Grande Leo, obrigado! Já era algo que eu vinha planejando a muito, muito tempo... desta vez
não tem como dar errado, vai pra frente sim, de um jeito ou de outro.. custe o que custar!
Vamos lá, entendendo o processo inicial por partes.
O método que estou usando para criar a matriz das peças está sendo em espuma poliéster. Primeiramente eu cogitei o Clay (Argila industrial), porém deixei de lado pelo custo, já que demandaria ferramentas específicas para trabalhar, além do custo da própria obra prima. A espuma políester é muito fácil de ser trabalhada e versátil como o clay, mas podendo ser serrada, cortada, lixada, colada, pintada... praticamente dá pra fazer de tudo com essa coisa com ferramentas caseiras e insumos bem baratos!
Como a primeira matriz está sendo totalmente custeada por mim apenas, não estou podendo usar do que há de melhor no mercado. Por exemplo, a própria espuma, em blocos, costuma valer em torno dos R$10,00 um reles pedaço de 7x13x20 cm. Claro que é de primeira linha, como densidade e dimensões exatas, o que facilita e melhora a consistência do objeto, mas pra uma só pessoa bancando, além dos outros materiais, é inviável.. só de espuma eu gastaria em torno de R$200,00 fácil fácil no molde de um parachoque. Assim, estou usado a espuma líquida, comprada em fábricas de resina, em litros. R$40,00 do produto me rende quase toda a espuma necessária para construir o mesmo objeto.
Pra fazer um teste desse material, eu preparei um pouquinho de poliéster e parti pra execução uma ideia que eu tive a muito tempo de "como restaurar o logo SFI do intake dos C20XE" (esse trampo está em andamento, depois vou postar um tutorial pra quem quiser se arriscar, rs), segue umas etapas que dão pra ver como a espuma é criada e trabalhada:
O processo acima não tem nada haver com a criação de peça .. mas dá pra ver a versatilidade do material. No caso, eu a utilizei para isolar a marca SFI do restante da peça, para que pudesse realizar a pintura com perfeito acabamento. Não deu certo a pintura, mas o material funcionou muito bem, kkkk .. eu acabei colocando fita crepe isolando a peça antes de aplicar o poliéster.. 'inchou' tudo de fita em volta, e eu não consegui nivelar o lixamento como gostaria.
Melhorou, mas dá pra ficar perfeito.. farei o processo correto amanhã, aí sim vai ficar bom.
Voltando à construção da peça, agente precisa antes construir uma armação, um 'esqueleto', que servirá tanto de referência para onde colocar os blocos de espuma, quanto para limites de lixamento, proporções e acabamento.. estas guias tem gente que faz o desenho à mão, mas no meu caso, como domino várias técnicas de modelagem 3D, o desenho sai direto do CAD ou 3Ds Max, com base nos modelos que eu crio:
Quando impresso, as peças geradas pelo programa ficam semelhantes à aqueles dinossauros que tinha em revista lá pelo meado dos anos 90 (Quem não colecionava isso? rs):
Após impresso em papel, tenho que transferir esse esqueleto para uma manta de PVC (Espuma de PVC) .. que é vendida no metro, e custa quase R$150,00 a folha. Outro material "nobre" que não posso arcar sozinho no momento. Meus templates terão que ser feitos ou de madeira ou papelão.. irei testar e ver qual fica melhor.
Finalizando o molde em poliéster, ele recebe acabamento em massa poliéster (Filler), primer, verniz e polimento. + R$ 200,00 de materiais envolvidos aí, no mínimo... nessa parte não tem como economizar, pois tem que ser perfeitamente executada.
Mais atualizações amanhã ... Irei começar a trabalhar no parachoque dianteiro, já que os testes hoje me deram total confiança para prosseguir.
P.S.: Assim que finalizar o molde do parachoque dianteiro, creio que o produto irá chamar mais a atenção das pessoas para esse tipo de trabalho. Mas deixo claro que não tenho condições financeiras para bancar tudo isso sozinho, só o parachoque dianteiro eu consigo, mas teremos que levantar fundos em grupo caso queiram ter o kit a preço mais acessível também... depois venho cobrar R$ 3.000,00 de um kit completo que montei sozinho, e ainda tenho absoluta certeza que vai vir gente choramingando e reclamando o valor pedido... querem apostar quanto? rs
Abraço pessoal!