algo entupido e não deixa a valvula descarregar os vapores para dentro do motor e para proteger o canister ele tem uma mangueira de suspiro que voce abrindo verás, este suspiro caso a valvula não funcionar, ele libera o vapor por ele como forma de proteção da peça. Testar também a valvula que se estragada fica tapada e não libera.

Pode ser um problema neste local, e pode ser o proprio canister com defeito, quebrado sei lá. Com certeza voce desmontando ali e não é difícil, voce pode fazer o teste se sai dali o cheiro.
Blz, Almeidão. Renovou minhas já quase perdidas esperanças. Vou ver isso nesse próximo final de semana. Muito obrigado!

Avatar do usuário
Jeferson.eng
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 299
Registrado em: 05 Ago 2014, 19:13
Nome Completo: Jeferson da Silva
Cidade: Capinzal
Estado: Santa Catarina
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Jeferson.eng » 23 Out 2014, 22:12

O meu Vectra tem o problema idêntico ao desse vídeo, que causa bastante cheiro de gasolina, porém só fora do carro
http://m.youtube.com/watch?v=RbAHYS2Baqo
Eu ainda não arrumei, mas é algo fácil de verificar e arrumar caso seja preciso.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por DANIEL HIGA » 25 Out 2014, 05:20

Bom dia Brates, você já ferificou uma mangueira que vem da parede corta-fogo, vem do tanque, e é ligada a flauta? Ela costuma ressecar e vazar.
Abraços.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 27 Out 2014, 03:44

Bem, amigos. Levei o carro ao mecânico e testei a válvula purga do canister. Estava funcionando. Troquei todas as mangueiras e um filtro que tem entre o canister e a válvula purga. Aparentemente o cheiro sumiu, pelo menos por hora. Entretanto o filtro do canister não apresentava estar ruim e tampouco as mangueiras . Ao menos à olho nú. Mas, como já estava de posse das peças, do filtro e das mangueiras, solicitei que tudo fosse trocado. Talvez alguma folga em algum lugar pudesse estar vazando algum vapor, porque mancha de vazamento líquido (gasolina) não existia. Espero que com a ajuda de todos daqui ter solucionado esse enorme e desagradável incômodo. Esse filtrinho, nem sabia que existia e paguei R$ 56,00 na Aciolly. Rodei com o carro pelo fim de semana e não sentí mais o cheiro de gasolina. Para certificar-me disso, farei a higienização do sistema de ar condicionado e trocarei o filtro anti-pólen para, caso haja a contaminação do sistema pelo odor da gasolina, não continue com a pulga atrás da orelha. Agradeço à todos pela ajuda. Todos mesmo, sem nenhuma excessão!

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Almeidão » 27 Out 2014, 11:51

Sobre o canister, muita gente força ele na hora do abastecimento empurrando gasolina no tanque e já não cabe mais, não sei se este é seu caso, mas ao encher o tanque, nunca fique naquela de arredondar valores, isto faz com que vá gasolina para o canister e na verdade é para ir somente vapor, se isto acontecer aumenta a possibilidade de aparecer cheiro de gasolina caso o tubo do suspiro do tanque esteja bom.
Imagem

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 27 Out 2014, 16:44

Almeidão escreveu:Sobre o canister, muita gente força ele na hora do abastecimento empurrando gasolina no tanque e já não cabe mais, não sei se este é seu caso, mas ao encher o tanque, nunca fique naquela de arredondar valores, isto faz com que vá gasolina para o canister e na verdade é para ir somente vapor, se isto acontecer aumenta a possibilidade de aparecer cheiro de gasolina caso o tubo do suspiro do tanque esteja bom.
Almeidão, eu só mandava arredondar depois de pedir pra encher até a boca! Que enorme besteira que eu sempre fiz...mas jamais imaginaria o que poderia ocasionar. Valeu por mais essa dica. Almeidão, se puder me dar mais uma dica...tem uma mangueira que vai da TBI à tampa de válvulas que tem uma válvula no meio. é uma mangueira de uns 15 cm aprox. A minha está melando de óleo na parte que vai na tampa de válvulas. Isso pode tbm estar contribuindo para esse cheiro de gasolina ou por alí não passa vapores de gasolina? À propósito, já comprei outra na Aciolly por R$ 58,88 e com o cód GM 93.255.741 Abraço!

Avatar do usuário
Marcos AKA
Member
Member
Mensagens: 44
Registrado em: 08 Abr 2014, 00:45
Nome Completo: Marcos Alpe
Cidade: Chapadão do Sul
Estado: Mato Grosso do Sul
Veículo: Vectra Collection 2.0 MPFI 8V
Fabricação/Modelo: 2001/2002

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Marcos AKA » 29 Out 2014, 11:12

Não, cara! Essa mangueira sempre fica melada mesmo de vapor de óleo, inclusive assim como todo motor GM 8v (não sei quanto aos 16v) É típico! Pode desconectar ela e vc verá que nela não tem cheiro de gasolina. Não precisaria substitui-lá. A não ser que ela esteja trincada. Mas aí ela ocasionará avarias no funcionamento da lenta, se eu não me engano. Mas ela dificilmente da problemas, ainda mais com a KM que está seu carro (baixa).
Acho que o problema do cheiro de gasola no seu caso era encher o tanque de mais...rs. Mas não sei quanto a isso. Não venda seu carro apenas por esse motivo. Isso tem uma solução, se acaso o problema continuar. Tudo tem solução!
A respeito do ar condicionado, o ar digital, que é o caso do collection, mesmo vc deixando o botão de recirculação desativado, usando ar de fora, ele puxa ar de dentro. A portinhola permanece fechada. A não ser que você precione o botão ECO, que desativa a refrigeração. Fica apenas a ventilação. Ou, num dia frio. Aí, caso vc posicione a temperatura a partir dos 17°, ela ira se abrir. Ou ainda, quando vc usar a temperatura a partir dos 26º. No caso da temperatura estar no "Lo", a portinhola não abre nunca. Nunca vi ela abrir.
Tenho uma montana 1.8 que estava com a mangueira que chega do cânister ao TBI trincada, toda danificada. E ela estava causando um cheiro fortíssimo de gasol crua. Demorei pra achar isso. Já tinha fuçado em tudo. Aí num dia desses, desmontei o TBI e estava lá o problema. Passei fita isolante ao redor dela e ficou nova! custo: R$ 0,00! Mas vc disse que substituiu essa mangueira e todos estes componentes, então não estará ali mais o problema. Ah, só que no caso da montana não vinha cheiro de gasola dentro dela quando estava andando, ou parada com ar ligado, tanto com o de fora quanto com o ar reciclado. O cheiro vinha quando chegava num determinado local e desligava o motor.
Quanto a descrição que fiz a dias atrás, sobre o cheiro de gasolina que vem dentro do meu vectra também, que é um collection, e sua possível solução, creio que não resolveu. Sempre quando abro a porta para entrar nele, após permanecer umas horas fechado, ele tem aquele cheirão de gasola crua. Afff. Não sei se coloquei pouco silicone, ou se ficou alguma partezinha se passar... Foi meio difícil, pouco espaço, e fica feio quando se abre a portinhola de abastecimento. Daí então, continuei deixando o ar de recirculação desativado, deixando desconectada aquela mangueirinha de vácua que aciona a válvula de abertura ou fechamento da portinhola de recirculação. Nem cheguei a testar com o sostema tudo certinho pra ver se o cheiro ia permanecer. Sei que do jeito que está, o cheiro é só quando abro a porta num primeiro momento. Apos ligar o ar, o cheiro some em seguida (ar de fora, é claro), ou, quando abro os vidros (coisa rara)

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Almeidão » 29 Out 2014, 12:49

Marcos AKA, quase tirou um 10. Esta mangueira estourada na tampa da válvula não pode de maneira nenhuma está rachada, ali se tiver saindo vapor, o cheiro dentro do carro passa a ser pior que a gasolina, porem em marcha lenta e é como se tivesse um caminhão na sua frente e voce cheirando tudo da descarga dele, ok, andando quase não se sente, mas nem sempre estamos no carro com ele andando, afinal o para e anda do transito hoje é terrivel emuitas vezes sentimos quando paramos em semáfaros.
Ali não pode vazar nada e todo movimento dos pistões são empurrado para esta saida da tampa da válvula que deve está sempre desobstruida porque é o suspiro do motor e o bom fuinconmamneto dele depende disto. Esta mangueira sai da tampa e tem uma abraçadeira e vai direto para o corpo da TBI onde há sucção quando o carro está na lenta, neste caso a TBI puxa o óleo que sobra ali e a ponta da TBI puxa os gases, bem ela foi feito para isto porém há falhas e muitos jogam óleo para ponta da TBI contrariando o que seria uma ótima invenção a qual não é 100% correta, mas exigido por lei.

Muitas TBI são sujas por mal comportamento dos proprietário ou até por mal informações nos manuais que são muitas vezes defendidos aqui, mas pouco analizados e um exemplo prático disto é o excesso de óleo que todos põe nas trocas. Se todos usassem a quantidade correta, com certeza isto iria diminuir muito, zerar 100% não, mas melhoraria muito.

O erro é simples, o motor do Vectra usa 4,5 litros de óleo em cada troca e sempre trocando o filtro, porem o manual foi feito quando colocarom o óleo no carro e esquecerom de informar algo importante. Nunca ninguem consegue tirar todo o óleo que fica no motor, ficando sempre um pouco no carter (este aliás eu tiro sempre), uma outra parte nos tuchos que ficam carregados e uma pequena parte na bomba. Somando isto tudo, acredito que fica no mínimo 400 ML. Neste caso ao colocar 4,5 ele fica com excesso e jogando pelo suspiro e cagando toda a TBI, logo por falta de informação vai aparecer um não demora a dizer que este também é um problema crônico do Vectra, para mim não importa sou cirugião de Vectra e no meu não há estes problemas.

Eu tiro tudo que fica no carter e ainda coloco somente 4,3 ML, assim eu diminuo a chance de estourar qualquer retentor, principalmente o do volante do motor que para trocar precisa tirar o motor fora e os outros dois do outro lado que é da polia e comando, além de não forçar o motor e logo evitando entupir tampa da válvula que é um escape de gás eu ainda diminuo um pouco do esforço dele.
Imagem

DANIEL HIGA
GL Member
GL Member
Mensagens: 50
Registrado em: 30 Jun 2014, 01:15
Nome Completo: DANIEL HIGA
Cidade: MATA DE SÃO JOÃO
Estado: Bahia
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1994/1994

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por DANIEL HIGA » 30 Out 2014, 03:09

Bom dia Almeidão, muito legal a dica sobre o óleo, irei trocar mês que vem e irei colocar um pouco menos como você recomendou.

Uma dúvida, tem uma outra mangueira que saí da tampa de vávulas e é encaixada, não tem braçadeira, a mangueira que saí da caixa do filtro de ar e vai em direção a TBI, sei que ela também leva os vapores do motor e suja o corpo da borboleta, que já limpei.
A pergunta, tem problema deixá-la desconectada? Sei que nas inspeções ela tem que ficar conectada para não lançar gases na atmosfera, mas já vi carros com ela desconectada (principalmente Opala 6cc) e na ponta uma espécie de filtro cônico de óleo.
Oque você pensa disso?

Abraços.

Avatar do usuário
Brates
EXPRESSION member
EXPRESSION member
Mensagens: 327
Registrado em: 02 Dez 2013, 16:17
Nome Completo: Alexandre Bernardes
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
País: Brasil
Veículo: Vectra Collection 2.0 FlexPower 8V Aut.
Fabricação/Modelo: 2011/2011

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Brates » 30 Out 2014, 03:51

Almeidão escreveu:Marcos AKA, quase tirou um 10. Esta mangueira estourada na tampa da válvula não pode de maneira nenhuma está rachada, ali se tiver saindo vapor, o cheiro dentro do carro passa a ser pior que a gasolina, porem em marcha lenta e é como se tivesse um caminhão na sua frente e voce cheirando tudo da descarga dele, ok, andando quase não se sente, mas nem sempre estamos no carro com ele andando, afinal o para e anda do transito hoje é terrivel emuitas vezes sentimos quando paramos em semáfaros.
Ali não pode vazar nada e todo movimento dos pistões são empurrado para esta saida da tampa da válvula que deve está sempre desobstruida porque é o suspiro do motor e o bom fuinconmamneto dele depende disto. Esta mangueira sai da tampa e tem uma abraçadeira e vai direto para o corpo da TBI onde há sucção quando o carro está na lenta, neste caso a TBI puxa o óleo que sobra ali e a ponta da TBI puxa os gases, bem ela foi feito para isto porém há falhas e muitos jogam óleo para ponta da TBI contrariando o que seria uma ótima invenção a qual não é 100% correta, mas exigido por lei.

Muitas TBI são sujas por mal comportamento dos proprietário ou até por mal informações nos manuais que são muitas vezes defendidos aqui, mas pouco analizados e um exemplo prático disto é o excesso de óleo que todos põe nas trocas. Se todos usassem a quantidade correta, com certeza isto iria diminuir muito, zerar 100% não, mas melhoraria muito.

O erro é simples, o motor do Vectra usa 4,5 litros de óleo em cada troca e sempre trocando o filtro, porem o manual foi feito quando colocarom o óleo no carro e esquecerom de informar algo importante. Nunca ninguem consegue tirar todo o óleo que fica no motor, ficando sempre um pouco no carter (este aliás eu tiro sempre), uma outra parte nos tuchos que ficam carregados e uma pequena parte na bomba. Somando isto tudo, acredito que fica no mínimo 400 ML. Neste caso ao colocar 4,5 ele fica com excesso e jogando pelo suspiro e cagando toda a TBI, logo por falta de informação vai aparecer um não demora a dizer que este também é um problema crônico do Vectra, para mim não importa sou cirugião de Vectra e no meu não há estes problemas.

Eu tiro tudo que fica no carter e ainda coloco somente 4,3 ML, assim eu diminuo a chance de estourar qualquer retentor, principalmente o do volante do motor que para trocar precisa tirar o motor fora e os outros dois do outro lado que é da polia e comando, além de não forçar o motor e logo evitando entupir tampa da válvula que é um escape de gás eu ainda diminuo um pouco do esforço dele.
Marcos, já havia lido o seu relato anteriomente e tomei- o como uma outra alternativa para a solução do meu problema. Estava tão descontente, tão incomodado e principalmente envergonhado quando qualquer pessoa entrava no carro e falava do tal cheiro, que saí trocando tudo quanto é coisa que estava relacionado com passagem de vapor ou combustível do carro. Hoje, dizer com total certeza o que resolveu o problema, seria impossível. Mas, desconfio que foi a troca desta mesma mangueira (canistes x TBI) e do filtrinho do canister, aliado ao péssimo hábito de mandara encher o tanque até quase derramar, que realmente solucionou o problema. Por hora, nesta última semana (troquei essas peças na última sexta-feira) não sentí mais o cheiro de gasolina. Só tenho a agradecer à todos. Confesso que a ajuda de vc's que entendem tanto de vectra, tive o meu sossego reestabelecido. Pra vc ter idéia, até a sogra reclamava, rapaz! Aquilo me deixava indignado...contrariado e revoltado. Ia vender o carro, não tinha mais esperanças. Agora, vamos ver como vai ficar. Muito obrigado mais uma vez à todos! Abraços.

Almeidão
Consultor Técnico
Consultor Técnico
Mensagens: 8360
Registrado em: 06 Abr 2013, 15:50
Nome Completo: Paulo de Almeida
Cidade: Cachoeiro de Itapemirim
Estado: Espirito Santo
País: Brasil
Veículo: Vectra GL 2.0 MPFI
Fabricação/Modelo: 1997/1997

Re: CHEIRO DE GASOLINA - ME AJUDEM A ACHAR...(resolvido)

por Almeidão » 30 Out 2014, 11:56

DANIEL HIGA escreveu:Bom dia Almeidão, muito legal a dica sobre o óleo, irei trocar mês que vem e irei colocar um pouco menos como você recomendou.

Uma dúvida, tem uma outra mangueira que saí da tampa de vávulas e é encaixada, não tem braçadeira, a mangueira que saí da caixa do filtro de ar e vai em direção a TBI, sei que ela também leva os vapores do motor e suja o corpo da borboleta, que já limpei.
A pergunta, tem problema deixá-la desconectada? Sei que nas inspeções ela tem que ficar conectada para não lançar gases na atmosfera, mas já vi carros com ela desconectada (principalmente Opala 6cc) e na ponta uma espécie de filtro cônico de óleo.
Oque você pensa disso?

Abraços.


amigão, A mangueira primeira a que está no corpo da TBI tem a função de tentar puxar o óleo e não deixar ir para a borboleta que é função da outra mangueira e principalmente quando o carro está na lenta e assim não deixar retornar e não ser sentido na cabine. Se voce deixar esta mangueira para fora ali no carro, voce não aguentará o terrivel cheiro que entrará dentro do seu carro, tipo descarga de caminhão e principalmente andando devagar e parando e com certeza isto será reprovado na inspeção veicular, apesar que para ser inspecionado e medir a saida, não sei se ainda é assim, o pessoal desconectava esta mangueira e se for assim será ainda pior porque eles vão direto lá para desconectar la e ela já estará desconectada que para eles será considerado uma falha.

Sds
Imagem

123 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 224 visitantes

Bem-vindo: 29 Mar 2024, 02:56