O Clube do Vectra tem o prazer de lhe dar as boas-vindas.

Esperamos que o conteúdo do fórum possa ampliar os seus conhecimentos, assim como esperamos, igualmente, aprender com os seus.
Sinta-se à vontade para navegar no fórum. Caso queira procurar por algo especifico, utilize a nossa ferramenta "Pesquisar", localizada no menu na parte superior da página.
Antes de navegar, leia atentamente as regras de utilização do fórum a fim de evitarmos qualquer transtorno.
E lembre-se: estamos todos aqui unidos pela mesma paixão: nosso Vectra. Por isso seja gentil, não utilize vocabulário impróprio com os demais membros e aproveite esse espaço que também é seu.

Curta nossas redes sociais e participe dos nosso grupos
Imagem Imagem Imagem Imagem
~ Fique atento as Regras do WhatsApp/Telegram ~

Um grande abraço,
Equipe - Clube do Vectra

PreparaçãoFinal de curso com mola esportiva
Para troca de informações relacionadas a preparação do seu carro como: filtro, escape, turbo, nitro, entre outros.

74 mensagens
Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 03 Ago 2015, 08:00

Galera, primeiramente desculpa se estiver no setor errado, é meu primeiro tópico.

Tenho um Vectra GT 2011 aro 17 e comprei um kit de molas esportivas Fabrini Sporting (vulgo Cangoorun). Porém quando chegaram estava com a etiqueta escrito ASTRA. Questionei a loja e me informaram que a suspensão e plataforma dos dois carros era e mesma e portanto a mola servia para ambos.
Beleza, instalei e kit, ficou muito bonito, mesma altura na dianteira e traseira, 2 dedos mais ou menos e um conforto bem satisfatório. Porém ontem lotei o carro e a traseira SOCOU, escondeu o pneu no paralama e a cada desnível da rodovia era um coice seco na traseira, creio que seja final de curso.

Aí vem a questão, É NORMAL ISSO ? :13:
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
Btstbr
GL Member
GL Member
Mensagens: 68
Registrado em: 23 Fev 2014, 19:39
Nome Completo: Rafael da Silva Batista Tolli
Cidade: Osasco
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Final de curso com mola esportiva

por Btstbr » 03 Ago 2015, 13:53

Normal. Apenas a redução do tamanho das molas sem a preparação do amortecedor, quando com peso extra, dá final de curso mesmo.
Para ficar ideal deve preparar os amortecedores.
VGLS 98/98 2.0

Avatar do usuário
Arquiteto
Administrador
Administrador
Mensagens: 10645
Registrado em: 05 Abr 2013, 20:59
Nome Completo: leonardo marcelo goulart de castro
Cidade: belo horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Veículo: Vectra CD 2.2 16V Aut.
Fabricação/Modelo: 2003/2003

Re: Final de curso com mola esportiva

por Arquiteto » 03 Ago 2015, 15:26

... por isto so ando com susp originaaaaaaalll

:52:

Gabriel Abrahão
GLS member
GLS member
Mensagens: 685
Registrado em: 07 Abr 2013, 16:37
Nome Completo: Gabriel
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná
País: Brasil
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2003/2004

Re: Final de curso com mola esportiva

por Gabriel Abrahão » 03 Ago 2015, 15:37

Provavelmente o amortecedor já esteja cansado e faça esse barulho. Usava redcoil no CD e nunca tive esse problema e utilizava com amortecedor original. Da uma geral na suspensão e nos braços, para ver se não estourou algo. :88:
Atual: Honda Civic LX 2003/2004 - Fotos

Ex: Ford Fiesta 2016/2017 - Fotos

Ex-Vectra CD 2003/2003 - Fotos

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 04 Ago 2015, 08:19

Pois é, até achei que poderia dar fim de curso com mais peso, mas não tão "fácil". Pode ser que o amortecedor tenha algum dano, até porque peguei o carro com 53 mil km e não sei a tocada que o antigo dono tinha pra andar.

Vou levar o carro numa auto center pra gurizada dar uma avaliada nos amortecedores e ver o que da pra fazer...
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 05 Ago 2015, 08:31

Levei o carro na auto center onde instalaram as molas e o pessoal botou uma galera no carro pra testar. Esta dando fim de curso mesmo quando pega algumas ondulações ou desníveis com muito peso, mas os amortecedores estão normais.
O jeito é evitar o excesso de peso e andar com cuidado, mas ideal seria preparar ou trocar os amortecedores ou andar original mesmo...

Valeu pela ajuda pessoal. Fica aí mais uma informação pra galera que tem dúvidas sobre molas esportivas..
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
julianoatual
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: Juliano Gilles Tavares
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Final de curso com mola esportiva

por julianoatual » 05 Ago 2015, 14:04

Bom, no meu Vectra GTX com molas eibach isso não acontece. Apesar que o amortecedor do GTX tem maior pressão que o do GT.

Apesar, que você pode cortar dois dedos do batente original, talvez diminua esse efeito.

rgapski
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1698
Registrado em: 10 Abr 2013, 15:01
Nome Completo: Raphael Pedreira Gapski
Cidade: Mauá
Estado: São Paulo
Veículo: Vectra Challenge 2.2 MPFI 16V
Fabricação/Modelo: 1997/1998

Re: Final de curso com mola esportiva

por rgapski » 05 Ago 2015, 14:42

Arquiteto escreveu:... por isto so ando com susp originaaaaaaalll

:52:


X2!

Essas molas "esportivas" que se vê por ai não tem nada de esportivas.
Já experimentei essas ditas cujas e cheguei a seguinte conclusão: não prestam.

Essas molas ditas esportivas não passam de molas com o mesmo spring rate original, mas com tamanho menor.
Não tem amortecedor esportivo que dê conta delas.

Até existem molas competentes, mas só estão à venda no exterior e não custam barato, além de envolverem todo um retrabalho da suspensão em geral.

A função da mola é absorver o impacto recebido na roda, de modo a não alterar a trajetória da carroceria (isso que dá estabilidade ao carro). Uma mola mole e curta, vai chegar ao final mais fácil do que uma mola comprida e mole.
Se há um encurtamento da mola, ela deve ser mais rígida proporcionalmente à redução de tamanho, o que não acontece na prática.
A função do amortecedor, é não deixar a mola encolhendo e esticando freneticamente até perder o "embalo". A função da mola é estabilizar o carro, e do amortecedor, estabilizar a mola.

Para uso em solo brasileiro (ou lunar, como queiram), a roda precisa ter um curso maior para poder absorver a irregularidade e não tirar o carro da trajetória.

Aí virão os defensores de que carro baixo = maior estabilidade.
Já tive rebaixado de tudo quanto é forma (mola cortada, mola esportiva, rosca e o cambal) e nenhumas me mostrou competência maior que um conjunto original.
O que existe é uma falsa sensação de estabilidade, pois diminui a rolagem da carroceria (inclinação em curvas) devido à diminuição do centro de gravidade.

Essa rolagem se resolve fácil sem precisar rebaixar: barra estabilizadora + grossa e bieletas + resistentes.
Uma barra superior para união das torres dos amortecedores também ajuda, pois reduz a torção da carroceria.
Mexer nissosim se aumenta a estabilidade e capacidade de curvas.
Qualquer outra coisa, pra mim, é conversa fiada. Até hoje ninguém conseguiu me provar com argumentos técnicos que um simples rebaixamento tem maior capacidade de curvas e absorção de desníveis no solo.

Veja-se que o que faz o carro grudar no chão são os pneus, portanto, quanto maior for a capacidade da suspensão em fazer o pneu acompanhar os desníveis do solo, e deixá-los com maior parte de sua área em contato, sem alterar a trajetória da carroceria, melhor será.

O rebaixado, pra mim, só ganha no quesito estética. Não critico quem gosta de andar baixo.
Mas usar a desculpa de "maior estabilidade" pra andar baixo é pura conversa fiada.

Mas aqui na terra que deveria ser dos índios, não falta gente vendendo coisa que não presta.
E essas molas "esportivas" fazem coro com outros produtos que não servem aos fins que se propõe.

Abs!
Raphael - Mauá-SP - Desvectrado.


Garagens:
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=71&t=8905
01' Chevrolet Vectra Challenge.
http://clubedovectra.com.br/forum/viewtopic.php?f=70&t=184
Imagem

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 06 Ago 2015, 08:33

É, procurei as molas por estética mesmo e não tanto por "dar mais estabilidade", até porque nas nossa estradas nem tenho coragem de fazer um teste de estabilidade hehehe :52:

Estava na dúvida entre Eibach ou Cangoorun (Fabrini Sporting). A grande maioria usa Eibach e muita gente aprova, porém as Cangoo também tinham credibilidade pela marca, só que pouca gente tem no Vectra. Acabei optando por elas pelo valor que estava bom na DUBSTORE. Ficaram muito boas na relação altura/conforto, mas talvez as Eibach sejam mais rígidas e não cheguem no fim de curso com carro cheio. Só testando as duas pra saber...
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Diogo Jaderson
GLS member
GLS member
Mensagens: 548
Registrado em: 31 Jan 2014, 14:57
Nome Completo: Diogo Jaderson Ferreira Santos
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 2009/2009

Re: Final de curso com mola esportiva

por Diogo Jaderson » 06 Ago 2015, 19:42

Fala Laerte!

Também usei As Redcoil como o Gabriel e nunca tive problemas, tanto com o carro vazio quanto com o carro cheio.

Acredito que o problema esteja nas molas.

Aí o meu ex Vectrão com as Redcoil e lotado de malas e passageiros...

Imagem

Abraços.


Enviado do Xperia Z2 via tapatalk

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 07 Ago 2015, 13:08

Deve ser as molas mesmo, talvez não tenham a rigidez necessária ou algo do tipo. Se eu inventar de lotar o carro de gente e mais as malas acho que o negócio vai ficar tenso haha

Mas essa semana andei com 4 pessoas no carro e mais o som no porta malas (trio) e foi mais tranquilo, não deu fim em nenhum momento, acho que só da fim de curso quando ta lotado mesmo :88:
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 07 Ago 2015, 13:13

julianoatual escreveu:Bom, no meu Vectra GTX com molas eibach isso não acontece. Apesar que o amortecedor do GTX tem maior pressão que o do GT.

Apesar, que você pode cortar dois dedos do batente original, talvez diminua esse efeito.


Bah, sempre pensei que fossem iguais, eu já acho a suspensão original do GT bem firme hehe
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
julianoatual
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: Juliano Gilles Tavares
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Final de curso com mola esportiva

por julianoatual » 07 Ago 2015, 15:38

laerte.willers escreveu:
julianoatual escreveu:Bom, no meu Vectra GTX com molas eibach isso não acontece. Apesar que o amortecedor do GTX tem maior pressão que o do GT.

Apesar, que você pode cortar dois dedos do batente original, talvez diminua esse efeito.


Bah, sempre pensei que fossem iguais, eu já acho a suspensão original do GT bem firme hehe



Então cara, quando fui trocar os amortecedores do meu GTX com 45 mil, foi difícil encontrar... Hoje não se acha para reposição. Eu tinha as numerações P/N deles aqui...
No momento da compra só tinha os traseiros do GTX. Fiz um teste manual e o amortecedor é cerca de 25% mais firme que o do GT.
Os amortecedores dianteiros só encontrei a do GT os traseiros do GTX. Então acabei montando assim, dianteira do GT e traseira do GTX. Resultado: Traseira firme e frente mais macia. Quando estou com pelo menos uma pessoa atras, fica show! Quando esta vazio, fica parecido a firmeza da montana.

Mas nunca fecha curso. Talvez seja pela progressividade da mola junto com amortecedor firme.

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 10 Ago 2015, 08:32

julianoatual escreveu:
laerte.willers escreveu:
julianoatual escreveu:Bom, no meu Vectra GTX com molas eibach isso não acontece. Apesar que o amortecedor do GTX tem maior pressão que o do GT.

Apesar, que você pode cortar dois dedos do batente original, talvez diminua esse efeito.


Bah, sempre pensei que fossem iguais, eu já acho a suspensão original do GT bem firme hehe



Então cara, quando fui trocar os amortecedores do meu GTX com 45 mil, foi difícil encontrar... Hoje não se acha para reposição. Eu tinha as numerações P/N deles aqui...
No momento da compra só tinha os traseiros do GTX. Fiz um teste manual e o amortecedor é cerca de 25% mais firme que o do GT.
Os amortecedores dianteiros só encontrei a do GT os traseiros do GTX. Então acabei montando assim, dianteira do GT e traseira do GTX. Resultado: Traseira firme e frente mais macia. Quando estou com pelo menos uma pessoa atras, fica show! Quando esta vazio, fica parecido a firmeza da montana.

Mas nunca fecha curso. Talvez seja pela progressividade da mola junto com amortecedor firme.


Ta aí, bom saber cara. Pode ser que esses 25% de diferença na pressão do amortecedor do seu GTX já fossem suficientes para não dar fim de curso no meu GT... :47:

Valeu!
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
Andersonss
GLS member
GLS member
Mensagens: 573
Registrado em: 27 Jun 2014, 19:39
Nome Completo: Anderson da Rosa Peres
Cidade: Santa Vitória do Palmar
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GLS/Expres.2.2/ 2.0 e 2.0 CD 8V
Fabricação/Modelo: 1994/1995

Re: Final de curso com mola esportiva

por Andersonss » 11 Ago 2015, 16:52

Estranho.. tenho suspensão de rosca da castor no meu Vectra B e nunca deu final de curso pode ser pq os meus amortecedores são mais duros que os originais, pq as molas são mais baixas, Boa sorte

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 12 Ago 2015, 09:42

Andersonss escreveu:Estranho.. tenho suspensão de rosca da castor no meu Vectra B e nunca deu final de curso pode ser pq os meus amortecedores são mais duros que os originais, pq as molas são mais baixas, Boa sorte

Pode ser, suspensão a rosca de certo já vem com amortecedor preparado pra uma mola menor assim como o amortecedor original pra mola original...
Curto a praticidade da rosca, mas não queria trocar toda a suspensão dai optei pelas molas mesmo. Só que tem esse problema, se for viajar com a família vou me incomodar com o fim de curso de vez em quando. Pro dia-a-dia vai tranquilo :88:
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

Avatar do usuário
julianoatual
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: Juliano Gilles Tavares
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Final de curso com mola esportiva

por julianoatual » 18 Ago 2015, 13:48

laerte.willers escreveu:
Andersonss escreveu:Estranho.. tenho suspensão de rosca da castor no meu Vectra B e nunca deu final de curso pode ser pq os meus amortecedores são mais duros que os originais, pq as molas são mais baixas, Boa sorte

Pode ser, suspensão a rosca de certo já vem com amortecedor preparado pra uma mola menor assim como o amortecedor original pra mola original...
Curto a praticidade da rosca, mas não queria trocar toda a suspensão dai optei pelas molas mesmo. Só que tem esse problema, se for viajar com a família vou me incomodar com o fim de curso de vez em quando. Pro dia-a-dia vai tranquilo :88:


Suspensão de rosca na traseira do vectra GT ou GTX não é bom, o conjunto amortecedores e molas são separados.

Na traseira não se diminui curso de amortecedor, visto que originalmente, o curso é total. Tire as molas e abaixe o carro, com o amortecedor no lugar. A roda quase encosta no fundo da caixa de roda e o amortecedor não fecha curso. O amortecedor não possui batente limitador de curso (contra golpe)
O que limita o curso é o batente, que na traseira fica junto com a mola.

Avatar do usuário
julianoatual
Member
Member
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Abr 2013, 17:11
Nome Completo: Juliano Gilles Tavares
Cidade: Londrina
Estado: Paraná
Veículo: Vectra GT-X 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2006/2007

Re: Final de curso com mola esportiva

por julianoatual » 18 Ago 2015, 13:51

laerte.willers escreveu:
Andersonss escreveu:Estranho.. tenho suspensão de rosca da castor no meu Vectra B e nunca deu final de curso pode ser pq os meus amortecedores são mais duros que os originais, pq as molas são mais baixas, Boa sorte

Pode ser, suspensão a rosca de certo já vem com amortecedor preparado pra uma mola menor assim como o amortecedor original pra mola original...
Curto a praticidade da rosca, mas não queria trocar toda a suspensão dai optei pelas molas mesmo. Só que tem esse problema, se for viajar com a família vou me incomodar com o fim de curso de vez em quando. Pro dia-a-dia vai tranquilo :88:


Ja disse, tire o batente (que fica junto com a mola) e corte cerca de 1,5 cmm. No próprio batente tem o local para cortar certo, tipo um afundado em circunferência. O sintoma de fechamento de curso acaba. Caso contrário só com molas progressivas H&R ou Eibach.

Avatar do usuário
laerte.willers
GL Member
GL Member
Mensagens: 96
Registrado em: 17 Dez 2014, 14:26
Nome Completo: Laerte Miguel Willers Filho
Cidade: Montenegro
Estado: Rio Grande do Sul
Veículo: Vectra GT 2.0 MPFI 8V FlexPower Mec.
Fabricação/Modelo: 2007/2008

Re: Final de curso com mola esportiva

por laerte.willers » 20 Ago 2015, 09:44

julianoatual escreveu:
laerte.willers escreveu:
Andersonss escreveu:Estranho.. tenho suspensão de rosca da castor no meu Vectra B e nunca deu final de curso pode ser pq os meus amortecedores são mais duros que os originais, pq as molas são mais baixas, Boa sorte

Pode ser, suspensão a rosca de certo já vem com amortecedor preparado pra uma mola menor assim como o amortecedor original pra mola original...
Curto a praticidade da rosca, mas não queria trocar toda a suspensão dai optei pelas molas mesmo. Só que tem esse problema, se for viajar com a família vou me incomodar com o fim de curso de vez em quando. Pro dia-a-dia vai tranquilo :88:


Ja disse, tire o batente (que fica junto com a mola) e corte cerca de 1,5 cmm. No próprio batente tem o local para cortar certo, tipo um afundado em circunferência. O sintoma de fechamento de curso acaba. Caso contrário só com molas progressivas H&R ou Eibach.


Cara, vou passar essa semana na oficina e dar a sugestão pro pessoal ver o que acha, mas faz sentido o que tu diz, talvez resolva o meu problema.

Mas será que as molas Eibach e H&R não teriam problema? São mais "duras"?
Porque progressividade creio que a Cangoo também tenha...
Chevrolet Vectra GT 2011
Imagem

leeohastra
Member
Member
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Ago 2015, 21:58
Nome Completo: Leonardo Silva de Santana
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
Veículo: Não Disponível - informe a Equipe CDV
Fabricação/Modelo: 1996/1996

Re: Final de curso com mola esportiva

por leeohastra » 25 Ago 2015, 20:53

Boa noite colega, eu tenho um Astra rebaixado com Eibach, como a plataforma é mesma acho que a situação seja parecida,
Eu Comprei as molas eibach e na hora de instalar notei claramente que elas era menores porem eram mais grossas e com a mesma quantidade de elos.
Lotei o carro e não deu Fim de curso o conforto e mt bom e claro qualidade Alemã neah, nao queiramos comparar com nacional..
mas era pessoas de estatura media, nao sei se influenciaria..

74 mensagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes

Bem-vindo: 16 Abr 2024, 17:56