por rgapski »
08 Dez 2014, 11:01
Dion,
Quando a embreagem esta no fim, ela patina mais nas marchas altas mesmo.
Veja que a primeira marcha força menos o motor e para colocar mais força no chão do que as demais, portanto, as marchas mais altas (e pesadas) exigem mais força do motor, forçando mais a embreagem, que é a ligação entre os dois.
Pela quilometragem do seu carro, tá na hora mesmo.
Faça um teste: puxe bem o freio de mão, coloque em 3ª ou 4ª marcha, suba o giro para 3.000 rpm e solte a embreagem toda. Se o carro não morrer, sua embreagem já foi.
A trepidação em primeira marcha, comentada por você, é só um dos sintomas de embreagem gasta, não sendo obrigatório aparecer em todos os casos.
Se for trocar a embreagem, lembre-se: nada de usar embreagem retificada/remanufaturada, ou de marcas desconhecidas.
Compre a original, no máximo luk/sachs.
Troque também o atuador hidráulico do cambio, que serve como acionador e rolamento da embreagem.
Abs!